Aprender a falar com as plantas

Monique | @moniqueeoslivros 13/10/2021

Aprender a falar com as plantas
{Leitura 25 - 2021}
Aprender a falar com as plantas - Marta Orriols

Um dos livros mas sensíveis que já li, Aprender a falar com as plantas conta a história de Paula, uma médica especializada em UTI neonatal, cujo marido, Mauro, a abandona para viver com outra mulher, e horas depois morre em um acidente.

Paula lida com o luto duplo, já que foi deixada subitamente pelo seu companheiro duas vezes. É uma história sobre como se reerguer depois de uma inesperada mudança na vida.

Há muitos simbolismos aqui, nenhum elemento é inserido ao acaso. O trabalho de Paula é vida, ao passo que ela lida com a morte. As plantas cultivadas por Mauro vão morrendo, pouco a pouco, conforme a raiva vai dando lugar à saudade de ser quem era.

Não subestime Paula na sua leitura: ela é apenas uma mulher tentando entender por que não pode controlar tudo, por que a vida muda de repente. Leia esse livro se colocando no lugar dela, e você vai entender por que ela age como age.

Anne 06/09/2022

Perdas e Solidão
Paula é uma médica neonatóloga de 42 anos que vê sua vida entrar no olho do furacão quando seu companheiro joga a notícia de que está a deixando e em seguida sofre um trágico acidente.
Ela luta então para enfrentar um duplo luto em segredo, tentando encaixar as peças e sobreviver ao golpe da traição e da perda incomum que acaba de sofrer. É como se seguisse às cegas se debatendo em cada parente que tromba, sem saber lidar com a nova realidade e ainda, sem entender. Sem entender como alguém simplesmente não está mais lá, como continuar, como se enxergar como pessoa e como mulher depois da bomba.
A leitura pode ser massante para a maioria dos leitores, como vi muitas opiniões sobre o livro. Talvez por uma questão de humor e momento, achei fluída e até bastante interessante. Aprendi muito com Paula, sua dor e solidão. Senti ainda a urgência de celebrar a vida, de cuidar e apreciar genuinamente os que estão aqui, como não poderia deixar de ser após um leitura de solidão tão marcada.
Essa não é uma leitura que recomendo a todos. Mas para quem procura algo sobre perdas e solidão, com certeza seria a minha indicação.

Ju Duarte 27/01/2022

Um livro lindo e profundo sobre luto e traição. Ao longo do texto é possivel perceber o reencontro da personagem consigo e como a vida pode sim continuar.

Adriana Scarpin 20/10/2021

Isso é o que chamo de livro que exala maturidade. Apesar de ser o primeiro livro de narrativa extensa que a autora lançou, Orriols tem um domínio muito maduro da narrativa, assim como seus personagens tem uma consciência da própria maturidade de forma sensível e indelével. O livro é sobre todo tipo de luto que atravessamos na vida, seja a morte de pessoas próximas, seja o fim de um relacionamento, nossa protagonista também tem um tipo de luto a mais com o qual a maioria das pessoas não precisa lidar: o luto da perda de pacientes, um outro tipo de sentimento de perda que soa ainda mais desamparado porque permeado pela culpa.
Um belo livro. E o aprender a falar com plantas é um ato bem mais sutil do que poderíamos imaginar.

Erika 20/10/2021

Aprender a falar com as plantas.
Premissa Boa. Estava bem ansiosa para o livro chegar e começar a ler.Porém esse livro Não funcionou para mim. Achei cansativo e um pouco entediante.

Letícia 26/01/2022

Profundo e pesado.
Este é um livro sobre o luto, sobre lidar com a morte e a dor, com a decepção. Também é um livro sobre recomeçar, errar e reconhecer, sobre se reerguer.
É um livro sobre dar tempo ao tempo, sobre preservar aquilo que há de bom e se reencontrar.

São muitas camadas e vale cada página. Recomendo bastante a leitura!

Thay 18/10/2021

minha primeira experiência da tag. não posso dizer que foi horrível, foi razoável. Não consegui me identificar com a personagem principal, achei ela bem esnobe, tratava algumas coisas como
inferiores, sempre esperando o pior de todo mundo. A história em si não seguia uma linha cronológica muito clara e a impressão é que não existe um começo, meio e fim. Termina sem mais nem menos, sem um ponto final que de entender o que vai acontecer dali pra de frente, parece que a autora só ficou cansada e resolveu parar. No geral a escrita é boa, ela flui, tem bastante frase de efeito. Infelizmente, não indicaria.

Su 14/11/2021

Aprender a falar com as plantas - Marta Orriols
"Da cama, olho para a sacada abandonada. Foram morrendo todas as plantas. Como você fazia, Mauro? Regá-las não deve ser o bastante. Você falava com elas. Não fazia isso abertamente, nunca na frente dos outros. Você dizia que falar com as plantas era um ato íntimo e transformador, um ato de fé para aqueles que não acreditam em milagres. Levanto, respiro e anoto na lista: "Aprender a falar com as plantas"."

Thais.Carvalho 19/10/2023

Uma história que fala sobre o luto e todos os sentimentos que fazem parte dele, a raiva, o medo, a vergonha... Paula perde seu companheiro em um acidente, logo após ele terminar o relacionamento por causa de uma amante. Na trajetória do luto e em seu trabalho a vida e a morte estão sempre próximas e Paula vai aprendendo a continuar a vida.

Marcelle 17/10/2021

Difícil
Gente, que dificuldade eu tive pra terminar esse livro. Achei muito chato. A capa, o cheiro e o mimo são lindos, mas pqp que personagem chata.

Desculpa pelo desabafo.
Thay 18/10/2021minha estante
concordo ?

Marcelle 18/10/2021minha estante
Ufa, achei que iria ser cancelada hahaha só vejo gente falando bem.

Erika 20/10/2021minha estante
Estou sofrendo para terminar. A premissa era muito boa. Mas infelizmente a leitura não me cativou também.

Karina.Agra 02/11/2021minha estante
Eu amei esse livro!!! ??

Ricarda Caiafa 20/11/2021

Recomeços
Paula e Mauro vivem uma vida comum de casal, com suas rotinas. Paula, lida diariamente com a vida e a morte. Médica neonatologista, ela cuida de bebês que muitas vezes pesam menos de quinhentos gramas e que lutam diariamente para sobreviver.

Até que chega um dia em que seu marido Mauro sofre um grave acidente e então Paula é quem passa a lutar diariamente para sobreviver ao luto, à raiva, aos seus questionamentos.

Ao ser ver sozinha no mundo, Paula passa por diversas reflexões, dificuldades, mas sim, sobrevive, e mais que isso, vive. Talvez por suas crianças, talvez pelas plantas, talvez por si mesma. Mas vive.

Laryssa 05/02/2022

A personagem desse livro está tão confusa, ressentida e angustiada quanto eu. Por problemas diferentes, claro, mas s angústia que ela passa me identifiquei. As vezes precisamos expor nossas indignações e tristezas. Foi um livro libertador.

Amy 21/10/2021

"Me pergunto como posso guardar sua lembrança intacta e de uma maneira justa." Um livro sobre luto e como conseguir seguir em frente.