Red Widow

Red Widow Alma Katsu

Resenhas -

Spy Books Brasil 22/01/2024

Um thriller psicológico no mundo da espionagem
Alma Katsu não seria o tipo de autora a frequentar os posts do Spy Books Brasil. Apesar de seu passado como oficial de inteligência do governo norte-americano, ela iniciou a trajetória literária como autora de romances históricos de terror. Bons livros, a julgar pela crítica e aceitação de público – eu mesmo não os li –, mas nenhum deles focado no "tradecraft", a nossa especialidade por aqui.

Até que no ano passado (2023), ela lançou "Red London", sobre uma oficial de inteligência americana enviada a Londres para comandar um agente infiltrado na SVR. Pesquisando sobre o livro, descobri se tratar de uma sequência de "Red Widow", o livro em que Alma cria a agente Lindsey Duncan, lançado em 2021.

Metódico que sou, iniciei pelo primeiro livro como última leitura de 2023. Confira a trama.

Trama - Lindsey Duncan era uma das grandes promessas da CIA. Jovem, formada em psicologia, foi recrutada depois de defender uma tese de que um ser humano, analisando corretamente as reações de outra pessoa, tinha melhores chances de detectar mentiras do que um polígrafo. Bastava saber o que observar. Contratada como "o polígrafo humano", Lindsey foi enviada para Moscou em seu primeiro posto no exterior, onde conseguiu recrutar um informante de alta patente na SVR.

Transferida ao final do tour para Beirute, Lindsey mete os pés pelas mãos ao se envolver romanticamente com um oficial do MI6 na capital do Líbano. Chamada de volta a Washington, ela é colocada na geladeira enquanto espera a conclusão de uma investigação interna destinada a descobrir se Lindsey comprometeu informações sigilosas com seu namorado de um serviço de espionagem estrangeiro.

É nesse ponto que a história começa. O mês é novembro, o ano 2018. O antigo chefe de Lindsey na divisão de Rússia, Eric Newman, a convoca para investigar a possível existência de um agente russo infiltrado na CIA. Dois informantes russos acabaram de desaparecer em Moscou e um terceiro – justamente o que havia sido recrutado por Lindsey –, morreu envenenado num avião a caminho de Washington.

A justificativa para ter uma oficial sob investigação à frente de uma tarefa tão delicada como descobrir uma possível inflitração é clara: Yaromir Popov, o informante da CIA envenenado no voo, havia sido recrutado por ela.

Lutando contra as suspeitas que pairam sobre ela, Lindsey vai ter de encontrar a verdade escondida sob camadas e mais camadas de mentiras, uma dentro da outra, como naquelas bonequinhas russas.

Personagens - A autora não deixa dúvidas sobre quem é a protagonista. Lindsey Duncan entra na história num momento de fragilidade emocional por conta do erro que cometeu em Beirute. Colocada sob suspeita, encostada em Washington D.C., ela é chamada de volta por seu antigo chefe. Eric Newman, parece disposto a apoiá-la contra todos os julgamentos informais em curso na CIA, que a condenam previamente.

Lindsey entra no jogo nas pontas dos pés, insegura em relação à sua própria capacidade, com medo de errar e ferir suscetibilidades. Ela está num momento de baixa autoestima, duvidando de suas próprias capacidades, enquadrada num perfil arquetípico entre a pessoa comum e o prestativo, que busca voltar a pertencer ao grupo da CIA, onde sua carreira está por um fio.

Na divisão de Rússia, Lindsey vai conhecer Theresa Warner, "a viúva".

Theresa é uma personagem interessantíssima, sanguínea. Ela caiu numa espécie de berlinda depois que seu marido, o então cobiçado, cultuado, símbolo de herói Richard Warner, morreu numa tentativa de exfiltrar uma informante da Rússia. Richard era o melhor amigo de Eric, que o apoiou na operação executada sem a autorização dos chefões do 7º andar em Langley.

O fiasco ameaçou atingir a carreira de Eric, e atingiu em cheio a de Theresa, que se tornou uma pessoa solitária no departamento, de quem ninguém se aproxima muito. As duas oficiais em desgraça do departamento acabarão por se aproximar e construir uma amizade que terá consequências no desfecho da trama.

Por fim, Eric Newman é um chefe paternal, disposto a cuidar de sua primeira recruta, que agora está desacreditada. Ele confia que Lindsey será capaz de encontrar o agente infiltrado, esteja ele na divisão Rússia em Washington, ou na estação da CIA em Moscou.

Recomendação de leitura - Red Widow é uma espécie de thriller psicológico baseado no ambiente da espionagem. Uma ótima estreia no campo do realismo para uma autora habituada às situações sobrenaturais dos livros de terror em que construiu sua carreira.

A história é mais cadenciada, lembrando um pouco o estilo de Stella Rimington, a escritora inglesa que dirigiu o MI5 antes lançar a exitosa série da personagem Liz Carlyle (dela, já resenhamos por aqui Em Risco e Secret Asset). Eu gostei bastante e pretendo ler a sequência lançada em 2023.

site: spybooksbrasil.wordpress.com