Heaven

Heaven Lali Oliver

Resenhas - Heaven

stracierra 05/06/2021

impossível de engolir
AVISO: vários termos e trechos que usei para exemplificar certas opiniões minhas são pesados e ofensivos, podem engatilhar certas pessoas e se você, que está lendo essa resenha, for sensível, por favor, não leia.

confesso que fiquei muito curiosa para, finalmente, entrar no universo ?promissor? dessa escritora tão bem falada pelo twitter; também confesso que não me surpreendi, pois já não esperava muito.

ser um escritor não é apenas saber formular ? ou pegar ? frases prontas, robóticas ao ponto de não lhe prender de forma alguma durante a leitura. ser escritor também não é juntar várias passagens de outros livros em um amontoado de frases desconexas e chamar isso de personalidade. ser escritor, por todos os meios, é, mesmo que mínimo, ter o talento e a maestria de imergir as pessoas; é saber construir um lugar seguro, uma rota de fuga que muitos de nós, leitores, usamos para espairecer e usar nossa criatividade com base na criatividade dos outros. escrever não é uma fórmula, não é colocar as coisas ali e não desenvolver; a escrita não é para qualquer um. não é para a grande parte das pessoas do twitter que vivem esse sonho de, apenas porque leu, logo saberá conduzir algo de mesma qualidade. sei que isso pode soar rude, mas não estou aqui para julgar as conquistas ou as perdas na vida da lali, eu estou aqui para opinar sobre um produto o qual ela vende e ponto. a vida dela não me intriga ou importa, eu consumo o TRABALHO dela. consumo o quê ela disponibiliza. então, quando forem me xingar e fazer comentários ruins sobre mim no twitter, lembrem-se que, assim como qualquer outro livro, possuo o direito de falar sobre minhas experiências, minhas opiniões e meus achismos. eu não tenho absolutamente NADA a ver com a vida pessoal da escritora, e também não me importo.

dito isso, irei começar com algo simples. quando você, autora, anuncia que sua obra passou por revisões e uma leitura sensível (não por apenas uma pessoa, mas sim por VÁRIAS), não deve haver quaisquer tipo de erros ortográficos tais como gramaticais ou de concordância, tampouco deverá existir frases com teor ofensivo para as minorias, sejam estas quaisquer minorias ? até porque, além de tudo, o livro faz parte de um catálogo em uma editora. erros assim deveriam ser NULOS.

no livro anterior, contamos com comentários de cunho racista e capacitista que a própria autora disse ter ?sentido muito? e acabou por retirar a obra publicada para uma ?leitura sensível?. em heaven, além da misoginia explícita e sexismo, temos comentários homofóbicos que eu, como uma pessoa da comunidade lgbtqia+, me senti ofendida em ler. não me importo se o traço de personalidade da porta, também conhecida como seth mason, não quer ser ?confundido? como uma pessoa homossexual, ou se ele é ?bom demais? para ser um, como fica implícito em uma das falas dele. não podemos esquecer que o mason é um homem cisgênero heterossexual, ele NÃO tem que se achar ?boiola? por estar sendo ?romântico? com alguém. pensei que fosse óbvio e já muito claro que pessoas não-lgbtqia+ não devem usar o termo ?boiola?, mas acho que o computador da lali quebrou nessa parte da pesquisa, não é? acredito que a autora apenas conseguiu a ?fórmula? para criar um personagem homossexual esteriotipado e depois a internet dela caiu.

vou ser o mais direta o possível: o maior erro de um autor, é criar um personagem que está sob um pedestal inalcançável, pois além de ser algo não condizente com a realidade, é extremamente forçado ? a única utilidade do jef é ?agradecer? e ?vangloriar? o seth; por ser tão gostoso, por ser tão legal, por isso e aquilo, por ter apresentado o colin para ele, tipo, oi? ele só serve para aumentar a imagem do mason diante ao contexto da história, mas, me diz, por que o único traço de personalidade do jef é ser o ?gay chaveiro? da grace também? ele não tem absolutamente NADA; não tem desenvolvimento, não tem profundidade, ele existe ali somente para ninguém cair em cima da autora e pedir por diversidade que, aliás, precisa ser MUITO trabalhada pela lali. o jef aparece sempre para falar do mason, ou para servir como um ?apoio? para que a grace conquiste algo, ele não é um personagem, ele é um enfeite. mechas rosas, meias incomuns, ser aquileano. . . tudo isso para o quê?

