Amor, Sublime Amor

Amor, Sublime Amor Irving Shulman

Resenhas - Amor, Sublime Amor

Babis Schuina 27/09/2022

Atual mas Corrido
Durante a leitura em vários momentos eu me esquecia que o livro não se passa em nossa sociedade contemporânea, a trama é extremamente atual, com conflitos e críticas que se encaixam e muito no nosso cotidiano.
Mesmo sendo um livro curtinho os personagens tem camadas, motivações e uma certa profundidade, obviamente os protagonistas tem maior destaque e conseguimos entender melhor eles, mas os membros de cada gangue tem personalidade (ou passam essa impressão) mesmo aparecendo poucas vezes.
O livro é bom e confesso que meu apego foi mais pela parte social que o romance em si, não sou muito fã de Romeu e Julieta mas sempre estou aberta a ler, reler e dar uma chance às adaptações e releituras e gostei de como o autor trouxe o romance inconsequente, febril e juvenil para a realidade multicultural e racista dos EUA.
Meu único problema é que parece tudo muito corrido. Tudo bem que Romeu e Julieta também é, mas a sensação de correria não é aparente e aqui é bastante visível. Alguns acontecimentos se atropelam e acredito que o ponto de catarse do livro deixou a desejar, inclusive o final é meio apressado e apesar do texto da última página ser muito bom, o acontecimento em si é tão instantâneo e abrupto que nem tive tempo de me importar. No geral achei um bom livro porém muito corrido, mas estou curiosa e darei uma chance para o filme.

Tami 16/01/2022

O clássico Amor, Sublime Amor (West Side Story) é uma história baseada na peça da Broadway de mesmo nome, que tem inspiração no romance trágico de Shakespeare, Romeu e Julieta. Nessa versão mais "moderna", que na verdade se passa após a Segunda Guerra, vemos a rivalidade entre as gangues dos Jets e dos portoriquenhos Sharks, mostrando os pensamentos imensamente xenofóbicos e machistas das época. O que ninguém esperava era que Tony, o ex-líder dos Jets, fosse se apaixonar por Maria, a irmã do líder dos Sharks.
A história é bem curta e interessante, trazendo muitas referencias a Romeu e Julieta, porém não me cativou muito. Entendo todo o contexto histórico, porém histórias desse tipo já me deixam enjoada desde a primeira página. Infelizmente, não foi dessa vez.

Marcela262 16/10/2022

Realmente tem a velocidade equivalente a uma peça de teatro, rapido mais com a historia bem construida.

Lucy 02/04/2022minha estante
Exatamente!

Lucy 02/04/2022

Speedrun de romance
Não sou fã de musicais, portanto não sabia que West Side Story não era baseado em um livro. Mas olhando-o como obra isolada (também por não ter nenhum dos filmes como base comparativa), essa história não seria algo que eu buscaria ver nos cinemas (e pior ainda na Broadway).

Se a trama de Romeu e Julieta já é dramática e imatura demais, Maria e Tony conseguem superar a obra de Shakespeare. O início é interessante, nos introduzindo à gangue dos Jets, cheio de babacas preconceituosos e asquerosos. Vemos como funciona a rivalidade entre eles e os Sharks, outra gangue porto-riquenha, de onde vem esse ódio e como os líderes de ambas são parecidos. Só após os 33%, somos finalmente apresentados oficialmente à Tony, nosso protagonista. O problema começa a partir daqui. Tony é um ex-Jets, ele está buscando por mais em sua vida, mas não sabe o quê. Seu amigo diz que ele provavelmente abandonou a gangue por causa da mãe, mas mal sabemos dela. Tirando esse desejo por algo maior, não sabemos nada mais profundo sobre Tony. E Maria é pior ainda. Ela chegou a pouco tempo em Nova York e já está praticamente noiva. Mas ela quer se divertir, quer se parecer mais com sua cunhada, Anita. E é isso.

O momento que eles se conhecem é patético. Uma única dança e menos de 10 minutos de diálogo são mais do que suficientes para eles trocarem juras de amor exageradas e dizerem "eu te amo" fervorosamente. Ela já confia nele cegamente. Ele gosta de todos seus parentes e amigos, mesmo sem conhecê-los. Ele diz que seu coração sem ela não lhe serve de nada. Ela diz que, sem ele, ela não gostaria de viver. É tudo tão abrupto e ilógico e imaturo. Nunca chega a ser minimamente convincente.

