O Gambito da Rainha

O Gambito da Rainha Walter Tevis

Resenhas - O Gambito da Rainha

Thiago 30/07/2021

Emocionante
Um livro escrito de forma simples e direta, lembrando um pouco Hemingway. Sua história é envolvente e consegue cativar até aqueles que não conheciam xadrez, pois o desenvolvimento é tal que nos empolgamos com os lances e torcemos pela protagonista. O tema principal, mesmo que não pareça à primeira vista, não é o xadrez, mas a batalha de uma mulher num meio masculino, buscando triunfar por suas capacidades intelectuais, e a luta contra o vício. O livro apresenta alguns detalhes típicos de fantasia, como os adversários irem ficando cada vez mais difíceis à medida que a história se desenrola e a ausência quase total de empates, mas esse tipo de situação é mais do que esperada e não compromete em nada a história. Pelo contrário, ajuda a deixar tudo cada vez mais emocionante.
Para os que só viram a série, ela foi atenuada em alguns pontos. Ou seja, o livro apresenta ainda mais questões incômodas e espinhosas, como o orfanato e os relacionamentos dela, o que torna algumas situações mais críveis e verossímeis (mesmo que mais tensas e cinzas). Também temos uma Beth feiosa do início ao fim, algo que é parte da história, pois ela só fica segura e confiante por meio do seu talento e esforço, chamando a atenção de todos por isso e não por ser uma modelo.
@90semy 09/08/2021minha estante
Adorei sua resenha, parabéns!

anicca 22/09/2021minha estante
O final kkkkkkkkkkkkkk

Gustavo543 07/01/2023minha estante
definiu o livro todinho, ótimo ??

Sossô 08/03/2023minha estante
Tem cena com hot??

junirou 01/10/2023

O gambito da rainha ??
Fiquei com preguiça de fazer resenha desde que terminei, só que infelizmente me sinto na obrigação de fazer. Então vamos lá...

Gostei muito do livro, e eu não esperava nem um pouco por isso. Apesar de ter gostado da série anos atrás, eu vi uma resenha negativa do livro e nunca mais me interessei pelo mesmo, então, esses dias aí eu achei ele na biblioteca da escola e resolvi arriscar e, gostei bastante, amei a leitura, é frenética do início ao fim, é extremamente parecido com a série, cada jogo de xadrez é emoção nova. A Beth é uma personagem que eu particularmente me apeguei muito enquanto lia, provavelmente já conhecer ela da série ajudou nisso, mas ver a evolução dela, todo seu lance com os comprimidos e o xadrez era fascinante, e o final é perfeito foi do jeito que tinha que ser. Recomendo muito o livro, principalmente pra quem gostou da série.
edilsonjoaquim 01/10/2023minha estante
sou fissurado na série, preciso ler o livro urgentemente

junirou 02/10/2023minha estante
leia!!!! é tão bom quanto

MissMel 02/10/2023minha estante
Amo a série, talvez eu tente ler o livro um dia desses!!

junirou 02/10/2023minha estante
pega na biblioteca mel quando eu devolver, eu recomendo demais

MissMel 03/10/2023minha estante
Tá bom, amigo. Eu vou ficar de olho nesse livro, viu? kkkk

junirou 03/10/2023minha estante
!!! fique

cris.leal 20/09/2021

Desafiador...
A história começa no final dos anos 1950 e acompanha a vida de Elizabeth Harmon, que aos 8 anos ficou órfã e passou a viver em um orfanato. Enquanto esteve na instituição, Beth aprendeu xadrez com o zelador, que logo percebeu que ela era uma criança prodígio, uma jogadora fenomenal. Perto de completar 13 anos, Beth foi adotada e com seu talento nato, adentrou no mundo masculino dos torneios de xadrez. Aos 18 anos tornou-se campeã dos Estados Unidos e aos 19, em plena Guerra Fria, atravessou a Cortina de Ferro para enfrentar o jogador russo que era o Grande Mestre Internacional e Campeão Mundial.

Apesar de genial e competitiva, Beth era solitária e frágil, e sua trajetória foi pontuada pelo vício em tranquilizantes e álcool. Os comprimidos ela conheceu no orfanato, onde eles eram usados para manter as crianças sob controle. Já o álcool lhe foi apresentado pela própria mãe adotiva. Para encarar torneios cada vez mais desafiadores, a jovem enxadrista se drogava, mas em determinado momento entendeu que precisava parar se não quisesse arruinar tudo o que tinha conseguido.

O livro traz informações mega detalhadas sobre os jogos de Beth e sobre o xadrez em si, então um conhecimento básico sobre este jogo de tabuleiro, ajuda a entender melhor o enredo. Como eu não entendo nadinha de xadrez, a leitura tornou-se um pouquinho entediante em alguns momentos. Mas continuei lendo, porque queria conhecer o destino final da personagem. Beth não é afetuosa, mas sua genialidade e luta contra os demônios pessoais, despertaram minha empatia. Eu esperava que o romance focasse mais nela e menos no xadrez, mas mesmo assim, gostei de acompanhar o seu amadurecimento em um mundo tão desafiador e competitivo.
JANEREINANDO 27/09/2021minha estante
Amei a série ?

