H.P. Lovecraft

H.P. Lovecraft H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft




Resenhas - H.P. LOVECRAFT: MEDO CLÁSSICO VOLUME 2


37 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Eduarda.Silva 19/02/2022

Lovecraft: o pai de todos os monstros...
Essa edição da Darkside é simplesmente sensacional, a lombada brilha no escuro, as cores são lindas e traz alguns desenhos no intervalo de um conto para o outro.

Nos contos de Lovecraft, não existe um Deus, não há nada que se importe com os seres humanos, a existência é um breve sussurro.

Porém, a humanidade não está sozinha no universo (seria melhor se estivesse kk), somos apenas uma das várias espécies inteligentes que já passaram pela terra.

Lovecraft sempre mostra que o planeta/universo pertence a seres colossais, e nós, humanos ao ter um breve contato, enlouquecemos porque é impossível compreender esses seres.

Nessa edição temos os contos: O Horror em Dunwich, Celephais, A Música de Eric Zann, A Cor Que Caiu do Espaço, Os Gatos de Ulthar, Do Além, O Que Assombra nas Terras, Nyarlathotep, O Modelo de Pickman, O Proscrito, A Danação Que Cometeu Sarnath e A Sombra Sobre Innsmouth.

Dentre todos esses contos, o meu favorito foi "A Cor Que Caiu do Espaço".

Lovecraft nunca teve a saúde muito boa, desde pequeno precisou estudar em casa, e por conta de suas dores/doenças, teve muitos pesadelos, e essa foi a inspiração de seus contos.
comentários(0)comente



Marcus Oliver 02/01/2022

Onírico e amedrontador
Se no primeiro volume encontramos narrativas voltada apenas o horror cósmico - com algumas pitadas de ficção científica -, neste segundo volume há mais contos e novelas clássicas de horror cósmico com o adicional de algumas que pertencem ao ciclo das ?Dreamlands? do autor.
Essa expansão temática auxilia a encontrar a outra faceta do autor que utilizava bastante elementos e cenários oníricos em suas tramas. Geralmente se esquece dessa faceta e perde-se narrativas repletas de uma beleza e insinuações de horror muito cativantes.
Sobre os contos e novelas próprios de horror cósmico este volume traz mais clássicos que o primeiro e não apenas clássicos do autor, mas as narrativas mais envolventes e aterrorizantes produzidas p94 ele; serão nessas histórias que conheceremos suas criaturas mais famosas como os abissais, os carriçais, os filhos de Yog-Sothoth, a Cor e o Assombro nas Trevas.
Outro ponto que deixa o segundo volume ainda mais rico é o ensaio de Lovecraft ao final: ?O horror sobrenatural na literatura?. Este ensaio auxilia bastante a compreender as influências literárias que Lovecraft recebeu para construir suas noções de horror cósmico, além de ser um texto que traz vários autores clássicos e contemporâneos de Lovecraft. Este ensaio consegue ser até um excelente guia, bem didático, para leitores que buscam mais autores de horror; entretanto é preciso saber que a maioria dos autores citados por Lovecraft provêm da literatura anglo-saxã.
comentários(0)comente



Daniel Muniz 06/08/2022

Lovecraft
Lovecraft em minha visão, foi o maior escritor de horror de todos os tempos. Seus contos te arrepiam até a alma. Nesse livro, temos vários clássicos, como: o horror em Dunwich, a música de Erich Zann, a cor que caiu do espaço, os gatos de Ulthar, o modelo de Pickman, a sombra sobre innsmouth, etc. Alguns poucos contos do ciclo dos sonhos, mas realmente esse é um livro para os fãs de horror cósmico. Livro magnífico?.
comentários(0)comente



Leandro 22/04/2024

Sem monstros, bons contos?
Contos ou histórias cheias de monstros e criaturas fedorentas e estranhas não faz parte do meu gosto pessoal. Porém os contos que são estritamente sombrios são muito bons. A narrativa é muito boa e flui rapidamente sempre prendendo a atenção. O clima de tensão em cada conto, com monstro ou sem monstro, e permanente durante toda a leitura. 3 contos com certeza levariam 5 estrelas, os demais 3 ou 3,5. Mas no geral é bom.
comentários(0)comente