West Side Story é baseado em Shakespeare. Praticamente uma cópia modernizada para a época. Então obviamente teremos dor e muito sofrimento gratuito. O ritmo é acelerado demais, num piscar de olhos a desgraça está feita e nem dá tempo de impactar. Tony vai até Maria e, nem ele nem a Anita, compreendem a cabeça de Maria. Sua reação a tudo é tão frívola. Ela bota o homem que ela "ama" e que ela conhece à 24 horas no mesmo patamar que alguém de sua família. Como se importar com personagens tão estúpidos? Bem, eu não me importei.

Felizmente é um livro curto. Mas realmente espero que as adaptações cinematográficas sejam menos ridículas quanto isso. Senão, eu não compreendo o sucesso dessa obra.

Fer 01/01/2022

Amor impossível
Em ?Amor, sublime amor?, encontramos mais uma história baseada na tragédia shakespeariana que até hoje arranca suspiros apaixonadas em muita gente por aqui. Nessa trama ambientada na Nova York do pós-Segunda Guerra traz uma das histórias de amor e ódio apresentando um Romeu e uma Julieta modernos, dois jovens ligados a gangues rivais que tentam controlar o bairro de Upper West Side.

Tony e Maria se conhecem em um baile e, literalmente, à primeira vista se apaixonam perdidamente. No entanto, como nem tudo são flores, em questão de minutos percebem a triste realidade que os cerca: Maria é irmã do líder dos Sharks, uma gangue de imigrantes porto-riquenhos; Tony é ex-integrante e o melhor amigo do líder dos Jets, a gangue rival, formada por brancos norte-americanos.

Não é necessário pensar muito para compreender o que se desenrola na trama, não é mesmo?? Vingança, dor, ódio, traição e amor são características bem presentes.

Entretanto, a narrativa te prende e em um piscar de olhos o vira páginas acontece e quando percebe, pluft?, chega ao final de mais um drama sentindo seu coração apertadinho ?

Além de retratar mais um amor impossível, toca em questões como a intolerância, a injustiça, o racismo e as opressões sociais.

Estou bem animada para assistir ao filme, uma adaptação do musical estreado na Broadway.

Amor, Sublime Amor | Ed. Intrínseca
Irmina Shulman | 176 págs.

Tati Bertoldo 08/05/2022

Amor sublime amor
Primeiro livro baseado em um musical que li. Gostei, mas acho que não estou acostumada com livro curto.

Mari158 17/12/2021

O romance é fofo, amo histórias com amor a primeira vista, porém a história é muito corrida. Seja pelo fato das gangues ou até mesmo do romance, senti falta de descrição e profundidade dos personagens.
A forma como as gangues funcionam, como eles pensam são muito bem construídos e é triste saber que mesmo hoje em dia, ainda exista esse tipo de coisa, que a história se passa em 1961.

Coisas de Mineira 01/08/2022

“AMOR, SUBLIME AMOR” DA BROADWAY PARA ÀS PÁGINAS E AS TELAS
“Amor, sublime amor” ou “West side story” narra a história de Tony e Maria, dois jovens que se apaixonam mas estão em lados opostos em uma guerra nas ruas de Nova York.

“Amor, sublime amor” foi uma daquelas histórias em que primeiro vi o filme e depois, li o livro. Sabendo que o livro nasceu de um musical famoso da Broadway, “West side story”, fui com grandes expectativas para a leitura e felizmente, não fiquei desapontada.

Em “Amor, sublime amor” conhecemos Antony (ou Tony) e Maria. Dois jovens que estão em lados opostos em uma guerra por território em Nova York. Apesar disso, quando seus olhares se cruzam em um baile, o sentimento que nasce entre os dois é arrebatador e acaba sendo o fósforo para que a guerra exploda de vez.

Agora vamos as minhas impressões?

“A história é antiga, muito antiga: dois jovens de famílias diferentes e em eterno combate apaixonam-se apesar de tudo e de todos. O amor supera tudo, menos o inevitável – e o final não é feliz.”

