Frozen às avessas

Josh Gad

Resenhas - Frozen às avessas

A.Maia 25/10/2022

Frozen às Avessas
A história desse livro é extremamente similar a original. As alterações se dão principalmente devido a uma decisão dos pais das protagonistas, as separando quando crianças. Não altera tanto os acontecimentos e a personalidade dos personagens não sofre mudança, tornando a leitura meio cansativa e quase igual ao já conhecido.

As irmãs descobrem aos poucos terem sido separadas devido a uma maldição, elas possuem apenas lembranças nebulosas de quando se divertiam juntas na neve! No entanto, a história me frustrou devido a frase de capa “E se Anna e Elsa nunca tivessem se conhecido?”, pois ao começar a ler percebe-se que o enredo não segue bem esta linha.

As pontas são bem fechadas no desfecho do enredo, trazendo um quentinho ao coração! A narrativa é realizada em terceira pessoa e nos permite ver todos os personagens presentes na cena.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Day 23/07/2021

Não tão ás avessas
Eu amo Frozen (o filme), amo de paixão. Até hoje, a animação é uma das minhas favoritas e sou super apegada a história e aos personagens.
Dito isso, meu lado viciado nessa história pirou. Um livro com uma versão alternativa dela, explorando o famoso "e se?" seria perfeito, certo? Errado!
Quando se muda um fato crucial de uma narrativa, todos os acontecimentos sequentes tendem a se modificar também, e a diversão está nisso. No entanto, o livro parece acreditar que tudo permaneceria exatamente o mesmo.
Não é uma versão "às avessas", mas sim Frozen com leves modificações. Se você assistiu ao filme, irá saber o plot inteiro, do começo ao fim (principalmente o fim)
O caso é tão sério que muitas vezes o livro parece sair fora de seu caminho para fazer um cena acontecer ou repetir uma frase presente no original, o que foi muito frustrante.
E nem me lembrem daquela maldição. Meu coração dói só de pensar na explicação mixuruca para o que estava acontecendo, além da regra bizarra que provavelmente só foi criada pra seguir a ordem cronológica da animação da Disney.
Poderia ter sido tão melhor, poderia ter tomado riscos e levado a narrativa para um lugar totalmente diferente, mas é um livro que tem medo do próprio potencial.
Apesar dos fatos listados acima, Frozen às Avessas não é horrível. Sou uma fã do original e portanto não tem como odiar o plot do mesmo.
Tsubasa 24/11/2021minha estante
Ainda vou ler, mas tô catando spoilers porque me deixa mais empolgada ainda, e concordo totalmente com você!! Já vi tantas fanfics com finais alternativos tanto pra Frozen 1 quanto pra Frozen 2 (tanto o filme, que na verdade é Frozen 3, quanto o livro de Frozn 2), que são desde chocantes a encantadores!! Já vi finais que Hans consegue matar Elsa, finais em que ele mata Anna, finais em que ele fere Anna e Elsa o mata congelado, finais em que todo mundo morre, flash backs em que Anna consegue burlar a segurança dos adultos e se encontrar com Elsa durante a infância (fui eu que escrevi essa one-shot, se chama "Sisters Forever"), continuações em que um parente de Hans se mostra uma pessoa boa e passa a viver em Arendelle ajudando Anna e Elsa, etc, etc. É algo assim que eu esperava que o livro explorasse, deixando sim algumas referências, homenagens à cenas e frases iguais ou parecidas, como uma boa memória afetiva pra nós, mas seguindo num caminho totalmente diferente. De qualquer forma, acho que ainda assim vou gostar. E sabe de uma coisa que fiquei pensando...? E se essa maldição desse livro for mentira dos trolls (só vou saber realmente quanto ler, nem sei se os trolls aparecem), mas eu os acho indignos de confiança, e fara sentido pra eles querer manter as duas separadas e sem memória, porque isso evitaria atrair a Nattmar pra Arendelle, e sabemos que a Nattmara é um predador natural dos trolls, eles temem mais ela do que a própria morte pelo que é dito no livro da Floresta Sombria.

Maressa.Fiaux 17/11/2021

Não esperava que fosse gostar tanto do livro, é bem fiel a história original e mostra uma nova versão muito interessante

anaartnic 12/07/2022

As expectativas já eram baixas, mas poxa...
Bom, eu nunca fui muito simpática a Frozen e tinha acabado de ler 'Aladdin às avessas' (que eu gostei muito), estes dois fatores já deixaram minhas expectativas baixas sobre o livro :( E elas, infelizmente, foram atendidas...

A narrativa do livro é muito semelhante ao estilo soft que o filme possui, eu não considero isso um problema, mas para mim um multiverso poderia tornar algumas coisas mais agressivas e num ritmo mais rápido na narrativa, afinal estamos explorando novas possibilidades na histórias?

