Halloween: O Legado de Michael Myers

Halloween: O Legado de Michael Myers Dustin McNeill...

Resenhas - Halloween: O Legado de Michael Myers

Gustavo Kamenach 31/10/2023

(Insira aqui Halloween theme by John Carpenter) 🎶
Finalmente fiz a leitura do mês do horror muito bem representada pelo livro Halloween: O Legado de Michael Myers. E providencialmente terminei no dia em que Ele, a Forma, o Boogeyman voltou para casa, 31 de outubro. Sempre achei muito amedrontador essas formas vagas e sombrias pelas quais o vilão é chamado. É a minha franquia slasher favorita, mesmo tendo alguns filmes dela bem aquém do seu original de 1978 e alguns de qualidade bem duvidosa. Ainda assim, vejo regularmente os filmes e não sabia quase nada dos bastidores... até agora!
O livro é incrível e feito de fãs para fãs. Quase todos os filmes são esmiuçados (exceto os dois últimos pois não tinham sido lançados). E em cada um vemos curiosidades dos bastidores, roteiros descartados, entrevistas bem legais, ainda que poderia ter tido entrevistas do Carpenter ou Jamie Lee Curtis as almas da franquia.
Um fato que adorei foi saber que houve diversas adaptações literárias de alguns dos filmes e saber detalhes dessa história expandida foi como ver algo inédito do Michael Myers.
Ricamente ilustrado com imagens dos filmes e desenhos inspirados em cenas,no padrão qualidade Darkside se faz presente. Indico muito a leitura se fosse for fã dos filmes... coloque a trilha sonora clássica do filme de 1978 no som ambiente, leia a noite e se possível em outubro. Garanto que mesmo q não seja um livro de ficção ou uma história, você sentirá que a Forma te espreita e uns arrepios certamente surgirão.
Erik 01/11/2023minha estante
queria

Thiago548 09/01/2024minha estante
Tem toda razão

@wesleisalgado 16/12/2021

O único defeito é ter sido lançado um ano antes do devido.
Vamos deixar de lado todo o capricho da Darkside, o mesmo já é esperado em todo e qualquer lançamento da editora.

O livro é um mergulho em todos os 11 filmes do Halloween até 2018, com a retomada da Jamie Lee Curtis. Eu lia sobre um filme e logo ia assistir, e essa tática se mostrou muito eficiente para absorção de conteúdo.

Cada filme é dono de um capitulo individual, esmiuçado de todas as formas possíveis. Linhas temporadas ignoradas e recriadas, homenagens, referências, curiosidades, por trás das câmeras, entrevistas. É um agrado para qualquer cinéfilo.

O único defeito é não ter conseguido falar de Halloween Kills, a edição foi fechada antes do lançamento do filme. E ano que vem depois de assistir Halloween Ends, vou me lembrar da frustração desse livro maravilhoso não contemplá-lo também.

Apesar do preço salgado, acho que vale a pena presentar sua estante com ele.
Ali 08/01/2022minha estante
Pensei exatamente isso! Poderia ter esperado Halloween Ends e ficaria completo! Mas na gringa aparentemente ja foi lançado há um tempinho, tanto que só na versão br que tem comentários sobre Halloween Kills e ainda são sobre os trailers apenas.

Vamlirynna 04/03/2022minha estante
É um livro único?

Ali 04/03/2022minha estante
Sim!

Vamlirynna 05/03/2022minha estante
Aaaaa que bom!! Vou ler ?

Maria 02/06/2022

Muito legal saber tudo que se passou nas produções e filmagens de todos os filmes da série ?Halloween?!

Sou muito fã da franquia (de todos, até os ?ruins? hhahahah) e adoro ler as curiosidades e as tretas. Muito legal!

Ali 01/01/2022

A marca que o bom Terror deixa na geração
Que livro, meus amigos! Gosta de Halloween? Isso aqui é o paraíso.

Absolutamente t-u-d-o que você quiser saber sobre essa franquia vai encontrar aqui. Resumo das histórias? Check. Cenas deletadas? Check. Versões do diretor, produtor, extras? Uhum. Entrevistas com pessoas envolvidas nas produções de todos os filmes, não só figurões como os diretores e roteiristas, mas quem deu o sangue por trás das câmeras como os montadores e diretores de arte? Sim!