As desavenças de “Amor, sublime amor”

Fui rasa na sinopse, porque quero explicar um pouco sobre a história com o passar da resenha. Apesar de ser um livro curto, “Amor sublime amor” é uma história muito profunda. Em poucas páginas conseguimos identificar muito bem os sentimentos dos personagens e entender que ela se trata sobre: ódio, intolerância e preconceito.

Temos duas gangues rivais, os Jets, que é formada por brancos norte-americanos, da qual Tony já fez parte e é melhor amigo do líder dessa gangue. Do outro lado temos os Sharks, formada por imigrantes porto-riquenhos, que o líder é Bernado, irmão de Maria. Já viu né? Mas antes de falar da história de amor deles, vamos a essa rivalidade…

Enquanto os Jets querem que os porto-riquenhos voltem para Porto Rico, os Sharks têm ódio dos norte-americanos e de como são tratados. Vou ressaltar aqui, que nenhuma das duas partes são corretas nessa história e as duas têm pontos a serem criticados e entendidos também. O ódio, a intolerância e o preconceito vem das duas partes, por igual.

Algo que chamou a minha atenção, tanto na adaptação, quanto no livro, foi o tratamento dos Jets com Anybody. O preconceito e o não entendimento que Anybody é capaz de ser parte dos Jets, muito melhor que qualquer um dos caras. Além do fato de não respeitarem o tratamento que Anybody quer receber.

“Dedicadas à devastação cega, incapazes de avaliar pessoas e instituições, as gangues destruíam e, quando não encontravam mais ninguém para eliminar, voltavam-se umas contra as outras.”

A história de amor de Tony e Maria

“Quando seus olhares se cruzam em um baile, o sentimento que nasce entre os dois é arrebatador”, clichê? Sim! Mas muito mais que isso. A forma como é escrita a troca entre os dois e como eles interagem é algo bem bonito. Não sou de gostar de livros com amor à primeira vista, mas esse foi diferente. Toda a carga que os dois possuem antes de se encontrarem, toda a história e como um é atraído para o outro foi bem emocionante de ver.

A história dos dois é bem rápida mas também, bem profunda. Achei bonito ver como Tony quer ser uma pessoa melhor para Maria e como ele se esforça para isso. Fiquei desapontada com algumas coisas também, como a dependência que um acaba tendo do outro, mas faz parte da narrativa.

Apesar de a história de amor dos dois ser o fósforo para que a guerra exploda, o livro é muito mais que Tony e Maria. Como podemos ver a visão de diversos personagens é possível criar empatia com eles e ver que a história é sobre a juventude, sobre o ódio e a intolerância enraizadas.

“Como se estivesse sendo conduzido, Tony Wyzek se aproximou de Maria Nunez, olhou dentro de seus olhos escuros, estendeu as mãos e foi levado por ela para um outro mundo.”

“Era assim que precisava ser nesse mundo: as pessoas que entravam juntas permaneciam nele juntas, para sempre.”

A Lealdade em “Amor, sublime amor”…

Lealdade, irmandade é algo que é questionado e retratado durante todo livro. Primeiro com Tony e Riff (líder dos Jets). Tony não quer mais estar na gangue, apesar de ter criado ela com seu melhor amigo, mas essa irmandade o impede muitas vezes de dizer não. A irmandade e lealdade de Tony e Riff só não é maior que o amor que o rapaz sente por Maria.

Outro momento em que a lealdade é retratada é no tratamento das próprias gangues. Anybody, por exemplo, é uma pessoa que apesar de sempre ser escorraçada e desrespeitada por todos, sempre está ajudando os Jets e tentando provar seu valor. Anybody é leal a eles.

A amizade entre Maria e Anita, também é algo para pontuar. Mesmo em meio a dor, uma ajuda a outra, apesar das coisas não terem saído como o planejado. Não julgo as decisões tomadas.

“Nos anos infames de sua juventude, eles viram, testemunharam e encontraram alegria, e participaram de atos de violência suficientes para amadurecer uma boa quantidade de homens. Não amaram nada e destruíram tudo, embora afirmassem que havia uma só coisa que eles odiavam: um ao outro.”

Temas sensíveis na história

Apesar de ter colocado o aviso de conteúdo, vou dizer novamente aqui. “Amor, sublime amor” pode ser uma história de amor muito bonita, mas tem temas muito sensíveis em toda a leitura. Então se for algum gatilho, por favor não leia!

