O Imperador Republicano

O Imperador Republicano Guy Gauthier

Resenhas - O Imperador Republicano

Gabrielli 27/06/2023

Uma ótima biografia concisa
Esta biografia se propõe a ser concisa e atinge seu objetivo: é uma forma ótima de introduzir os estudos sobre o período imperial brasileiro. Também achei interessante os paralelos que o autor faz com a história da França, país tão importante para o imperador. Uma forma bonita e fluida de homenagear D. Pedro II em solo francês.

Wellington.Pimente 09/11/2022

Um imperador nascido em solo brasileiro.
Uma biografia fluída e que conta a história desse imperador que nasceu em nosso lindo país e que teve uma história tão forte e impressionantemente resiliente. Um imperador com postura conciliatória, e que tinha ideais liberais em sua essência, mas que pacientemente tentava colocar o país nesse rota, respeitando a representatividade constitucional que vigorava aqui. Uma pena, que no país, ainda se cometa injustiça com lideranças que tem amor ao país e seu povo, e que muitas vezes sacrificam sua própria vida e vontades para fazer o melhor ao povo e o reconhecimento acaba sendo tardio e como no caso do Dom Pedro II, nem pode visualizar em vida.

Line 09/02/2022

Amor pelo Brasil
Meu personagem favorito do Brasil antigo, se é que podemos falar assim? um homem bom, íntegro, culto, sábio? ele amou e serviu o Brasil! ?

Thiago662 14/09/2023

Não é uma boa biografia...
É um elogio a D. Pedro II e só. Sem análise, sem crítica, sem utilização de novas fontes. Abordagens deterministas (por exemplo: "calor dos trópicos" e seu efeito sobre os brasileiros) e ultrapassadas em alguns aspectos. Recomendo "Imperador cidadão" (Barman) ou "As barbas do imperador" ou "Pedro II: ser ou não ser".

O autor é francês e pouco aborda as longas relações do imperador com a França, país que o acolheu durante o exílio e lhe ofereceu um funeral de estado, apesar da oposição do governo republicado brasileiro.

Um pouco decepcionado...