E o melhor de tudo? Os dois escritores desse livro são fãs da franquia, e o amor, carinho e respeito transbordam em cada palavra. Eles sabem que há defeitos, sabem que erros foram cometidos e que muito se perdeu ao longo desse caminho, mas eles jamais deixam de olhar pra Halloween com a ternura de quem cresceu amando esses filmes e personagens. Eles apontam todos os erros, não com arrogância, mas como uma forma de mostrar aos outros fãs (nós) porque desandou, onde deu errado e como podemos ver esses erros de outra forma.

Esse livro é uma celebração à franquia Halloween, à sua importância inegável ao Terror e a cada fã que conquistou em 40 anos.

Termino esse livro amando ainda mais esses filmes, aprendi a ver coisas boas até nos que eu odiava, vejo a importância da contribuição de cada pessoa que integrou a equipe de algum dos filmes, como todo mundo envolvido cresceu com os filmes originais e deram seu melhor a cada novo capítulo.

Como um extra esse livro ainda nos ensina muito sobre o showbiz e a indústria de Hollywood e como ela influencia tão diretamente em como as narrativas são contadas (e se devem ser!).

O Legado de Michael Myers vai além e nos entrega o legado de John Carpenter, o legado do cinema independente de baixo orçamento, o legado de acreditar em seus projetos e colocá-los no mundo mesmo sem grandes perspectivas de retorno.

É uma leitura longa e densa que o faz terminar com o coração cheio de carinho e esperança por novas obras simples e geniais como a que começou tudo isso.

Luis.Gengibre 05/01/2022

O que Michael Myers faria?
O livro é um compêndio excelente para estudo de caso sobre produções cinematográficas, principalmente uma franquia longeva no gênero do horror slasher. O motivo de cada filme ter vindo a ser está em cada detalhe durante sua realização e a resposta do público, na maioria das vezes, foi equivalente ao comprometimento e fidelidade dos envolvidos nas cadeias de comando. Gostei muito do livro, apesar de que sinto que seu momento de lançamento foi impróprio, por mais que se paute nos 40 anos de franquia. Acho que esperar mais um pouco para os "H45 years" e ter um dossiê sobre os próximos dois filmes da última trilogia não seria tão custoso e teria mais méritos. Também acredito que o livro de aprofunda demais em seus temas, sendo assim, apresentando pouco contexto sobre o mercado literário de adaptações de filmes, bem como outras funções na indústria cinematográfica, pecando também na falta de curiosidades menores que já são território comum para aqueles que sabem compreender o inglês e exploraram o território dos "vídeos-ensaios" sobre a franquia e o gênero que ela está inserida a exaustão.
As pessoas que amam Halloween comprarão o livro para tê-lo na estante, mas compreendê-lo e absorver de uma forma mais proveitosa custará algumas relidas do lado de um bloco de notas.
Também acredito que a inserção de fotos dos atores e atrizes, diretores e produtores ao lado de seus nomes nas primeiras menções no texto ajudariam um bocado. Como vim a descobrir que um livro semelhante de "sexta-feira 13" falará somente do primeiro filme me senti desmotivado a comprá-lo em comparação a este que tratou bem da franquia como uma unidade.
Luis.Gengibre 06/01/2022minha estante
Podia ter mais extras também, a carreira do John Carpenter é interessante, mas ainda me deu a sensação de que mais coisas poderiam ser ditas.

Cezarin 11/07/2022

Perfeito para colecionador e fã da franquia
O livro em si aborda todos os filmes até Halloween Kills... a leitura foi um pouco lenta pelos inúmeros detalhes que possui, mas com esses detalhes é possível aprender bastante sobre a franquia, o que deixa o livro muito rico.
Os pontos negativos começam pelo tamanho físico do livro e o peso, deixando a leitura mais desconfortável. Após alguns capítulos lidos, o livro se torna monótono, pois todos os capítulos possuem a mesma sequência lógica e sub-partes: retomada do capítulo anterior, sinopse do filme, produção, curiosidades, imagens, cenas deletadas, críticas, entrevistas. O que muda é que cada capítulo é sobre um filme em especifico.
Mesmo com os pontos negativos, a leitura é super válida para os fãs, colecionadores quem quer aprender sobre cinema. Desta forma, considero o livro muito bom, pois atende seus objetivos.

mauricio.sperb 03/02/2023

Um apanhado muito completo e muuuito interessante de todas as mídias que existem da franquia Halloween.

