Reformadoras

Reformadoras Rute Salviano Almeida...

Resenhas - Reformadoras

Dayse.Ariane 09/11/2021

5 ?, sem dúvida.
Um livro de leitura fluida, com muito aprendizado e reflexão.
As autoras trazem histórias de mulheres que influenciaram na reforma e com certeza influenciam nossas vidas até os dias de hoje, desde simples escritoras apologetas até membros da realeza. Mas o que estas mulheres tinham em comum? Uma sede pela Palavra de Deus e por anunciar os feitos do seu Salvador Jesus, corações sedentos pelo seu chamado. Elas não buscaram reconhecimento, mas são reconhecidas até hoje pelo seu amor e fidelidade a Deus. Deixaram um legado precioso e inspirador. Amei a leitura. Recomendo a obra com toda a certeza.

Rafael1548 17/11/2023

Bom para começar os estudos, mas não pode parar nesta obra.
Tirando a tentativa inicial de lacrar dizendo da dificuldade das mulher ao ensino o que não se sustenta pois a sociedade era composta majoritariamente de trabalho braçal e o maio aglomerado de analfabetos ficavam entre homens e crianças, o Livro demonstra um dever da Igreja de não esquecer as grandes mulheres de Deus no decurso da História. A lacração logo se esvai quando começa a falar de mulheres esposas de eruditos, do alto escalão social e até rainhas.

A obra segue um formato devocional (literalmente 10 paginas para cada personagem) e divide-se em 4 grupos de atuação e em cada destaca-se 3 mulheres, totalizando 12 histórias de grandes mulheres da História do Cristianismo.

Um grande aprendizado é que o lugar da mulher é onde DEUS quer e não onde ela quer. Assim como DEUS tomou Adão e o colocou no Jardim para cuidar e arar, assim deve ser uma mulher verdadeiramente tomada por DEUS.

Adri 14/11/2021

Houve luz em meio a trevas.
Uma leitura mais que necessária, as autoras nos transportam a um período marcante da história da reforma protestante, somos levadas numa jornada incrível pela vida de mulheres pouco conhecidas até então, mas que sempre estiveram ali presentes quer como apologetas brilhantes, rainhas e princesas destemidas e mulheres que exerceram seu chamado oferecendo abrigo a irmãos na Fé perseguidos pela inquisição e auxiliando seus maridos como companheiras idôneas.
A obra nos confronta, nos constrange, nos faz refletir sobre nosso próprio papel no crescimento do reino de Deus e a propagação de sua palavra. A leitura nos leva por muitos momentos também sombrios da história, momentos de perdas terríveis para essas mulheres, de dores, de reconstrução de vidas, mas sobretudo da manutenção de uma fé inabalável que sempre esteve firmada na Rocha maior que qualquer uma delas. Enfim, um trabalho maravilhoso, desafiador e que coloca as mulheres no lugar proeminente que nosso Senhor sempre as colocou, de dignidade e valor como sua imagem e semelhança. Super recomendo a leitura!!

Medica Leitora 31/10/2022

Precisamos divulgar suas histórias d vida, perseverança e fé
Que livro essencial e edificante!!!????

?Por mais que a voz de muitas mulheres seja calada e não se tenha em vista a equidade cristã, não podemos cruzar os braços. Precisamos continuar anunciando Cristo, o Salvador e Senhor da História.
Auxiliadas pelo Espírito Santo, nós, mulheres cristãs, devemos seguir adiante, deixando um legado de amor, fé, fidelidade a Deus compromisso com o evangelho de Cristo.?

Super indico a leitura!!!??

Nara LG 20/12/2022

Revolucionário!
A caminhada com Deus, com toda certeza, não é a mesma depois desse livro. Enquanto a religiosidade separa, a ?religião do amor? AGREGA!

Van_woods 28/03/2022

Reformadoras
O livro é bem dividido com a biografia de algumas mártires que influenciaram e construíram junto aos homens da época, a Reforma Protestante.

