A violinista e o general

A violinista e o general Gui Ribeiro

Resenhas - A violinista de Auschwitz

Priscila 31/01/2022

Te prende do início ao fim
Mesmo no início não gostando muito da personagem principal com o tempo ela vai te conquistando e é impossível de parar até terminar de ler! Uma leitura que recomendo!
Guilherme.Ribeiro 31/01/2022minha estante
Aaa muito obrigado! Fico feliz que tenha gostado, e se eu puder te indicar sua próxima leitura, sugiro "Uma jura de amor e desejo"!!!

Priscila 31/01/2022minha estante
Com certeza irei ler, já coloquei no kindle rs

Deise.Maria 25/07/2022

Sobre as escolhas que fazemos
Sobre a história;; Evelyn é uma judia que foi capturada e levada a ao campo de concentração de Auschwitz .Assim que chega se depara com o horror e perde sua família nas câmeras de gás. Sozinha e sem saída, ela não se deixa vencer e procurar lutar mesmo que isso ponha em risco sua vida .Evelyn logo chama a atenção por ser uma mulher determinada e corajosos ao desafiar um general em defesa de uma prisioneira. O General Ayden se encanta pela moca destemida e logo tenta a todo custo protege-la.Mas Evelyn não se deixa levar pelos sentimentos de Ayden assim de cara ,suas raízes, o amor que ela ainda nutri pelo noivo, Rupert, E sua família a impedem de viver esse romance .provando ser um nazista averso aos ensinamentos Hitleista , Ayden luta ate o fim para proteger e preservar Everlyn até o fim de sua vida.O enredo do livro se alterna entre passado e presente a médida que a narrativa vai evoluindo isso facilita a compreensão dos personagens em sua ordem .

Sobre o que eu achei; apesar de ser um história fictícia senti falta do autor abordar mais sobre a guerra , o foco foi de fato mais nos personagens, a Evelyn apesar de ser destemida , ela queria muito salvar as pessoas ao seu redor acho que o autor deu um pouco de sorte a ela em algumas situações afinal ninguém desafiava os soldados e oficias nazista sem sofrer as consequências,mas o fato é que a história me prendeu pq desde do começo fiquei curiosa de como um romance entre uma prisioneira judia e um oficial nazista iria se desenrolar. Achei lindo , tocante e emocionante principalmente o final e até mesmo a morte da amiga de Evelyn, a Bela,e o fim não poderia ser tão dramático quando culminou com a morte de Ayden e a de Evelyn que se fechou com seu amado na camera de gás. Uma historia que envolve drama, as escolhas que fazemos , a luta improvável por um amor que está está do outro lado do muro, a delicadeza de uma mulher que não se deixou vencer e lutou até o fim .um romance gostoso de ler com suas variáveis." ATE MESMO NO LUGAR MAIS CRUEL,SE VOCE tiver forças o banstante haverá bondade e,Naquele dia,A FRACA NEVE QUE CAIA do céu palido , NAO PODE CONTER AS ESPERANÇAS DA GAROTA.
Guilherme.Ribeiro 25/07/2022minha estante
Ahh Deise, que resenha linda! Prometo te cativar com muitos outros romances, também!! Muito obrigado por esse carinho e se puder deixá-la na Amazon, também, me ajuda demais!!

Deise.Maria 25/07/2022minha estante
De fato Gui me envolve com a história, cheia de reviravoltas e surpresas , o amor de Ayden por Evevllyn foi tocante , o final dos dois triste porém linda , na se se a resenha que fiz foi legal mas enfim tentei kkkkkk uma história comovente e emocionante

Leaci1 02/03/2023

Não tenho mais lágrimas para derramar...
Que livro... nem sei por onde começar. Estou arrasada e, ao mesmo tempo, apaixonada. O livro se propõe a nos fazer sentir todos os sentimentos possíveis, e o autor faz isso com maestria. Meu coração precisou de um tempo para se recuperar de tudo...

Mari @enquadrandolivros 22/04/2021

Um romance histórico emocionante
É sempre muito difícil resenhar um livro que eu gostei muito. A leitura de A Violinista de Auschwitz, foi tão singular que fico sem palavras para descrevê-la. Além disso, a obra é tão minuciosa, que ela precisa ser experimentada ao invés de detalhada.