Cosmonauta 24/04/2022

O Medo
"A mais antiga e poderosa emoção humana é o medo, e o mais antigo e poderoso tipo de medo é o do desconhecido. Poucos psicólogos contestarão esses fatos e sua verdade consumada serve para estabelecer em definitivo a autenticidade e a dignidade da narrativa de horror weird como forma literária."

" O apelo do espectral e do macabro costuma ser limitado, pois exige do leitor certo grau de imaginação e a capacidade de se desprender da vida cotidiana."

Tradução de Ramon Mapa
comentários(0)comente



PedrokaTBHC 09/06/2023

Razoável
É um livro razoável, minha nota se dá pela media geral das avaliações individuais de cada conto. Então tive alguns que amei como: o modelo de pickman e do alem, outros que detestei como: os gatos de ulthar e nyarlathotep
No geral é só uma coletanea de contos de um escritor mto bom(na escrita, na vida Lovecraft é um bosta de ser humano). Alguns contos sao boms, outros ruins. Bom pra quem gosta de terror cósmico e quer ver a fonte de onde grandes sucessos do horror vieram
comentários(0)comente



Juliane.Sturm 07/12/2021

Livro apaixonante e com um terror próprio e profundo
Já falei em outros posts sobre alguns contos desta edição incrível da Darkside e realmente é um livro encantador (e arrepiante).

Além das histórias intimidantes de Lovecraft e das ilustrações que só agregam, este livro ainda trouxe no final uma visão sobre o horror sobrenatural na literatura.

Conta o nascimento da narrativa de horror, o romance gótico nascente, o ápice da narrativa gótica, os desdobramentos da ficção gótica, a literatura espectral no continente com várias indicações de escritores clássicos, fala um pouco de como Edgar Allan Poe trouxe isto na literatura, esta tradição de contos sobrenaturais nos Estados Unidos, nas Ilhas Britânicas e alguns mestres modernos que usaram Lovecraft como referência.

É uma sequência impressionante que demonstra toda força de escrita de H. P. Lovecraft.

Recomendo a todos os amantes de horror cósmico lerem este livro apaixonante e com um terror próprio e profundo!

#ACriatura #hplovecraft #Lovecraft #Darkside #Darksidebooks #terrorcósmico #terror
comentários(0)comente



skuser02844 20/06/2023

"[...] e em éons distantes, até a morte pode morrer."
Esse volume de Medo Clássico do Lovecraft, feito pela Darkside, é simplesmente perfeito. A capa, as artes, a diagramação, a gramatura da folha, tudo é muito bem feito e mais que paga seu preço.

A coletânea de contos é muito boa, contando com: O Horror em Dunwich; A Música de Erich Zann; O que assombra nas trevas; O Modelo de Pickmann e muitos outros.

O Proscrito foi um conto bem interessante e mesmo antes de revelar o final eu já tinha minhas dúvidas, mas mesmo assim foi bem satisfatório. Do Além também foi outra surpresa. Mesmo após o final, surgem mais perguntas do que respostas ? padrão lovecraftiano ? e isso, nem de longe, é um ponto negativo às narrativas do autor.

Se pensa em comprar um livro de Lovecraft após minha recomendação do box Panteão dos Mitos, não pense muito. Compre esse livro e deleite-se na sua qualidade palpável e visível.
comentários(0)comente



Yash 23/05/2022

Tensão!
Enquanto o volume 1 de H.P.Lovecraft traz o horror cósmico de forma mais física, o volume 2 traz de forma mais tensa. Eles estão lá, as criaturas, os acontecimentos, a destruição; mas a tensão no ar provocada por tudo está muito mais presente que suas formas físicas.
comentários(0)comente