outra coisa que me incomodou MUITO foi a cena de uma das festas onde, na manhã seguinte, o noah, que também usa o termo ?boiola? como algo pejorativo, acorda sem se lembrar do que aconteceu e descobre uma mordida na bunda. no instante em que comentam que as últimas pessoas que viram ele foram o jef e o colin, ele pergunta se o c* dele está ?intacto? (com essas palavras!). eu não preciso nem começar dizendo os motivos disso ser absolutamente errado, mas já que ninguém irá o fazer pois sentem medo de falar sobre livros nacionais, vamos começar por: não é porque você está na companhia de um casal aquileano, que eles irão aproveitar de você. obviamente, situações são situações, mas o fato do noah se preocupar tanto com isso ficou tão ridículo que pareceu o rodolffo falando que não queria o lucas e o gil dormindo no mesmo quarto que ele. se a tentativa era fazer o noah ser o alívio cômico, então é outro ponto em que a autora pecou muito porque homofobia não é engraçado.

sabe, é até bizarro considerar que estamos em 2021 e ainda existem autores que resumem pessoas lgbtqia+ em ?escada? para uma personagem principal, ou, no caso do noah, como uma pessoa que comete assédio (ou pior). e, relaxem, isso não é nem a ponta do iceberg do quão problemático e ruim é heaven.

agora, como mulher, vamos falar sobre a grace e como ela é o esteriótipo da garota diferente das outras, porque as outras são tão sem graça, não é? afinal, você não gostar de batom ou viver colocando a leitura em dia nada mais é do que uma construção social da mulher ?regrada?. e, é aí que vem minha pergunta, qual o problema de uma mulher gostar de batom? algo que me deixou muito frustrada durante minha leitura, além de todo o resto, foi essa ideia ultrapassada, reforçando que mulheres empoderadas são reconhecidas como ?ruins?. grace e triz são esse estigma, o que me leva a outra pergunta muito interessante: era, realmente, necessário haver uma rivalidade feminina entre ambas? todas essas voltas, todos esses momentos, a que custo? o problema não é a grace não gostar de batom, ou a triz agir de uma forma mais extrovertida, o problema é você ter a possibilidade e a oportunidade de desfazer um esteriótipo, mas você escolhe reforçar isso (e fazer seus leitores que, em grande parte, são adolescentes de 14-17 anos, acharem ?comum? algo do tipo). no demais, triz merecia amigos melhores.

existe uma cena em que a grace sai caminhando com um DESCONHECIDO quando, momentos antes, ela diz ter um ?trauma? (que não foi trabalhado, como já era de se esperar) que, no caso, é o fato dela ter sido stalkeada quando mais jovem. e, DO NADA, ela vai conversar SOZINHA com uma pessoa que a, até então, amiga dela diz ser uma pessoa ?problema?. a situação em si já é fora da realidade porque, não sei vocês, mas eu não consigo nem andar direito sozinha na rua pois tenho medo de acontecer alguma coisa comigo. e é um medo genuíno, que muitas de nós sentimos desde sempre por culpa de todas as atrocidades que mulheres passam todos os dias. o fato dela ter algo que possibilitaria um trauma e isso não ser trabalhado de forma alguma, e ainda fazer algo completamente alheio (e muito desconfortável) me trouxe outra pergunta: e se, hipoteticamente, a situação fosse real e esse desconhecido taxado de ?estranho? realmente fizesse algo com a grace? questiono isso porque, por morar fora do país, sei como feminicídios são constantes. estudei com inúmeras mulheres que possuíam tasers, estiletes, ou algo pontudo para se defender dentro da bolsa por causa disso. por causa de um ?estranho?, uma pessoa ?problema?, que fica em um beco. novamente, não estou dizendo que é impossível uma mulher ir ao encontro de uma situação assim, estou comentando que é tão fora da realidade porque QUALQUER pessoa EVITARIA entrar em um BECO com um DESCONHECIDO que dizem ser ESTRANHO (e muito menos seguiriam OUTRO DESCONHECIDO só para ir até uma pessoa x).

