Placenta

André Comanche

Resenhas - Placenta

Carla Maria 09/09/2023

Poderia ter sido melhor
Após a finalização de Morte em 140 caracteres e embalada pela escrita do André Comanche, dei início ao conto Placenta. Confesso que dessa vez a espectativa era alta, visto que eu havia acabado de me deleitar, minutos antes, com uma outra obra do mesmo autor. A temática não deixa nada a desejar, inclusive é uma das que me despertam a curiosidade. Mas apesar disso, o tema abordado nesse universo Cyberpunk poderia ter sido melhor construído.

Não me cativou o suficiente para merecer algo acima de 3 estrelas.

Thalita @desabafoliterarioo 26/06/2021

O conto se passa no ano de 2068, onde a carne humana é negociada. Minerva dá a luz ao seu primeiro filho, e faz uma promessa a si mesma que o bebê crescerá longe disso tudo, porém no dia seguinte, o bebê é tirado dela. Minerva fará de tudo para encontrar seu filho, nem que seja a última coisa que faça. Me arrepiei toda lendo esse conto. Eu, literalmente, imaginei as cenas como fossem reais, tive que dar uma pausa para processar rsrsrs. Brutal e reflexível.

Vocês podem achar que por ser conto não tem um bom desenvolvimento, vocês estão errados. O conto tem uma mensagem por trás. A leitura do conto foi envolvente e reflexiva. Vem acompanhado de algumas ilustrações, tornando uma ótima leitura.

Leitura Aguçada 05/06/2023

É um conto super rápido.
As ilustrações são lindas e queria saber ao certo se Minerva conseguiu ou se o final é pra ser aberto mesmo.

mari! 15/09/2022

"Parir meu filho me lembrou o que é estar viva."
Quando surge hastags para apoiar a literatura nacional, é pra quê esse tipo de história tenha palco nessa imensidão que é o meio literário. "Placenta" é nacional e melhor, é sergipano. O menor estado brasileiro.
É definitivamente um conto de te fazer perder os batimentos do coração. Desde o início, já temos uma cena forte e dura, mostrando qual vai ser o ritmo e a personalidade dessa distopia sci-fi.
O foco aqui, é maternidade. Não aquela forçação tosca de fragilidade feminina, mas sim, de como mulheres... Como mães poderiam explodir o mundo pra proteger seus filhes. Como a vingança de uma mulher que deu toda a sua força e ternura pra quem ama, pode ser brutal pra um mundo que já está despedaçado.
São 22 páginas de pura tensão, que além do embate da protagonista, traz questões pertinentes a serem debatidas, visto que não é um cenário taaao longe de nossa realidade.

Jonatas65 02/09/2023

Que grande surpresa!
Quando vi o tamanho do livro confesso que fiquei confuso, até porquê, se tratando de uma ficção cientifica pensei que pudesse ficar vago (não sei se é um fragmento do que pode ser algo ainda maior, mas consigo muito facilmente fazer um avaliação somente dessa edição).
Confesso também que a formula mais fácil de fazer com que eu me atraia por alguma obra, é me falando que essa obra possui algum tipo de crítica social, e Placenta faz isso com perfeição, uma história curta, que com algumas linhas consegue fazer com que o leitor se ambiente dentro do contexto em que a obra está inserida, faz um papel brilhante que, inclusive, no momento em que lia fez vir a cabeça "é o 1984 que critica o liberalismo", Placenta não mostra uma distopia neoliberal, e sim o que a teoria é na prática . Mas Placenta vai muito além de uma critica social, o que é de ser saudado inúmeras vezes, a obra também consegue ser uma história de amor materno, e de vários outros traços da psique humana, como quando nossa protagonista diz "Parir meu filho me lembrou o que é estar viva!".

Thays184 13/06/2022

André Comanche, o que foi isso aqui?!?
Tava no tédio, peguei pra lê só pra me distrair um pouco e agora me encontro querendo socar a parede!!! André Comanche isso não se faz! Eu quero mais?
Eu nem consigo explicar direito o sentimento que esse conto me fez ter, eu só sei que preciso da continuação urgente ??

