Fábulas e Lendas Africanas Reimaginadas

Fábulas e Lendas Africanas Reimaginadas Stefano Volp (org)...

Resenhas - Fábulas e Lendas Africanas Reimaginadas

Gabi1675 29/10/2021

Fabulas e Lendas Africanas Reimaginadas
Um livro repleto de uma cultura maravilhosa escrito de uma forma linda. Apoiar esse projeto no Catarse foi uma experiência incrível.

A forma de como são contadas as lendas e fabulas me prendeu muito, mesmo alguns capítulos sendo menores que os outros a escrita não foi corrida nem chata, tudo que os autores queriam passar eles conseguiram. Eu amei esse livro.

Tamires 30/11/2021

Contos
Gosto de contos e esses me levou a um novo universo. Nunca tinha lido algo que remetesse a cultura africana, e foi perfeito. Vou procurar mais leituras da literatura africana.

Danielle Gonzales 03/12/2021

Parabéns aos autores
Parabéns a todos os autores desse livro ?, que de maneira muito respeitosa às fábulas originais, trouxeram seu próprio olhar. Foi incrível a leitura, e super leve, suave e fluida.

bibliogreyce 19/08/2022

Valeu a pena apoiar o projeto!
Fábulas e Lendas Africanas Reimaginadas tem o objetivo de divulgar a cultura dos povos do continente africano, sob a ótica da população negra, não espere ler textos com "white savior", NÃO TEM!

Todas os contos acompanham a lenda de origem e leituras complementares (bibliografia de referência), impulsionando assim as histórias que muitas das vezes não são difundidas por preconceito...

SOBRE A LEITURA
Início: 07/05/2022
Término: 05/08/2022

Os contos que mais gostei, foram:
"Anele e o poder das histórias" por Aline Maxiline
A erva daninha" por Hugo Oguh
"Uma bola, dois primos e muitos doces" por Raquel Da Hora
"A morte do Mercado Roque Santero" por Marco Aurélio Correa
"O chamado da caça" por Ana C. Sousa

Digs 26/11/2021

Um passeio mágico pela África
Nossa identidade negra ainda é muito apagada e negada nesse país, ler essas histórias e reimaginações me deixou inspirado e maravilhado com a riqueza da cultura africana, desejando um pouco mais. Um destaque especial pro conto Memórias de Sangue que me impactou bastante e Uma Chama de Liberdade por ser crítico a nossa existência mas dar aquela esperança de um futuro melhor.

Pandora 20/01/2022

"Fábulas e Lendas Africanas Reimaginadas" é um livro de contos inspirado, conforme o título já anuncia, em fábulas e lendas africanas. E pense em um livro de contos bom de ser ler.

Todos os contos são de fácil leitura escritos em uma linguagem que flui e a gente ler um conto atrás do outro e mal sente que está lendo. Só percebe quando o conto acaba e então somos apresentados a fábula ou lenda na qual ele foi inspirado.

Achei maravilhoso passear por histórias do presente, do passado e também do futuro. O conto "Um presente lunar" de Victor Lima é perfeito; "Três dádivas para Jameela" de Henrique Ferreira é um encanto para os olhos, uma viagem ao encantamento; "Gêmeos" de Alê Garcia e "O Chamado da Caça" de Ana Carolina Souza são tudo que um conto deve ser, não tem uma palavra sobrando, são uma ferida na carne e um espetáculo para quem ama a palavra escrita e sente o impacto de sua força.

O projeto desse livro é da @editoraescureceu, todas as pessoas envolvidas na escrita e produção do livro são pessoas negras. Esse merecia o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, pois é um bom livro para jovens leitores em idade escolar, e um lugar garantido no Programa Nacional Biblioteca da Escolar pois é um livro necessário com histórias próximas a realidade dos estudantes de escola pública do Brasil.

Obrigada a @daraahcosta que me apresentou o projeto e que leu comigo o livro.

Adriano 19/11/2021

Antologia maravilhosa
Escrito e desenvolvido apenas por pessoas negras.