ainda no tópico ?girl power?, que foi introduzido de uma forma absolutamente horrível, vamos comentar sobre a leitura de tid (the infernal devices - cassandra clare) do seth. eu pensei que não poderia me decepcionar mais, e então, veio a frase ?você disse que a história era sobre caçadores de demônios, mas só estou vendo uma garota confusa sem saber para quem dar?. sinceramente? fico até com vontade de chorar quando alguém, seja real o fictício, crucifica dessa forma uma mulher que sente desejo sexual por duas ou mais pessoas. me dá nojo de ler algo assim, na verdade. fico pensando em como todas essas pessoas que leram heaven (e deixaram ótimas notas) não perceberam isso, sabe? existem muitos, muitos mesmo, autores nacionais que passam por inúmeras dificuldades e que tem suas obras diminuídas por pessoas que possuem esse devaneio de saber escrever, mas que na verdade, não sabem contar histórias. é triste você conviver e observar essas mesmas pessoas torrando cada neurônio porque querem entregar um trabalho impecável, e livros assim, como esse, que já teve uma revisão e uma leitura sensível, receber todo o ?hype? porque a autora é simpática e legal. não é porque você é nacional, que você é intocável. viver por trás da frase ?só fazem isso comigo pois não dão atenção à literatura nacional? não é só absurdo, como completamente errado.

existem livros ótimos, mais do que isso, livros que poderiam ser best-sellers internacionais de autores brasileiros mas que são apagados porque, infelizmente, existem os sonhadores do twitter que crêem que, por ler, sabem desenvolver algo do mesmo patamar. ser um escritor é TREINAR, acima de tudo. e, com base na gramática, nas frases robóticas do livro e nos personagens desinteressantes, temos a visão clara de que a autora não treina a escrita para aperfeiçoamento.

o livro parece ter saído de uma fanfic mal feita do universo de off-campus/briar u da elle kennedy ? autora que, como lali, não gosta de pesquisar antes de acrescentar personagens em suas histórias ?. não há um personagem de cor, não há representação de verdade, é apenas grace e seth, e grace e seth; não existe um cenário, não existe absolutamente NADA, é tão vazio que é impossível se prender na história. é cansativo, chato, sem graça... até o que deveria fazer o seth ser o ?maior? é bem... blé. as citações dos outros livros no meio também deixaram muito claro que o livro inteiro foi apenas um fanservice; para mim, pareceu que a autora só enfiou um monte de frases de efeito num canto e não soube trabalhar isso. não existe um contexto bom o suficiente para ter tantas passagens de livros famosos em um mesmo lugar, e eu nem vou entrar na parte em que é clara a exaltação de autores extremamente ruins e problemáticos dentro do livro, tá?

agora, quero falar sobre como a imersão dentro do livro é impossível. todas as frases possuem a mesma estrutura, não existe nem um pingo de naturalidade nas ações das personagens. é sempre um sujeito + um predicado, e acabou. inúmeras repetições de palavras que deixam o parágrafo cansativo e sem graça, erros bobos de concordância verbal (um ótimo exemplo seria ?seth se senta comigo em seu colo e as mãos segurando minha cintura, me impossibilitando de levantar?), até mesmo o plot principal é previsível logo nos primeiros capítulos. ler livros não é personalidade; transar não é personalidade; rivalidade feminina não é personalidade; ser um ?gay chaveiro? não é personalidade.

ler é uma característica, você gosta de ler, você não é a leitura. você não usar batom não está quebrando padrão algum, é uma opção, isso não faz de você melhor do que ninguém. não faz de você mais interessante, não faz de você ?mais? porque sua colega de quarto gosta de curtir a vida e afins. novamente, reforço minha fala anterior: você, como autora, tinha a opção de não colocar nenhuma dessas coisas as quais me chatearam como membro da comunidade lgbtqia+, mulher e escritora. esse é o seu trabalho, é como você decidiu ganhar o dinheiro que paga suas contas e abastece a sua geladeira, mas não vejo empenho. sim, você escreveu um livro, qualquer pessoa que sabe o básico de escrita também poderia escrever um; nem todos possuem o talento. nem todos possuem a ?mágica?, vamos por assim. magia essa que vem com prática e dedicação, não apenas com uma ideia, playlist e board no pinterest. vem com organização, foco e MUITO estudo, muita sabedoria. o começo nem sempre é bom, e todos nós, escritores, estamos sujeitos à resenhas 50 vezes piores do que essa aqui.

