Aladdin às avessas

Aladdin às avessas Liz Braswell

Resenhas - Aladdin às avessas

Sanyllik.a 07/11/2021

Uma princesa revolucionária
O livro me trouxe uma forte ambientação realista e sombria da sociedade de Agrabah, a realidade do reino chega a ser assustadora e super identificável. O livro é muito voltado a política (afinal gira em torno a queda de um reino corrupto). Se for ler, recomendo ter a mentalidade que envolve a quebra do encanto da Disney, pois se torna muito mais sério. Tive ansiedade em saber como tudo aquilo iria encerrar, aguente os nervos! Ademais coisas, se encontra na sinopse
danda 04/05/2023minha estante
O livro Aladdin às Avesas é bem interessante, porque traz mais da cultura e dos moradores da cidade de Agraban.

lala monts 11/03/2024

Jasmine a maioral !!!
Eu adoro coisas nessa pegada de mundo paralelo,e esse livro foi bem legal. O livro conta como seria se o jafar tivesse pego a lâmpada magica logo no início da trama e não o alladim e em falar em alladim nesse livro aqui ele não é orfão e é bem legal a dinâmica dele com a mãe porem o livro foi bem mais focado na jasmine para quem curtiu ela no live action vai curtir ela nesse livro ele foca bastante no sonho dela de se tornar sultana e ajudar o povo

Giully 12/11/2021

Muito bem, não achei que fosse gostar tanto dessa história, e muito menos que iria favoritar, mas superou DEMAIS minhas expectativas. Jafar é um vilão odioso, e vendo essa perspectiva da história realmente vou enxergar o filme com outros olhos. Se essa era a intenção da autora, meus parabéns!

Aladdin e Jasmine sempre foram um dos melhores casais da Disney, e mesmo em um universo alternativo eles são perfeitos um para o outro. O desenvolvimento da relação deles em meio a essa revolução é muito lindo. Com a ajuda de Aladdin, Jasmine enxerga a realidade de seu país, conhecendo partes de Agrabah que ela não imaginava que existisse tanto sofrimento. Isso faz com que ela queira mais ainda destronar Jafar e tomar seu lugar como sultana. E o gênio nessa história, infelizmente não é o mesmo gênio que conhecemos, engraçado e sempre de bom humor (compreensível já que após 10 mil anos preso na lâmpada, quando finalmente sai, o seu amo é Jafar).

O começo cansa um pouquinho por ser praticamente igual o filme, mas a escrita é bem fluida e quando você vai ver, já leu metade do livro!

Enfim, foi ótimo ver a história por esse ângulo. Aladdin às avessas faz parte de uma série de livros que contam universos alternativos dos filmes da Disney. Infelizmente, ainda não tem muitos volumes publicados no Brasil, mas espero que cheguem em breve! Estou muito ansiosa para ler o do Hércules...
Eduardo537 30/12/2021minha estante
A editora "Universo dos livros" responsável pela publicação desta série vai trazer todos os volumes para nós. Eles vão inclusive reeditar os livros já lançados de "Um conto ás avessas de "A bela e a fera e "Um conto ás avessas de A bela adormecida" os volumes 2 e 3 desta série.
Só nos resta aguardar. Mas o de Frozen já saiu.

Guto 30/03/2023

Como a falta de criatividade estraga um clássico...
Vamos lá...
A capa é mentirosa! Não só Aladdin encontra a lâmpada como Jafar só consegue a lâmpada por causa do Aladdin... E isso não é spoiler pq acontece igual ao desenho e é uma enganação falar isso na capa do livro!!!!!!

Inicialmente pensei em dar 3 ou 2,5 estrelas, mas o final conseguiu superar toda a incapacidade da autora e da tradutora em escrever uma história... Primeiramente, a tradutora deveria aprender que a expressão "Absolutamente", no Brasil tem o significado de negação (veemente!), segundo o livro passa 1/3 de todas as suas páginas contando a história do começo do desenho do Aladdin, mas de forma apática, e sem q emoção que todos lembram da história... Aos poucos a autora parece ganhar confiança e aí que estraga a bagaça toda... Sem criticar ideologias, a história é impregnada de ideais sociais democratas e feministas que NÃO TEM QUALQUER MOTIVO NA HISTÓRIA... Mulheres realmente fortes não precisam do feminismo, elas atropelam o feminismo por serem muito maiores que isso... Os personagens principais são fracos e sem graça, e os personagens mais fortes nem existem na história original...

