Coelho maldito

Coelho maldito Bora Chung
Bora Chung

Resenhas - Cursed Bunny (English Edition)

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bela 08/03/2024

Coelho Maldito
Comprei na pré-venda de tanta empolgação com o livro, me encantei pela premissa e pela belíssima capa ilustrada. O primeiro conto, Coelho Maldito, é ótimo para introduzir o livro e acostumar o leitor com os próximos temas que serão abordados: família e seus ciclos/gerações, maldições e seus assombros, fantasia e realidade.
A autora nos apresenta um mundo de infinitas possibilidades, a cada conto sendo mais surpreendente do que o anterior. Fiquei realmente impressionada ao ver uma mistura de um terror e suspense mais clássico, como em Dedos Gélidos, quanto um assombro distópico, em Adeus, Meu Amor.
Destaco meus favoritos: Coelho Maldito, Dedos Gélidos, Menorreia e Lar Doce Lar.

Laura Coelho 07/03/2024

Você não está preparado para ler “Coelho Maldito”
Uma luminária de coelho que levou uma família à ruína.

Uma cabeça crescendo dentro do vaso sanitário.

Uma gestante precisa encontrar um pai para o filho o mais rápido possível.

Essas são apenas algumas das premissas dos contos da coletânea Coelho Maldito da autora sul-coreana, Bora Chung. Esse livro foi um dos finalista do International Booker Prize, os contos narram histórias bem bizarras sob a ótica do terror e realismo mágico (com bastante gore).

Os contos retratam muito aspectos do capitalismo, patriarcado e o papel da mulher na sociedade. E eu gostei MUITO dos 5 primeiros contos, estava vidrada neles e até agora quando penso neles fico maluca! Agora… a história dos 5 últimos eu achei um pouco confusa, não que sejam ruins, mas eu gostei muito mais das outras. Ahhh e a minha favorita foi a da cabeça.

Se você tá afim de um livro para fugir do comum e que te deixe chocado, pensando “meu deus, como essa autora tirou isso da cabeça?” Coelho Maldito é o livro perfeito para você!

Milena1071 06/03/2024

Reflexões universais
Cada conto da autora trouxe uma reflexão ou crítica sobre algo do cotidiano. Alguns, apesar de entender, não me atraíram muito. Outros, alugaram um triplex na minha cabeça.
Me disseram que ele seria um terror (?) mas não acho que se encaixa 100% nesse gênero. Tem elementos sobrenaturais e um pouco assustadores mesmo, mas não acho que chega a ser terror.
Meus contos favoritos foram A cabeça e o Reencontro. Ambos com uma reflexão e crítica diretas. Quem tem mommy issues vai sentir demais o conto da cabeça. O reencontro mexeu com o meu emocional e quase chorei.
Surpreendente e bom, mesmo com alguns contos não tão atrativos.

Lore 04/03/2024

Fascinada
Adorei os contos, mas em especial Coelho maldito, A cabeça, Adeus, meu amor, O senhor do vento e areia e Reencontro, este último sendo o meu favorito, quero muito ler mais obras da autora.

sarinha.pdf 02/03/2024

Confuso e chato!!
é minha primeira leitura de contos, e não foi das melhores. o primeiro deles que dá nome ao livro é bem interessante, me prendeu e foi o único que me interessei mesmo, porque os demais me pareceram? confusos? foram quase como costuras sem arremate, coisas que acontecem aqui e ali sem explicação e que ficam por assim mesmo.
não sei se foi falta de atenção minha na leitura, mas mesmo se tiver sido, não acho que os pontos que (talvez) deixei passar façam o livro valer a pena.

Henrique 28/02/2024

Escrita em evolução
Composto por dez contos distintos, a autora consegue apresentar uma certa identidade literária ao contar as histórias que propõe. Pela evidente ausência de um planejamento mais detalhado, alguns desses contos deixam a desejar. A ironia é que fica gritante o quanto os melhores contos são muito bem roteirizados tendo em mente o entretenimento do leitor. Uma sinergia maior entre autora e editora poderia ter ajudado em uma compilação de maior qualidade dessa publicação. Mesmo assim, é uma leitura que vale o tempo dedicado.

nicolehuberr 25/02/2024

Leitura Diferente
Fiquei muito curiosa para ler a obra, mas a animação se perdeu logo no primeiro conto, que dá nome ao livro. Esperava mais da escrita (talvez seja uma questão da tradução), achei que o conto não deixa quase nenhum espaço de interpretação para o leitor, confiando pouco na capacidade de interpretação e leitura das entrelinhas. Mas essa impressão mudou conforme fui lendo. Algumas histórias são mais bizarras e outras mais tristes. Destaco as que mais me chamaram a atenção: Dedos gélidos, Lar doce lar e Reencontro.

