L

L'espoir est une terre lointaine Colleen McCullough
Collen Mccullough

Resenhas - L'espoir est une terre lointaine

Clio0 30/06/2021

Colleen McCullough é uma das poucas escritoras de ficção histórica que se interessa mais pela biografia histórica do que pela ficção em si. Isso não é ruim, há ótimos livros de biografias ficcionais, mas esse daqui é sofrível.

Richard Morgan, nosso "heroi", é um homem perfeito. Corpo, mente, boa educação, habilidades, dons, inteligência... não há exatamente nada que transforme-o em alguém de carne e osso, o que deixa a história com um certo ranço maniqueísta, quase como aqueles paradidáticos estilo "O Estudante".

As mulheres são tão caricatas que fica difícil crer que tenham sido criadas por uma escritora profissional. Elas aparecem apenas para corroborar com certos estereótipos e para alavancar certas situações a favor de Richard. É como aquele caso clássico de matar (ou torturar) a heroína para dar um propósito ao personagem principal.

A autora também lota as páginas com informações históricas da época, deixando pouco espaço para a aventura em si. Isso seria esperado numa obra de recontagem histórica da colonização australiana, mas imperdoável numa ficção.

Enfim, é razoável. Só isso.