A Violeta de Vênus

A Violeta de Vênus Mishal Katz

Resenhas - A Violeta de Vênus

resenhasdajulia 31/10/2021

Muito interessante
Um jovem incapaz de integrar sua existência à vida sofre o abismo que há entre o ser e o seu viver. Feio, azarado e sem talentos, julga-se açoitado pelo destino, injustiçado pela natureza a qual passa a confrontar.

Esse livro foi uma experiência totalmente diferente para mim, por ser escrito em versos e fugir da minha zona de conforto. No começo foi um pouco confuso, mas logo fluiu melhor.

Achei um ótimo livro, e com várias reflexões!

Lelouch_ph 10/01/2022

Sei nem como falar mal dessa obra.
Preciso primeiramente admitir que para mim, uma pessoa acostumada a ler prosa, foi uma leitura bastante complicada por se tratar de um romance em forma de poesia. Entretanto, é uma leitura muito agradável depois que se acostuma com as descrições líricas que não se deve de forma alguma ler de forma literal, pois muitas vezes são devaneios do protagonista descrevendo o cenário e você precisa traduzir isso como der pra fazer sentido. A parte que mais gostei foi do pesadelo que o protagonista tem, a autora se inspirou muito no inferno de Dante e a Atmosfera dessa parte realmente nos deixa apreensivos apesar de que você fica o tempo todo dizendo pra si mesmo: É só um pesadelo desse retardado, não é possível. Um ponto interessante pra obra é o fato do protagonista também ser poeta, o que torna bem... Como posso dizer?... Fantástico talvez, pois estamos lendo a vida de um poeta sem nome por seus olhos em uma poesia de 360 páginas. Ao mesmo tempo, a maioria dos leitores vão se enxergar no protagonista que é alguém sem esperança no futuro e sem qualquer espécie de amor por si ou pelos outros, com exceção do amor ao próximo, pois ele nos prova seu altruísmo no início e a obra inteira é uma jornada de autoconhecimento do mesmo. Os personagens conseguem cativar ou ao menos nós fazer sentir algo por eles, principalmente raiva, tornando uma leitura bem emotiva para o leitor. A autora se inspirou em diversos poetas e bastante na mitologia grega se me recordo bem, a própria deixa um posfácio explicando a construção da obra além de agradecer o leitor por chegar até ali. Eu como já disse em outra resenha de uma obra dela, terminei satisfeito e mais apaixonado ainda pela escrita dessa mulher que pode se tornar uma das grandes escritoras de nosso país se continuar neste ritmo. Desta vez não possuo nenhuma crítica a obra, até porque meu forte não é poesia, ainda mais uma poesia em forma de romance, ou seria o contrário? Outra coisa que a obra me lembrou foi uma light novel japonesa, chamada Maou Maoyuu Yuusha que não possui nomes em seus personagens e todos são tratados por seus títulos, apesar de que aqui nem títulos eles possuem, e mesmo assim você aprende a diferenciar cada personagem só por sua personalidade. Enfim, deem uma chance a essa obra, não vão se arrepender.

Lusia.Nicolino 06/10/2021

Conhecer quem importa conhecer
Há muito de experimental em A violeta de Vênus. Você entra em uma espiral de acontecimentos e, pelo estilo de narrativa, que faz uma mistura de versos, diálogos adivinhados, rimados, uma construção ora bastante coloquial, ora mais sofisticada, vai conhecendo quem importa conhecer.
Há mundos diferentes, expectativas diferentes, universos que nada tem de paralelo, acontecem ao mesmo tempo e, em alguns momentos, em horas bem impróprias, por assim dizer. Katz brinca com efeitos não só de linguagem, mas também com recursos gráficos que ajudam a compor um cenário para a ação. Ficaria interessante roteirizado como peça de teatro. Para ter uma história mais clara, uma ideia do que acontece com nosso personagem central, é preciso peneirar a história depois de concluída a leitura. Eu gosto do jogo de palavras, mas o recurso de usar várias delas começando com a mesma letra – em uma narrativa já experimental – pode cansar um pouco. Vale a experiência. Eu gostaria de ler, em breve, uma nova história trazida à luz de uma forma mais clássica, seria outra forma de experimentar. E você? Quando foi a última vez que leu algo fora da sua zona de conforto?

Quote: "Nada tenho o que fazer com a vida
Que me desafina a cada tom.
Tudo me vem já de partida,
Tudo me invade, solidão.
Minha estrada é bipartida
Entre o engano e a ilusão,
Como a pátria exilada
de um hino sem canção.
Artista? Eu? Não, que nada."