RafaelM 03/05/2022

- Gostaria de jogar xadrez?
Um dos melhores livros que li esse ano, e certamente merecerá algumas releituras no decorrer da minha caminhada literária.
Livro que inspirou e baseou o seriado de mesmo nome da Netflix, mas como sempre, o livro é infinitamente melhor. Escrito em 1983 durante o periodo da guerra fria, ele conta a história de"Lisabeta Harmon", rs, de sua entrada no orfanato e o primeiro contato com o xadrez até a disputa com o enxadrista Borgov, atual campeão mundial.

Recomendado para todos os entusiastas de xadrez, pois o livro gira em torno dos torneios, jogadas de aberturas e variantes, além de algumas descrições como "cavalo para cinco bispo", rs, aguçando o leitor a viajar junto nas jogadas sem precisar "olhar para o teto" para ver um tabuleiro de xadrez.
E claro, vale também para quem não sabe jogar xadrez, mas acredito que nesse caso ele perderá mais da metade da magia, mas ainda assim valerá a leitura, pois o livro é "arrebatador! Uma sublime obsessão." (Los Angeles Times).
E é praticamente impossível não comparar Harmon com Bob Fischer e muitos alegam que ela é a versão fictícia feminina dele. Bom, é uma teoria, mas para quem acompanha as irmãs Polgar, já analisou partidas de Vera Menchik, Maia Chiburdanidze, e das brasileiras Alboredo, Terao, Librelato e tantas mais, sabe que essa teoria só existe em razão dos costumes de uma época antiga, com costumes que hoje não fazem sentido, apesar de que, sim, Fischer venceu o campeonato mundial de xadrez de um russo em plena guerra fria, sendo responsável pelo primeira explosão mundial de xadrez, e a "Lisabeta" kk, mesmo sendo uma personagem fictícia, é a responsável pela segunda.
Ganho para o xadrez, para nós enxadristas e para todos de uma forma geral, pois afirmo sem medo de ser feliz que XADREZ É VIDA!!!

Mayara 18/06/2022

O Gambito da Rainha
"Gambito" Lance no xadrez em que se sacrifica uma peça para causar maior perda ao adversário.

Que livro fascinante! Aprendi a jogar xadrez com 10/11 anos e foi uma paixão. Ler esse livro faz me recordar sobre essa paixão. O enredo te fascina e é difícil largar o livro, as expectativas são altas.

Zykvict 01/12/2022

Tinha derotado todos eles, tinha vencido a elite

Beth é uma menina que ira provar que é possivel ter o que aumeja e apesar de seus medos e anseios ela tenta e não tem medo de passar por falhas e decepções pois acredita em si própria a cima de tudo.

Ceci 01/07/2022

literalmente iguais
Eu quis comprar esse livro pra comparar as diferenças entre ele e a série (que é uma das minhas favoritas), achei que o livro ia ser mtoooo melhor, mas estava enganada!

Apesar de ser mais legal ler e imaginar do que simplesmente ver na tv, o livro e a série são exatamente iguais, com pouquíssimas cenas acrescentadas e retiradas na série (tem umas 10 coisas diferentes no máximo)

Me fez perceber que o gambito da rainha (série) é uma das melhores e mais leais adaptações cinematográficas literárias da história!!

Ricardo Tavares 11/12/2022

O GAMBITO DA RAINHA Uma apaixonante história com o xadrez
Beth é uma menina fenomenal que aprende a jogar xadrez aos 8 anos e com sua mente analítica se tornará uma das maiores jogadoras de todos os tempos. Há situações que se afastam bastante da realidade do mundo do xadrez, contudo, a trama consegue envolver o leitor, pois Beth, apesar do seu jeito nada peculiar de viver, é carismática e consegue prender o leitor nas teias de sua trama de vida centrada nos jogos de xadrez.
Primeiro vi a série na NETFLIX e gostei demais. Por isso resolvi ler o livro e percebi que a série foi bem fiel à trama literária, guardadas as devidas proporções.
Não importa se você gosta ou não de xadrez, não precisa entender o jogo para compreender a história de Beth.
Recomendo bastante a leitura.
Esse foi um dos melhores livros que li em 2022.

Resenha da Editora

?O Gambito da Rainha é puro entretenimento. É um livro que releio de tempos em tempos simplesmente pelo prazer e pela escrita perfeita.? ? Michael Ondaatje, autor de O paciente inglês

Romance que deu origem à aclamada série da Netflix, O Gambito da Rainha é um livro envolvente, com personagens delicados e cenas de tirar o fôlego.

