Aleijadinho

Aleijadinho Conselho Estadual de Cultura de Minas Gerais

Resenhas - Aleijadinho

Andréa 18/08/2010

Aleijadinho por diferentes visões
O livro, nas verdade uma revista publicada pelo Governo de Minas Gerais, é uma reunião de estudos sobre um dos maiores artistas brasileiros. Responsável por grande crescimento cultural e artístico das Minas Gerais no ciclo do ouro e considerado o maior artista da América Latina. Alguns estudos se prendem na sua obra prima "Os Passos da Paixão" e "Os 12 Profetas", partes integrantes do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas. Em outro estudo, nos é apresentado pelo sua importância ao imprimir sua arte no cotidiano das principais cidades do Brasil Colônia. Para sua doença, ainda hoje, uma incógnita, são apresentadas várias suposições, e apesar dos estudo serem de 1983, ainda hoje muito pouco se sabe a respeito. Interessante também o estudo sobre como a doença o afetou psicologicamente, fazendo refletir em suas obras, a tristeza e desaparecendo com os rostos alegres exculpidos em sua juventude. Para quem gosta de história e arte, vale conhecer em um mesmo livro, diferentes visões de um mesmo artísta.