O livro fica um pouco repetitivo depois de um tempo por seguir sempre a mesma estrutura, mas acredito que ele tenha sido feito para intercalar a leitura com os filmes, o que deixaria mais dinâmico.

É triste não ter entrevistas com os grandes nomes da franquia como o próprio Carpenter ou Jamie Lee Curtis, mas ainda assim é uma obra completíssima, ótima de ler!

Jana 17/04/2023

Para fãs
Já é um grande presente para nós, fãs, mas aí a escrita tinha que ser tão maravilhosa? Amei demais!

Os autores escrevem de um jeito, simples se ser entendido com bom humor e sem pretensão...bom demais!

Acho que na faltou nenhuma curiosidade, foi contado tudo e absolutamente tudo de todos os filmes ?

Mas apesar de tudo de bom, fica muito claro que é uma franquia muito bagunçada e castigada pelos exageros de continuações, infelizmente.

Seguirei sendo fã apesar de qualquer defeito :)

Everton.Paulo 22/10/2022

O legado de Michael e Laurie
Conheci Michael Myers quando meu irmão trouxe umas fitas alugadas e, entre elas, Halloween 4. Como era uma sequência, não conhecia nada da história e achei, do alto de minha ignorância, que tratava-se de uma cópia de Jason Vorhees. Mal sabia que Michael era sua inspiração. E fiquei assustado com aquele assassino em série de máscara branca perseguindo a própria sobrinha, uma criança. Com o passar do tempo fui conhecendo melhor a série, suas sequências boas e ruins, e Laurie, interpretada pela maravilhosa Jaime Lee Curtis.
Aí passei a entender a importância dessa franquia para o cinema de terror.
Ao ler esse livro-documentário sou levado aos bastidores com muitas histórias e curiosidades sobre os filmes.
Semana passada assisti ao filme mais recente da franquia, uma das sequências não tão boas, mas ali a relação entre assassino e garota final parece ter sido derradeiro.
Quanto ao livro, sem palavras. O cuidado da pesquisa, as entrevistas e fotos são de ótima qualidade. Já está entre os favoritos do ano.

Rosália Salvatore 25/06/2022

Sempre fui muito apaixonada por todos os filmes da franquia Halloween, adoro assistir a pelo menos um dos filmes quando chega o 31 de outubro, mas nunca parei para ler nada sobre qualquer coisa dos bastidores dos filmes.

Foi uma experiência muito boa passar a conhcer mais intimamente sobre os filmes que sempre fizeram parte da minha vida, e entender o porque de algumas coisas nunca terem ido adiante, o motivo de tantos recomeços, e tudo mais que envolve a franquia.

lestatdelioncourt 15/10/2022

ótimo presente para os fãs
como grande fã de halloween, não pude deixar passar essa leitura antes da conclusão deste ano, tem diversas informações dos bastidores de cada um dos filmes, críticas da época, fotos, entrevistas, o projeto gráfico também impecável, é um banquete para quem quiser conhecer mais sobre cinema e produções

minha única reclamação mesmo é que não é tão confortável de ler pelo fato do livro ser grandão e pesado, mas valeu a pena acompanhar

Thiago548 09/01/2024

Perfeito
Acima do texto.... a capa dura, as fotos , desenhos e organização de uma obra de um grande clássico que fez parte da minha infância

Báh 12/12/2022

Maravilhoso!
Repleto de informações, curiosidades,fotos dos filmes e ilustrações belíssimas, um dos livros mais bonitos da minha estante.
Um presente para os fãs da saga de Michael Myers!

letciiaz 13/03/2023

Uma obra prima para os fãs
Muito legal saber tudo que se passou nas produções dos filmes de Halloween. Adorei ler as curiosidades e entrevistas