Fico feliz quando um financiamento coletivo resulta em algo tão bom.
Terceiro projeto da editora Escureceu que apoiei no Catarse.

Autores extremamente criativos ao reimaginar as lendas.

Os contos que mais gostei:

- ANELE EO PODER DAS HISTÓRIAS

Editorial STEFANO VOLP «e WALDSON SOUZA Preparação SERGIO MOTTA
Revisão ALANNE MARIA e LORRANE FORTUNATO
Diagramação, Projeto Gráfico e Capa STEFANO VOLP
Ilustrações SHUTTERSTOCK E NOMAD VISUALS Prefácio WALDSON SOUZA

Autoria ALÊ GARCIA, ALINE MAXILINE, ANA CAROLINA SOUSA, CAMILA CERDEIRA, HENRIQUE FERREIRA, HUGO OGUH, MARCO AURÉLIO CORREA, MIGUEL DRACUL, RANNYSON, RAQUEL DA HORA, TAYNÁ FERREIRA, VICTOR LIMA, YASMIN MORAIS

Jota Ge 19/10/2022

Prometeu e entregou!
Ao contar fábulas e lendas africanas, o livro consegue nos apresentar à cultura africana de uma maneira linda e emocionante. Gostei bastante da ideia dos contos não serem do mesmo gênero, pois desperta a curiosidade do leitor de querer saber qual a próxima temática e como será contada. Além disso, a escrita de todos os autores, mesmo que em poucas páginas, consegue nos envolver completamente em cada história, junto com as ilustrações fantásticas.

Maria Bárbara Menezes 02/11/2021

Maravilhoso!
Para quem adora fábulas, contos e lendas esse livro é um prato cheio. Repleto de lendas contadas cada um pela visão de um escritor diferente, aprendemos sobre costumes e a sabedoria africana em suas diversas maneiras! O conto do Macaco e o tambor é tão lindo que fiquei emocionada! É como voltar a infância! E nunca esquecerei que a Língua é tanto o melhor quanto o pior prato! Emocionada por financiar esse projeto tão lindo!!!

Renan 07/11/2021

Muito feliz de ter apoiado e contribuído pra que esse projeto sensacional da editora escureceu se tornasse possível ??

Uma ótima leitura e um poço de conhecimento.

#Anafox 19/12/2021

Reimaginados
O livro traz 13 contos inspirados em lendas africanas. Gostei dos contos, mas fiquei com uma vontade imensa de acompanhar o desenvolvimento de cada história, conhecer mais cada lenda.

Malu 30/11/2021

É uma experiência deliciosa entrar em contato com com esses contos e lendas que nos são apresentados com novas caras, novos finais e novos significados. A riqueza da África ressoa na riqueza brasileira em recontar essas antigas/novas histórias.

Juju 23/01/2022

Solidão, amor, amizade, magia, antiguidades e futurismos.
Com muitas histórias espera-se muitas sensações. Tiveram histórias que me deixaram completamente encantada, uma em especial me emocionou e já fez valer o livro. Achei empolgante ler o conto contemporâneo inspirado em um conto antigo. Não diria que amei todos, mas ainda assim achei a coletânea muito boa.

Taisando 19/02/2022

Trabalho impecável
'Há poder nas histórias antigas e na oralidade das lendas". (frase contida na segunda orelha)
Esse livro é um verdadeiro presente, edição pensada detalhadamente, é possível perceber todo cuidado e zelo desde o prefácio, até as ilustrações e as narrativas de partida para os textos reimaginados. Eu gosto muito de contos e fábulas e adorei cada página que lia.
Parabéns à Editora Escureceu!

Beka 03/01/2022

Esse livro é uma riqueza, eu amo a cultura africana, cada conto me deixou mais apaixonada por ela, sem contar que foi uma delícia poder ler diferentes escritas, cada autor escrevendo do seu jeitinho, eu amei e amei, a melhor coisa que fiz foi apoiar esse projeto ?