Papilon

Papilon Henry Charriéle

Resenhas - Papilon

Vagner 30/08/2010

A história magnifica de Henri Carriere.
Conhecido mundialmente como Papillon, Henri foi protagonista de uma das maiores fugas da história. Recomendo a todos que gostam de uma leitura com muita ação e lições de vida.
Uma das melhores obras que li.

Luciana.Viveiros 17/01/2021

Grata surpresa
Quando ha vários anos atrás, meu querido tio me indicou este livro, pensei mesmo que fosse só mais um. Mas enfim tive uma deliciosa surpresa ao finalmente lê-lo. Uma história para rir, chorar, se desesperar, sentir alívio.
Um livro cativante, que nos prende a cada página. Personagens carismáticos, envolventes e apaixonantes.

Alessandro117 04/09/2021

A borboleta
Papillon é a borboleta, que tinha amor a sua vida e a sua liberdade, mas que foi presa injustamente.
Que livro intenso e bem escrito, nos prende do começo ao fim. Foi muito interessante o processo de criar empatia por condenados por assassinato e roubo e por essa pessoa incrível chamada Henri Charriere

Alexia 15/12/2021

Um dos primeiros livro que li ?
Qando eu era bem novinha, meu pai disse que Papillon, de Henri Charrière, baseado em fatos reais, era o melhor livro que ele tinha lido na vida. Sempre fiquei curiosa com a história e até mesmo lembro da capa do livro, mas não podia ler, ainda era muito criança. Meu pai perdeu o livro, esqueci dele, até que um tempo atrás vi o trailer do remake (em 1973 foi lançada a primeira versão no cinema com Dustin Hoffman) e voltei a me interessar. O livro tem 800 páginas. Imagine eu, na época adolescente, viajando naqurla fuga do inferno. E apesar de na epoca estar super empolgada, nao fui ver o filme. Quem sabe depois.

Yago85 22/09/2023

Fugas,Romances e uma reflexão.
A história por si so é impecável !!!!!!
no seu decorre pode ser algo repetitivo, pois as quase 500 páginas são decorridas de ser detido e foragido,possui seu caráter critico, mostrado no livro,em que uma sociedade coma a França tão civilizatoria possui um sistema carcerário tão perverso e cruel, pode deixar o leitor ficionado nos modus operandis do cotidiano dos preso para sua sobrevivência de modo geral.
o clímax se encontra nas últimas páginas em que normalmente é no meio de uma leitura ou algo do tipo, friso isso, pois há uma reflexão do autor e personagem "papilon" sobre a sociedade "sim a sociedade tem o direito de se defender mas jamais a lhe esfregar como uma esponja". e uma analogia entre duas civilizações,uma mecânica em quem ela é dita cuja,superiores as demais,mas possui direitos humanos como exceção e a outra, desprovida de mecânica,mas totalmente amparando na compressão do próximo e mais perto dos princípios cristãos.
No final poder se gerar uma sensação de inconformismo, pois o seu impito de fuga se cessar em um local em que ele já tinha encontrou uma paz semelhante, que na realidade tudo isso foi movido por dois sentidos, a primeira era a liberdade, a segunda era vingança, na sua ultima trajetória a sua paz era movida por liberdade,reintegração a uma sociedade e a sua vingança deixada de lado, leitura está em que recomendo para todos com ênfase a mais aqueles aos que fazem o curso de Direito,pois encontrar o fervor de um homen pela luta de suas garantias a caberá a ele em que este folhetos marcados de horrores não se repita novamente.

"Papilon o homen que fugiu do inferno".

Renata_ Pandora 02/12/2023

Henri Charrière, apelidado de Papillon por ter uma borboleta tatuada no peito, é condenado à prisão perpétua por um assassinato que não cometeu. Da França, é mandado a uma colônia penal na Guiana Francesa. Lá, um único pensamento passa por sua cabeça: fugir. Apenas quarenta e dois dias após chegar à colônia, ele faz sua primeira tentativa, atravessando mais de mil e quinhentos quilômetros de mar aberto num bote. Recapturado, é mandado para solitária e, por fim, para a Ilha do Diabo, de onde ninguém jamais escapou... até ele fazer sua tentativa final. Um dos relatos mais impressionantes e realistas de toda a literatura, Papillon conta a história de um homem que não se deixou vencer.

Renata 11/04/2020

Maravilhoso
Muito bom exemplo de sabedoria e controle mental, uma história cheia de aventuras e persistência em alcançar o objetivo que é a liberdade. Adorei e super indico.

Moises Celestino 13/08/2020

Revisão deste clássico...
"Papillon", é um eletrizante e impactante relato autobiográfico, escrito por Charriéle e que marcou sua época. Reler este livro é simplesmente voltar no tempo, embarcando na obscuridade da trama e torcer pelo sucesso da fuga dos célebres prisioneiros daquele antro do inferno. Vale ressaltar igualmente a primorosa adaptação cinematográfica, realizada nos anos 70, com Dustin Hoffman e Steve MacQueen nos papéis principais. Recomendo reler o livro e rever o filme também!

Francisco458 23/01/2024

Que vida conturbada
É impressionante como a vida do Papillon a partir dos 25 anos é conturbada, indo condenado a prisão perpétua na Guiana Francesa por um assassinato que não cometeu.
Usualmente conhecemos ele pela sua fuga, da prisão que até então não tinha registros, a história ficou popular por conta do livro es dos filmes. Já tinha visto ambos os filmes(1979 e 2017), são ótimos filmes, mas não contam uma fração de tudo que ele passou ao longo desses anos.
Sua sede por liberdade é muito cativante, passou mais de uma década preso, mas nunca deixou de tentar fugir de onde for com toda sua malandragem. A riqueza de detalhes de prisões de mais de 100 anos e todo o tratamento entre os carcereiros e dos presos é uma viagem pro passado, uma parte muito sombria

Maria.Batagin 05/05/2024

FANTÁSTICO
Que livro!!! Um fantástico relato da sua autobiografia da Odisseia para sua liberdade.
A discrição de como foram os 13 anos em um Campo de Concentração e que mesmo estando preso a liberdade dos seus pensamentos fez com que não ficasse louco.
Agora ver como será a continuação dessa saga.
Wash2 06/05/2024minha estante
Também acho uma história incrível e uma narrativa inesquecível.

Maria.Batagin 06/05/2024minha estante
Dei início a continuação desse livro

Wash2 07/05/2024minha estante
Já a continuação...

Vanessa Pipi 04/08/2020

Aventuras e desventuras
Uau! Sem fôlego para estas mais setecentas páginas! Quanta história uma só pessoa lembra de contar hein? Independente se ser ou não verídico o fato é que o cara tem uma ótima escrita narrativa! É pegar e não largar mais ...