O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro dos Ventos Uivantes

Nado 28/04/2023

Romance clássico publicado pela primeira vez em 1847. É um texto complexo e intensa, que explora temas como amor obsessivo, vingança e redenção.
A história é narrada por Sr. Lockwood, que aluga uma propriedade chamada Thrushcross Grange, próxima à mansão chamada Morro dos Ventos Uivantes, com algumas cenas contadas por Nelly. Ele fica fascinado pela história da família que viveu lá e começa a investigar os segredos e tragédias que aconteceram na região.
A história se passa em torno das famílias Earnshaw e Linton, que vivem em propriedades vizinhas. A protagonista é Catherine Earnshaw, que se apaixona por Heathcliff, um órfão que foi adotado pelo seu pai. Apesar de crescerem juntos e serem próximos, a relação entre os dois é tumultuada por vários conflitos.
Diante disso, a trama se desenvolve em uma teia de vingança, manipulação e amor obsessivo, envolvendo outros personagens, como o irmão de Catherine, Hindley, e a filha dos Lintons, Isabella. O amor de Heathcliff por Catherine é tão forte e descompassado, que ele busca vingança contra aqueles que o separaram dela, tornando-se um homem amargo e cruel.
O livro tem uma narrativa não linear que intercala diferentes pontos de vista e períodos de tempo.
Essa é de longe uma das melhores leituras que já fiz e acho difícil encontrar algo que mexa tanto comigo quanto essa história. O que lemos aqui não é visto em nenhum outro lugar. É o tipo de obra que deixa uma marca duradoura no leitor, com dois extremos: ou de amor ou de ódio. Não há meio termo.
Danilo 28/04/2023minha estante
??????

Natylla_ 23/07/2023minha estante
Perfeita sua colocação, Heathcliff em sua obsessão, nao sossegou enquanto n se vingou de todos, descontou até nos filhos, Harenton coitado, ate o proprio filho e a filha de Catherine sofreram nessa vinganca.

amélie 12/02/2022

Comecei esse livro achando se tratar de um conto romântico, logo depois achei que iria ser um terror gótico, mas não passou nem perto de nenhuma das minhas ideias acerca do tema. O livro traz debates muito pesados, e eu me vi refletindo sobre diversas filosofias durante a leitura do clássico. A escrita da Emily Brontë é maravilhosa, e me prendeu do começo ao fim.

Sabrina 04/01/2023

A história em si é enervante e horrenda, há muitos acontecimentos ruins e personagens de má índole. Tive dificuldade em ler a obra por inteiro em razão dos inúmeros acontecimentos inquietantes sue me geraram um forte sentimento de injustiça. Contudo, não é atoa que é um clássico e o final, felizmente, me deu uma sensação de contentamento.

Lais597 23/12/2021

" Traição e violência pagam-se com traição e violência! "
A narrativa e a escrita são absolutamente louváveis, mas os personagens... só pela misericórdia, passei raiva a leitura inteira, não via a hora de finalizar, honestamente. Mas uma coisa é certa, os personagens, especialmente Heathcliff, retrata muito dos seres humanos, da humanidade.

Folhadpapel 30/01/2022

Emanando ódio e morrendo de amor
Nossa, o que comentar desse livro? Ele é um tanto indescritível. Eu gostei de não gostar de ninguém aqui. Essa história é uma grande fofoca contada a partir da ótica de Nelly, uma das empregadas da família Earnshaw. Através da sua narração conhecemos a relação conflituosa entre Catherine, jovem rica e filha de família Earnshaw, com o órfão Heathcliff, que surgiu na vida dessa família após o retorno de uma das viagens do senhorio.
Heathcliff é desprezado por todos a sua volta, mesmo contra a vontade do senhorio. Ele cresce junto de Catherine, a única que não vê nele um ser estrangeiro de má índole, juntos eles se tornam um par de crianças arteiras que aos poucos se afeiçoam um ao outro. Tudo muda quando o senhorio morre e o domínio sobre sua propriedade e a guarda de Catherine ficam por conta do seu filho.
Em uma tentativa de civilizar a irmã, ele afasta os dois jovens, aumentando assim a tensão entre Heathcliff e o restante dos membros da família e empregados. A história dos dois tem o seu primeiro grande marco quando Catherine toma uma decisão pensando no seu próprio bem, deixando Heathcliff em segundo plano. O jovem desiludido, após esse último golpe, decide deixar o morro em busca de vingança.
Tá aí um termo que define essa história: vingança. Tudo aqui é sobre até onde uma pessoa pode ir por vingança e o que essa busca traz como consequência a cabeça desse ser. Obviamente a narradora ameniza grandes pontos de personalidade de Heathcliff e Catherine, isso fica claro quando temos contato com esses personagens fora do filtro da nossa principal narradora, mas mesmo assim o leitor fica desconfortável e sem saber pra quem torcer durante esses relatos.
Essa é uma história desconfortável que você não consegue parar de ler. Aqui ninguém é perfeito, todos os personagens são cinzas, tanto pelo contexto em que eles foram criados quanto pela sua personalidade. A escrita é extremamente cativante e você fica de fato preso nos acontecimentos.
Confesso que tinha um preconceito com essa história, eu imaginava que iria encontrar um romance meloso com personagens chatos e com um final extremamente previsível, mas não. Aqui eu de fato fui surpreendido com tudo, desde o ódio que eu senti lendo até o sentimento catártico que o final nos traz.
Se você tem preconceito com essa história, assim como eu tinha, tenta dar uma chance, é um livro curto com uma fofoca bem contada.

site: https://www.instagram.com/p/CZCux3ALXUo/

Isadora 09/07/2022

Personagens detestáveis
O ponto forte do livro é criar personagens detestáveis, tal como Heathcliff, Catherine Earnshaw e Linton Heathcliff. Sinto vontade de estrangular os 3 igualmente.