Além disso, a autora não tem a menor idéia de temporalidade, utiliza vários paradoxos no livro, como por exemplo o absurdo, na Agrabah de centenas de anos atrás ter a menção de garçonete e no livro ter exatamente essa frase absurda:

Pag 119
"... ser um pesadelo distópico fascista."

Que viagem, que absurdo!!!!

E no último capítulo ela estraga tudo! A realidade que ela idealiza criar para parecer a realidade, é impossível! Tigres não são cachorros e os principais personagens da história não podem "sofrer" esse final só porque a autora está afim de dar um banho de século 21 na história!

Um lixo de adaptação! Decepção total!

Michele207 29/04/2023

E se...
Nessa nova versão, vemos oque aconteceria se o vilão Jafar tivesse pego a lâmpada do gênio no início da história.

Ele se torna o novo sultão de Agrabah deixando o vida da população mais sombria e terrível.

Aqui temos um protagonismo maior da princesa Jasmine, que deseja se vingar de Jafar, salvar Agrabah e se tornar a sultana.

A autora trouxe uma trama bem interessante e sombria nessa nova versão da história.

Jasmine é uma princesa forte e decidida, Aladdin charmoso como sempre e Jafar ainda mais louco e terrível.

Os novos personagens acrescentados pela autora tornam a trama mais interessante.

Mah 14/08/2023

Adoro esses twisted tales, uma versão alternativa de cada história. É engraçado que cada livro é uma pergunta que eu me fazia quando vi os filmes pela primeira vez. A história tomou um rumo pelo qual eu imaginei, mas mantendo sempre a essência dos personagens. Adoro o quão grande líder a Jasmine é e o quanto o Aladdin torce por ela e está disposto a ajudá-la. Gostei bastante desse livro.

Renata.Mieko 29/08/2023

Muito bom!!
Adorei essa versão alternativa dos eventos
Estou empolgada para ler as demais histórias.

anaartnic 12/07/2022

Quem precisa de magia?
A história é simplesmente incrível, leiam se gostam de Aladdin e se não gostam, tenho certeza que Aladdin às avessas pode te surpreender.

Vamos lá, eu achei incrível a forma a qual este multiverso (aderi a este termo pra falar sobre a realidade paralela?) foi construído.

Foi uma leitura muito intensa porque eu simplesmente queria continuar lendo e ver os desdobramentos da história.

O destaque mesmo para mim foi a forma que as desigualdades sociais em Agrabah são mostradas, a organização dos Ratos de rua e a pobreza e miséria que o povo vive.
"Não estão fingindo ser pobres [...]. Tudo é muito, muito real. Mas às vezes precisam de fantasias, maquiagem e interpretação para as pessoas enxergarem a verdade debaizo do nariz" (p. 44)

Além disso, o desenvolvimento do relacionamento da Jasmine com o Aladdin foi muito mais natural que no conto original e foi muito satisfatório ver o quanto de espaço um sabia dar para o outro.

Não poderia deixar de falar do Duban e da Morgiana aaaaaa, os amigos do Aladdin e chefes dos Ratos de Rua, quero um livro só deles pra ontem!! A construção deles foi muito natural na história do Aladdin, mas queria um pouco mais de profundidade, eles mereciam (porém sei que não era o foco?)

Jafar? Sem palavras, o melhor vilão da Disney, e não foi diferente no multiverso.Foi feito um paralelo dele com ditaduras fascistas e a famosa política pane et circence, com muitas referências que você pode ir caçando na obra.

Por fim, deixo aqui o convite para você viver essas aventura em Aladdin às avessas, afinal quem precisa de uma lâmpada mágica quando se tem o poder popular?

Lara.Firmino 12/02/2024

Eu achei que o livro em si tem muitos nomes difíceis, mas tirando isso o livro é mto bom, detalhado, e também acho q alguns capítulos sei mto grandes.
Eu amei demais o romance do aladdin e da Jasmine, eles são perfeitos juntos.

Maria Paula 14/04/2024

Decepção
"Se foi uma decepção, então deveria dar uma nota menor." Porque 60% do livro foi muito, muito viciante. Já aqueles 40% foi uma chatice total. Juro, não sei o que rolou. Mas meu brilho sumiu de repente, chato, arrastado. Não sei como eu consegui terminar [foi por causa do Aladdin].

Essa foi uma das resenhas mais pequenas que já fiz.
1- li esse livro ano passado
2- não tenho nada de "uau!" para escrever.
3- não quero falar que a Jasmine estava se sentindo a ultima bolacha do pacote, porque gosto dela no filme.