Bruna.Caroline 27/10/2021

Acho que não curtir muito por ser em forma de poesia, tive uma dificuldade para me acostumar rs. Mais tem umas boas reflexões aí ué vale apena conferir.

Livros de Cabeceiras 19/10/2021

A Violeta de Vênus
Beleza e feiura, amor e ódio, justiça e injustiça, criador e criatura, liberdade e destino são algumas das metades contraposta neste romance em versos com diálogos rimados cujas personagens se expressam por soneto, trova, cordel, entre outros estilos poéticos.
A leitura desse livro foi uma experiência totalmente nova para mim. Katz nos leva a uma história narrada totalmente em forma de versos, com diálogos e narrativas rimados.
No ínicio da história eu admito que estava um pouco perdido na forma como o livro foi escrito, mas com o decorrer da leitura eu fui entrando na história e finalmente entendo a proposta de Katz com esse livro.
Não estou acostumado a ler histórias narradas em formas de versos, mesmo conhecendo alguns livros escritos assim, por isso o meu estranhamento com a escrita.
Nesse livro Katz narra a história de um jovem que se julga incapaz de se integrar a sociedade e vive em um apartamento com seus pais até o dia em que conhece seu novo vizinho e sua namorada. A história começa a se desenrolar a partir daí.
Em certos pontos da história eu fiquei um pouco perdido, não sabia o que era narrativa ou delírio do personagem, mas os diálogos são bem diferenciados, mas não tem nenhuma indicação de quem é que está falando, isso requer um pouco de atenção do leitor.
Quando eu terminei o livro, percebi que apesar de a premissa dele parecer simples, a forma como ele escrito faz com que a história se torne fantástica, Katz usa várias formas de poesia, entre elas uma onde todas as palavras do verso começam com a mesma letra, desculpe, não sei como se chama.
Recomendo muito essa leitura para muitas pessoas que gostariam de sair da sua zona de conforto, não pela história, mas sim pela sua escrita.

site: https://www.instagram.com/p/CVBWGMDLkR3/?utm_source=ig_web_copy_link

Kah 12/10/2021

VERSOS, DIÁLOGOS RIMADOS, SONETO, TROVA E CORDEL NO ROMANCE DE MISHAL KATZ 'A VIOLETA DE VÊNUS'
Quando recebi a proposta de leitura da obra não imaginei o que encontraria. Não sou muito adepta a ler sinopses, então fui no escuro.

Não consigo fazer um comparativo, porque o enredo trás sua singularidade. Para quem não tem muita afinidade com poesias, rimas e ritmos terá uma certa dificuldade para conseguir entrar no enredo e absorver a trama.

Confesso que eu tive dificuldade para iniciar, para ser sugada pela estória e os versos que a compunham. Em alguns momentos foi preciso fazer uma pausa para a mente relaxar, porque apesar de ser o seu diferencial linguístico, ele também se torna cansativo.

Houve alguns capítulos que só quis que acabasse logo, outros que tive uma certa dificuldade de entrar em definitivo na estória. Um dos capítulos que mais me chamaram a atenção foi a parte em que a moça que o rapaz conheceu decidiu contar a sua vida, falar um pouco de como foi sua existência até ali e como a mesma chegou aonde estava. E apesar de ter expressado e falado que sofreu violência física, psicológica e estupro, eu não consegui me sentir sensibilizada no início.

Resenha completa no link:

site: https://karolinibarbara.blogspot.com/2021/10/versos-dialogos-rimados-soneto-trova-e.html

Leonardo 21/11/2021

Incrível
Pra mim, alguém que escreve desse jeito, em diálogo em forma de poesia, tem uma habilidade sem tamanho, ainda mais porque consegue passar ao leitor um entendimento, não são só palavras jogadas pra rimar. Tem um sentido em tudo. Gostei muito.

@literariame 09/12/2021

Gatilhos: estupro, prostituição, violência, suicídio, depressão.

Em A Violeta de Vênus, temos a história de um jovem e desiludido poeta. Por meio de versos livres, o acompanhamos enquanto sua vida sai dos trilhos e o leva por um caminho intenso e completamente desconhecido.Vemos sua busca por autoconhecimento e suas batalhas externas e internas entre luz e trevas.

É só esse o tanto de sinopse que vou dar pra vocês, realmente não tenho muito como me estender nessa parte. Mas na Amazon vocês podem encontrar uma sinopse mais completa!

A forma que a linguagem é utilizada nesse livro é impressionante. Katz brinca com as palavras, com a língua, formando falas por meio de poemas.