eu espero, futuramente, que você, como escritora, evolua e atinja um ápice maravilhoso e que suas vendas decolem de uma forma nunca vista antes. mas, para isso, é preciso de muito mais além de uma fan account no twitter, fãs que promovem ódio e linchamento às opiniões contrárias e a desculpa de ser uma autora nacional. o mundo é feito de sonhadores, porém alguns sonhos serão apenas sonhos, isso é um fato. a vida é mais do que dois jogadores de hóquei com falas problemáticas e uma leitora ?i'm not like other girls?, é mais do que uma colega de quarto esteriotipada e um amigo homossexual que serve apenas como apoio; por isso, minha nota para heaven é 0.5 ? seria menos, porém, a meia estrela é pelo trabalho de ter escrito 379 páginas e pela coragem de, ainda sim, publicar esse livro.

por fim, gostaria de dizer que esta é MINHA opinião. comprei o livro, algo que me arrependo, e o li. para quem acompanha minhas resenhas, sabe como a sinceridade é algo que prezo muito e nunca, em hipótese alguma, faria diferente com um livro nacional, afinal, é o que tantos autores pedem, não é?

não recomendo heaven, pois além de superestimado, também é frustrante e decepcionante.
A PATROA CHEGOU

MAVI EU SOU SEU TAPETINHO

gostosa

Jheniffer74 05/06/2021minha estante
eu to decepcionada comigo mesma por ter deixado tudo isso passar.
a resenha ta perfeita

debingrid 05/06/2021minha estante
eu tô chateada comigo mesma por não ter tido coragem de ter comentado sobre isso antes, o livro me deixou desconfortável em vários momentos, obrigada por isso Mavi, a resenha tá incrível!!

f . 05/06/2021minha estante
caraca, cirúrgica

julia_bk 05/06/2021minha estante
mulher que resenha incrível, toma meu follow

ju gregol 05/06/2021minha estante
que resenha incrível!

mi.sh 05/06/2021minha estante
a resenha mais bem estruturada que o livro ?

mari 05/06/2021minha estante
mavi você faz tudo, que resenha perfeita

ari 05/06/2021minha estante
QUE RESENHA PERFEITA

renatamouraslv 05/06/2021minha estante
Ficou perfeita essa resenha

dudaisreading 05/06/2021minha estante
o nível da sua resenha amg >>>>

dede 05/06/2021minha estante
meu Deus q resenha sensacional

sethcaleb 05/06/2021minha estante
vc fez tudo serio

Pedro.noah 05/06/2021minha estante
que resenha incrível!

bookbymadu 05/06/2021minha estante
vi tantas avaliações positivas desse livro que fiquei ansiosa pra ler, até cheguei a comprar ele, mas agora que ta vindo a tona essas problemáticas eu to ficando meio receosa em ler, mas mesmo assim quero tirar minhas próprias conclusões, mas amei sua resenha, tá de parabéns

Bea 05/06/2021minha estante
Aviso pra quem vai ler Heaven: LEIAM ANTES DE CRIAR UMA OPINIÃO BASEADA NA DE OUTRA PESSOA

Bea 05/06/2021minha estante
Sua resenha tá ótima amg, parabéns

nalu | @ilyreiner 06/06/2021minha estante
mais uma vez entregou tudo na resenha

emilly 11/06/2021minha estante
concordo demais!!!!

Maria.Eduarda 12/06/2021minha estante
amg, a gente leu livros diferentes porque não é possível. Heaven tem sim problemas, principalmente pela autora ser adolescente e estar começando no mundo da escrita agora mas a galera ta exagerando demais. Apontaram pra ela sobre a cena problemática que tinha, ela pediu desculpa, disse que ia fazer uma nova leitura sensível, apagou a cena do livro, mas as pessoas NÃO perdoam. Não sabem apontar os erros numa boa, tem que ser sempre xingando e ameaçando a menina. A Lali não é 100% desconstruída, como ninguém é, e tem falas problemáticas sim, mas ela soube assumir quando apontaram uma dessas falas pra ela. Na sua resenha, parece que o livro é extremamente racista e homofóbico, sendo que não é. Ele pode errar em alguns momentos e acho justo a gente discutir sobre isso mas ela é só uma adolescente, escrevendo um livro adolescente, sabe? Ela erra também. Sobre o que você falou sobre a vida pessoal dela, ela nunca usou isso como artifício pra fazer as pessoas não criticarem ela. Ela apenas falou que passava dificuldade quando as pessoas estavam pirateando o livro dela (livro de 6 reais, nacional, independente e que ela já tinha dito que ia ficar de graça dia 11) em grupo de wpp com mais de 100 pessoas! E as pessoas ainda xingaram ela por ela achar ruim piratearem o livro DELA. O livro nao é perfeito, não aborda temáticas mega profundas, ele comete muitos erros mas é um livro gostoso de ler e que não merece ser apedrejado dessa forma. Não sei se sua opinião do livro teve relação com uma opinião pré-formada baseado nas coisas do twitter ou não, e sei que você tem todo o direito de não gostar e dar 1 estrela ao livro, mas também sei que uma resenha dessa influencia muita gente então queria deixar aqui a minha opinião e o meu ponto de vista e sugerir que cada um leia o livro (que está gratuito na amazon) pra tirar suas próprias conclusões.