Gustavo 09/03/2023

A escuridão percorre minhas entranhas.
"São relativamente raros aqueles livres o bastante do transe da rotina diária para responder às batidas do outro lado."
Lovecraft apresenta realidades absurdas que, no entanto, me parecem familiares. Contemplo sua criatividade observando o quão real pode é aquilo que imaginamos existir apenas em nossas mentes. Um autor único e extremamente (o)culto.
comentários(0)comente



Luis0501 28/04/2023

De Volta ao Medo Clássico II
Ler dois livros desse tamanho e com esse conteúdo não foi a melhor ideia que eu já tive. Os contos são bons, mas pela extensão da obra fiquei cansado. Mas enfim, vamos à resenha. De modo geral, achei esse livro melhor que o anterior. Os contos selecionados são melhores, não do que reclamar de nenhum deles. Em contrapartida, o primeiro volume é visualmente superior. Apesar das capas serem quase iguais, o verde combina muito mais com Lovecraft e seus mitos (laranja neon, eca). O que me frustrou um pouco foi o fato de que alguns contos do autor que eu já conhecia e que aprecio muito não aparecerem em nenhum dos volumes. Por isso torço para uma terceira edição. Assim como fiz com o anterior, vou fazer uma breve resenha sobre cada um dos contos:

O Horror em Dunwich: "Uma família infame cujos boatos insinuam estar relacionada à prática de magia negra. Até que a moça da família dá a luz à um filho sem pai e estranhos acontecimentos começam a acontecer ao redor dele." O livro já abre com um conto longo. Mas ao contrário dos do livro anterior, esse não é monótono ou pesado de ler. Ele é bem dinâmico, sempre há algo interessante acontecendo na história (mas compartilho da opinião do tradutor de que o final é consideravelmente anticlimático).
Celephaïs: "Um homem começa a ter sonhos sobre uma vida passada onde ele habitava uma cidade mística. Tomado pelo desejo de retornar ao local ele passa a trocar o mundo real pelo dos sonhos." Não gostei desse conto quando li pela primeira vez, mas na época eu era bem novo e não entendi direito. Agora achei ele bem bom, com um ótimo final em aberto, apesar do ritmo ser meio lento, mesmo ele sendo curto.
A Música de Erich Zann: "Um homem, fascinado pela estranha música tocada por seu misterioso vizinho, tenta se aproximar do homem a fim de aproveitar mais da melodia, sem saber o que realmente motiva o homem a tirar as notas de seu instrumento." Odeio e amo esse conto pelo fato dele não explicar nada do que aconteceu.
A Cor que Caiu do Céu: "Um estranho objeto cai do céu em uma fazenda. Ele desaparece depois de alguns dias, mas sua estranha influência na região vai aumentando gradualmente, juntamente com a insanidade de seus moradores." Gosto dele. Tem um bom ritmo, o terror é construído de forma gradual, com o ápice bem aproveitado no desfecho. Virou um filme com o Nicolas Cage, mas não sei se algum dia vou assistir.
Os Gatos de Ulthar: "Uma cidade tem uma estranha lei: não maltratar nenhum gato. Por que? Só lendo para descobrir." É um terror diferente do estilo habitual de Lovecraft, mas ainda assim um bom terror.
Do Além: "Um homem corta relações com seu amigo depois que este começa a realizar estranhos experimentos. Esse amigo entra em contato, querendo retomar a relação de ambos. Será uma boa ideia?" Esse conto tem um ritmo estranho. Ele começa lento e vai criando uma atmosfera de terror aos poucos, mas o desfecho é bem abrupto, quase apressado. Apesar disso eu gostei.
O que Assombra nas Trevas: "Um escritor sem inspiração muda-se para um vilarejo afastado buscando ideias. Ele se depara com uma velha igreja abandonada, que tem uma história misteriosa e tomado pela curiosidade decide investigá-la." Típico protagonista Lovecraftiano: curioso e imbecil. Acho que esse é o conto mais fraco do livro. Ele não é ruim, mas também não tem nada nele muito digno de nota.
Nyarlathotep: "Um estranho místico egípcio começa a viajar pelo mundo atraindo para si seguidores adeptos, quase fanáticos. Qual seu objetivo nessa empreitada?" Esse conto é meio confuso, tive que pensar muito sobre ele depois que eu li. Não é por menos, Lovecraft se inspirou em um pesadelo real para escrevê-lo.
O Modelo de Pickman: "O único amigo do peculiar artista chamado Pickman é convidado pelo seu ídolo para visitar seu ateliê secreto, onde ele pinta suas obras primas. Ele adora a ideia, até descobrir quem são as "musas" inspiradoras de Pickman." Acho que esse conto ficaria melhor se o autor tivesse gastado menos palavras criando a atmosfera de suspense enquanto o protagonista conta sua história e desenvolvido melhor o sobrenatural do conto.
O Proscrito: "Um estranho sem nome nem identidade se liberta de um cativeiro de anos e tenta retornar para o convívio de seus pares, sem saber que essa não é uma boa ideia." Acho que tem uma reflexão por detrás desse conto. Não sei. Esse tipo de interpretação nunca foi meu forte. Mas o conto é bom. O desfecho é realmente chocante.
A Danação que Acometeu Sarnath: "Uma cidade ataca e massacra sua vizinha, habitada por estranhos seres vindos das estrelas. A vingança tarda, mas não falha". Isso não parece ter sido escrito por Lovecraft. Pela ambientação é muito mais parecido com uma história de Robert E. Howard. Mas é curto e bom de se ler.
A Sombra Sobre Innsmouth: "Um andarilho ouve sobre um estranho povoado e sua igualmente estranha população e decide ir até lá para turistar. O que pode não ter sido uma boa ideia." Mais um curioso idiota. O conto é longo, o maior do livro (quase 100 páginas). Gosto dele, a atmosfera é muito bem feita, o terror, o suspense e a ação ocorrem todos nas doses certas, nas horas certas. Mas não gostei muito do final. Não precisava desse plot twist.