Evellyn é uma jovem violinista que em uma noite teve sua casa invadida por soldados nazistas e foi separada de toda sua família. Evellyn vai para o campo de concentração de Auschwitz, e desde o primeiro dia no local, ela passa por humilhações constantes, diferentes tipos de agressões e abusos. E então começa uma batalha diária para sobreviver no campo de concentração. Mas em meio ao caos, um par de olhos azuis traz esperança para Evellyn.

Ayden é um general alemão que tenta proteger Evellyn nas situações perigosas. No começo, fica um pouco confuso de entender os motivos do dele, mas conforme a trama vai apresentando seu passado, vamos conhecendo melhor ele e os seus motivos. Durante uma confusão no campo, Ayden consegue tirar Evellyn do local. Mas a luta pela sobrevivência continua. Ayden vai se arriscar cada vez mais para manter Evellyn segura, enquanto ela vai sentindo que em cada obstáculo, ela está se distanciando de quem ela realmente é.

E em meio a tudo isso, vamos acompanhar um amor lindo nascendo que vai ser a força dos protagonistas. Em vários momentos, os personagens secundários estão falando que o amor é uma ilusão, que é sinônimo de fraqueza. Mas Evellyn e Ayden vão provando com atitudes que o amor é a salvação. Se a leitura em si é dolorosa, não posso dizer o mesmo da escrita do autor, pela qual sou apaixonada. Sua sensibilidade no jeito de narrar é expressa em cada linha.

Apesar do sofrimento que a história proporciona, fiquei encantada com o trabalho do autor e com o fato dele não romantizar os horrores de um de um movimento político vergonhoso na história da humanidade. Fazia tempo que eu não terminava uma leitura em um estado profundo de dor e choque.

Um romance histórico envolvente, emocionante e que traz uma mensagem de esperança mesmo nos tempos mais sombrios

Cy | @apenasleitores 30/04/2021

Um livro que me prendeu durante toda história
Evellyn é uma judia que está em casa na Polônia numa noite fria. Está com seu pai, seu irmão e seu noivo. Tentando se aquece enquanto toca seu amado violino

Após uma invasão dos soldados nazistas, eles são levados para o campo de concentração de Auschwitz onde o terror os aguarda

Aydan é um soldado nazista e assim que vê Evellyn se encanta com ela e a partir daí fará o possível para tentar salva-la

Para conseguir ficarem juntos eles terão que enfrentar alguns desafios e principalmente não serem descobertos

Eu não consegui gostar do Aydan, apesar de ele tentar ajudar Evellyn eu achei ele mto grosso

Outra coisa que me incomodou foi o jeito que o romance aconteceu. Aydan viu ela uma vez e já amava loucamente e Evellyn tinha um noivo, que era apaixonada por ele desde criança e esqueceu dele mto rápido na minha opinião

Mas no geral eu gostei. Não esperava aquele final de jeito nenhum e me surpreendeu bastante. Foi uma boa leitura

O livro tem mtas cenas de ação e te deixa curioso e o tempo todo pensando no que vai acontecer.

Foi tbm uma leitura mto rápida. Eu li o livro todo em 1 dia e fiquei mta presa na história

@sentiroslivros 01/05/2021

Encantada
A obra é ambientada durante a segunda guerra e Evellyn, uma judia, é arrastada ao campo de concentração depois de um atentado à sua casa na qual se encontrava com seu pai, irmão e seu noivo. Dona de uma personalidade altruísta, não mede as consequências de seus atos, esquecendo-se de onde está e acaba se metendo em situações que podem levá-la à morte. Em uma dessas situações ela conhece Ayden, um general nazista que de alguma forma quer salvá-la, mas com seus traumas pessoais demora a aceitar sentimentos bons fluindo de si.
Evellyn se sente ainda em compromisso com seu noivo, sente saudades de casa e não aceita o fato de Ayden não ajudar a todos.
Já ele preso ao passado ainda anterior ao da guerra, soma situações de horror e perda na sua trajetória.
Mas um lindo amor cresce ali.
Mesmo com toda a escuridão ao redor deles, todo o horror da guerra, eles vão construindo um relacionamento, que claro, devido às circunstâncias é além de perigoso? É mortal.

Foi uma experiência indescritível, e o autor não esquece absolutamente de NINGUÉM na sua obra. Todos os personagens são importantes e tem seu desfecho, o que me impressionou e encantou.