Ra ð¦ 15/06/2021minha estante
eu vendo que não percebi nada disso quando li o livro e dei 4,5?

celine 18/06/2021minha estante
surrou o livro (ta certa

ju 18/06/2021minha estante
to lendo esse livro agora e digo uma coisa: QUE BOM q eu não paguei nada por ele!!!

Debby.Cicconi 23/06/2021minha estante
Resenha ótima, estava pensando em ler pelo hype que também vi, e ainda devo dar uma olhada, mas ler seus comentários com certeza vão me fazer prestar mais atenção aos possíveis problemas

Tati 26/06/2021minha estante
Sinceramente, não concordo a crítica. Acho que é ir muito fundo em questões que não são a ideia principal do livro,que se trata de um romance Young adult. Fez a resenha para biscoitar. Se você quer um livro para passar a ressaca literária recomendo ler sim.

lars 29/06/2021minha estante
Decepcionada comigo mesma por não ter percebido isso tudo

leoleopeopeo 07/07/2021minha estante
Conseguiu sua fama de lacradore do skoob? O livro tem seus erros sim, mas toma cuidado quando for fazer resenhas nesse tom. Sei que tu avisou pra n "apedrejar", mas tipo ??? Parece que do jeito que vc fala, o livro é totalmente racista e queima gays na fogueira. Eu sou lgbt e n me senti nenhum pouco ofendido em momento algum do livro. Temos questões dentro e fora do livro para serem resolvidas quanto a isso, mas pra que exagerar tanto na crítica de um livro?? Desculpa ai Machado de Assis.

ela 19/07/2021minha estante
CARAKHOU

pietra 26/07/2021minha estante
Até tirei da minha lista

Sabrina.Farias 19/08/2021minha estante
Tem que ser muito amargurada pra falar assim sobre algo que alguém levou tempo e esforço pra fazer.

pode ser sua opinião e ok vc não gostar do livro, mas vc não precisa apedrejar ninguém por isso, as vezes é bom lembrar que a autora tbm é humana e pode cometer erros igual qualquer ser humano e pra mostrar os erros dela e ajudar a mudar não precisa vir fazer um texto mega escroto desse.

repense essa sua forma de dar sua "opinião" e melhore

paula damasceno 30/08/2021minha estante
caramba, não percebi nada disso enquanto lia o livro, será que lemos o mesmo? Fiquei confusa auando você escreveu e eram 379 páginas, pq no meu kindle aparece só 279, será que eh por isso q eu não percebi essas cenas q você citou como ?problemáticas??

Thata.reading 02/09/2021minha estante
Nossa, nunca li uma resenha tao bem desenvolvida, parabéns

Barbarargc 05/09/2021minha estante
Cara, acho q a versão q eu to lendo passou por uma revisão, pq não tem essas partes mais kkkkkk to até chocada

ifpmaria 15/09/2021minha estante
eu tinha amado heaven, mas garota depois que eu li cada palavra que você escreveu eu quero chorar por ter sequer pensando que era um livro, meu deus eu quero chorar, obrigada por abrir meus olhos

kemilly 22/09/2021minha estante
A versão do livro que você leu pro que eu li está realmente totalmente diferente, amei esse livro. Apesar de concordar com poucas partes do que escreveu. E uma errata ela não tem editora, é um lançamento independente.

