Dopamine Nation

Dopamine Nation Anna Lembke

Resenhas -

Leticia2063 06/01/2023

Adorei a leitura. A autora trouxe um assunto técnico aplicado ao comportamento humano e a forma com que a dopamina (um dos nossos neurotransmissores) acaba sendo uma das responsáveis pelo processo de gratificação alterando assim, nossos hábitos e comportamentos.
A autora aborda como essa busca frenética com prazer está nos prejudicando levando ao vício e ao sofrimento. Uma leitura muito interessante que nós faz pensar sobre nossos hábitos.

MAlAfica 02/03/2022

Leitura muito interessante, para entender o que é a dopamina, como ela age no nosso cérebro, de um ponto de vista psiquiátrico.O quão importante ela é, e tambem como ao longo dos anos estamos nos tornando viciados em atividades que nos mantenham entorpecidos da realidade, e os efeitos disto.

Mari 25/07/2023

Confesso que esperava mais da leitura. O livro tem como objetivo mostrar as formas de ação da Dopamina no nosso organismo e como as pessoas podem encontrar o equilíbrio diante de um mundo com muitos estímulos. Porém, a autora utiliza muitas histórias de pacientes para exemplificar o conteúdo, o que impede que aconteça uma análise mais aprofundada do assunto. Eu entendo que o livro foi escrito com o intuito de cobrir um público mais abrangente e que talvez não tenha conhecimento técnico, mas creio que ainda assim faltou uma abordagem mais científica e detalhada sobre a dopamina e seus desdobramentos.
Jano 22/09/2023minha estante
Concordo com sua resenha. Também achei que ela deixa algumas pontas soltas, por exemplo: entendi que a principal tese do livro é de que o fácil acesso contemporâneo a coisas que geram prazer tem feito de todos nós, em maior ou menor grau, "viciados"... porém senti que ela não consegue conectar muito bem as histórias de seus pacientes, com vícios graves, alguns deles envolvendo substâncias químicas, com outros tipos de comportamentos compulsivos, como com o uso de smartphones ou até mesmo a própria história dela com os livros de romance. Tem até um trecho em que ela mesma levanta a questão de "como se livrar de vícios em coisas que não podemos cortar totalmente das nossas vidas, como celulares, comida e sexo", mas essa questão nunca é respondida (ou, pelo menos, eu não consegui compreender a resposta)...

teixeiraluciana 14/09/2023

Acaba
Este livro só tem um probleminha: ele acaba! E quando você menos espera. Amei a leitura do início ao fim e fiquei surpresa que mais de 40% é composto por notas e referências bibliográficas. Vale muito a pena!!

Fabrício Franco 20/02/2024

Interessante
Uma obra que vai na interseção entre neurociência, psicologia e cultura contemporânea. Lembke apresenta sua análise sobre como a busca incessante por prazer e gratificação instantânea está moldando nossas vidas na era digital e da fácil acessibilidade a drogas recreativas e comportamentos viciantes. A autora não só explora os mecanismos neuroquímicos por trás desse impulso, mas também examina as implicações sociais e individuais desse fenômeno. Com uma mistura habilidosa de ciência, histórias pessoais e análises culturais, Lembke oferece uma reflexão provocativa sobre a natureza humana e os desafios contemporâneos para o bem-estar mental.

Lucas.Eduardo 17/04/2022

Seeking pleasure, another kind of death
Sem rodeios e sem um apelo técnico muito grande, Anna Lembke é extremamente didática em mostrar que uma vida saudável ocorre através do equilíbrio.

Giulia 05/02/2023

Li esse livro depois de ouvir sobre ele em um dos podcasts que ouvia durante meu café da manhã no trabalho (Alô ciência), e falado ele parece mais interessante do que lido.
É um livro técnico (com linguagem técnica) que trata sobre a nossa tendência a concentrar muita energia em atividades que fazem com que nosso cérebro produza muita dopamina.
Acho que a autora tratou o tem de maneira muito relevante, abrindo até mesmo experiências próprias, mas acredito que a forma como o livro terminou foi muito superficial. Foi como se não tivesse um desfecho integral, mas ainda assim é um bom tema a ser abordado.
Complemento a leitura vendo algumas entrevistas da própria autora no YouTube, já que é uma especialista no assunto.

isa25 15/10/2023

Leitura rápida e interessante
A autora equilibra muito bem casos reais, de pacientes que ela atendeu, com pesquisas científicas, e com histórias próprias. Traz informações muito interessantes, de uma maneira bem dinâmica. Mesmo que os casos q ela traga sejam de vícios extremos, acredito que todos consigamos nos identificar com a ideia de fugir do mundo real, e essas escapadas acabarem saindo do nosso controle, seja com livros, como era pra mim na infância, seja com redes sociais, como é pra muitos atualmente...
Uma leitura que vale a pena, e passa voando.

Ateu 15/02/2024

Cumpre o que propõe. Os casos são incríveis e tiveram impacto em decisões práticas na minha vida. Encontrar o balanço, estabilizar os circuitos de motivação no cérebro, todas ideias relevantes. Inclusive, correr me judou igual a proppsta do banho gelado, colocar dor para equilibrar a balança.

Eduarda 15/03/2024

Interessante saber como os vícios agem sobre a gente e nunca estamos no controle, até a hora de chegar e pedir ajuda. Seja ele qual for.