Um doce amargo

Um doce amargo Érica Calefi

Resenhas - Um doce amargo

Aelita Lear 16/07/2020

Um caleidoscópio de emoções!
Um doce amargo é um daqueles livros que aquece o coração. Ele conta a história de amor entre Fred e Mariana, que começa quando ambos são obrigados a viajar para a Finlândia a trabalho. Nesse momento, o leitor já percebe que a autora tem um calibre maravilhoso nas suas descrições e forma com que narra a história, pois entramos de um jeito na narrativa... É como se você sentisse o frio que os personagens sentem, como se sentisse o gosto das comidas e todas as sensações da linda viagem.
Algo que também gostei muito, foi o fato de que Mariana também é uma leitora. Isso fez com eu me sentisse representada, além de ficar ouriçada com tantas referências de livros que amo, como A menina que roubava livros.
Mas o livro não fica só no romance. Ele tem uma mensagem muito linda no final, mostrando que a personalidade dos personagens é maravilhosa, totalmente tocante. Para quem gosta de romance, eu indico muito essa leitura.
Segue um trechinho da obra: "Como se os olhos dela fossem feitos para as páginas e as mesmas só existissem para seus olhos."
ROBERTO468 16/07/2020minha estante
gostei das suas considerações. Vou adicionar na lista

Aelita Lear 17/07/2020minha estante
Adiciona por que vale muito a pena!! Minha resenha nem traduz o livro rsrs.

Depósito Literário 11/01/2021

Um doce amargo - Érica Calefi
Quando lhe disserem que nada acontece por acaso, acredite. Mariana Estrela, integrante da coluna de Literatura da revista ”Revelando”, não poderia imaginar que a chegada do novo fotógrafo, Fred Vilas Boas, proporcionaria tantas mudanças. Recém-saída de um relacionamento conturbado, a jovem de características únicas mostrou-se encantada com a sensibilidade do colega de trabalho para as sutilezas da vida.

Na viagem à Finlândia, organizada para a realização de uma matéria, o violão imaginário da menina caleidoscópica garantiu a trilha sonora ideal, além de embalar as fotografias na neve e as conversas literárias. Quando retornaram, não eram mais os mesmos. Sempre que estavam unidos, era como se o mundo estivesse alheio a eles. Juntos, perseguiam com naturalidade o destino apontado pela bússola: a felicidade.

Do frio da Lapônia, país de sorrisos acalorados, o destino os guiou às altas temperaturas do Sudão do Sul, cuja realidade é capaz de congelar os sonhos. Com o intuito de realizar uma matéria sobre uma escola criada por brasileiros para abrigar crianças refugiadas, Fred viaja para a África e experimenta o sabor desagradável proporcionado pelos horrores da guerra e da violência.

“Um doce amargo” é uma leitura leve capaz de revelar as nuances da vida com delicadeza, entremeando-as aos elementos culturais e às realidades dos destinos selecionados. Seria a doçura do amor ao próximo e da esperança capaz de aquecer os corações mais feridos pelos momentos amargos vividos? Como adoçar o sabor desagradável de algumas experiências vivenciadas?

Sem dúvida, o saldo das viagens empenhadas por Fred e por Mariana será muito maior e mais profundo que duas matérias bem-sucedidas para a revista “Revelando”. Ainda posso ouvir os acordes da guitarra imaginária da menina enquanto escuto os cliques da máquina fotográfica do rapaz.

site: https://www.instagram.com/odepositoliterario/
Escritora 12/01/2021minha estante
Amei sua resenha, Thaís. Obrigada pela leitura. ??

Depósito Literário 14/01/2021minha estante
Muito obrigada! Eu que agradeço por essa linda história.

Jôjô 11/09/2020

Chorei rios, com o final dessa história até onde vai a maldade humana. Mas no final o amor acabou vencendo.
Escritora 12/09/2020minha estante
Obrigada por ter lido, Joice??

Juliana.Santos 04/11/2021

Vale muitooo a pena ler
Acabei de ler esse livro lindo da autora Erica Calefi. Sugiro que você prepare uma mala com muitas roupas de frio, uma bebida bem quentinha e venha para a Finlândia contemplar a aurora boreal.
É neste cenário incrível que Mariana e Fred se apaixonam. Os dois são colaboradores da mesma revista. Fred é um fotógrafo e Mariana escreve uma coluna literária.
Fred e Mari foram enviados para a terra do Papai Noel para fazerem uma matéria sobre os pontos turísticos, os pratos típicos e as curiosidades desse lugar gelado e fascinante.
No país mais feliz do mundo o casal experimenta o lado doce da vida. Lá tudo é tão perfeito que é difícil pensar nas mazelas do mundo. Os dois vivem um verdadeiro sonho.
Pena que essa magia não dura muito. O destino da próxima viagem de Fred é muito diferente do anterior. Enquanto na Finlândia, as crianças são protegidas e recebem educação e alimentação de qualidade, no Sudão do Sul elas não sabem nem se vão estar vivas no dia seguinte. É um choque para Fred conhecer e sentir de perto a dor das crianças que, desde muito cedo, só conhecem a crueldade e a ganância humana. Ele fica com coração em pedaços.
É neste lugar desolado pela guerra e pela violência que a câmera de Fred vai registrar pela primeira vez o lado amargo da vida. O fotógrafo nunca mais será o mesmo depois dessa experiência.

Um romance emocionante. É impossível não se encantar pela linguagem poética e sensível que autora utiliza para contar a história de Fred e Mariana. A vida tem seu lado amargo, mas se nos esforçarmos, podemos adoçar um pouquinho a vida daqueles que precisam. Vale muitooooo a pena ler!
Um doce amargo é mais um livro incrível autora @ericacalefi_livros

site: https://www.instagram.com/cantinho_da_coruja/