Dsotelo 25/02/2024

Valeu a pena a leitura
Belos e profundos contos. As mensagens são impactantes e fortes. Gostei da maioria, especialmente o último que foi um dos mais tocantes.

Pati 24/02/2024

Coelho maldito
?Coelho Maldito?

Em sua primeira publicação fora da Coréia, Bora Chung nos presenteia com essa coletânea de contos que vai do bizarro ao insólito, do terror à ficção científica, do medo ao drama, com uma narrativa que nos prende e nos faz refletir por dias.

O primeiro conto, que nomeia o livro, traz uma visão interessante à questão dos objetos que trazem uma maldição ( e uma crítica às grandes corporações). Muito bom, porém seguido de contos ainda melhores, que arrepiam e gelam nossas almas.

Na verdade, todos os contos trazem algo mais, muitas vezes versando sobre a condição feminina ( ?A cabeça? é o conto que mais me arrepiou e me fez refletir), maternidade, gravidez e traição, além de estarem abertos a muitas outras possíveis interpretações e reflexões.

Outros tópicos, como patriarcado, suicídio e luto permeiam os diferentes contos, todos independentes entre si. Desta forma, o leitor pode escolher entre ler vários contos de uma só vez e ir a nocaute, ou ir saboreando aos poucos.
De qualquer forma que sejam lidos, os contos de Bora Chung vêm para impactar. Só espero que as outras obras da autora possam ser também traduzidas.

Agradeço à autora, à editora Alfaguara/ grupo Companhia das Letras e Netgalley pela disponibilidade dessa cópia avançada para apreciação.

Manu368 21/02/2024

Surpreendente
?Cursed Bunny? é um livro de contos que mistura ficção científica, horror e fantasia. Dentro dessas temáticas, a autora traz como base os mais diversos temas sociais. Uma história mais cativante que a outra.

É um livro que me surpreendeu e trouxe muitas reflexões. Destaco, também, meu conto favorito: Scars.

Chimp 20/02/2024

Escrita amadora, porém criativa
Não sei se é a tradução ou é a escrita da autora, mas achei os textos bem amadores e até mesmo infantis, no sentido de narrativa. Porém, isso não anula a criatividade das histórias em sua maioria, e é o que dá um toque todo especial à coletânea.
Contos assustadores, mas, ainda mais dramáticos e viscerais.
Faz uma semana que terminei a leitura e, apesar de ter gostado de vários, apenas três continuam vívidos em minha memória: A cabeça pela bizarrice, Menorreia pelo desespero e Reencontro pela melancolia.

qudakness 18/02/2024

Esperava receber: horror corporal, coisas grotescas, ficar perturbada o dia inteiro.
Recebi: tristeza, depressão, ansiedade, questionamentos sobre a vida.

Dito isso, ótimo livro. Todos os contos mexeram comigo, mas deixo aqui os 3 que tocaram a minha alma: Cicatriz, O senhor do vento e da Areia, Reencontro.

Kathleen.Campos 13/02/2024

Interessante
Segundo livro de contos nesse gênero q eu leio, o primeiro foi As Coisas que Perdemos no Fogo. Gostei bastante de algumas histórias, mas de outras nem tanto. Eu não odeio quando um conto chega no fim repentinamente, contanto que tenha tido conteúdo suficiente pra que eu consiga especular o que aconteceu depois ou o significado de certos acontecimentos. Aqui achei que ela conseguiu isso em alguns, mas não em todos.
Os contos que mais gostei foram os mais fantasiosos como Snare, Scars e Ruler of the Winds and Sands.
Os outros que tratavam mais de alterações da realidade e fantasmas achei mais mornos e demorei bastante pra ler eles.

Letícia 09/02/2024

Uma experiência
Definitivamente é isso que ler essa coletânea nos proporciona. A forma como a edição brasileira foi organizada nos leva a crer, baseada nas primeiras 4 histórias, que se tratam apenas de contos absurdamente estranhos e sombrios.

Porém, com o decorrer do livros descobrimos que se trata de uma coletânea bastante vasta. São observados contos de:
-Terror
-Suspense
-Ficção científica
-Fantasia
Mas, sua grande maioria, é carregado de uma melancolia.

Gostei muito das histórias de forma geral, de 10 tem apenas umas 3 que não me pegaram muito e gostei como os contos começam completamente ????? pra terminar com histórias mais reflexivas (acho que podemos dizer isso).

Recomendo demais a leitura!

1 | 2 | 3 | 4 | 5