O pequeno manual estoico

O pequeno manual estoico Jonas Salzgeber

Resenhas - O pequeno manual estoico

Karin 20/03/2024

Estoicismo
Não gostei muito do livro pois a ideia se deu nos primeiros capítulos e depois achei um pouco repetido. Fiquei confusa em algumas partes mas valeu pelo conhecimento

ale 25/05/2024

Para quem tem interesse em saber sobre as raízes da filosofia, esse é um ótimo livro. Infelizmente, ele me deixou um pouco no tédio, larguei ele por algum tempo e depois de uns bons meses voltei a lê-lo.

marta.caregnato 31/12/2022

Resiliência
O livro apresenta o Estoicismo de forma clara e objetiva. Na primeira parte traz os principais conceitos do Estoicismo e a história dos principais estoicos.
Na segunda parte, é proposto um guia de exercícios para colocar o Estoicismo em prática.

Erica.Silva 23/02/2023

Ótimo livro para inserção no estoicismo
O livro cumpre o que se propõe. Traz lições práticas e aplicáveis para uma vida mais leve e feliz. Gosto principalmente da forma como a escrita expressa de maneira simples as ideias estoicas, fazendo o entendimento ser bem fácil.
Vejo que é um livro de constante consulta, já que absorver todas as lições de uma só vez é quase impossível e também requer reflexões.
Alguns capítulos me pareceram um pouco repetitivos ou que podiam ser agregados a outros. De qualquer forma, excelente porta de entrada para essa filosofia.

LeandroCastro88 14/11/2023

Gostei muito. A filosofia estoica é muito semelhante à doutrina espírita, que é a minha religião. Pelo menos moralmente falando. Recomendo muito a leitura.

Elisio Rebouças 24/08/2022

Pra quem tá começando
O autor, em seu primeiro livro sobre o assunto, é muito feliz. Pra quem tá começando nessa jornada vale muito a pena ler esse livro é tirar aprendizados mais rasos sem ter que se aprofundar demais por não entender a essência. Recomendadíssimo!

natiimartinello 26/12/2022

?Não perca tempo discutindo como uma pessoa boa deve ser. Seja uma?. A frase de Marco Aurélio representa o sentido do estoicismo: ser uma pessoa boa. Estudar filosofia para desenvolvimento pessoal é importante, mas de nada adianta se os conceitos não forem postos em prática em nosso cotidiano.
Tay 30/12/2022minha estante
Na lista de leitura!

Felipe.Tiecher 28/12/2021

Um grande guia para uma vida tranquila
Só tinha ouvido falar de estoicismo através de breves comentários de um amigo próximo anos atrás. Na época achei um pouco absurdo a ideia de aceitação dessa filosofia que, de início, soa extrema. Apesar disso, esse conceito ficou pairando na minha mente por anos até que finalmente comprei essa obra. Como diz o próprio título este é realmente um manual que te guia na aplicação das ideias estoicas na sua vida. Tudo está muito bem esclarecido e é tratado numa linguagem moderna e muito fácil de compreender. Através dos ensinamentos trazidos no livro consegui trabalhar de uma maneira melhor os acontecimentos da minha vida e julgo que foi um excelente aprendizado. Recomendo a leitura a todos que buscam mais alegria e paz nos seus dias, pois as ideias do estoicismo são maravilhosas no sentido de te fazer enxergar onde você pode estar errando e como reagir diante de certas situações. Não é fácil aplicar todas as práticas indicadas, mas, só de tentar trazê-las para a realidade da vida já é possível notar como são práticas e eficazes.

lavien 12/02/2022

Uma leitura esclarecedora para quem não teve muito contato com essa filosofia. Um tanto prolixa, mas ainda assim uma vantagem de fixar bem as ideias principais do estoicismo em nossa mente. Anotei tudo o que foi importante para colocar em prática e me recordar sempre o mais rápido possível de ser minha melhor versão.

MaurAcio1 30/03/2022

Meu primeiro contato com o estoicismo, interessante e um excelente manual como porta de entrada, entregando uma teoria sobre a filosofia e diversos exercícios para por em prática no dia-a-dia.

Rafael.Prearo 08/04/2022

Incrível
Com ctz um livro muito atual, os 4 estoicos retratados no livro são incríveis. Com ideias que geram grandes reflexões e através das reflexões te ajudam a ter uma relação melhor com a vida cotidiana.

Maya 31/01/2022

É um livro ótimo, cheio de ensinamento que já sabemos mas não pensamos muito, porémmmm, ele trata certas coisas de um jeito muito absurdo e com um tom (que mesmo que o autor reconheça que não é um caminho fácil) não condiz com o que é ensinado para um boa saúde mental. Enfim, se ler, leia criticamente para não cair em ensinamentos que são muito mais complexos do que uma simples frase. Por outro lado, se atende aos que são de livre alcance para qualquer pessoa, como o da raiva. A raiva afeta mais a nós mesmos do que o outro, porque é um sentimento que podemos trabalhar para evitar que seja descontrolado e destrutivo sem necessidade.

Tyler 14/07/2023

O Pequeno Manual Estoico
O autor apresenta os conceitos fundamentais do estoicismo, como a distinção entre o que está em nosso controle e o que não está, e oferece conselhos práticos sobre como aplicar essas práticas no dia a dia, ajudando os leitores a cultivar uma mentalidade mais resiliente, compassiva e virtuosa.

O livro combina sabedoria antiga com aplicações contemporâneas, mostrando como o estoicismo pode nos ajudar a lidar com os desafios e adversidades da vida moderna. Pigliucci discute as práticas estoicas, como o autocontrole, a serenidade mental e a busca pela virtude, e aborda também os desafios emocionais que enfrentamos, como medo, raiva e ansiedade. "O Pequeno Manual Estoico" é uma leitura inspiradora e recomendada para aqueles que desejam encontrar um sentido mais profundo no mundo e melhorar sua qualidade de vida através dos ensinamentos estoicos.

dasmc 13/03/2024

O início do pequeno estóico
Não colocarei spoilers nessa análise, é importante avisar que esse livro perpassa pelos principais autores do Estoicismo! Não te aprofundará em nada, mas esse não é o objetivo do livro, a graça aqui é ser inserido nessa claque filosófica e tornar o leitor apto a compreender os primeiros materiais de Epicteto, Sêneca e Marco Aurélio, além de já demonstrar a mentalidade estóica de valoração, que é o segredo da paz do estóico!
Recomendo esse livro para iniciantes no estoicismo, o Salzgeber fez um trabalho muito bom aqui.

Lucas Anschau 11/04/2024

Sensacional
Primeiramente, a qualidade do livro é excepcional, não sei como a editora fez para entregar tanta qualidade material a um preço tão baixo.

Quanto ao conteúdo, ele é maravilhoso. Bem escrito, divertido, bem explicativo e com embasamento. Com certeza eu recomendo.