Tempestade e Ímpeto

Tempestade e Ímpeto Friedrich Maximilian von Klinger

Resenhas - Tempestade e ímpeto

Rickson.Ramos 11/06/2021

Surpreendentemente divertido
O movimento literário Sturm und Drang ? uma variação do Romantismo Alemão? surgiu no final do século XVIII na Alemanha. Em oposição ao que preconizava o iluminismo e o classicismo francês, os autores desse movimento almejavam uma literatura mais selvagem, cujos personagens davam mais voz à explosão de sentimentos que à razão. Johann Wolfgang von Goethe e Friedrich Schiller eram os seus principais representantes.

A peça de teatro ?Tempestade e Ímpeto? ? escrita pelo alemão Maximilian Von Klinger ? foi a responsável por cunhar o termo do movimento. A obra quebra com o padrão estabelecido pelo teatro francês de divisão em 5 cenas dentro dos atos, apresentando vários personagens movidos unicamente pela vontade de vingança ou paixão. Foi fortemente influenciada pelos trabalhos de Shakespeare, tanto na trama do amor proibido entre descendentes de casas rivais (Romeu e Julieta), quanto no desfecho (muito parecido com o de A Tempestade).

Se o objetivo das obras do movimento Sturm und Drang é imbuir o público de extremos de emoções, essa teve sucesso. A peça me surpreendeu bastante, não esperava que fosse me divertir tanto. A narrativa é permeada de viradas de mesa e revelações que tornam a leitura muito mais estimulante. Muitas vezes me vi torcendo pelos personagens e ficando surpreso com as novas descobertas. A escrita é leve e nem um pouco complicada, recomendo fortemente.

Carolina 27/09/2023

A juventude é tempestade e ímpeto
A peça é bacaninha, dei risada de algumas cenas do LA FEU e do BLASIUS.

Os personagens são, como já é esperado, extremamente exagerados nos seus sentimentos (ou na forma de expressá-los).

WILD é um jovem impetuoso; Seu pai, LORD BUSHY, o precedeu no mesmo caminho, mas na velhice se acalmou. LORD BUSHY está realmente arrependido de seus rompantes, e já faz tempo compreende que esses sentimentos tempestuosos só causam problemas.

Uma fala de LORD BUSHY, na cena final da peça:
LORD BUSHY
Arrependimento por minha vida pregressa - esquecimento das paixões selvagens! Mylord! tomei todos os pecados sobre mim, completei aqui uma peregrinação, cheia de pesar e sofrimento, deixa-me içar aqui a bandeira da tranquilidade. Berkley! não chegaste ainda ao tempo em que se aprecia o sossego?

Gustavo.Henrique 20/12/2021

A trama de tempestade e ímpeto parece evocar esse principal elemento de fúria da natureza nos sentimentos de seus personagens. Com belas passagens, a trama tenta invocar um espírito shakespeariano. Algumas passagens são um pouco confusas ou se encerram de forma abrupta, mas a linha condutor, os trovões do amor, os ventos de esperança e as agitações da vingança, estruturam toda essa narrativa, de fato, uma verdadeira tempestade.

Mateus.Silva 11/11/2022

Tempestade e Ímpeto
Um monte de revira volta, mas a história é até interessante. Gostei de ler lido, mas acho que nao leria de novo.

RPericelli 01/06/2021

Consolidação de um movimento
Duas famílias que se odeiam, um amor proibido, e uma peça clássica repaginada aos ideais do movimento literário alemão ao qual deu nome, a peça de Klinger é carregada de emoções vingativas e todo o contexto necessário para a "compreensão" está em diálogos que, como a tempestade, é despejado em arroubos violentos para, em seguida, dar espaço à calmaria e a tentativa de tirar alguma compreensão do que se leu.

Compreender o contexto histórico ao qual a peça foi escrita, e o qual representa, é essencial para a busca de algum sentido na leitura. Confesso que tive que parar, ler e entender mais a fundo sobre o movimento ao qual deu nome, e retomar "Tempestade e Ímpeto".

Aivillino 17/01/2022

Gostei bastante da peça, é uma história que prende, mas fiquei um pouco confusa com os acontecimentos e com a linguagem também. Muitas vezes tive que voltar algumas falas para conseguir acompanhar e encontrei alguns erros de revisão também.
Por ser uma peça, muitas coisas acontecem ao mesmo tempo, tem uma história pra cada personagem e nenhum fica sem um fim, mas achei um pouco complicado de acompanhar também todos aos mesmo tempo.
Sobre a influência de Shakespeare na peça: foi perceptível, sem ser cópia, o que me surpreendeu, não sei porquê.
Ri bastante em algumas partes da peça, realmente ela é bastante cativante. Uma peça boa com um desenrolar bom, mas terei que reler pra conseguir entender tudo de verdade.