Bahia de Todos os Negros

Bahia de Todos os Negros Fernando Granato

Resenhas - Bahia de Todos os Negros

Matheus Guirra 13/04/2023

Esperava muito mais!
È um livro interessante para aguçar a curiosidade e para entendermos um pouco da história que è tão omitida nos livros se história.

Apesar disso, essa è uma leitura para ser feita com cautela e criticidade pois apresentam algumas imprecisões. Por ser baiano, foi fácil identificar algumas informações desencontradas, como quando o autor trata da construção do estádio fonte nova como algo relativamente recente, sendo que na verdade è um estádio que foi inaugurado em 1951 (e apenas a reforma que ocorreu recentemente). Essa é uma informação que qualquer pesquisa básica nos relevaria, o que me faz questionar o processo de pesquisa dos fatos históricos narrados.

Outro ponto è que o livro dá a entender que a narrativa será traçada a partir da história de Luiz Gama e Luiza Mahin, o que me empolgou muito. Porém, diria que foi apenas um clickbait pois os personagens citados mal aparecem ao decorrer da narrativas.

Outro ponto negativo è que o autor explora os fatos de forma rápida e rasa o que muitas vezes compromete o entendimento.

Apesar disso, achei um livro interessante e me engatilhou interesse em pesquisar mais acerca de determinados personagens e fatos históricos afim de apurar e explorar um pouco mais. Recomendo a leitura? Sim, desde que seja feita de forma cuidadosa e com criticidade. Talvez o ideal seja depois buscar fontes de historiadores que pesquisam sobre a temática para se aprofundar em dados mais apurados.

Ps. Não sou historiador e nem tenho conhecimento científico sobre os fatos narrados. O alerto que trago surge a partir de imprecisões básicas para qualquer baiano e/ou qualquer pessoa que ouse pesquisar informações básicas e que me fizeram questionar a precisão dos outros fatos narrados.

imy@s 03/08/2023

LEITURA OBRIGATÓRIA !!
Bahia de Todos os Negros tem uma escrita bem fácil de ser entendida (o que eu particularmente gosto bastante, pois escritas mais rebuscadas me cansam kkkkk) e com um conteúdo extremamente rico.
Tem informações que eu sequer fazia ideia e não foram contadas na escola, sobre as revoluções que ocorreram na bahia e a força do povo negro e sua resistência.

confesso que devorei esse livro e se tornou um dos meus favoritos, não tenho muito o que falar, apenas dizer que LEIA!
Glaucia 26/08/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler? Livros rebuscados demais me parecem muito prolixos. O tema é interessantíssimo!

Lucas.Yoshi 25/06/2023

Esse assim como todos os livros q retratam o passado do Brasil e esse em específico a Escravidão é MUITO IMPORTANTE. Eu acabei sentido uma falta de detalhes das Rebeliões e dos Abolicionistas, sim teve certos detalhes e mt bem escritos até, mas dá pra se entender pois é um livro curtinho em relação ao que foi a Escravidão no Brasil.
Tirando isso o livro é Ótimo por conter uma leitura BEM FLUÍDA então vale super a pena a leitura desse Livrão.

Sel 06/05/2024

História
Este livro trouxe vários detalhes importantes sobre as revoltas negras na Bahia, no século XIX. Para quem gosta de entender sua própria história, é uma leitura fundamental. Recomendo a todos os brasileiros, não só baianos.

anna v. 06/09/2021

Bastante superficial
A edição é uma graça: formato pequeno, capa dura, diagramação confortável. De fato não um livro que intimida, e em poucas horas se lê. No entanto, fiquei frustrada com a extrema superficialidade. Entendo que não era para ser um estudo acadêmico ou um cansativo registro historiográfico, mas a meu ver exagerou na outra direção. Muitas das revoltas, rebeliões e greves ocorridas na Bahia ao longo do século XIX ocupam apenas meia dúzia de páginas. Fica difícil compreender melhor o contexto e as implicações. Além disso, a divulgação me pareceu "pegar carona" na figura de Luíza Mahin e de seu filho Luiz Gama. Eles aparecem em alguns capítulos, mas não são o fio condutor da história.
No geral, achei uma interessante contribuição para alunos do segundo ciclo do ensino fundamental ou no máximo ensino médio.