Tati 02/10/2021minha estante
Obrigada por não fazer eu perder meu tempo. Já tirei da lista

kemilly 02/10/2021minha estante
Achei essa crítica bem sem noção

Gabriely.Aquino 30/10/2021minha estante
meu deus até meses atrás eu amava esse livro, agora li essa resenha e me odeio por não ter percebido tudo isso e ainda peguei um leve nojo, vamos dizer assim, do livro a odioooo ?

bela.abrahao 16/11/2021minha estante
nossa quando eu li o livro tinha 267 (pelo k.u) e eu não lembro de jeito nenhum de nenhuma dessas falas homofóbicas, acho q a autora tirou. Mas gostei do livro e concordo na parte sobre a ambientação, ela não desenvolveu muito isso. Mas gostei do livro por ser um clichê bem rapidinho de ler, pra tirar a ressaca msm kkk

rafacsalves 24/11/2021minha estante
chocada q não me toquei de nada disso antes

Bea 18/01/2022minha estante

Obrigada linda??

Bea 20/01/2022minha estante
Obrigada linda??

bela.abrahao 05/02/2022minha estante
@Dry tive a msm sensação KKKKKKK pq amei o livro

cecilia 13/02/2022minha estante
Certíssima, eu q não tenho senso crítico ??????

Vamlirynna 19/03/2022minha estante
Resenha maravilhosa

Kat 19/09/2023minha estante
mas tu é uma chata sem noçao hein, pqp

b_ooksoul 08/05/2021

maior que carreiras
desde que entrei no booktt e vi todo mundo surtando com os quotes desse livro já fiquei louca pq me trouxe uma vibe off campus, e como eu sou fã já queria ler ne, como várias outras pessoas

confesso que me surpreendi, porque, pra mim, foi bem diferente de off campus, de uma maneira muito positiva

o grande X do livro não era o que eu esperava mas fiz teoria e acertei rs

não tenho muito o que falar, porque meus surtos por aqui, no insta e no Twitter já dizem o bastante

amei grace e seth

amei Seth lendo os livros dela, recitando, entrando no personagem e se tornando o próprio bookstan surtado que liga 4 da manhã pra falar de livro
desenvolvimento impecável

Grace, amo você.
obrigada por ser maravilhosa assim

teve o ponto que uma outra pessoa se mostrou incomodada, que numa hora a Grace é a """nerd""" fã de livros e na outra age como uma mulher fodona, e tudo bem, ngm é obrigado a gostar, mas eu AMEI isso, porque sério
não podemos ser os dois? as vezes eu me sinto um pouco como a Grace foi desenvolvida nesse ponto de ser as duas coisas, e amei
Não precisa ser só a nerd fã de livros insegura de se apaixonar, assim como não precisa ser só a garota fodona que têm domínio das situações o tempo todo
acho que a lali criou um meio termo perfeito

noah meu bebê lindo
lali pfv faz um livro dele

beatrice me estressou, fiquei querendo matar

agora vamos aos pontos que me fizeram tirar meia estrela:

acho que em alguns pontos poderia ser um pouco mais aprofundado, principalmente no atual da Grace, achei que poderia ter sido melhor explorado, mostrado mais um pouco da vida dela hoje, mas em algumas partes do passado também

acho que cabe mais algumas revisões em algumas partes, mas não foi nada que atrapalhou a leitura, até porque é compreensível que coisas tenham passado batido porque a gente encheu o saco dela pra lançar esse livro logo

esse aqui é um que me incomodou também do outro livro, que eu n fiz resenha nem nada, mas que acho que a lali pode vir a melhorar no futuro que é: a falta de representatividade em algumas partes

eu amei esse livro e quero colar na minha testa e divulgar pra todo mundo!!

Rafa.Meyer 13/06/2021

faz séculos que queria ler esse livro, só se falava dele no booktt, meu deuss e as referências dos livros que eu amo>>> tudo pra mim!
só queria deixar bem claro que li a história depois das alterações feitas pela a autora das partes mais problemáticas, eu não sei exatamente como estavam antes, mas se eu não tiver visto mais alguma parte preconceituosa por favor me avisem, porque as vezes eu posso não ter percebido.
não é novidade nenhuma que amo clichês, posso ler sem cansar!!!! e com esse livro não foi diferente, AMO o conceito da protagonista ter a ?xota de mel? e o cara ficar super caidinho por ela desde a primeira transa, me julguem kkkkkkk, tem cenas super românticas e muito fofass (que pra mim são um gatilho inclusive kkkkkk)
Bia 13/06/2021minha estante
XOTADEMELKKKKKKKKTOCHORANDO