Uma história sobre arte, paixão e determinação que vai encantar leigos e aficionados pelo xadrez.

Depois de perder a mãe aos 8 anos de idade, Elizabeth Harmon é mandada para o orfanato. Calada e retraída, ela lida com a triste realidade tomando os tranquilizantes que a instituição fornece às crianças para mantê-las dóceis.

Até que o carrancudo zelador do lugar começa a lhe dar aulas de xadrez, oferecendo a chance de que ela precisava para sair de seu estado de letargia. Pensando e imaginando as jogadas, Beth sente que finalmente está no controle, e logo fica evidente que tem um talento natural para o jogo.

Depois que ela sai do orfanato, sua mãe adotiva a inscreve em sucessivos campeonatos nos Estados Unidos e Beth alcança uma projeção meteórica. As duas então começam a viajar por outros países em torneios cada vez mais espetaculares, em que o álcool e os tranquilizantes são um oponente tão poderoso quanto os maiores nomes do esporte que Beth precisa enfrentar.

Agora Beth se prepara para encarar o mais importante duelo de sua carreira. Uma jovem solitária no meio masculino do xadrez profissional, ela terá a chance de desafiar a primazia soviética e dar mais um passo em direção ao título mundial.

Mas, para isso, terá que superar de uma vez por todas sua relação autodestrutiva com a bebida e os comprimidos em sua emocionante jornada em busca do sucesso.

Vitoria 02/03/2022

XEQUE - MATE VALE MUITO A PENA !!!
Essa obra é fascinante até quem nunca jogou xadrez na vida acaba se encantando pela história de Beth Harmon que é uma protagonista com um talento nato para o jogo e busca ser a melhor num espaço predominante por homens. Paralelo a isso,precisa lidar com sua dependência com remédios e bebidas enquanto ao mesmo tempo tenta se descobrir como pessoa enquanto cresce.Portanto,as páginas trazem sentimento de luta e superação de uma menina que perdeu tudo mas se encontrou no xadrez como uma grande paixão para virar jogo de sua própria vida.Recomendo !
Obs:Na minha cabeça beth e benny ficam juntos.

Giovanna398 31/03/2022

Gostei muito, MUITO mesmo.
Não achei que fosse gostar tanto mas eu me apaixonei, devorei o livro em um dia e não fiquei cansada em nenhum momento.
Achei que fosse me deixar entediada por ter muitos termos de xadrez (sei só o básico), mas acho que minha ignorância nesse assunto só me fez ficar mais vidrada pelo livro

Juliaa13 08/02/2022

O livro é incrível, a história é interessantíssima e influenciável (agora eu quero aprender a jogar Xadrez profissionalmente?), porém não gostei de ver a série ao mesmo tempo que realizei a leitura, a história ficou muito arrastada e cansativa...
Irei sentir saudade da Beth Harmon, e a sua vontade voraz de sempre querer vencer, ela é de fato, uma grande inspiração para mim!!

Aline327 21/01/2022

Uma obra encantadora
Um livro que gira em torno de Xadrez, tem uma garota prodígio mostrando para os homens quem é que manda, tem tudo para ser maravilhoso.
Como eu gosto de jogar Xadrez e de preferência causando muita destruição. Amei o livro.
É pura adrenalina as partes dos torneios.
A Beth arrasa!!
Só o título do livro que incomodou. Já que no Xadrez não há rainha e sim Dama.

Rahrt 03/08/2021

"É tolice correr o risco de enlouquecer só por vaidade."
O Gambito da Rainha é um dos poucos casos onde a adaptação é tão boa e emocionante quanto o livro. A Netflix fez um trabalho maravilhoso e dá um quentinho muito bom no coração quando isso acontece :)
A leitura é fluída e envolvente, mas algumas partes do livro parecem tanto um manual de xadrez que até a mosca andando na parede fica mais interessante. Só por isso ele não ganha 5 estrelas.

Antonio Maluco 11/11/2021

Seriado
O livro conta histórias da mulher que se torna especialista em xadrez e eu vou ver o seriado na Netflix

mariadegolada 29/08/2021

bom!!
literalmente agora fiz uma resenha dizendo que não sabia nem se tinha gostado do livro, mas eu fiquei deitada na cama pensando sobre a resenha e eu achei muito injusto falar uma coisa dessas de um livro tão bom, que eu me diverti muito lendo. É um livro maravilhoso, que se desenrola bem e continua muito bem. A escrita talvez foi o que me deu um susto no começo, pq eu achei meio rápido, mas na verdade isso é bom, porque vc pega rápido o ritmo do livro também. Eu não entendo absolutamente nada de xadrez, mas eu achei muito interessante. As peças se movem feito um ballet, suave delicado, ao mesmo que pode ser um sapateado, estrondoso e inquietante... Enfim! Ótimo!!!