A Vespa Esmeralda

A Vespa Esmeralda Maikel Rosa

Resenhas - A Vespa Esmeralda

Aelita Lear 29/06/2021

Incrível demais!
Eu amo ficção científica, mas quando me deparo com uma de qualidade como esta, fico ainda mais apaixonada! Pois além de toda trama que sempre gosto, um livro como este tem um quê a mais que admiro muito: ele mistura gêneros!
Em vespa esmeralda, temos um tanto de ficção científica com um tanto de thriller, e isso faz com que você devore o livro, pois a cada capítulo você quer saber mais e mais sobre o que vai acontecer e sobre os personagens cativantes que o autor criou... e que criação! Parecem que são de fatos reais, e que alguém vai me possuir daqui a pouco hahah
E eu sou suspeita para falar. O tema desse livro é algo que gosto demais. Ainda, consegui ver toda uma questão do espiritismo, mas não sei se foi a intenção do autor ou apenas uma coincidência, mas adorei mesmo assim.
Nem preciso dizer: amei demais e recomendo a leitura!!
Sandro 02/07/2021minha estante
não sei se você já Leu "Recursão" de Blake Crouch. talvez você goste. é ficção científica. muito interessante.

Simone 02/07/2021minha estante
Literalmente devorei, comecei devagar, mas ao chegar no meio, não quis parar, sou suspeita de falar dos romances do tio Nik, e quando acho que ja li mais da metade da lista de livros dele, me deparo com mais varios títulos dele. Amo suas histórias, e almas gêmeas ficou em primeiro lugar, ate mesmo primeiro do que Uma longa jornada que é o meu preferido dele. Recomendo também.

Vinicius.Canabarro 01/06/2021

Incrível e emocionante
*** RESENHA ***

A Vespa Esmeralda
Autor: Maikel Rosa @escritor.scifibr
Ano: 2020

Um desavisado poderia até pegar este livro esperando encontrar uma história de ficção científica e, no final da leitura, ele estaria satisfeito e lambendo os dedos. Mas é fato que também se daria conta de que quase cometeu uma tremenda injustiça: colocar esta obra magnífica na sacola de apenas um estilo.

Meu companheiro SAIFERS BR, Maikel Rosa criou em "A Vespa Esmeralda" uma trama complexa e bem amarrada, repleta de reviravoltas, personagens carismáticos, ação e suspense e críticas sociais. A cada capítulo, Maikel desenrolou na medida o novelo que criou, transformando o leitor em um especulador incapaz de adivinhar o desfecho sem chegar ao fim da leitura.

Tudo começa quando uma menina negra da periferia de Porto Alegre entra em coma após uma simples doação de sangue e acorda no corpo de outra pessoa, em outro país e sem nenhuma ideia de como isso aconteceu. Logo, uma outra tragédia acontece e a moça comatosa é sequestrada.
O enredo se desdobra em alguns focos de personagens: uns que tentam entender o que aconteceu para assim descobrir um meio de salvar a moça; outros que desejam a todo custo ter a posse daquele corpo e continuar com suas experiências nefastas.

Por vezes me emocionei com a leitura, ou desejei tudo de ruim, do fundo do meu ser, a alguns personagens. Hahahah

É um livro rico e carregado de reflexões.
Parabéns, Maikel Rosa! Incrível! @escritor.scifibr

***O livro está disponível em formato digital na Amazon e em formato físico com o autor. Recomendo demais!

#saifersbr #maikelrosa #avespaesmeralda #scifibrasil #SciFiNacional #scifibr #autoresbrasileiros #autoresindependentes

Jeferson.Gomes 06/10/2021

SERIA A VIDA UM SONHO?
Depois de uma doação de sangue, a jovem Lauren se encontra do outro lado do continente. Ela não sabe aonde está e não reconhece o corpo aonde se hospedou.

Retirada do Hospital de Porto Alegre, não compreende a tragédia que a abalou e os segredos enterrados a muito tempo. Viajando como um cosmo, sua consciência a teletransporta.