Cris | @rcristrg 07/06/2021

Uma dicotomia de sentimentos.
Bem difícil fazer resenha desse livro, normalmente termino de ler um livro com as emoções a flor da pele e venho fazer resenha enlouquecendo de amores. Sim, todo livro que faço resenha é porque gostei bastante. Se não gosto de um livro, nem termino de ler.
Porém, com esse foi um misto de sensações que não consigo explicar direito. Sei que gostei. A leitura fluiu bem rapidamente, adorei a escrita do autor e a ambientação foi maravilhosa (trágica claro, mas descrita maravilhosamente).
Porém, algumas coisas me incomodaram. Não consegui me apegar a nenhum dos “protagonistas” e o 'instalove' que surgiu não me convenceu em nada. Talvez esse tenha sido o motivo para não me apegar a eles, pois não vi veracidade nesses sentimentos. Ayden não me despertou nenhuma emoção além da desconfiança e desprezo. Eve me confundiu por demais em diversos momentos, por suas reações a certos acontecimentos (não vou falar quais para não dar spoiler), mas relevei ... pois o trauma daquela vivência é indizível e cada um reage a sua maneira.
Em contrapartida, foi uma história que prendeu minha atenção do começo ao fim. Tem cenas de ação praticamente a cada capítulo. Novos personagens aparecem o tempo inteiro para manter sua curiosidade aguçada. E nenhum, mas estou dizendo NENHUM personagem fica com final em aberto. Mesmo aquele que você acha que é insignificante para a história é sim lembrado.
Por tudo isso, acho que 3 estrelas definem bem minha relação com a história. Amei, com ressalvas.

site: @rcristrg
Guilherme.Ribeiro 07/06/2021minha estante
Eu simplesmente AMEI a sua crítica! Como autor, te agradeço muuuito por ela, e eu já vi que colocou "Um cupido sem coração" na sua listinha haha prepara o coração que o Erich vai te conquistar

Cris | @rcristrg 07/06/2021minha estante
Ele já tá no meu Kindle só esperando por mim kkkk

Guilherme.Ribeiro 17/08/2021minha estante
Aaaa Lariii, que resenha mais linda! Obrigado mesmo por ter dado uma chance ao meu trabalho e espero ainda poder te causar muuuitas emoções! Ah, se puder deixar essa resenha na Amazon também, eu iria amar!

Helen.Souza 03/09/2021

eu li esse livro quando ainda estava no wattpad e posso dizer que se alguém ainda está com dúvidas sobre ele: apenas leia. você não vai se arrepender, o autor tem uma escrita fluida e delicada sobre o ambiente e a descrição (levando em conta que o acontecimento em si realmente é real), ele foi muito delicado e me fez ver todas as cenas como em um filme e quase me fez acreditar que essa história é algo verídico. eu amei demais e não vejo a hora de reler só pra relembrar certas cenas. mas aviso, prepare os lencinhos e cuidado com os avisos de gatilho. (violência sexual)
Guilherme.Ribeiro 03/09/2021minha estante
Pois venha reler sim que a versão da Amazon tem DOIS capítulos extras!!!

Tori 18/03/2022

"Há palavras que nos curam, nos drogam, nos entorpecem, mas...também há aquelas que podem até mesmo nos matar"
Eu nem sei por onde começar a explicar a quantidade de emoções que eu senti lendo esse livro. A história de Evelyn é dolorosa e ver a retratação de um período histórico tão pesado é muito intenso.

Evellyn é uma garota judia levada ao campo de concentração de Auschwitz, onde conhece Ayden, um soldado alemão com motivos que o fazem protegê-la dentro do local. Durante todo o livro é possível ver como a jovem é bondosa e corajosa, porém isso a coloca em diversos problemas, o que não é agradável considerando a situação em que está. E, vou admitir, isso me irritou um pouco. Ela está em uma situação de vida ou morte, mas ainda assim, não pensa em si mesma. É um ato altruísta, porém não tão inteligente.

A relação de Evellyn e Ayden é complicada, cheia de obstáculos e com segredos obscuros e que são revelados apenas no tempo certo. Apesar de tudo, não acredito que a situação tenha sido romantizada. Foi tratada de forma cuidadosa e que representou de forma nua e crua o que acontecia nos campos de concentração (talvez até mais leve). Os personagens secundários também são cativantes e nenhum deles ficou com um final aberto.

Eu amei essa leitura, apesar de ser extremamente angustiante e dolorosa. O autor retrata a importância de seguir seus valores, seja com atos pequenos ou grandes, e mostra que há bondade mesmo nos lugares mais escuros.

