Uma Utopia Moderna

Uma Utopia Moderna H. G. Wells

Resenhas - Uma utopia moderna

Cosmonauta 10/07/2022

Haverá muitas utopias
"As utopias já foram bondosas demais, projetos de um novo mundo e de uma completude ingênua; a presente Utopia Moderna, todavia, é a mera história das aventuras pessoais entre filosofias utópicas."

Tradução de Mayra Csatlos

Fábio Morcego 22/04/2023

Não era o que eu esperava.
Não que o livro seja ruim, mas não é exatamente o que eu esperava do autor. Imaginei que o autor de máquina do tempo, guerra dos mundos, homem invisível e ilha do Dr Moreau contaria mais uma história fantástica em algum futuro utópico, mas de certa forma isso acontece com alguns personagens mas, o começo parece mais com um livro de filosofia tentando justificar suas ideias do que algum romance ou ficção.
Talvez eu só o tenha lido no momento errado, talvez pegando o livro com uma vibe mais filosófica ele funcione melhor.

Luiz 04/05/2022

O essencial para tornar uma Utopia Moderna em realidade
Livro: Uma Utopia Moderna
Autor: H. G. Wells

Geralmente os textos de Wells sempre apresentam as mesmas ideias base, então costumam apresentam de maneira geral o processo de evolução da sociedade atualmente caótica e desordenada para uma sociedade perfeita, equilibrada e mundial; a ideia utópica de que os seres humanos serão guiados pela razão, ciência e o comunismo; mas este livro em especial além de ter essa perspectiva, possui uma natureza tripartida que o torna um meio termo entre os seus antigos livros mais literários e os livros mais políticos do autor, estando bem nessa intersecção Uma Utopia Moderna é uma obra singular.

Wells fez grande parte de sua fama escrevendo contos com uma natureza poética e imaginativa, aonde costumamos ser apresentados a personagens que de alguma forma vivem uma aventura em que se depara com seres mais evoluídos, em diversos aspectos, numa possível utopia, ainda que imperfeita, mas fortemente mais próxima do que nossa sociedade. Portanto o caráter literário é o mais chamativo, como por exemplo os livros "A Máquina do Tempo" e "O Dorminhoco".

Ainda que nesses textos tenhamos explicações razoavelmente boas de como a sociedade evoluiu ao longo dos anos, ainda sim carecia de ideias filosóficas basilares mais fortes, não que não existiam antes, na verdade todo o seu pensamento político e filosófico é claro ao longo dos seus livros, mas neste em particular Wells tentar ir mais à fundo trazendo não só quais pensadores apresentaram ideias sobre uma sociedade utópica, mas como também aonde falharam ou o que seria necessário pra que essa sociedade pudesse existir na prática, rumo ao Estado Global e a Nova Ordem Mundial, assim autores como: Francis Bacon, Platão, William Howells, Tommaso Campanella, Thomas More e muitos outros são citados. Utopia Moderna é um livro que casa muito bem com os livros mais políticos do autor como "Nova Ordem Mundial" e "A Conspiração Aberta".

Existe também um caráter mais introspectivo e reflexivo neste livro, quase como um diálogo do autor com ele mesmo, simbolicamente representado, exatamente assim mesmo em determinado momento do livro. Nesse foco não só existe um debate filosófico e dialético, bem como uma aventura acontecendo, com personagens e tudo, mas também a ênfase do autor em pedir ao leitor que pense nisso como um exercício imaginativo, uma peça de teatro, mas também a possível ideia de que exista uma "outra voz" presente nessa construção que pondera coisas presentes no livro.

Assim temos: A) caráter poético e literário, B) caráter dialético e filosófico, e C) caráter introspectivo e reflexivo. O autor afirma que foi um livro difícil de ser escrito, visto que leu, releu e reescreveu várias vezes partes do livro buscando uma melhor forma e "tom" pra ele. É um livro interessante principalmente nas suas partes filosóficas e introspectivas, ainda que eu tenha achado um tanto embaralhado em alguns momentos. Além de também ter suas similaridades com o livro "Deuses Humanos" escrito posteriormente pelo autor.

Vale ressaltar que assim como em todas as suas obras, Wells faz questão de debater e apresentar diversos temas como a quebra da família tradicional, o comunismo global e o Estado Mundial pela Nova Ordem Mundial, purificação da raça humana pela manipulação biológica e eugênia, quebra de paradigmas morais e sexuais, mudança da perspectiva religiosa e educacional, dentre muitas outras coisas. Wells pra quem não sabe era um Socialista Fabiano, visava a Grande Revolução Universal que seria feita de forma lenta mudando a mentalidade da humanidade como um todo... isto é mais trabalhado nos seus livros políticos, mas suas ideias já estavam presentes nas suas literaturas visando criar esse imaginário.

"O método da natureza 'manchada de sangue' é degradar, impedir, torturar e matar os membros mais fracos e menos adaptados de cada espécie existente em cada uma de suas gerações, e então manter a média específica crescente; o ideal de uma civilização científica é prevenir o nascimento dos mais fracos. Não podemos fugir da punição da natureza de nenhum outro modo. O empenho pela sobrevivência entre os animais e os homens não civilizados significa miséria e morte aos sujeitos inferiores; miséria e morte para que não cresçam nem se multipliquem. No Estado civilizado, é nitidamente possível tornar as condições de vida toleraveis para cada criatura existente, desde que as criaturas inferiores sejam impedidas de nascer e de se multiplicar. No entanto, essa última condição deve ser respeitada."
(H. G. Wells, p. 150)