O que achou ser uma questão social para o seu desaparecimento, uma nova raça de seres humanos estaria emergindo através de um gene mutante desenvolvido por uma corporação científica chamada Indigo.

Para descobrir seus objetivos, se une a Mark. Um jovem rapaz viajante de outras vidas que por muito tempo, não teve uma "identidade". Assumiu outras "cascas" para encontrar-se.

Com perseguições, investigações e assassinatos, essa Ficção Científica se torna cinematográfica. Sua escrita objetiva, fluída e rica, alinham os detalhes em uma perfeita construção.

A ambição e o poder são tópicos sociais distópicos do passado, presente e futuro.

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/

@_paralivreando_ 16/04/2022

O que você deve ser, você está se tornando agora.
"A vespa-esmeralda é um parasita, a vespa toma conta do seu sistema nervoso
central, como se tirasse a ?vontade própria? dela, e depois a utiliza para armazenar um ovo seu."

Sabem qual é a sensação ao ler esse livro?
Não saber quem você é, e nem para onde vai.
Não ter certeza se a pessoa ao seu lado é ela mesma, se ela é você, ou se ambos são outro alguém.
Será mesmo que cheguei ao ponto de ser insignificante a ponto se ser exterminado?
Doar sangue? Apesar do friozinho na barriga que esse livro causa, esse risco devemos continuar a correr !!

Como tudo isso pode ser possível? Bem, só lendo para entenderem!

Lauren é a nossa protagonista, ao menos no nome e na consciência, porque fisicamente varia bastante. Isso porque ela pode dormir em um corpo e acordar no corpo de outra pessoa. Assustador não?? Talvez não seja tão ruim quanto parece!

Bem, essa é a vida que Mark leva desde a sua infância, e para ele é a única que conhece, até encontrar Lauren e ela levantar questões um tanto perturbadoras e que levam Mark a desejar uma vida diferente.

"Sentia-se um ser eternamente condicionado em troca da migalha de merecer 'estar', pois jamais mereceria 'ser'."

Para Mark, esse dom nasceu com ele, para Lauren, lhe foi imposto. De qualquer forma, os dois são levados a um centro de pesquisas, e o que Mark pensou ser um lugar que fosse ajudá-los, descobre que na verdade, ele deveria ter saído de lá há muito tempo!

Enquanto Lauren e Mark tentam escapar das mãos dos cientistas, uma série de conspirações e contratempos ocorrem, e para ajudá-los mesmo sem saber como, Tobias, o irmão mais novo de Lauren, consegue convencer Rosângela a deixar o Brasil e ir para a França tentar salvar a irmã e viverem as reviravoltas mirabolantes que o escritor conseguiu criar!

"No fim, ele pensou, tudo é uma prisão. A questão é escolher aquela na qual você consegue viver em paz."

Mais um livro para te deixar refletindo sobre o sentido da vida. Questões como viver ou sobreviver, entender o que se pode e o que não se pode mudar, se é errado ou não se conformar, o direito de viver ou tirar a vida, levam cada personagem a escolher seu próprio caminho, alguns não se importando com nada e ninguém, outros inclusive mudando suas próprias crenças.

Embora sejamos seres pensantes, nem sempre pensamos o correto. E tomar certas decisões podem ser frustrantes demais, afinal, "É muito doído a gente se lembrar das coisas ruins que não tem como mudar".

Mesmo correndo o risco de ficar com a mente mais perdida do que já está, vou continuar nessa aventura sci-fi sem fim!!
Vou deixar alguns trechos desse livro que não deve faltar na sua lista dos já lidos!!!

"Naquele momento, não era só uma questão de sentir-se responsável. Tratava-se de ter reencontrado um sentido para a vida, algo que há muito não tinha mais. Aquilo era muito mais do que sobreviver."

"Eu luto contra os meus próprios preconceitos, contra a minha tentação em me resignar com o que não consigo mudar, contra a minha tendência a tolerar o que não deveria ser tolerado."

