The Once and Future Witches

The Once and Future Witches Alix E. Harrow

Resenhas - The Once and Future Witches

julia 14/01/2021

Resenha: The Once and Future Witches
The Once and Future Witches teve uma incrível construção de mundo. Alix E. Harrow fez um trabalho fantástico ao criar e desenvolver a magia que envolveu a história. Foi intrigante e atmosférico e deu um ar de mistério ao livro que eu, pessoalmente, gostei muito.

Todo o resto foi meio sem graça pra mim

Não me conectei a nenhum dos personagens. As diferentes perspectivas foram bem escritas, mas parecia que Juniper, Agnes e Bella eram nada mais do que estereótipos de Maiden, Mother e Crone. Todo o desenvolvimento do personagem que aconteceu no final parecia muito vago para mim e como se os personagens de repente mudassem de personalidade porque Harrow precisava que eles se comportassem de uma certa maneira.

O enredo foi lento e, embora eu quisesse gostar dos conflitos armados ao longo do livro, a execução não funcionou muito para mim. Os personagens caíram em um padrão de se mostrarem fortes e determinados apenas para se encontrarem em uma situação em que tinham que ser resgatados por outra pessoa. Eu particularmente não gostei disso.

O final me pegou de surpresa, no entanto! Apreciei muito a decisão que Harrow tomou em relação a uma das irmãs - foi muito inesperado, no bom sentido, e se encaixou na história e na construção do mundo. Portanto, em suma, não foi uma leitura decepcionante.

Carous 29/03/2022

Um excelente livro que merecia mais reconhecimento e aclamação, poética e maravilhosamente escrito. É como se cada palavra nas página fosse muito bem selecionada pela autora. Como leitora, essa sensação me deixou agradecida pela dedicação de Alix E. Harrow ao livro.

Tirei uma estrela da avaliação porque alguns pontos me incomodaram e como sei que foi um incômodo inteiramente pessoal, admito que é uma história merecedora de 5 estrelas e favoritada.

Apesar de toda a beleza do texto e da história, eu não teria concluído este livro de modo algum se não tivesse buscado ajuda no audiolivro, maravilhosamente narrado e com uma sonoplastia soberba que combinou demais com o tema e a atmosfera do livro.

O livro em si possui um ritmo lento, é bem poético. Utiliza muito do vocabulário de botânica e bruxaria que eu desconhecia e, em alguns casos, eu só conhecia a palavra em português. Não ser nativa do inglês foi um empecilho também, mas pequeno. E ter optado pela edição física, embora não me arrependa, ao invés de recorrer ao ebook onde consulta de vocabulário levaria bem menos tempo foram outros motivos que retardaram o avanço da minha leitura.

Beatriz Belladona, Agnes Amaranth e James Juniper são as protagonistas desta história e é de se pensar que eu teria muita coisa a dizer sobre elas, mas na verdade, não tenho. Simpatizei logo de cara pela Beatriz - e não tem nada a ver com o fato dela ser bibliotecária e aficionada por livros. - Ela é apenas a personagem mais fácil de amar e com defeitos que não me incomodaram. Oscilei bastante na minha opinião com Agnes e June. Sinto que Agnes ia muito bem, mas a maternidade ofuscou o potencial da personagem. June achei simplesmente imprudente e inconsequente e isso me irritou. Às vezes tinha que pausar a leitura e respirar fundo. Mas felizmente a autora tinha ciência de como escreveu sua personagem e esses dois traços dela foram trabalhados ao longo da história. No fim das contas, tinha um espaço no meu coração para essa menina rebelde que evoluiu bastante e amadureceu muito.

Li resenhas em que diziam que as três irmãs eram meramente cópias apagadas da Maiden, da Mother e Crone. Sim, provavelmente é verdade que elas representam essas três criaturas, mas não diria que são apagadas.

O laço fraternal e a união feminina é o destaque neste livro.
Honestamente, achei que trataria de bruxaria de uma maneira fantástica, mas tem um fundo histórico na história. Confesso que tenho receio de histórias que abordam as questões sufragistas e feministas porque se tornam ficcionais demais pro meu gosto e acabam num tom de "tudo dará com a força feminina". Não sei se consegui explicar direito minha ressalva.

Mas a autora conduziu bem e fui pega de surpresa; ela conseguiu misturar realismo fantástico com realidade e as questões que permeavam as mulheres, os pobres e os pecadores em 1893.

Um salva pela autora não ter deixado de lado questões como racismo e a situação das mulheres negras - ou das pessoas negras em geral numa sociedade tão racista. Ela não ignora sequer que existem mulheres trans.
Eu não sei se para todo mundo importa que esse recorte esteja no livro, mas como mulher negra, isso importa muito para mim. Principalmente porque Alix E. Harrow é branca.

No fim das contas, gostei que a história não se trata apenas de uma fantasia, o vilão não é caricato. Há muitas nuances e complexidades abordadas aqui e finalmente entendi a necessidade de 500 e sei lá quantas páginas para a autora desenvolver tudo o que desejava.