Kailany 03/10/2023

Humm ficção
Um conto muito bem desenvolvido apesar de ser tão curto. Eu leria fácil um livro de 300 paginas desse universo do conto. Nunca cheguei a ler algo parecido e gostei muito. O final foi muito inesperado kkkkk faz o leitor ter um choque pela cena, e logo em seguida aplaudir a personagem principal.
Não tem muito o que falar sobre ele, tendo apenas 17 paginas kkkkk mas é uma ajuda pra te tirar de uma ressaca literária.
Recomendo para aquelas pessoas acostumadas com contos nacionais. Se estiver procurando um conto para começar, eu recomendo algo mais levinho como um romance.

Clarinha 11/10/2021

Interessante!
Se passando num futuro distópico onde há um mercado de carne humana. Minerva da a luz a um menino numa época em que não se tem mais filhos de maneira natural.

Sobrevivendo ao parto, ela acaba apagando após todo o esforço, acordando e descobrindo que saqueadores haviam levado a criança, provavelmente para troca-la por dinheiro.

Essa trajetória é cheia de revira voltas para poucas páginas. Eu gostei muito, porém gostaria que houvesse mais.

Bruna 20/03/2023

O título é maravilhoso!
Só pela temática do futuro diferente da sociedade atual já me ganhou, mas o fato de em tão poucos capítulos ter conseguido entregar tanto é sensacional! (mesmo eu tendo acertado a teoria do fim kkk). Queria continuação ?

Ray 23/03/2023

Deliciosamente perfunctório
O conto é lacônico, quase lúgubre e completamente visceral. Ele se passa em 2068, num típico cenário cyberpunk sci-fi, com uma miscelânea energética de Matrix e The Promised Neverland, que conta com o forte protagonismo de Morgana e seu bebê recém nascido roubado pelo tráfico de carne humana.

Consigo dizer que ele é interessante, a proposta é incisiva com a clara crítica a diferença sociocultural entre pessoas mais abastadas para menos e a concentração de riqueza, porém achei tudo? Fácil demais (?) Não consigo definir ao certo. Quando há o confronto com uma autoridade, ele é leniente e entrega uma informação confidencial de maneira fácil. Até certo ponto, achei estranho ela não sentir tremores e dores ocasionadas pelo parto normal.

Finalização excelente, chocante da maneira correta.

Sinto que ele tem um potencial enorme, mas que foi desperdiçado com uma finalização rápida e fatal. Uma pena, visto que a escrita é ótima e ideia incrível.

laura.stussi 28/10/2021

muitos sentimentos em poucas páginas
o conto se passa em um futuro distópico e uma mulher, Minerva, dá a luz ao seu filho. Porém, a vida é difícil nesse novo mundo cheio de injustiças, onde a maioria da população vive na miséria, enquanto uma pequena elite vive em abundância, até mesmo se dando ao luxo de provar pratos chiques com carne humana.

A leitura é super envolvente e tensa! Já quero a parte 2 :)

Josi152 03/01/2023

Incrível
No começo parece que está tudo bem, o acontecimento é até então algo normal e ?natural?, até Minerva acordar e vê seu mundo desabar só que o pior ainda estava por vir.
O final desse livro me deixou boquiaberto.

Sara 18/04/2024

Um mini filme de ação
Uma distopia envolvendo canibalismo entre a classe alta, aqueles que aproveitam os pratos e as oferendas. Ou seja, a classe menor. Em poucas páginas foi apresentado uma história com um começo "uau". Um meio cheio de informações sobre o universo que me fez ansiar por mais. Queria que tivesse mais páginas ou outros livros sobre o mesmo universo. Uma mãe, um bebê, um sequestro. Minha imaginação está gritando após ler aquela última página. E eu gostei do final, amor maternal supera tudo.

Minnie9 20/03/2023

O Plot---
Uma leitura super fácil e rápida, com ilustrações, uma mensagem profunda e um plot-twist que não pode faltar.
Essa comic com a pegada cyberpunk faz com que eu tenha consciência da sociedade em que vivo e refletir nas possíveis consequências dela.
Ótima leitura.

Láiza 07/04/2023

Tentando entender esse conto, na verdade, o final que não é final...?

Estava adorando a construção de um mundo apocalíptico, mas o jeito que acabou tirou o prazer do começo. Se tiver continuação, beleza, mas se for assim msm ficou bem esquisito ?