"Acho que se eu matasse alguém morreria junto, porque não sei se conseguiria carregar esse peso comigo. E, por outro lado, caso exista uma vida depois desta, eu acho que jamais perdoaria alguém que tenha me roubado a oportunidade de viver. Provavelmente assombraria a pessoa até o fim da vida dela."

"Não estou dizendo que eu deva morrer por causa disso ou que não mereça viver minha própria vida. Na verdade, essa é justamente a questão: viver minha própria vida."

"É isso que os seres humanos são: insetos desprezíveis que cedo ou tarde acabarão exterminados. Baratas. Mas é preciso que uma nova espécie surja para ocupar o seu lugar."

Joy 30/06/2021

E esse final!!!
Um thriller de sci-fi Nacional que prende do início ao fim, com personagens bem construídos, várias cutucadas e críticas sociais. E uma construção de narrativa que faz com que a gente durante a leitura já imagine o livro virando um filme.
E o final, quando você pensa que tudo estava bem... ?? Será?

?"A gente nunca vai saber se a vida não é mesmo um sonho, e não nos resta muito a fazer, a não ser se esforçar pra que ela não se torne um pesadelo."

Andre L Braga 10/07/2021

Um sci-fi nacional com estética cinematográfica
A Vespa Esmeralda, uma história sobre transporte da consciência a outros corpos, realmente me surpreendeu! Esperava, sim, um sci-fi nacional de qualidade, até mesmo por conta das resenhas que já tinha lido antes de me aventurar pelas suas páginas, mas o que não esperava era a estética cinematográfica que circunda seus capítulos! Trechos recortados, passagens aparentemente deslocadas, fora de contexto e, então, mais tarde,... booooom! Lá vem a explicação, a revelação, o motivo daquela frase, daquela descrição, daquela personagem...

O livro conta a história de Lauren, uma jovem que, em coma, descobre-se no corpo de uma garotinha, no outro lado do Atlântico. E na pele de um assassino de aluguel. E da filha de uma feirante na Índia. E em outros hospedeiros mais. Mas, não se engane! Tais viagens, tais passagens por corpos alheios, não se faz como uma forma de turismo. Tudo acontece porque ela precisa reaver seu próprio corpo.

Lauren conta com a ajuda de Mark, um amigo de viagens da consciência, e deve lutar contra os interesses de uma poderosa corporação, enquanto aprende a lidar com a dor da perda e as incertezas que a cercam.

Maikel Rosa escreveu um thriller sci-fi merecedor de cinco estrelas, e com um final para fidelizar leitores! E eu, leitor já fidelizado, vou logo devorar seu conto Rebanho, e depois aguardar novas histórias! Parabéns ao autor!

Christiane 12/07/2021

Sci-fi de qualidade!!!
Gosta de ficção científica? Leia esse livro
Não gosta de ficção científica? Leia esse livro (rsrsrs)
A história que o Maikel Rosa criou vai agradar todos que gostam de um bom mistério, misturado com reflexões sobre vida, morte, consciência...e muito mais.
A escrita do Maikel é deliciosa, você não percebe os capítulos passando, super dinâmica e cativante. O mistério ficou muito bem amarrado, e pra quem não gosta muito de sci-fi, não temos aqui explicações mirabolantes (que às vezes não agradam as pessoas). Mas pra quem gosta de fc, também é um prato cheio pra especulações sobre o tema abordado.
Os personagens são cativantes (não tem como não se apaixonar pelo Mark) e bem diversos. Lauren (nossa protagonista) é inteligente e determinada. A gente passa o livro todo torcendo por eles.
E um aviso, não comece esse livro se você está sem muito tempo para ler. Porque se começar, não vai querer parar até terminar!

site: https://www.instagram.com/p/COxJaXWDzj7/?utm_source=ig_web_copy_link

Liliane 22/07/2021

Já sonhou com um livro?
Sabe quando você lê e vê a cena na sua mente com tanta nitidez, sente cheiros e sensações, ouve as vozes dos personagens e até sonha com a história?

Esse livro é mais do que isso.

A VESPA ESMERALDA tem que virar filme, produção de Hollywood, pois na minha cabeça foi.

Me impactou de verdade e agora não vejo mais a vida da mesma forma que antes.

