Poison for Breakfast

Poison for Breakfast Lemony Snicket

Resenhas - Poison for Breakfast

Nifrido 29/09/2021

Nessa manhã eu tomei veneno no café da manhã
Quem diria, um livro de filosofia de Lemony Snicket. Uma investigação que se torna pura metafísica, abordando assuntos como a morte e nosso papel nesse universo.
MUITAS referências literárias estão contidas nesse livro, e o Sr. Snicket faz questão de nos contar cada uma delas após a leitura.

Humor gótico do autor presente demais na obra, e gostaria muito de que Snicket continuasse mais nessa pegada de literatura adulta. Um dos melhores do ano!

Coruja 02/12/2021

Tenho um carinho especial por Desventuras em Série e pela maneira como Lemony Snicket, pseudônimo de Daniel Handler, conta uma história. Faz muito tempo que ele não entrava no meu radar, contudo - não até receber uma newsletter de lançamentos do Goodreads e me deparar com esse título.

Tudo começa com o narrador encontrando um bilhete avisando que ele tomou veneno no café da manhã. Claro que isso o abala profundamente e nos capítulos seguintes, ele reflete sobre sua (possível) morte e tenta descobrir quem e como foi envenenado nos lugares que fornecem os itens de sua refeição matinal:

chá
com mel,
uma fatia de pão tostado
com queijo,
uma fatia de pêra,
e um ovo perfeitamente preparado.

Poison for Breakfast não tem exatamente um enredo lógico que se seguir. É um mistério, mas não do tipo que você consegue seguir as pistas para revelar o perpetrador. É filosofia, e bibliofilia, longas elucubrações sobre a morte e imaginação, sobre criação e outras tangentes históricas, e possui algo também do espírito de um dicionário (uma característica, aliás, da forma de escrever do autor). É difícil encontrar uma maneira de explicá-lo, e é essa estranheza que o faz tão fascinante.

Talvez a melhor maneira seja pensá-lo pela ideia que ele mesmo apresenta, de que enormes questões filosóficas não foram concebidas para serem respondidas, mas apenas para fazer você pensar. No fundo, no fundo, a busca por respostas sobre o veneno no café da manhã é uma busca por respostas sobre a vida.

E com listas! Algo que é sempre importante na minha opinião (pessoa obcecada com listas aqui escrevendo).

Snicket é um daqueles autores que você nunca sabe bem o que esperar. Eu fui pega de surpresa pelo lançamento do livro - o que é bom, não tive tempo de criar quaisquer expectativas - e me surpreendi ainda mais com a leitura. Mesmo os padrões repetitivos da narrativa em fluxo de consciência imprimem um efeito calmante inesperado: o ritmo do texto me deu uma sensação de entrar em um transe meditativo.

Em suma, Poison for Breakfast é singular e delicioso, espantoso e desnorteador. Leitura rápida, que você termina já querendo recomeçar. Adorei!

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/12/poison-for-breakfast-questoes-que-nao.html

Bouzada0 27/09/2021

sem dúvida nenhuma é um dos meus livros favoritos
é gostoso de ler, é divertido, é confuso e é encantador
me prendeu demais e o final me surpreendeu muito, fiquei muito reflexiva com muitas falas do autor e com certeza vou reler muitas vezes pra pensar melhor em todas as temáticas que ele aborda, principalmente a morte, algo que me assusta muito ainda

Lune 29/06/2022

meh
Decidi começar o livro por conta do autor mas não foi muito a minha vibe.

Livro curtinho com um teor filosófico.

?We do not understand anything but we should try our best to understand each other.?

Beatriz Tiemi 14/04/2024

O livro me ganhou nas primeiras páginas. A escrita leve e divertida do autor é simplesmente perfeita e te faz fluir com rapidez por entre as páginas do livro.

Deixando assim assuntos importantes a serem tratados com uma forma mais fácil, e em momentos bastante filosóficos que me transportou direto pra minhas aulas de seminários.

É um livro muito bom de ler, curtinho e ainda sim nos coloca pra refletir. Sai um pouco da minha bolha que geralmente leio, mas recomendo muito.

ares 04/05/2023

Uma leitura leve e divertida.
O livro aborda temas como morte e outras questões filosóficas de forma sutil, com um plot twist (nem tao twist assim, já que é possível prevê-lo ao longo do livro) no final que deixa a obra até meio cômica
Gostei bastante da escrita do autor.

BiaW 03/01/2024

Bewildered
Em ?poison for breakfast? Lemony falafel de vida, morte, literatura, filosofia, as 5 formas de cozinhar de ovos e muito mais.

Nunca tinha lido nada do Lemony Snicket, e simplesmente me apaixonei pela escrita dele. Fácil de ler, cômica e criativa. Dei risadas sinceras durante a leitura, e, alem disso, me fez pensar muito.