O fantasma de Canterville

O fantasma de Canterville Oscar Wilde

Resenhas - O fantasma de Canterville

madu 17/09/2022

"A morte deve ser tão bela"
Mais uma obra genial de Wilde. Me diverti muito com essa noveleta, a proposta em si é muito divertida.
Mas, não deixa de ser uma clássica obra de Oscar Wilde, repleta de críticas diretas e humor ácido.

danixxsant 18/04/2024

?Ele me fez ver o que é a vida, o que a morte significa e por que o amor é mais forte do que ambas?

Oscar Wilde tem uma forma singela de escrever sobre o paranormal, trazendo consigo suas reflexões existencialistas. Queria que ele tivesse mais romances :(

Ju.Cardozo 16/05/2023

"O Fantasma de Canterville" é um conto de Oscar Wilde, publicado pela primeira vez em 1887. Diferente de muitos trabalhos do autor conhecidos por sua sofisticação e ironia, este conto assume uma abordagem mais leve e divertida, explorando o sobrenatural de uma forma humorística.

A história gira em torno do fantasma Sir Simon Canterville, que assombra a mansão da família Canterville há séculos. Quando uma família americana, os Otis, se muda para a mansão, eles não se intimidam com o fantasma e enfrentam suas aparições com bom humor e pragmatismo. O fantasma, por sua vez, fica frustrado ao não conseguir assustar os novos moradores, pois eles parecem imunes ao medo.

O contraste entre a mentalidade prática e racional dos americanos e a tradição do assombrado fantasma inglês cria situações cômicas e irônicas ao longo do conto. Enquanto Sir Simon tenta assustar a família Otis com correntes barulhentas, manchas de sangue e aparições fantasmagóricas, eles respondem com piadas, desdém e até mesmo com a oferta de produtos de limpeza para remover as manchas de sangue.

À medida que a história se desenrola, o conto aborda temas como a importância do perdão, da compaixão e da redenção. Wilde utiliza o contraste entre o mundo espiritual e o material para fazer uma crítica sutil à superficialidade e à falta de sensibilidade da sociedade da época.

"O Fantasma de Canterville" é uma obra curta, mas encantadora, que combina elementos do sobrenatural com o humor afiado e a crítica social características de Oscar Wilde. O conto não apenas diverte o leitor com seu tom satírico, mas também convida a refletir sobre valores humanos mais profundos, como empatia e compreensão. É uma leitura leve e agradável que demonstra a versatilidade do talento literário de Wilde.

Ju 09/06/2023

Fraco
Sinceramente? esperava muito mais. Ainda mais por ser o meu primeiro livro do autor, não sei se eu que n entendi a mensagem q ele quis passar (pf quem entendeu me ajude) ou se o livro realmente é sem contexto e bobo. Não é que o livro é chato, mas tb não é aquele livro que te prende, sabe? Não vai te dar vontade de abandonar pq é um livro tão pequeno que vc paga pra ver p final e se pelo menos o final vai ser bom. Tem um momento q as coisas tomam um rumo que eu cheguei a pensar "agora sim vai vim uma lição, ou algo surpreendente" mas nada aconteceu kkkjkkk

Capeleti 02/02/2024

Apenas queria paz
Uma leitura rápida, divertida e reflexiva. Um livro que eu não esperava nada por ser curtinho, mas acabou me entregando uma história boa com bons personagem, além de ser até um pouco filosófica.

O livro mostra uma família americano que vai morar em uma mansão de Canterville, onde nela habita um fantasma a muito tempo. Uma história divertida, com personagens bem apresentados e cada um com sua características especial.

O livro é simples de se ler, sendo bem fluido, com diálogos bem colocados. Tudo para ser um livro rápido, porém, bem profundo em sentimentos.

Por fim, finalizo trazendo a tona o quanto esse livro é divertido de ler, além de ser reflexivo e até mesmo filosófico. Uma leitura que eu recomendo para passar o tempo e te fazer pensar sobre os conceitos da vida. Recomendo-o

alicevrsilva 05/10/2021

Trecho favorito ?
" Você pode ter um segredo desde que eu tenha seu coração."

O Fantasma de Canterville

Lara 06/08/2023

Curto e simplório, mas divertido
Para quem ama o autor, seus contos também são indispensáveis para completar a coleção. Apesar de se tratar de um conto com pitadas de suspense, o humor se faz muito presente, tornando até os momentos aterrorizantes, cômicos a sua forma. Super recomendo aos fãs assíduos de Wilde.

mariaprocacino 23/02/2024

O fantasma da Canterville
Nunca achei que fosse ficar com dó de um fantasma.

Essa noveleta do Oscar Wilde é uma leitura rápida e que eu gostei muito.