Midnight Horizon

Midnight Horizon Daniel Older

Resenhas - Midnight Horizon

Viccesar 13/07/2022

Queria mais Reath e Cohmac
Gostei muito do livro. Ele dá um respiro de todo o tom épico que tem os livros Fallen Star e Out of the Shadows, tendo uma história que, apesar de importante para todo o contexto, não é tão grandiosa quanto as dos dois últimos livros.
Tem uma história sólida, com começo, meio e fim, sem nenhuma barriga e com importantes momentos de desenvolvimento das personagens. Inclusive tem talvez a cena mais incrível do meu personagem favorito da High Republic, Reath Silas.
Falando sobre o Reath, essa é a minha única reclamação: a falta de presença dele e do seu mestre, Cohmac Vitus. Como já falei, Reath Silas é meu personagem preferido da High Republic, e, após o final de Into the Dark, fiquei morrendo de vontade de ver mais da relação Reath e Cohmac. Fiquei super animado para ver isso neste livro desde que a capa foi divulgada. Mas, por algum motivo, o livro foca muito mais em Kantam Sy do que Cohmac e Ram Jomaram do que Reath. Não me leve a mal, gosto muito desses dois personagens, mas, para mim, eles não são tão interessantes quanto os outros dois.
Ainda assim, gostei muito de ver o ponto de vista de personagens que não estavam no Starlight Beacon durante os acontecimentos de Fallen Star e também da volta de um certo personagem.
Mais uma vez a High Republic me deixa animado por seu futuro. For light and life!

Fabs 04/09/2023

Uma surpresa deliciosa e uma final digno pra essa fase
Comecei este com expectativas MUITO baixas por diversos motivos, não sei se isso ajudou mas tive uma experiência ótima com o livro.

Ele não é perfeito, algumas coisas são meio sem sentido, mal explicadas e apenas caem em tropos batidos porque sim e porque é necessário pra continuar a história.

Mas o autor faz um esforço real pra desenvolver cada personagem presente, se aprofundando muito bem no emocional e nos conflitos de cada um. Não são todos que funcionam tão bem, ironicamente os dois que aparecem na capa me foram exatamente os que me deram a sensação de que foram menos lapidados, apesar de até eles renderem momentos emocionantes.

O livro faz um bom malabarismo em apresentar e desenvolver tanta coisa, e foi uma surpresa ver como tudo relacionado a Corellia foi bem montado e conduzido.

Apesar de achar que todos esses foram acertos ótimos ainda me passa a sensação de que muita coisa é mais rasa do que deveria, provavelmente consequência de tantos elementos em um só livro.

Mudaria muitos tropeços pelo caminho, torci o nariz pra algumas escolhas levemente questionáveis, fui muito instigado por esses personagens carismáticos e com relações tão verdadeiras e gostosas de acompanhar.

Pode não ser perfeito, mas definitivamente uma experiência bem divertida!

Ludmilla Silva 16/08/2022

"War. War had come to Corellia".
Para mim um dos piores livros de The High Republic até agora, só perde para Tempest Runner. E acho muito triste escrever isso, pois sou apaixonada por toda a iniciativa de The High Republic e gostei praticamente de todos os livros, eles são incríveis. Contudo, aqui infelizmente eu não consegui me conectar com a história e muito menos com os personagens, a ponto de praticamente não me sentir imersa na narrativa mesmo ouvindo mais de 10 horas de audiobook.

Isso não quer dizer que o livro é horrível, é apenas minha experiência pessoal com a história. Eu particularmente adoro outras histórias de Star Wars do mesmo autor, Daniel José Older, mas essa não me marcou. Antes, acho válido também citar alguns dos pontos que me agradaram na história para não dizer que ela é toda ruim.

Adorei a amizade do Ram e do Reath, eles são pessoas com personalidades bem diferentes, mas combinam bastante e eu amei como eles se deram super bem e meio que contrabalancearam o medo e receio um do outro. A relação da Zeen e da Lula foi ótima também, já havíamos nos aprofundado nela antes nas HQs e gostei de ver essa forte conexão entre elas, que, a meu ver, é bastante romântica, a forma como às duas se conectam e sentem uma à outra é bastante intimista e verdadeira. E por fim, adorei saber mais sobre a vida do Kantam Sy, principalmente considerando que ele é um dos primeiros personagens não-binários da saga.

Mesmo com elementos que gostei bastante, eles não foram suficientes para salvar a história para mim. Os livros Young Adult de The High Republic tendem mesmo a ser mais calmos e menos frenéticos do que os livros principais, mas não gostei do ritmo desta história, pois parecia que nada acontecia. O primeiro livro YA (inclusive protagonizado por Reath), era bem calmo, mas tinha aquela tensão velada de uma ameaça prestes a ser descoberta, assim os Drengir foram a cereja do bolo. O segundo livro YA também foi bastante calmo, mas foi sensacional com o desenvolvimento dos personagens. Agora esse aqui para mim não teve nenhum nem outro, faltou muito na ameaça dos vilões e ainda mais no desenvolvimento dos personagens.

A história se passa no planeta Corellia, na Coronet City, que será eventualmente atacada pelos Nihils, mesmo assim eu não senti um pingo de ameaça aqui na história. Eles de fato aparecem quase no final do livro e não me passam nenhum tipo de medo ou ansiedade. O plot é voltado em grande parte para a trama de Crash e sua equipe de segurança, que, a meu ver, é bastante rasa, desconexa e desligada da trama principal. A Crash, ou Alys Ongwa, é uma personagem interessante, mas não senti que ela teve tempo de brilhar aqui.

E os desenvolvimentos dos personagens é muito triste, os personagens novos — ou pelo menos estreantes nos livros — não conseguem nos cativar e não conseguem brilhar por si só. O melhor é o Kantam Sy, mas até ele fica meio ofuscado pelas histórias picotadas e o pouco tempo de desenvolvimento. O Ram, Reath e o Cohmac que são personagens que já conhecíamos poderiam ter ganhado mais espaço, mas também ficaram 100% esquecidos na história. Achei um verdadeiro desperdício o que fizeram com o Cohmac, no começo do livro temos indícios de que o personagem está com dificuldades com a Ordem e com a Força, e seria uma oportunidade perfeita para desenvolver mais isso, principalmente depois do que aconteceu com a Orla, mas isso simplesmente não acontece e no final tem uma revelação bombástica do personagem que parece bastante estranha sem o devido desenvolvimento.

Se eu pudesse resumir esse livro em poucas palavras, eu diria que é um livro com muitos personagens que não recebem o devido desenvolvimento e uma história que parece querer chegar a algum lugar, mas nunca chega. Fiquei realmente triste, eu amo os personagens desse livro e tinha muito potencial, porém nada acontece.

Em síntese, a minha experiência com o livro foi péssima e frustrante. Mas recomendo a leitura a mesmo assim, pois pode ser que a pessoa se surpreenda positivamente. Vi alguém no twitter agradecendo o autor por escrever Kantam Sy, pois foi a primeira vez que essa pessoa realmente se viu em algum personagem de Star Wars, e eu achei isso verdadeiramente lindo. Assim não desmerecerei o livro, pois seria injusto da minha parte, mas recomendo cautela.

gabsduart 17/03/2024

"Wizard!"
Eu simplesmente amei esse livro aqui. Pra mim, entre todos os livros focados no Reath (por mais que ele não apareça taaanto quanto deveria rs) esse aqui foi o melhor, tem uma pegada de mistério envolvendo um desaparecimento e eu amo livros de mistério/romance policial, ou seja, junta isso + star wars + uma boa escrita = ganhou minha atenção.

A dinâmica dos personagens é muito boa, Ram e Reath formam uma dupla ÓTIMA, ri bastante com eles. Fiquei muito interessada na história dos personagens novos, principalmente a de Kantam, e isso foi me incentivando a ler mais e mais.

Uma coisa que eu tô muito curiosa é o que vão fazer com o Cohmac depois daquela revelação final, espero de coração que eles não desperdiçem esse personagem, eles ainda podem aproveitar muito com a história dele!