Bom, isso tudo aqui seria só um rascunho dos pontos que eu pretendia abordar quando escrevesse a resenha final, mas se tornou a resenha em si. Eu escrevi bastante, mas sinto que não cheguei nem perto de traduzir o que este livro é, do que fala ou o motivo d'eu ter gostado tanto dele.

Mas ele é bom. Gostei de ter apostado nele ano passado o suficiente para adquirir uma cópia física e não ter me decepcionado.

Luiza3375 10/04/2023

Alterou a química do meu cérebro
Esse foi um daqueles livros que eu já sabia que ia virar um favorito ainda no primeiro capítulo, o que é raro de acontecer, mas é isso: favoritei pra vida, me fez chorar, me fez ficar emocionada, com raiva, feliz e muito realizada por ter encontrado um livro tão maravilhoso.

A começar pela escrita: simplesmente apaixonada pelo estilo da Alix Harrow! Ela escreve com delicadeza, com intensidade, com poesia e com detalhes o bastante para nos deixar imersos no livro sem cansar. É um livro de mais de 500 páginas que realmente merece ter mais de 500 páginas, e que eu leria facilmente mais cem se elas existissem. A escrita também se adapta de acordo com os pontos de vista, que alternam entre as três protagonistas (Juniper, Agnes e Bella), para combinar com a voz de cada personagem. Vemos o pensamento rápido e intenso de Juniper, o foco de Agnes e a insegurança e pensamentos intrusivos de Bella.

Eu mesma me apaixonei completamente pela Juniper e pela Bella, que são muito diferentes e têm seus defeitos e qualidades muito distintos. A Bella é facilmente a personagem mais amável junto com a Cleo. Infelizmente a Agnes não me cativou nem um pouco; achei egoísta a ponto da crueldade, e ela não teve um desenvolvimento que me agradou nem a força pela qual era elogiada várias vezes. Dito isso, apesar de as irmãs servirem de paralelos para a Donzela, a Mãe e a Velha, não vi como uma mera representação; elas têm suas próprias subversões dos estereótipos, que não são nem tão cabíveis às próprias originais.

Tenho tanto para falar sobre a história que acho difícil dizer tudo aqui. É como um abraço e um sopro de fôlego em homenagem à luta das mulheres por direitos, sem ignorar as lutas específicas de mulheres pobres, homossexuais, negras e trans. Pela sinopse, pensei que a parte de fantasia seria diferente, mas na verdade é uma magia que está intrínseca às ações dos personagens e a suas vontades, e passa uma mensagem linda. De que magia não é algo sanguíneo ou hereditário, não está restrita a uma só crença ou forma de fazê-la, mas sim algo que pode ser tocado por qualquer um. O final quase me deixou numa ressaca literária de tão bom - mesmo que um pouco doloroso.

Vou levar esse livro no coração, e espero ler mais da Alix no futuro. Espero muito que ela siga na fantasia, tem tudo que eu gosto na construção. E alô, editoras brasileiras, bora trazer essa perfeição pra cá!!!!

site: https://www.instagram.com/lu.recomenda/

notmuchcompany 09/03/2021

Quanto mais eu gosto de um livro, mais complicado é falar dele. E esse eu amei.

Tem muitos dos elementos que eu mais gosto em histórias. A gente se aprofunda nas personagens de um jeito que fica doloroso vê-las partindo ao final. Os periféricos são ótimos, o crescimento é palpável, a mitologia é forte o suficiente pra parecer verossímil e a ambientação é perfeita. Fui devagar na leitura só pra curtir mesmo, porque eu tava completamente cativada pelo mundo que a autora criou.

Se não custasse CENTO E SESSENTA REAIS, eu o compraria em versão física também. ??

ju 07/11/2022

no começo tava meio parado, e eu demorei muuuuito pra terminar, podia ter sido bem mais curto do que foi, mas no geral eu gostei bastante, até chorei no final

Sofia.Brezolini 05/09/2023

Maravilhoso!
Uma crítica, um mundo fantástico e real. Amei a relação das irmãs, amei tudo. Só que... Não me prendeu tanto ??:??(?;?´???`?;?)??:??. Mas eu amei demais, umas das melhores do ano com certeza!

G. S. 28/07/2022

Lindamente escrito
Esse livro ficou parado na minha lista de leitura um bom tempo, e quando eu finalmente decidir ler eu não conseguia parar. Eu tive que esperar um tempo para escrever essa resenha para ver se de alguma forma eu conseguia explicar o quão maravilhoso é esse livro mas não adiantou. A única coisa que eu posso dizer é: leiam.

anpanjulia 29/07/2022

5.0 ?
eu não sei explicar o quanto eu tô apaixonada por essa história. tenho ressalvas sobre um ponto em específico que ficou apenas sendo referenciado, mas jamais totalmente explicado, mas realmente não tira nenhum pouco o mérito dessa história que, pra mim, foi maravilhosa em muitos sentidos, senão todos.