Em busca dos jardins de nossas mães

Em busca dos jardins de nossas mães Alice Walker

Resenhas - Em busca dos jardins de nossas mães

Mary Manzolli 08/09/2021

Assunto urgente e necessário.
Uma coletânea de ensaios, resenhas e conferências escritos pela autora entre 1966 e 1982.

Alice Walker, autora do premiado romance A cor púrpura, foi a primeira mulher negra a ganhar um Pullitzer de ficção, mas nesta obra de não ficção empresta sua vivência como mulher negra, do sul dos EUA, para abordar assuntos delicados como privilégio branco, preconceito, relacionamentos inter-raciais, política, colorismo, o apagamento da cultura afro-americana, desigualdade, maternidade, feminismo negro e muitos outros assuntos incômodos e não somente necessários, mas também urgentes.

Em meio à tantas provocações sobre a experiência de ser mulher negra dentro de uma sociedade racista e misógina, Alice Walker trata da importância de se ter referencias inspiradoras, nos apresentando pessoas que fizeram diferença na sua formação pessoal e política, como Martin Luther King, Zora Neale Hurston, Phillis Wheatley e sua mãe, que em meio a muito trabalho e imposições patriarcais , encontrou sua própria forma de resistência, cuidando do seu jardim.

Como concluí muito recentemente a leitura de Um quarto só seu, da Virginia Woof e estava com ele fresquinho na memória ainda, achei muito interessante a complementação sobre o assunto trazida por Alice Walker, pois Virgínia em sua obra expõe o apagamento das mulheres escritoras que não puderam expressar seus talentos por não terem recursos e espaços adequados, no entanto Alice vai além ao questionar sobre as mulheres negra, escravizadas, que sequer eram consideradas humanas.

E finalizo aqui com duas frases que me tocaram muito:

"o racismo se alastra como uma trepadeira hudzu, que engole florestas inteiras e casas abandonadas; se você não continuar arrancando as raízes, ele volta a crescer mais rápido do que vc é capaz de destruí-lo".

"O ser humano só vive de verdade por meio do saber: do contrário, simplesmente representa um papel, reproduzindo os hábitos diários dos outros, mas sem usufruir de suas possibilidades criativas humanas, e se conformando com a superioridade do outro e com o seu próprio sofrimento".

Instagram: @marymanzolli

Wellington.Pimente 06/09/2023

Lindo
Um livro tão lindo e profundo, a autora negra Alice Walker mostra sua visão pessoal focando em sua ancestralidade e sua busca nas ações deles, que assim levanta sua reflexão para entender, preservar e admirar os que vieram antes dela e fincaram sua história para demonstrar os caminhos que há pela frente, com foco primordial nas mulheres negras e a importância da sua arte. Nessa volta às suas raízes, reflete sobre o que se perdeu na história dos negros norte-americanos.

A autora aponta a dificuldade e as barreiras que a mulher negra enfrentou, começando com sua escravidão e como a potência artística sempre esteve presente na mente e no coração dessas mulheres e como esse sofrimento pessoal, que se torna gritante ao ser detectado que foram impedidas de manifestar a sua arte livremente. A única válvula de escape para essas mulheres negras nesse período foi cantar e assim os vários ritmos musicais que surgiram dentro da comunidade negra, nos levando a reflexão da inestimável perda que essa imposição/barreira trouxe em várias áreas.

Os jardins que dão título ao livro foram cultivados pela mãe da autora, que possuía paixão pelas flores e plantas e que passava horas cuidando dos jardins, descrevendo com forte argumentação, que o que sua mãe fazia era arte, mesmo que não ganhasse dinheiro ou fama com seu dom, a execução da sua arte era admirado por estranhos que passavam e até registravam em fotos os jardins. O livro demonstra a importância de valorizar as experiências vividas pela população negra e que precisa ser contada essas histórias , mesmo que a sociedade não reconheça e/ou coloca empecilho nisso.

Faluz 21/10/2023

Em busca do jardim de nossas mães. - Alice Walker
"Guiada por minha herança de amor pela beleza e de respeito pela força - em busca do jardim de minha mãe, encontrei o meu."

Escrita forte e energizante. A busca por um caminho em que se valorize a mulher e nesse caminho a mulher negra, Alice Walker apresenta nesse livro: discursos, palestras, ensaios e poesias onde coloca sua trajetória de luta por buscar o sentido de iluminação para uma vida dedicada ao amor ao próximo com o esclarecimento `as mulheres, principalmente mulheres negras de seu papel na sociedade.
Instigante e desafiador, encontra o lirismo na vida diária de pessoas simples que encontram muitas vezes num jardim a possibilidade de expressar seus vislumbres de beleza.