Mikael_13 14/08/2022

Essa foi uma releitura que estava me deixando com bastante expectativa. Essa obra é maravilhosa em toda a sua grandeza, e o sentimento que predominou durante a releitura foi a melancolia.

Gleissa.Pereira 09/04/2023

Morro dos ventos uivantes
Uma história com muitas nuances.
Não achei uma leitura fácil não, mas muito interessante pra boas reflexões.

Sobre um amor doentio onde se passa até por cima de seu próprio herdeiro para se dar bem .
Livro que mostra , o amor verdadeiro, a ganância, resiliência e amizade .

Mega indico

Carolina273 27/06/2023

Sempre me julgo e me condeno quando penso nos clássicos que nunca li, especialmente quando é tão falado e amado quanto esse. Mas admito que essa leitura foi muito difícil! Apesar da narrativa, de como o rodízio entre a Ellen e o Sr. Lokwood contando a história deixem as coisas incríveis, tenho dificuldade em manter o interesse quando não consigo me ligar aos personagens, o que definitivamente é o caso. São pessoas odiosas, mimadas, sem caráter. Não pessoas sem bom senso, sem moral. Tinha esperanças na pequena Cathy, mas nem ela! Então foi sofrido! Mas a intensidade do livro...inegável! Enfim, foi!

Jess 06/12/2022

O que falar sobre Heathcliff...
Eu gostei da história, mesmo que fosse difícil entender o amor de Heathcliff e Catherine. Um amor meio selvagem...bruto. Se pensarmos bem faz sentido Heathcliff ser assim, ele nunca foi amado, viveu nas ruas quando criança, passou a morar em uma casa em que praticamente todos o odiavam...Catherine foi a única a se aproximar dele e consequentemente a se tornar sua amiga. Acredito que Heathcliff nunca soube muito bem demonstrar seus sentimentos porém não perdoo todas as maldades que ele fez. Como a própria Catherine disse:"Seja qual for a matéria de que as nossas almas são feitas, a minha e a dele são iguais" e eram mesmo, em muitos aspectos.
O livro tem uma leitura arrastada, demora muito para acontecer alguma coisa, o final meio que já é o esperado mas mesmo assim eu gostei da história.

ps: Ainda acho que Heathcliff era perturbado.

Jessica.Calefi 28/10/2021

Não sei o que pensar
Um livro com uma história rica, que dá para refletir sobre muitas coisas, e ao mesmo tempo um livro cruel.

Heathcliff é a demonstração do pior que pode haver em um ser humano, vingativo, rancoroso, cruel, chantagista... Porém pode-se deduzir que ficou assim por não ter sido permitido a ele viver seu grande amor.

Quanto aos outros personagens, são vítimas desse ser, cada qual com sua personalidade, com seus aprendizados decorrentes da vida, com suas cicatrizes.

Valeu a pena a leitura desse clássico, porém não é um livro que se lê rápido e nem é ideal para quem está em uma ressaca literária m

Mariana 12/02/2022

Esse livro me surpreendeu porque foi tragédia atrás de tragédia. Injustiça, vingança, rancor, egoísmo? até o amor, pra mim, foi demonstrado da pior maneira em boa parte da história - ou seja, o ser humano na sua pior versão, levado à solidão devido a ambição de não só pagar na mesma moeda, como fazer pior com os responsáveis pela sua dor, se estendendo aos que nem culpa tiveram.
Entretanto, depois de passar a leitura inteira tendo raiva dos personagens, terminei com um belo sorriso no rosto e isso fez valer a pena.

E.bucc 30/03/2022

Não leria novamente
O livro faz jus toda sua boa fama. É bem escrito, bem ambientado e muito bem narrado. Mas não gostei de forma alguma como me senti ao lê-lo. Me senti incapaz em meio a tanta injustiça e desprazeres. Tanta coisa poderia ter sido evitada, mas o destino realmente é impreciso. É impossível se apaixonar ou ter empatia pelos personagens, mas se buscas ódio, traição, vingança, rancor e tristeza, é aqui mesmo.

Elani Araújo 05/06/2022

Clássico que não decepciona
Merece demais ser chamado de clássico e estar sempre nas listas dos livros que devem ser lidos. Confesso que são tantos personagens que me enrolei e tive de anotar os nomes e parentescos até me familiarizar. Mas é interessantíssimo acompanhar a evolução dos personagens e suas raivas toscas, orgulho e preconceitos. Um filho adotivo querido pelo pai é odiado pelo novo irmão e conquista o amor da bela irmã.
Todavia sua natureza parecida e a personalidade da moça a faz casar-se com outro. Mas o amor não acaba e manos vivem infelizes e fazem os outros infelizes por isso. Até mesmo os descendentes.