daiana oliveira 13/06/2021minha estante
AAAAAAA vou ler

Lele 18/01/2022

Delicinha
Como eu amo clichê!!!
Eu amei esse livro kkkkk
O tanto que eu tô com ele NN tá escrito...
Personagens super fofos, nada muito dramático, plot previsível mas foi tudo tão bem escrito que me prendeu e eu li em 1 dia.
Ps: quero um Noah pra mim, ele cozinha e ainda monta lego véi!!!!!!
Tem umas cenas pesadinhas, tem, mas fazer o que né kkkkkkk
E as referências dos livros foram perfeitas.
Nota:???,5
@quoteslidos 18/01/2022minha estante
Eu amei ler ele ano passado

Yasmin 13/04/2022

Grace bookstan, gente como a gente
Livro perfeito, os personagens, as amizades e laços que todos fizeram simplesmente incrível. Amei o Seth bookstan ele surtando com Warne kkkkk melhor cena do livro.

Black 01/06/2021

Esperava mais
Espero que a autora entenda que não é uma crítica de mau caráter. Estou fazendo essa avaliação intencionalmente para a ajudar e também mostrar a minha decepção como leitora.

Acima de tudo, eu gostei da proposta do livro. Estava ansiosa desde que vi no booktwt, então assim que saiu, larguei os restantes dos meus livros para ler Heaven. Mas me decepcionou muito. Muito mesmo.

O livro tinha tudo para dar certo, exatamente tudo. Porém, o livro tem muitas falhas, muitas coisas sem sentido. O plot fica muito na cara, poderia ter tido mais suspense, poderia ter tido tantas outras coisas que iria fazer o livro ficar bom!

Eu como leitora, fiquei muito, mais muito decepcionada com o livro.

A autora tinha tudo para fazer ficar bom, mas não ficou. Espero que autora entenda, que eu estou falando isso do livro, e não dela em si.

Realmente o livro tinha tudo para ficar bom na >>minha opinião
licereads 02/06/2021minha estante
exatamente, concordo c td. tb vi o hype no tt mas oq me incentivou foi um no ttk

Black 02/06/2021minha estante
O que realmente me incentivou foi no booktt, pq lá, a autora colocava quotes do livro. Aí fazia parecer ser muito bom

mari 03/06/2021minha estante
eu tô lendo e super concordo com você, cadê a ambientação do livro? desenvolvimento dos personagens? quais as ambições deles? como Seth e Grace se apaixonaram? só não foi do nada. A melhor amiga da Grace só existe mesmo, não sabemos nada sobre o passado deles etc. Tô magoada pq achei que ia amar o livro ?

Black 03/06/2021minha estante
Exato, os personagens são tão soltos, como se estivesse ali de enfeite. Fiquei extremamente triste com o livro.

mari 03/06/2021minha estante
sim sim, penso o mesmo e também fiquei triste pois eu tinha muitas expectativas p esse livro :/ porém ninguém nasce perfeito, só em ela ver essas avaliações já da pra melhorar e muitoo nos próximos livros q ela escrever. Com prática tudo da certo

luh 02/08/2022

Grace e Seth
adorei a história do Seth e da Grace, a leitura fluiu muito, li bem rápido.
PS: amei muito o Noah! ??

gio 01/04/2022

Que livro booom!!!
Esse livro me prendeu logo no início.
Tendo narrativa entre o passado e futuro, fiquei super curiosa pra saber o que aconteceu com a protagonista no passado que mudou completamente no futuro. Me divertir a cada página do livro e acabei ele com o coração super quentinho
Nath 01/04/2022minha estante
Ele é incrível né? Não conseguia parar de ler KKK e saber que Infinity vai lançar esse mês me deixa mais ansiosa pra rever todos os personagens ??