Menção honrosa:
O Horror Sobrenatural na Literatura: Não é um conto, mas sim um ensaio sobre a história do terror na literatura escrita pelo próprio Lovecraft. Ele fala sobre os primeiros autores do gênero e como ele foi se desenvolvendo até se tornar o que é hoje (ou o que era na época dele). É um texto longo e algumas pessoas podem achar chato por parecer uma aula de história, mas eu gostei. Aumentou consideravelmente minha lista de livros para ler.
comentários(0)comente



Lommy 02/12/2023

Sono
Não tive histórias que me marcassem nesse volume, e por um motivo estranho estava me deixando com sono.
Dito isso, lovecraft continua sendo um bom escritor e imersivo, criativo em te esconder e revelar o q ta acontecendo.
comentários(0)comente



Gabriel.Tomita 23/04/2023

Volume com histórias melhores que o volume anterior, os destaques aqui são: Horror de Dunwich, A Cor que Caiu do Espaço (ambos já havia lido e realmente são ótimos) e A Sombra Sobre Innsmouth, esse último me impressionou com sua reviravolta, um dos melhores do autor.

A arte que precede cada história aqui são bem inferiores que o outro volume, não são feias, mas não fazem alusão a história a ser contada (exceto pelo da Cor), no outro volume a arte das criaturas cósmicas eram excelentes.

Algumas histórias são ruins, outras boas, no geral o saldo é mais positivo que negativo.
comentários(0)comente



Erika.Fiaux 01/05/2022

Um colosso cósmico
Esse livro é ainda melhor do que o volume antecessor. A edição da darkside está excelente, eu não mudaria uma vírgula. Parabéns ao editor e todos os envolvidos pela seleção de contos.
comentários(0)comente



Igor.Banin 02/06/2022

Perfeito
Mais uma otima antologia da Darkside, com textos de diferentes fases da obra de Lovecraft. Ótimo ensaio final.
comentários(0)comente



37 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR