Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos Anjos

Lilian 16/07/2022

Clara dos Anjos
A história retrata o preconceito social e racial da sociedade brasileira de antigamente, todavia, percebemos que continuamos lutando contra essas questões.

@carousilva 11/02/2024

Uma nova experiência
A literatura clássica é sempre uma nova experiência, e confesso que ler Lima Barreto não foi algo fácil.

Mas a história, apesar de ser escrita há anos, ainda sim se faz atual. Famílias que fazem de tudo para apagar os erros daqueles que nunca pagam por seus atos.

Uma obra importante, necessária e que se faz presente em uma sociedade que ainda hoje segue com seus preconceitos e preferências.

Beatriz.Alves 29/04/2022

Clara dos Anjos
Livro maravilhoso, necessário, forte, triste! Nele Lima Barreto escancara um Brasil cruel, hipócrita que é realidade até hoje.

Sandro 12/06/2022

Realidade, nua e crua
O romance é forte, sendo o primeiro que leio de Lima Barreto. Sua escrita é possante e ponteada de crítica social e com efeito de avaliação da sociedade carioca no tempo da escrita. Lima é um cronista hábil em seus tarefa de recompor o Rio de Janeiro com sua sociedade hipócrita e vazia, desde a sua criação.

J^! 20/11/2022

Retrato
Excelente retrato da sociedade brasileira. Apresentando tanto a cidade e suas deformações, como a sociedade e sua perversidade.

Andrelisa 01/05/2022

Clássico
A história de uma jovem ingênua e pura, que é perseguido por um malandro, que tem como único objetivo conquistá-la. Com muito sarcasmo, humor ácido, e todo o preconceito que há na sociedade brasileira.

Fabiene.Barbosa 29/12/2022

Livro ambientado nos subúrbios do Rio de Janeiro do anos 1920, traz uma reflexão a respeito da "democracia racial e de gênero" implantada na época, a partir da história de uma menina pobre e mulata que cai em cilada e se deixa seduzir por um rapaz branco e rico.

Carolina.Santana 22/01/2024

Um retrato contemporâneo, direto do passado, do Brasil
Comprei este livro sem ler nada sobre ele, queria perceber por mim mesma o que, talvez, Lima Barreto quis dizer como um homem negro e escritor numa sociedade onde estes, possivelmente, eram tão poucos.

Clara dos Anjos é um livro dolorido, mas muito tranquilo de ler. É um livro importante pra quem quer observar o recorte de gênero e raça que Lima traz e que, infelizmente, ainda são tão atuais.

Me encantei com as descrições dos personagens, com o desenvolvimento da história, com a dor das injustiças da ficção que se entrelaçam na vida real.

Clara dos Anjos não é um livro fácil para uma mulher negra, mas nos faz refletir, questionar e entender um pouquinho do hoje e muito do Brasil.