Apesar do nome, “Amor, sublime amor” é uma história cheia de ódio entre os personagens. As gangues rivais se odeiam e tem preconceito umas com as outras, então são usadas palavras bem depreciativas. Além disso, há a violência em si entre as gangues, nas vezes em que elas se enfrentam, física e de palavras.

Há também uma tentativa de estupro na história, outro assunto sensível e que deve ser tratado com muita cautela. Tudo o que foi citado aqui, está presente tanto na adaptação, quanto no livro, então leve em consideração seus limites na hora de ler e assistir.

“Eles tinham mais posses em Nova York; tinham mais de tudo, inclusive ódio. E para se livrar desse sentimento, Maria teria renunciado a todo o resto e voltado para Porto Rico, porque acreditava que odiar era errado. Ela não queria odiar quando amar era tão mais fascinante e prazeroso.”

Diferenças entre a adaptação de 2021 e o livro

Como disse no início, primeiro assisti a adaptação que está disponível na Disney + e depois fui ler o livro. A adaptação que assisti é de 2021 e existem diversas diferenças entre ela e o livro e, sinceramente, agora tenho muita vontade de ver o musical, para ver se também há diferenças.

A história entre Tony e Maria ainda é muito rápida, mas ao contrário do livro, no filme, não temos os pais de Maria com eles e Anita mora junto com Bernardo. Doc é um personagem que não aparece e sim a esposa dele, uma latina que se casou com um norte-americano. Existem várias outras diferenças também, mas não quero dar spoiler de nada, por isso não irei citar aqui.

Uma das principais diferenças que notei é conseguir ver a visão de outros personagens. No livro a visão deles é inserida, enquanto no filme eu não consegui perceber tanto isso. Mas, o que quero deixar claro é que a adaptação vale muito a pena ser assistida, caso você goste de musicais.

E aí, já leu “Amor, sublime amor”?

“Se dez ruas e dez mil pessoas, talvez até vinte ou trinta mil, sabiam da tragédia, os outros milhões de pessoas e as dezenas de milhares de ruas de Nova York a desconheciam.”

Por: Ana Elisa Monteiro
Site: www.coisasdemineira.com/2022/08/amor-sublime-amor-resenha/

Saulors 31/12/2021

O livro funciona como uma grande sinopse dos filmes, senti muita falta de aprofundamento da história, das relações, e da dinâmica das gangues. É um livro forte, cru, violento, distante do lúdico apresentado nos filmes musicais, mas gostei da escrita do autor, mesmo as situações acontecendo de forma muito corrida.

Lara.fuzer 12/11/2022

Realmente um livro bom, não muito desenvolvido, mas bem bom! Lembra muito Romeu e Julieta, mas com um contexto mais atual. Li rapidinho
Leitura leve e facinha
Indico

Geovanna382 19/01/2023

Uma história de amor pelas ruas
Esse livro é genial. Ter assistido ao musical, tanto ao original de 68 quanto a remasterização de 2021, tornou a leitura ainda mais fluida pois justificava alguns fatos e ilustrava as cenas. É dançante até na leitura. Livro impactante, febril, doce e soarcástico; um coquetel de emoções.

Jets são a gangue dos garotos nativos enquanto os Sharks são os "cucarachos" exportados de Porto-Rico e que chegaram pra dominar a área.

Entre facas, desentendimentos e bailes surge um romance entre Maria irmã do líder dos Sharks e Anton (Tony) o melhor amigo do líder dos Jets.

O final trágico é a marca Shakespeariana nos tempos modernos, o artifício usado por I. Shulman para fechar com chave de ouro essa obra prima literária e cinematográfica.

Ybian 02/08/2022

Amor, sublime amor.
Acho que por já conhecer a história e a premissa de "Romeu e Julieta moderno" esperei demais da estória e acabei me decepcionando. As situações problemáticas e preconceituosas são muitas e motivam os acontecimentos, mas valores atuais não devem ser aplicados numa época passada e marcada pela segregação racial num país que até hoje é extremamente racista.
Bom. Não leria novamente, mas não foi uma perda de tempo. Estória envolvente e personagens cativantes que você espera que melhorem e saiam da vida nas ruas(com exemplo do inocente Baby-John).