@ysalemos 02/03/2022

@livrospormay
Vespa Esmeralda foi uma surpresa agradabilíssima em 2022!

Porque digo surpresa? Bem, eu já conhecia a escrita do Maikel. Já sabia do seu poder com as palavras. No entanto, nunca imaginei ler uma história como a que li em Vespa Esmeralda. É algo completamente diferente de tudo que já vi no scifi.

Como uma grande fã de investigação, me envolvi demais com todo o mistério por trás das transições e sua organização poderosa.

Além disso, Maikel conseguiu um fato um tanto inusitado: pela primeira vez, me apeguei profundamente a um personagem criança. Tobias é singular, envolvente e amável de uma forma que só lendo para entender.

Se ainda não te convenci, vou te dar alguns motivos para ler:
1. A melhor combinação de investigação + ficção científica
2. Uma história bem longe do convencional
3. Questionamentos muito pertinentes sobre a nossa vida e a importância de demonstrar empatia
4. O autor também fala sobre o sofrimento passado por jovens negros, moradores de periferias
5. O TOBIAS!!!!!!!!!!!!!!!!!

site: https://www.instagram.com/livrospormay

Roberta Pereira 13/01/2024

Eletrizante, frenético!
Este foi meu primeiro contato com a escrita do Maikel Rosa, e eu amei! Teve perseguição, investigação, ciência, representatividade, momentos de reflexão, críticas sociais...
A leitura foi tão fluida, que mal senti as páginas. Nem dava vontade de parar de ler.
A história gira em torno do drama de Lauren, uma menina que foi doar sangue, ficou em coma, teve seu corpo sequestrado, e de repente se viu no corpo de uma garotinha - em outro país - e de outras pessoas!
A partir daí, entramos em uma frenética corrida no mundo de - Lauren, para entender oq houve; de Tobias, seu irmãzinho, que com a ajuda da enfermeira Rosângela tenta encontrar o corpo de Lauren; de Mark, alguém com o mesmo "problema" que ela; e dos geneticistas da Índigo que usam a Lauralen (e outros) como cobaia para experimentos de projeção de consciência - Porém, o buraco é bem mais fundo!
É tanta coisa acontecendo, tanta reviravolta - é uma leitura empolgante. Quando você pensa que algo está se resolvendo, surge outra situação pior. E o Maikel sabe fazer as coisas piorarem - tiveram momentos que fiquei em choque, revoltada, fui feita de besta, mas também houveram momentos de alegria. E mesmo nesse ritmo, é tudo muito bem conectado e contextualizado.
Também tem um lado bioético interessante, que gera questionamentos, dilemas e revolta. E momentos de reflexão sobre o que é realidade, sobre a vida e o viver, sobreviver.
De alguma forma a história, a migração de consciência para outros corpos, me lembrou a série Sense 8. Então se você gostou da série, esse livro é perfeito para você.

Alexandre | @estantedoale 24/01/2024

VIAJAR DE AVIÃO É ULTRAPASSADO
A primeira viagem a gente nunca esquece. Certamente, Lauren não esqueceu: acordou no corpo de uma garotinha, do outro lado do mundo e falando um idioma que nem sabia que falava.

“A vespa esmeralda”, primeiro livro de Maikel Rosa, traz a ficção científica dos laboratórios, mutações genéticas e experiências em humanos. Uma aventura que se torna macabra em alguns momentos, mas que o autor dá sentido.

O corpo em coma da jovem Lauren é levado para a França enquanto sua mente mente também viaja o mundo. Sem saber o que está acontecendo, a jovem recebe a ajuda de um homem, também viajante entre corpos, para entender sua situação e descobrir que, assim como ele, corre perigo.

O que resume bem os acontecimentos no começo do livro é: caos. Principalmente quando o irmão e a mãe da protagonista se envolvem em um acidente quase fatal. Tobias, o caçula, está sozinho no mundo, até que a enfermeira Rosângela – que, diga-se de passagem, é muito louca – surge para protegê-lo e investigar a morte da mãe e o desaparecimento do corpo da irmã desse menino.

