Crônicas da Tormenta vol.3

Crônicas da Tormenta vol.3 Ana Cristina Rodrigues

Resenhas - Crônicas da Tormenta vol.3

tilito 19/05/2023

O livro traz uma reunião de contos ambientados em mundo RPG repleto de guerras entre os povos. Não entendo nada de RPG, primeiro contato que tenho então é isto.

Meus contos favoritos foram principalmente A Tribo (o melhor) e Catábase, além de Sangue e Areia, Tempo de Espera e Segunda Chance.

Pela minha experiência, o livro foi ok pra quem não é integrado nesse universo. Confesso que gostaria de um pouco mais de explicação e ambientação de cada conto como foi em A Tribo e Catábase, porque muitas vezes eu lia os contos sem entender absolutamente nada. E muitos começavam com muita informação. Mas enfim, é só pela minha falta de experiência com o universo, muitos contos tiveram bons personagens.

De qualquer forma, os contos são muito criativos e bem escritos. Todos os autores selecionados foram ótimas escolhas. Da para ver como a seleção criou esse universo da Tormenta tão bem.

Mateus Queiroz 15/11/2021

Ótima coletânea.
Uma antologia, escrita por vários autores, é sempre uma surpresa.

É fato que vamos nos identificar com a escrita, enredo, apresentação de mundo e desenvolvimento de personagem de uns autores e de outros não, mas no final de contas, quando a antologia é bem produzida e organizada, isso é minimizado.

Foi exatamente isso que senti ao ler o Crônicas da Tormenta vol.3, organizado por Vinícius Mendes.

A antologia conta com inúmeros autores já conhecidos, que escreveram bastante coisa pro cenário como Ana Cristina Rodrigues, Davide Di Benedetto e Marlon Teske, além dos criadores do cenário, J. M. Trevisan, Guilherme Dei Svaldi, Leonel Caldela e Marcelo Cassaro (senti falta de um conto do Rogério Saladino), além de seis novos nomes, selecionados por meio de um concurso, para compor esse livro também.

O que mais me impactou foi a diversidade de histórias envolvendo a Guerra Artoniana e as inúmeras maneiras que essas histórias foram apresentadas. São narrativas aventurescas, melancólicas, bem-humoradas, irônicas, desesperadoras ou até mesmo confusas, mas que nos fazem viajar, de primeira classe, pelo maior cenário de fantasia nacional.

Leitura obrigatória pra quem gosta de fantasia.

Áquila 22/04/2023

Aprofundando universo
Sou fã de Tormenta há anos, tendo lido os romances e antologias de contos, hqs, mesas oficiais e jogado um tanto no universo.
Assim, sempre espero muito do que consumo.
Aqui, com histórias curtas, temos detalhes mais próximos, situações mais pontuais, reflexos de uma guerra enorme.
Senti falta de pelo menos uma história que ampliasse o universo significativamente, mas creio que não era mesmo a ideia.

MateusCantele 30/12/2022

Contos ricos em aventura
A literatura fantástica brasileira contemporânea teve novos precedentes abertos quando os romances de tormenta começaram a sair. Daí vieram as coletâneas de contos, abrindo mais espaço para o cenário. O terceiro volume dessa coletânea consolida um caminho seguro para os amantes de tal literatura. Contos diversos, maduros que dispertam sentimentos diferentes no leitor e nos fazem se importar com Arton, esse mundo de heróis. Uma excelente pedida para quem gosta de histórias curtas e fantasia medieval.

Hawke_Felipe 20/06/2023

A Guerra e seus impactos
Esse terceiro volume da antologia de contos sobre Arton aborda um dos maiores eventos da história recente do continente, A Guerra Artoniana.
Com narrativas mais sombrias do que heroicas vemos personagens antigos e novos enfrentando os exércitos movidos pelo ódio e a intolerância para preservar seus ideais e proteger seus lares.
Embora se trate de personagens e um mundo fantástico não é difícil fazer analogias com o mundo real seja no passado ou na época atual.
É uma leitura ótima para quem quer pegar o ar da Guerra Artoniana seja para mestrar uma aventura de Tormenta 20 ou apenas por curiosidade sobre esse mundo fantástico.

tilito 19/05/2023