Karen.Lariuxi 01/04/2022minha estante
Esse livro é tudoooooo

PATROA DEMAIS

VC ESMURROU TANTO

LINDA ELEGANTE E AINDA ESMURRA

ana 05/06/2021minha estante
KKKKKKKKKKK te amo meu amor minha paixão

Lubs 12/06/2021minha estante
Meu Deus a resenha é um livro

ana 12/06/2021minha estante
kkkkk perdão amg eu comecei a falar e n parei mais

vitoriarudnicki 12/06/2021

O que falar sobre esse livro?
Vi algumas resenhas negativas mas não me deixei abalar por isso, comecei a ler ele de coração aberto. E me surpreendi!
Eu não gosto nem um pouco desse tipo de plot, mas a autora escreveu tão bem que nem foi um problema pra mim!
Os personagens desse livro são tudo, me apaixonei por todos eles! ?
O Seth surtando com os livros me representou tanto, sério hahaha!
Amei esse livro e a escrita da autora. 5 estrelas total ?

Jami 16/07/2021

Um dos melhores livros que eu li em 2021!
Eu não sei nem explicar como eu me senti, mas é tão bom, aqueceu meu coração.
E eu não consigo mais escutar a musica: trampoline, sem lembrar do livro em si.

carol 30/05/2021

to apaixonada, tipo muito apaixonada, muito mesmo!!!

comecei lendo com as expectativas lá em cima, porque ouvi falar muuuito bem e também vi todos no booktwitter surtando por conta desse livro, e com toda certeza posso dizer que não me decepcionou

seth e grace são simplesmente perfeitos um para o outro. adorei a dinâmica dos flashbacks, acho que deu um ar de mistério para a história, gostei muito da intercalação que a autora fez

confesso que quando descobri o plot principal do livro, fiquei meio receosa porque não é um dos meus favoritos, mas a autora simplesmente fez eu morder minha própria língua

a escrita é leve e fluída, não quis parar em momento algum (tanto que não fiz??)

algo que eu achei que faltou foi background para a história, o romance e a relação dos dois é maravilhosa, de fato. mas acho que faltou envolver um pouco mais a faculdade, a cidade, criar um background para a história mesmo.

em compensação, algo que eu simplesmente AMEI e não mudaria por nada, é grace e masen bookstans. é literalmente minha ruína, foi ali que eu me apaixonei pelos dois

ele lendo os livros dela e depois de fato se apaixonando pela leitura, o amor da grace pelos livros. simplesmente perfeito?

a princípio eu ia dar 4 estrelas, mas depois desse final, vai autora pode levar essas 5 estrelas, pode levar tudo, pega minha casa se quiser, a roupa que eu to no corpo, pega tudo pode levar é seu

Beatriz1519 21/07/2021

Esse livro é maravilhoso. Adorei a história e os personagens, que são perfeitos. Esse livro tem partes que me fizeram rir bastante e eu amei as referências sobre outros livros. E os surtos do personagem lendo os livros são perfeitos.

Karen | @encontradanoslivros 29/09/2021

Os diálogos me mataram de rir
Nesse livro conhecemos o Seth e a Grace em dois momentos distintos separados por "Antes" e "Agora". No Antes vemos os dois se conhecendo, como se apaixonaram e como o relacionamento começou, a garota em seu último ano da faculdade e ele o capitão do time de hockey. No Depois já conhecemos uma Grace que perdeu a memória do seu último ano vivido e um Seth tentando se reaproximar da garota que ama, mesmo que isso signifique que ele não possa contar para ela que os dois já se conheciam, além de superar seu medo de perde-la novamente.

Vamos lá, começando pelos pontos que mais gostei: personagens, mais especificamente, o modo como os personagens tinham laços entre si que eram valorizados pela história, o romance, as amizades, tudo era demonstrado de forma que era possível entender o quão profundas as relações eram. Além de diálogos divertidos entre eles, amo dar risadas inesperadas. Nossos personagens principais eram bem cativantes, especialmente o Seth, que consegue desempenhar bem o papel de um par romântico encantador.

Mas o que deu errado para mim na leitura? O livro não conseguiu me cativar no seu principal obstáculo: a perca de memória da Grace. Não me despertou curiosidade e acabou sendo bem previsível o motivo do porquê de ter ocorrido. Além de que não me fazia sentido que tentavam esconder as coisas que a Grace viveu nesse 1 ano, como na decisão de não contar a ela que ela estava namorando.

Por fim, é um livro bacana e rápido de ser lido, pode não ter sido a estrela mais brilhante da minha estante, mas aproveitei a leitura no que consegui.

PS: Essa resenha também está no IG @encontradanoslivros