Viajando entre corpos, tentando salvar Mark e proteger a si mesma, Lauren é uma personagem jovem, forte e obstinada. Rosângela se mostra uma heroína diferente. Tobias, um menino extremamente esperto. E os laboratórios e seus cientistas e técnicos, cenários de verdadeiro terror.

Maikel começou bem. Conseguiu, com esse livro, uma trama amarrada, quase firme, sobre uma ganância que existe, certamente: ocupar o corpo de outras pessoas.

site: instagram.com/estantedoale

analimajp 06/06/2022

Thriller e scifi da melhor qualidade
Um thriller scifi da melhor qualidade!
A história já te prende do início, a trama que vai se formando vai te deixando vidrado a todo momento.
É tudo tão bem amarrado, a narrativa faz você se imaginar dentro da história.

Todo mundo que conhece a escrita do Maikel, sabe que o cara tem uma facilidade de explodir nossa mente hahahaha

Não pude deixar de perceber a semelhança na escrita desse livro com a do @leonardo.born ( acho que por isso que se chamam de duplo).

Se você curte thrillers de tirar o fôlego e tem vontade de se aventurar no scifi, leia esse livro. Tá disponível no KU, corre lá!

Perfeito! Simplesmente perfeito!

Giany.Alves 10/08/2022

Um ótimo livro, leitura rápida, fluída e envolvente.
Em um hotel uma jovem acorda no corpo de uma criança de 5 anos. Lauren uma jovem de 19 anos, negra e brasileira, tem uma alteração genética que a faz deixar o corpo e incorporar outras pessoas, durante um desdobramento é encontrada por Max, um jovem australiano que está em coma desde os 6 anos e tb consegue habitar outros corpos. Índigo é uma empresa de tecnologia genética que tem estudado essa alteração nas pessoas patrocinada por uma família. Numa intriga que envolve assassinato e falta de ética na pesquisa, o corpo em coma de Lauren é levado pra a Europa, e seu irmão mais novo, com a ajuda de uma enfermeira começam a busca para resgatar Lauren.

analupbrito 15/02/2024

Sensacional
Lauren é uma adolescente de família humilde, que sempre que possível faz doações de sangue, numa dessas ocasiões ela sente uma sensação de desmaio que pra ela era super comum, mas dessa vez ela recobra a consciência no corpo de uma garotinha ruiva, no outro lado do mundo e falando outra língua. Após alguns dias tentando entender o que se passa e se adaptar minimamente aquela situação ela muda mais uma vez de corpo e se vê de mãos ensanguentadas e na frente de um homem morto, estando ela própria no corpanzil de um desconhecido. É então que ela recebe a visita de uma senhora dizendo saber o que se passa com ela e que na verdade era um jovem de nome Mark habitando aquele corpo frágil.
Em meio a essa descoberta caótica ela e seu novo amigo tentam recuperar seus corpos que foram sequestrados por uma grande corporação de nome Indigo.

??: É o tipo de livro que te prende no enredo não importando o tamanho, os personagens foram bem trabalhados integrando ações e motivações próprias assim como quando "usavam" o corpo de alguém.
Foi trazendo a perspectiva de uma menina negra vivendo no corpo de pessoas mais privilegiadas ou menos privilegiadas que ela, que o autor construiu de forma cativante uma narrativa com críticas sociais e suas diferenças de classes.
As motivações dos vilões e suas narrativas foram muito bem introduzidas dando um toque final a todo aquele caos vivido pelos protagonistas. Me deixando de boca aberta e bem chocada com a última frase do livro.
Esse livro é pra você que curte uma boa ficção e um bom romance repleto de plots.
Essa é minha segunda leitura do autor e simplesmente amei ?

rookvalente 30/03/2024

Frenético! Rápido! Instigante!
Tudo que uma aventura investigativa precisa ter, somado ao bom e velho sci-fi!

Sem explicações mirabolantes, nem chavões como "Quântico", pois afinal, psicologia e sociologia também são ciências, como bem mostram Ann Leckie e Le Guin!