Reflecto Infernari

Reflecto Infernari Décio Gomes

Resenhas - Reflecto Infernari

Barbara 09/10/2022

Terror de primeira qualidade
Conheci a escrita de Décio Gomes através do livro "Albertine" e desde então me encantei. Décio escreve com profundidade, com sentimento, sabe? É uma leitura totalmente imersiva, você sente o medo e a atmosfera sombria e macabra do ambiente e dos personagens.
Este é o último livro da série "In nomine Patris", que conta a história do Padre Jullian, um dos personagens principais da trilogia "As cronicas Ridell", que foi por onde comecei a ler Décio Gomes. Gostaria do fundo do coração que todo mundo que ama o gênero terror sobrenatural, desse uma chance a esse autor, pois seus livros são maravilhosos, com histórias originais que nos fisgam desde as primeiras páginas. Então pra quem tiver interesse em se aventurar nessas historias, vou colocar duas possíveis ordens de leitura dos livros, pra que nada seja perdido, pois as histórias acabam se entrelaçando e formando um círculo perfeito, e essa foi uma das coisas que mais gostei quando estava lendo. A primeira ordem poder ser a cronológica dos acontecimentos das histórias, que são:
In nomine Patris Dominus Mortuorum ;
In nomine Patris Sanguinis Sigillum;
In nomine Patris Tenebris Hibernus;
In nomine Patris Reflecto Infernari;
Albertine;
Minueto da madrugada;
Elegia;
Ao soar do sino.
Também pode começar a partir das Crônicas Ridell, que foi por onde comecei. Inclusive até recomendo essa ordem, pois foi a partir daqui que tive interesse em saber mais sobre a história do Padre Jullian. A ordem é a seguinte:
Albertine;
Minueto da madrugada;
Elegia;
Ao soar do sino (algumas coisas aqui só serão explicadas na leitura na saga In nomine Patris, mais precisamente a partir do segundo livro);
In nomine Patris Dominus Mortuorum ;
In nomine Patris Sanguinis Sigillum;
In nomine Patris Tenebris Hibernus;
In nomine Patris Reflecto Infernari.
Então é isso. Leiam e leiam. Sei que parece muita coisa, mas os livros são curtos e a gente nem ver o tempo passar. Eu garanto.

Bárbara 05/11/2022

In Nomine Patris: Reflecto Infernari
Continuando a saga do Padre Julian e seus amigos, In Nomine Patris: Refecto Infernari traz uma narrativa frenética (assim como o primeiro livro da série) e impossível de largar.
Todas as pontas soltas e coisas que eu nem lembrava mais foram amarradas e esclarecidas nesse livro. Todos os personagens (novos e antigos), como sempre, muito bem desenvolvidos, com bastante profundidade, o que nos faz criar um laço com cada um, como se já os conhecemos.
Julian, Romani, Delores, George e todos os aliados que surgiram no decorrer das viagens, parecem reais.
Sem dúvida um dos melhores livros nacionais de terror/suspense.
A trama, apesar de ter elementos convencionais do horror (demônios, vampiros), é única, todo o universo e mitologia criados pelo autor são incríveis, cada página lida me fazia querer ler a próxima, e a próxima, e a próxima...

--------------------
Indico muito, tanto esse livro quanto a série inteira.
??????????

-------------------------SPOILERS-------------------------

Ponto negativo: GEORGE MERECIA SER FELIZ!!!!!!!! E o que acontece com essas pessoas que se foram pra o nada? (Esse autor não tem receio nenhum em matar os personagens kkkk)

Dúvidas: quem é a mulher grávida cabelos pretos no final? A Irvine? E esse demônio no final, só mais um ou tem algo a ver com a Irvine/Lamashtu?
Também não entendi bem como ela (Invirne) foi sugada pelo portal criado por ela.
Décio 21/01/2023minha estante
Oi, tudo bom? O autor aqui pra agredecer pelos comentários e pra responder algumas das dúvidas! ?

A mulher de cabelos pretos no final é a Dianne, uma personagem central da trilogia "As crônicas Ridell" da qual o Jullian, já idoso, também faz parte. A cena final de Reflecto Infernari é o elo perfeito entre as duas sagas.

Sobre o portal, compreende-se que Irvine extrapolou os limites ao criar um portal dentro de outro portal. No trecho do incêndio, Jullian havia caido na armadilha que o levou para um portal mesmo já estando dentro do Reflecto Infernari. Ao escapar, ele arrastou Irvine para dentro e eliminou a passagem, mantendo-a presa num Reflecto Infernari dentro de outro Reflecto Infernari.

O/

Beatriz Mendonça 11/02/2024

Reflecto Infernari
Um desfecho incrível para uma jornada incrível. Não tenho o que dizer além de que sou apaixonada por esse grupo e vou sentir saudade deles.