"Deve ser lembrado que uma utopia moderna difere das utopias porque abrange o mundo todo; portanto, elas não apresentam o desenvolvimento de uma raça ou de uma cultura especial [...]. Utopia Moderna deve ser, antes de mais nada, uma síntese. Politicamente, socialmente, linguisticamente, devemos supor uma síntese. Politicamente deve ser a síntese entre diferentes tipos de governo; no âmbito social e moral, deve ser uma síntese entre uma grande variedade de tradições domésticas e comportamentos éticos. [...] A tendência de todos os processos de síntese nas questões matrimoniais e comportamentais é reduzir e simplificar o cânone compulsório, admitir alternativas e liberdades. As leis do passado se transformam em tradições de sentimentos e estilos de vida, e isso não poderá ser mais evidente do que em questões que envolvam as relações entre os sexos."
(H. G. Wells, p. 171)

"Essa Ordem terá inevitavelmente surgido de um choque de forças sociais e sistemas políticos como uma organização revolucionária. Deverá ter estabelecido diante de si o alcance de um ideal utópico, assim como Utopia Moderna o fez, no cerne da imperfeição mortal. A princípio, poderá  ter endereçado as pesquisas e discussões para a elaboração do seu ideal, a discussão de um plano de campanha, mas em algum estágio determinado terá assumido caráter mais militante. Além disso, terá prevalecido e assumido as organizações políticas preexistentes, e , diante de todas as intenções e propósitos, terá se tornado a síntese do presente Estado-Mundo."
(H. G. Wells, p. 207)

Danilo116 29/12/2023

Datado
Esse livro é bem antigo, então na maior parte do tempo as falas do autor soam preconceituosas e sem sentido.Porem considerando a época é um livro que trás ideias muito boas e humanas, além de uma base que explora outras utópias já existentes.Porem existe um grande problema,achei muito chato, insuportável na verdade,ouvir ele falando sobre a história do transporte entre outros topicos abordados.No entanto o final do livro há de certa forma uma reviravolta e sem duvidas é a melhor parte do livro,minha recomendação: não leia,mas não é necessariamente um livro ruim,apenas sem sentido pra nossa época

JL Marcal 12/09/2022

Uma obra bem diferente do autor
Achei esse livro bem diferente dos outros que li de Wells, mas gostei bastante dele, mesmo que o autor expressasse pensamentos machistas e racistas em algumas partes do livro. Recomendo muito!!!!

Rodrigo.o 05/01/2024

Uma Utopia entediante
A proposta do livro é boa e o personagem principal é interessante, porém a linguagem e a maneira de como ele aborda as questões no livro são lentas e travadas, não indico essa leitura pra ninguém.

Brunov 10/04/2022

Homotopia melancólica.
"Esta utopia começou com uma filosofia de fragmentação e termina, confusamente, em meio a um tumulto nojento de realidades imediatas, em meio ao pó e às dúvidas, e, na melhor das
hipóteses, com as aspirações de um sujeito. As utopias já foram bondosas

Apesar dessa consideração, Wells falhou em achar um tom apropriado entre dois estilos, o que tornou sua obra, em seus próprios termos, muito cinética e pouco poética.

Sua explanação é cinética, porquanto presa entre as concepções idealistas na elite instruída anglo-saxã da virada para o século 20 convergindo por uma lente progressista.

Sua poética poderia ter sido realmente mais venturosa, mais sensível aos objetos concretos sob a luz de Sírius ao invés de uma pálida bolha de reflexões na superfície de Utopia.

Um desperdício de roteiro foi não por o botânico como duplo do próprio eu-lírico e através dele trazer algum amadurecimento à Terra. Pelo contrário, o mundo dos sonhos parece uma ilusão desprezível.

Quanto às suas ideias, bem, é possível pinçar alguns pontos interessantes, sobretudo visto como retrato da intelectualidade de sua época e resposta à mesma. Mas seu senso moral muito ambivalente em relação ao seu centenário dão um ar bizarro como sua implicância com o consumo de poesia pela elite governante, ao mesmo tempo que tolera atos libidinosos com crianças.

A obra tinha um significado pessoal de se encontrar para o autor, porém acredito que infelizmente tenha falhado ao não conseguir uma síntese suficiente em seu interior da qual pudesse balizar a estrutura de seus pensamentos e isto deve ter ocorrido pelo menosprezo ao componente dionisíaco de sua alma, mesmo à sinestesia corporal.

Sobre às propostas são muito variadas, mas podemos conversar nos comentários se já leu e, se não, saiba que ele pretende criar um governo mundial totalitário, embora colegiado.

Renata 29/04/2022

Utopia pé no chão
Wells nos apresenta de forma lúdica (através de personagens) sua visão do que seria um mundo perfeito, sua versão de utopia. Ele descreve temas como economia, liberdade, política, matrimônio e até questões "raciais". É bastante importante observar que o livro foi escrito no começo do século XX (1905) e que muitos tópicos abordados podem ser visto como preconceituoso e mal visto no mundo atual (como por ex. eugenia). Contudo, vendo do ponto de vista em que a obra foi escrita, muita coisa pode ser considerada a favor do autor (Leve isso em consideração ao ler). Uma coisa interessante é que o autor leva em conta as dificuldades inerentes às diferenças de cultura e tradições, e tenta ser mais "realista" nesse ponto. É uma leitura pesada, com muitas reflexões e um pouco confusas, mas muito interessante se levarmos em consideração o momento histórico em que foi escrito.

ca ;) 10/06/2022

Gostei muito! Muitos detalhes sobre como seria uma possível utopia, dá pra imaginar muito bem essa realidade alternativa :) Nos faz refletir sobre podemos melhorar em vários aspectos a nossa sociedade. Muito bom!