Temos aliterações incríveis, rimas bem feitas, poesia concreta e muitas referências.

O livro faz referência a grandes clássicos, como Odisseia, Paraíso Perdido e A Divina Comédia. Achei tudo muito bem trabalhado. As referências são sutis durante o texto, só quem está prestando atenção e conhece um pouco sobre os temas consegue captar todos os sentidos. Então fiquei *atenta* na leitura inteira, para não perder nadinha.

Eu achei fantástica uma passagem específica, em que temos uma escalada que passa pelos sete pecados capitais. Que cena bem-feita!!

É um livro que dá muito gosto de ler. Dúvido um estudante de Letras ler isso aqui e não amar. Chegou a me dar vontade de parar e analisar o texto todo, gente.

No final, o autor explica cada escolha que fez para a estrutura das falas e fala mais sobre as referências e inspirações. Amei essa parte "extra" também!

Foi meu primeiro contato com esse formato de romance, o de prosa em verso, versos livres. Gostei muito de começar por esse livro! Não cheguei a me apegar aos personagens, mas em várias passagens eu fiquei vidrada com o que os personagens estavam narrando.

Nayana 21/11/2021

Conversa em poesia; único e original!
Esse livro me surpreendeu com sua originalidade de forma, acho que nunca li algo tão diferente. Ele realmente entrega uma conversa em poesia, mesclando história contada com autorreflexão, de uma forma muito criativa e profunda. Possui temas difíceis em uma escrita lírica, algo um tanto inusitado sendo também uma espécie de romance.

Pode ser uma leitura fácil, mas também pode te entregar muito mais que uma leitura agradável, a depender do quanto se aprofunda na experiência. A estrutura foi muito bem construída e a nota final do livro te mostra o quanto você pode ter deixado escapar sobre a importância da estrutura poética para o entendimento dos personagens.

Eu, como desconhecedora do hermetismo, me surpreendi ainda com os elos criados. Eu tive esse sentimento de vínculo e de fluidez na leitura, mas também me achei um pouco ausente no entendimento de alguns trechos, acho que essas inferências acabam não se comunicando com quem já não tem um conhecimento do tema, mas o que de fato não prejudicou minha leitura, gostei e recomendo para leitores mais ousados e que querem experimentar um misto de sentimentos durante a leitura!

Um ponto da minha experiência com esse livro foi que demorei para entender a capa do livro, e também seu título, diferente de muitos livros que já são “entregues” desde o primeiro contato, esse livro te envolve nessa curiosidade até o final, e definitivamente não pode ser julgado pela capa.

Heloisa.Alexandre 10/11/2021

Críticas sociais necessárias
? O p?ss?do é cois? do sentimento, o presente é cois? d? ?ç??o. O futuro é cois? do pens?mento, m?s ?s cois?s, o que s??o??

? Antologia de poemas tão inteligentes e cada um passa uma ideia incrível!

? Eu confesso que não sou a maior fã de poemas, ainda li muito pouco. A Violeta de Vênus é especial, porque traz críticas sociais engajadas o que eu achei uma sacada ótima na história.

? Tiveram alguns poemas que eu não gostei tanto e achei um pouco confuso, porém isso é totalmente normal e fico feliz que gostei da maioria dos poemas.

? Outra fato que eu gostei é a presença, também, de poemas concretos. Que dão ainda mais um brilho para o livro.

? A Violeta de Vênus deve ser lido por todos que gostam de poemas e até os que não gostam tanto, creio que vocês vão gostar. Porque são poemas muito pertinentes e necessários!

Ju Andrade 29/09/2021

Que livro!
A Violeta de Vênus é sensacional. Tem uma premissa aparentemente simples, mas que ainda assim conduz o leitor por caminhos surpreendentes. O ritmo é frenético e a narrativa me prendeu de um jeito que até quero deixar um conselho aqui: comece a ler cedo e com tempo disponível, porque esse é um daqueles livros difíceis de largar!

olajana 14/10/2021

WOW
É dessa forma que eu começo essa resenha, com um grande WOW.

Esse livro tem uma escrita impecável, eu fico imaginando o quanto deve ser sido trabalhoso escrever ele com cada rima, cada trova, cada soneto, cada cordel e entre outros estilos poéticos presente nele.
Sério, Mishal está de parabéns.