O final foi bem inesperado e agoniante, mas eu entendi o motivo de ter acabado assim. Foi a melhor escolha dentre muitas escolhas ruins. Mas, foi um final digno.

Eu recomendo bastante para quem gosta de ler sobre a Segunda guerra mundial e o holocausto, exposição das camadas mais obscuras da sociedade e quer algo para chorar (muito mesmo, eu chorei o livro todo). Leiam, vale muito a pena.

Aviso de gatilhos: assédio sexual, estupro, abuso psicológico, racismo, intolerância religiosa, torturas e luto.
Guilherme.Ribeiro 18/03/2022minha estante
Meu deus, que resenha MARAVILHOSA. Tori, muito obrigado, de coração, por todas essas palavras, e espero que me perdoe por tantas lágrimas hahaha, mas eu realmente não poderia romantizar, e foi meu maior cuidado com este livro. Se puder deixar essa resenha na Amazon, me ajuda muuuito, e espero te ver em outros livros meus, hein!!

Tori 18/03/2022minha estante
Vou avaliar na Amazon sim. E vou ter que te mandar a conta da terapia, pq com o tanto que eu chorei dá pra criar um novo oceano KKKKKKJ

Sarinha Luisa 18/05/2021

Arrebatador
No começo, pensei ser mais um clichê mas doce engano amores, eu fui desmontada por esse livro! A história é muito incrível e bem escrita o casal é apaixonante, mas o final me detonou eu chorei pra caramba juro! Foi um final bem escrito mas eu não queria que eles tivessem aquele fim?
Guilherme.Ribeiro 20/05/2021minha estante
Aaaa muito obrigado, Sarinha! Espero que deixe a avaliação lá na Amazon também e me perdoe pelas lágrimas hahaha

Sarinha Luisa 20/05/2021minha estante
Pode deixar! Kakka

DANRLENY 13/04/2022

Me fez chorar, 5 ESTRELAS
Eu nem sei como começar uma resenha sobre esse livro, mas vamos lá. Esse é o segundo livro do Gui que eu leio esse ano, o primeiro foi "Um cupido sem coração" que eu amei muito. Antes de ler esse livro, eu procurei entre todos os livros dele que achei no Kindle e decidi dar a vez a esse porque ele me prendeu já na sinopse.

Eu me apeguei a Evellyn e Ayden nos poucos dias que li sobre eles. A Evellyn sofreu tanto que eu só queria proteger ela de todo mal. Foram torturas, foi de um jeito tão cruel que dói até em quem está lendo. Apesar do sofrimento, é uma história linda.

Eu vou recomendar esse livro aos meus amigos haha, porque essa história é muito linda pra não passar adiante. Eu amo a escrita do Gui, o jeito que ele desenvolve cada personagem, o jeito que desenvolve tudo. Os dois livros dele que li me prenderam do início ao fim.(provavelmente vou ler todos os outros livros dele)

Enfim, a história é maravilhosa, triste e emocionante. Eu amo livros que me emocionam. Quando estou lendo, os personagens se tornam meus amigos e se eles me emocionam, eu nunca os esqueço. Evellyn e Ayden vão me deixar com saudades, mas estão em meu coração junto com Erich e Flynn.

Esse livro é um dos meus preferidos do ano com toda certeza.
Guilherme.Ribeiro 14/04/2022minha estante
Oh meu deus que resenha mais lindaaaa, obrigado de todo coração! A cada livro, uma nova terapia kkkk mas prometo que vou continuar emocionando com cada nova história! Se puder deixar essa resenha lá na Amazon, me ajuda muuuito

Guilherme.Ribeiro 17/03/2023minha estante
Muuuito obrigado pela resenha!! Sentimentos Conflitantes realmente define bem minha proposta com esse livro!! Espero que possa te emocionar com muitas outras histórias ainda!! E se puder deixar a avaliação lá na Amazon, também, me ajuda muito!!

Giii 20/07/2023

Que livro incrível
O livro é um romance sobre a história de um oficial nazista que se apaixonar por uma judia no período entre 1944-1945.

Gui Ribeiro narra as histórias de TODOS os personagens fazendo você se apaixonar por todos eles! Você se encanta com a história e se envolve com ela, é impossível não criar empatia por algum perspersonagem (acho que nunca chorei tanto com um livro, kkkkk)
Eu creio que esse foi um dos melhores livros que eu li esse ano, e super recomendo eu não consegui descrever o quanto eu amei o livro

Mari @enquadrandolivros 22/04/2021

Um romance histórico emocionante