O primeiro ponto é o quanto a narrativa é lenta e leva a reproduzir forçosamente algumas cenas do filme de forma invertida, atendendo àquela nova realidade imposta.

O segundo diz respeito à maldição colocada no filme e a forma que enredo da separação entre as irmãs ocorre, não há muito impacto ou movimento na história, apenas a chata da Anna dando uma de Vampira dos X-men com dores de cabeça e lembranças aleatórias surgindo.

Terceiro ponto, porque não deixaram o Kristoff falar mais??? Mano, ele conhecer os trolls abria uma baita margem para criar um enredo perfeito envolvendo sua relação com a magia. Por último (poderiam ter muito mais pontos), eles consguiram enfraquecer ainda mais o vilanismo do Hans, e a relação dele criada com o Duque de Weselton ficou bem ?????

Fiquei supresa do livro não vir rasgado, por que a história forçava demais as coisas. Parece que só fizeram o livro para ter um do Frozen no meio da série.
anaartnic 12/07/2022minha estante
Faltou citar o Olaf, mas não quero desmotivar mais ainda vocês kkkk

fsanchx 16/03/2023

Tudo as avessas (mas nem tanto)
Uma leitura muito calminha, tranquila...
Já quero uma adaptação desse livro pro cinema.

Amei como tudo se acertou no final, Elsa perfeita e zero defeitos. Somente senti falta de mais presença do Olaf

just4me 22/02/2023

Achei bem melhor do que eu esperava, não entendia como elas não iriam se conhecer e achei toda a narrativa do livro muito bem construída, tudo continua fazendo sentido e sempre tam alguma referência as músicas. pra alguém que ama frozen foi uma leitura muito interessante e impressionante até.

Mia_Lilly 07/04/2023

Poderia ter sido muitíssimo melhor, como o último livro de Frozen que li. Acho que o título era "Corações Congelados", ou algo assim, que trazia mais da perspectiva do Hans. Esperei mais também por já ter lido um outro dessa linha, "... Às Avessas", e amado. Mas é, é a vida

Billie Batts 02/08/2023

Ideal pra quem é fã
Livro ideal para quem, assim como eu, abraça de fato a frozen fever.
É um reconto da história do filme (assim como todos os títulos dessa coleção) porém com coisas bem alteradas para se tornar uma história nova. Tem um gostinho de once upon a time.

B. Batts

Graziella.Orsano 21/07/2022

Maravilhoso
Eu como uma fiel fã de frozen,simplesmente amei o livro. Foi muito bom ver tudo diferente,elas sem saberem que são irmãs. Adorei como a Jen Calonita deu um jeitinho de meter trechos das músicas no meio das falas dos personagens,a mesma sensibilidade do filme,do amor entre as irmãs,sendo bem perceptível. Adoro a escrita da Jen,ja li outro livro dela que foi "Escola de Vilões" e eu amo este. Amém que não foi diferente com Frozen,pois tudo que envolve Frozen eu protejo com unhas e dentes,meu favorito sim!!! Tudo de bom.

@nicobaladore 29/09/2023

Tenho sibling issues
Dois pontos que me tornam suspeito pra falar desse livro: eu sou apaixonado por Frozen e a vida também me deixou separado das minhas irmãs de uma forma que me machucou muito.
Então, o livro é maravilhoso pra quem cumpre pelo menos um desses dois quesitos, e deu um brilho novo pra história de amor que Frozen conta ? não romântico, mas fraterno (que, diga-se de passagem, é meu ponto fraco). Discordando de algumas resenhas que já vi, achei o livro bastante diferente do filme, principalmente nos encontros da Elsa e da Anna e do papel que o diabo do Hans executa no enredo (embora eu preferisse que ele não existisse). O único ponto fraco que achei foi o reencontro tão esperado das duas, que antes nem se lembravam uma da outra, como diz na capa; não teve toda aquela emoção que eu procurava, as descrições sensacionais que a autora tinha no início do livro. Foi como se, no decorrer da escrita, ela estivesse correndo para finalizar logo a história e entregar para a editora. Nada que prejudique a leitura, mas senti falta de mais emoção.
E, por fim, Olaf. OLAF. Ele é com certeza um dos pontos mais fortes do livro. Eu também gosto de abraços quentinhos.

Julia 12/02/2024

"Nada é demais quando feito por amor"
O livro em si é muito bom de ler, é uma história bem construída, que não foge do tema principal do filme. Os pais de Anna e Elsa morrem nessa versão, existe o Hans tbm. Confesso que o começo do livro é um pouco entediante, mas a partir que a história vai avançando começa a ficar mais emocionante. É uma leitura bem gostosinha e que você acaba rápido.