Não é o tipo de leitura que eu estou acostumada, com certeza não estou, nos primeiros 50% do livro tive muita dificuldade em ler, eu lia duas páginas e já cansava, mas não porque o livro é ruim, muito pelo contrário, como eu disse, é impecável mas é uma escrita totalmente fora do meu conforto, porém a partir do momento que comecei a entender realmente o que estava rolando, consegui imergir bastante na história e entender o que estava acontecendo com o protagonista, um poeta com sérios problemas de amar a si mesmo e revoltado com o mundo a sua volta.

Não quero me alongar pois não é minha intenção dar spoiler mas darei um ponto positivo e um ponto negativo para a minha experiência com a história.

Ponto positivo: o livro inteiro te faz pensar, conhecer até novas palavras, é muito reflexivo sobre a vida, o porquê da existência da vida, o porquê existimos e eu acho incrível, te levar a pensar em tudo.

Ponto negativo: capítulos enormes kkk isso me deixou bastante apreensiva mas é uma coisa minha, eu prefiro capítulos menores, mesmo que tenha 50 capítulos, se eles forem curtos, não muito longo, não muito pequeno kkk e também no final do penúltimo capítulo fiquei um pouco confusa com o que aconteceu, confesso que queria um pouco mais de detalhe porque eu fiquei: ué, o que rolou? (não posso falar o que é porque é spoiler kkkk).

Mas a obra em si, é impecável, recomendo super para sair da sua zona de conforto.
Mas saiba que tem gatilhos de tentativa de suicídi0, pensamentos autodestrutivos, violência doméstica, m0rte.
Sempre bom procurar os gatilhos antes de começar um livro.

oieamare 02/11/2021

Para todos aqueles que se decepcionaram com a vida.
O que dizer sobre esse livro? É simplesmente uma terapia do início ao fim.
Uma história sobre perdão, sobre aceitação do grande mistério que é a vida.

Muito emocionante, chorei nas últimas páginas, mas também pesado e realista. É dois socos no estômago a cada devaneio do personagem.

A escrita pode assustar no início. Confesso, é diferente, por vezes arrastada e um pouco rebuscada, mas ela flui e te leva a muitos devaneios também.
Muito bom!

Will 19/10/2021

Ótima experiência!
Ler A violeta de Vênus foi uma grata surpresa. Um livro que me levou pra fora da zona de conforto, me surpreendeu positivamente e extrapolou em muito a expectativa inicial.
Não sou acostumado a ler poesias, e quando comecei, minha mente retornou ao período da minha adolescência, no trauma de nunca ter saído do Purgatório de Dante. Eu estava bem empolgado com a ideia do livro, num ótimo estado de espírito e disposto a ter a melhor experiência possível com essa leitura de uma área praticamente nova pra mim.
O trabalho da Katz é incrível. Imagino o tamanho do esforço pra se produzir uma poesia usando regras complexas, usando de um vocabulário belo e riquíssimo (me fez consultar o dicionário algumas vezes...:), utilizar muito de jogos de linguagem, simbolismo e saber entregar sentimentos reais sem perder a estrutura planejada.
Não são apenas palavras rebuscadas, um amontoado de pequenas frases poéticas. Existe muita dedicação e pesquisa, mas também existe coesão, uma simbiose da história, e principalmente, alma.
Muitas vezes, me peguei ansioso pelo meu tempo livre pra seguir a história. Os personagens te envolvem, é um livro muito íntimo. Acredito que qualquer um vá rememorar algo de seu passado, sejam sensações, lembranças propriamente ditas ou pessoas próximas que remetam aos diálogos profundos ali reproduzidos.
A Violeta de Vênus tem infinitos caminhos a se descobrir, refletir, encantar e sentir. É um livro que transcende o objetivo inicial. Ele abrange muito do íntimo, dos sentimentos e do místico, ao mesmo tempo que nos premia com momentos leves destinados a proporcionar algumas risadas. O profundo e o cômico não são opostos, mas complementares, capazes de trabalhar juntos pra alcançar uma experiência elevada. Sinto dizer, Katz, mas tua obra acabou expandindo em tantas possibilidades que vai permitir que leitores perspicazes cheguem a conclusões que até tu mesma deixou escapar :). O bom discípulo sempre supera o mestre e o bom livro sempre foge do controle do escritor...
Concluindo, fica entre os melhores livros que li neste ano, perto de muito peso pesado da literatura mundial. Uma obra intimista, instigante, prazerosa de ler, muito intensa de apreciar se for entregue a dedicação necessária. O capítulo final é um trabalho esplendoroso, uma verdadeira obra de arte composta por um artista completo, uma demonstração dos múltiplos talentos e capacidade de adaptação da escritora. Voltarei a ler mais dela no futuro!