O DESENHO DE MARIA

O DESENHO DE MARIA Jamille Carvalho dos Santos

Resenhas -

Tamara Ferraz.As3Artes 05/05/2023

Um conto curtinho que me deixou com gostinho de quero mais
Adorei o livro. Um conto curtinho que me deixou com gostinho de quero mais. Com ilustrações fofas e uma história simples. Adorei a ideia de retratar o olhar de uma criança diante das diferenças das pessoas ao seu redor.

Jamille Santos 20/06/2021

O Desenho de Maria.
É uma história simples que busca trazer uma pequena reflexão para as crianças em idade escolar. Com lindas ilustrações.

NARA DIAS 12/05/2023

Reflexão sobre a cor da nossa pele
Aqui temos a Maria e suas reflexões sobre qual deveria ser a cor utilizada para colorir a pele de cada criança retratada em sua atividade. Isso surge após a menina observar seus colegas colorindo todos com cabelos loiros e pele clara.

Já li outros livros com essa temática, e é sempre importante oportunizar aos alunos esses questionamentos, porém faltou retratar melhor o resultado que Maria obteve quando ao final de sua atividade colore cada amiguinho de um jeito diferente. As ilustrações da obra não deixou claro a diversidade presente por meio dos diversos tons de pele.

site: www.instagram.com/quelivrotalendo

Adriana 08/06/2023

Pelos olhos de uma criança
Em um mundo cheio de estereótipos, uma criança ao começar a desenhar e olhar os desenhos dos amigos seguindo um padrão de pele e cor de cabelo, se questiona: Se fisicamente não somos todos iguais, por que os desenhos tem que ser?

Com uma linguagem voltada para as crianças e de maneira clara e objetiva, a temática diferença racial é tratada com muita maestria pela autora.