Aleckssandra0 19/12/2022

Reformadoras
A reforma protestante foi muito importante para o cristianismo, porém, além das figuras masculinas tipicamente lembradas, como Lutero, Calvio e Armínio, diversas mulheres também foram fundamentais e tão importantes quanto para a reforma. Por isso as autoras trazem nesse livro a história de mulheres que mesmo com diferentes posições sociais e com a sociedade querendo as calar continuaram firmes na luta pela reforma e para que todos pudessem conhecer a Cristo.

Ingrid Faria 30/12/2021

Mulheres participativas na história
O trabalho da Rute Salviano Almeida e Jaquelina Sousa Pinheiro foi impecável. Algumas mulheres da nobreza participantes de uma causa que para elas valia completamente todo o esforço.

É um livro que as mulheres precisam ler. "A cada dia, o justo cai sete vezes e se levanta novamente. Deus não quer a morte do pecador, mas a sua conversão e vida."

Monique Baliza 07/03/2022

Muito bom conhecer história de mulheres que participaram da Reforma. O livro nos apresenta algumas mulheres que lutaram e defenderam a Reforma com muita coragem, determinação, inteligência e amor, são relatos inspiradores que toca e edifica o leitor.
Foi uma boa leitura ?

Paulinha 28/09/2023

Mulheres convictas e diretas
Que livro maravilhoso, e brasileiro!!!
As autoras trazem aspectos históricos sobre a reforma protestante com foco nas mulheres da reforma. A leitura é muito fluída, e aprendemos tanto não só sobre as mulheres, mas sobre a reforma no geral.
Mulheres decididas que não baixaram a cabeça para as heresias do catolicismo, escreveram cartas, poemas, livros, em tom direto, chamando a atenção dos homens que permaneciam no erro.
Como sofreram, como lutaram, que mulheres de fé. Devemos nos questionar se hoje valorizamos o legado deixado por elas.

VS06 09/08/2023

Rute Salviano e Jaqueline Sousa Pinheiro escrevem sobre as mulheres que influenciaram na Reforma do séc. XVI em diante. Essas mulheres atuaram corajosamente como escritoras, apologistas, nobres ou simplesmente apoiando reformadores no papel de esposas.
“A Reforma não modificou o papel tradicional da mulher, limitado às tarefas domésticas, à educação dos filhos e ao silêncio na igreja . Contudo, o compromisso religioso, a leitura bíblica — que lhe abriu a porta da educação —, a perseguição e o martírio devolveram-lhe a sua principal atribuição como cristã: o de comunicadora da fé.” (pág. 24)
São mulheres como Olympia Morata, Joana IV de Navarra, Catarina Zell, Catarina von Bora (mulher de Lutero) e Idelette de Bure (esposa de Calvino).
“Apesar de em todas as mulheres haver imperfeição, os homens também não estão isentos dela. Por que é necessário criticar tanto as mulheres, visto que nenhuma mulher jamais vendeu ou traiu Jesus, mas sim um homem chamado Judas?” (pág. 159)

Hilma.Santos 04/04/2022

Seja uma reformadora
super recomendo esse livro das escritoras Rute Salviano e Jaqueline Souza Pinheiro,onde pra mim foi uma grande descoberta conhecer a história de mulheres que ajudaram na reforma, foram esposas excelentes para seus maridos, e não negaram sua fé, foram decapitadas, sofreram bastante, foram injuriadas, más permaneceram firmes na fé genuína no Deus todo poderoso....

uma excelente obra, escrita para quem deseja saber e aprender de como era a vida dessas mulheres reformadoras

Reh 10/04/2022

QUE LIVRO INCRÍVEL!! Quando se fala sobre a reforma protestante os nomes citados são sempre de homens como Lutero ou Calvino, e eu sinceramente não fazia ideia que existiram mulheres que lutaram e impactaram o mundo com atitudes valentes e corajosas. Porque as pessoas não falam sobre elas??! Enfim, quem lê esse livro fica adimirado e inspirado com tamanha força e luta feminina no protestantismo.