Biblioteca Álvaro Guerra 31/01/2023

O estado da Bahia carrega consigo um dos maiores legados da herança cultural africana dentro do Brasil, trazendo um registro histórico de diversas lutas de resistência, juntamente com o estado do Rio de Janeiro e Pernambuco. Em Bahia de todos os negros, Fernando Granato toma como fio condutor a vida de duas figuras que exploram esse contexto histórico, Luiz Gama e sua mãe, Luíza Mahin.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786587518152

gabe 14/05/2023

Não muito forte
Imaginava que o desenrolar das páginas seriam diferentes do que foram. Acho que o autor tratou das rebeliões de uma forma bem rasa, que para e te r mais informações somente pesquisando por fora. É bom ler o livro conhecendo a cidade de Salvador pois tudo que é lido podemos ver de forma concreta e mais profunda. Demorei muito pra ler esse e mesmo não achando tudo isso, foi bom descobrir a história de lugares que geralmente são vistos somente como pontos turísticos.

Adriane Beatriz 16/12/2023

Assim como vi em outra resenha, também esperava um pouco mais sobre a história de Luis Gama e Luisa Mahin quando li a sinopse.
Entretanto, o livro não deixa de ser interessante quando se trata de contar sobre as varia revoltas e revoluções que ocorreram na Bahia no período escravagista.
É importante para nunca esquecermos a nossa história e como ela reflete hoje no país e em nós como sociedade.

Felipe1503 29/01/2024

Recomendo
Temos que, cada vez mais, buscar conhecer e aprofundar nosso conhecimento acerca do período escravista no Brasil.
Conhecer as narrativas e as motivações por trás das insurreições na Bahia do século 19 é de extrema importância

Maria3427 07/01/2023

Nó na garganta do início ao fim
É bom que se explique que este é livro de história. De uma parte muito importante da história do nosso país. Recomendaria a todo brasileiro se fosse possível, porque só é possível compreender o presente por meio do passado.
Este livro escancara os sofrimentos e as lutas de um povo que não se rendia à barbárie do homem branco. Não tem como não se comover em algumas passagens. O nó na garganta é real e vai do início ao fim da leitura.

Rafaela.Cruz 28/05/2023

Muito bom.
Apesar de ser uma discussão não tão abrangente, dá um panorama sua importante sobre esse trágico momento.

LaAsa.Gabrielle 30/07/2023

Leitura fluída, mas densa
Gostei da leitura, achei fluída e atendeu ao que eu esperava.
o tema me interessa bastante, fiquei com medo de ser massante, mas o autor soube muito bem organizar e escrever de forma que a leitura fosse sútil e clara, considerando que o tema é bem denso e pesado. minha única preocupação é como se foi coletada as informações e a história contida no livro, pois desconhecia o autor. de resto, é um livro sobre parte da história do brasil, em especial, da bahia, no século xix e é isso. o livro não busca comprovar uma tese, ele apenas conta a história das rebeliões da bahia que não nos são contadas na escola pela grande mídia.
ademais, acho legal comentar que o Nasi, integrante do "Ira!" recomendou esse livro.

Isabela.Martins 11/11/2023

Livro histórico
Basicamente o livro se inicia citando Luiza Gama e Luís Gama, figuras importantes nas dezenas de rebeliões na Bahia, contudo não vi muito aprofundamento na história deles. Talvez eu possa ter colocado um pouco de expectativa sobre esse aprofundamento.
O livro é uma revisão bibliográfica muito bem feita, trás de maneira muito concisa as revoltas e rebeliões baianas.