Dias de se fazer silêncio

Dias de se fazer silêncio Camila Maccari

Resenhas - DIAS DE SE FAZER SILÊNCIO

Aléxia 02/07/2022

A voz da filha enquanto filha
Falar de maternidade na voz adulta tem sido uma coisa meio em alta. Elena Ferrante, A Pediatra, A Cachorra. Mas a voz da filha (e não da amiga, da aluna ou de outros papéis sociais: da filha como filha mesmo) foi uma perspectiva nova pra mim.
Maria mora no interior e tem um irmão mais novo doente. Com todas as mudanças na vida que vêm como consequência, ela tenta entender o comportamento da mãe e das outras pessoas ao seu redor. É como se você pudesse observar, inconscientemente, o processo de amadurecimento de alguém.
Sem contar que a voz da Camila é uma coisa que reverbera e dá vontade de sair escrevendo emulando o jeito dela sabendo que isso é impossível.
Esse livro de estreia ganhou a última edição do prêmio Açorianos, e eu tenho certeza de que tudo que essa margarida fizer vai brilhar. Fica a minha recomendação de um livro incrível de uma autora mulher foda.

Andreia410 04/10/2023

Sensivel
A história é contada por Maria, uma menina de 12 anos que assiste sua família se perder com o falecimento de seu irmão Rui de 11 anos.
Uma narrativa dessa, com muitos pensamento, reflexões e sensibilidade.

nanareading 03/03/2024

3,5
É brutal. É interessantíssima a forma que o luto foi conduzido, na visão de Maria, uma criança que perde seu irmão e melhor antes mesmo de perdê-lo. Gostei das nuances entre a maternidade e o ponto de vista de uma filha, como se deu a relação das duas diante ao fato ocorrido. O livro é sensível, belo, cheio de detalhes e a história foi muito bem trabalhada mas, infelizmente, foi um pouco frustrante pra mim, já que em determinados momentos achei a escrita massante e cansativa. Gostei muitíssimo do livro, mas queria ter aproveitado mais da experiência da leitura.

Alice 08/06/2022

Dias de se fazer silêncio
Esse é um dos livros mais tocantes que eu já li. Parecia que eu estava lendo um relato real de uma menina que perdia seu irmão. Muitas vezes desejei poder acolhe-la, assim como a todos daquela família tão unida e muitas vezes separada, pela dor eminente da perda de um ente querido. Acho que é um livro que todos deveriam ler e cada página é extremamente necessária.

Luciana 13/10/2022

Impossível não se conectar com Maria e todo processo pelo qual ela passa com a doença e o luto pelo irmão. É doído, triste e real.
Apenas me incomodou a cronologia que por muitas vezes te deixa perdido e tira a fluidez da leitura.
No mais, excelente estréia da autora que pretendo acompanhar a partir de agora.

Camila 15/01/2024

Tocante
Quanta sensibilidade dessa autora.
Eu comecei sem saber o que esperar e terminei com ele na prateleira dos favoritos. Tocante emocionante, sincero e cativante.

Gerusa7 26/12/2023

Precioso
Livro lindo e muito sensível. Foi bom demais acompanhar Maria, sua família e o processo de luto/vida deles.

O livro é contado sobre a perspectiva de uma garotinha que perde o irmão ? os pensamentos de Maria são profundos e vulneráveis a respeito do irmão e da sua família, não tem como não se identificar.

Recomendo a leitura (:

"Percebia que aquele negócio que as pessoas diziam por aí, que a morte é uma coisa natural, só faz sentido se a morte é de alguém que tanto faz, porque, quando é de alguém que você realmente ama, é apenas injusto."

Bruna 30/09/2021

Achei uma boa história. A autora soube retratar todos os sentimentos envolvidos em ter uma pessoa doente na família, principalmente uma doença terminal. Só não curti tanto a maneira que foi escrito. É um texto corrido com muitas frases compridas, com poucas vírgulas separando o que era pensamento da personagem e o que era fala dos outros. Corre num fluxo continuo, como se a história escrita dentro de um único parágrafo. Isso me atrapalhou um pouco na hora de manter atenção na história. Mas o livro é bem escrito.

Fabi 14/11/2023

A sinceridade dos sentimentos de uma menina de 12 anos, seu olhar sensível e honesto sobre a realidade que vive em sua casa: a falta de atenção da mãe, o excesso (justificado) de cuidado com o irmão, a mudança de rotina, a solidão, a raiva, a vizinhança que ao mesmo tempo que está a par de tudo, também tem o respeito pela privacidade. Numa cadência envolvente, com um tiquinho de misticismo, é uma leitura que recomendo.

Thaísa 13/12/2023

Comovente livro de estreia
Esse livro me escolheu antes que eu o escolhesse. Estava em um estande na FLITI (Feira Literária de Tiradentes), olhando alguns títulos e, ao tentar pegar "dias de se fazer silêncio" para ler a sinopse, ele caiu da estante. Então, eu disse para o vendedor: "bom, parece que temos um escolhido, já que ele está caindo de amores por mim". Sim, que trocadilho horrível, mas foi essa a história rsrs o livro é bem curtinho, menos de 200 páginas, mas é muito comovente e emocionante. A obra conta a história de uma família devastada por uma doença terminal e pelo luto... conta como a gente precisa aprender a viver e se perdoar, apesar daquilo que perdemos no caminho. Com uma leitura simples e tocante, o livro de estreia da autora Camila Maccari foi uma ótima surpresa. Que bom que um dia ele resolveu se jogar de uma estante!

Jornal Nota 28/12/2023

O luto é um prato que se come frio...
Seja em uma morte súbita ou em estado terminal, quase nunca estamos preparados para o luto. Isso porque ele cobra um preço que só chega quando ele vem.

Maria, a personagem final dessa história, passa por todas as fases do luto da perda do irmão, dos últimos momentos até a recuperação da dor. Além disso, acompanha o luto de todos em seu entorno com minúcias de detalhes e uma riqueza infinda de sentimentos.

Maccari desenha bem a dor e não precisa de muitos recursos de linguagem pra isso. Esse é o grande mérito do livro. E o porquê dele ter tanta beleza.

O luto cobra o seu tempo, o seu jeito, a sua forma. Não dá pra antecipar, não dá pra pular. Pra Maria, e pra toda família do Rui, o luto é um prato que se come frio.

Caroline.Jacoud 27/05/2024

A singularidade de uma obra narrada por criança.
Maria vive uma solidão sem escolha. tentando entender o mundo e seus próprios sentimentos enquanto todos a volta sofrem pelo diagnóstico terminal do seu irmão, Maria enlaça o leitor com seus questionamentos acerca das questões da vida e da morte.

apesar da escrita em 3ª pessoa, passamos toda a leitura conectados intimamente com a personagem Maria, que com a ingenuidade comum à uma criança, dá um tom todo especial aos acontecimentos da trama. a invisibilidade dos sentimentos dela frente ao seu próprio luto e ao luto dos pais, a culpa pela situação do irmão e o desejo dilacerante de que tudo aquilo tivesse fim, as punições que ela pensava que merecia quando, na verdade, só deveria ser vista e compreendida.

Dias de se fazer silêncio pois Maria, mesmo muito nova, percebeu que há dias e momentos que somente o silêncio cabe. silêncio de reconhecimento, de constrangimento, de acolhimento e alívio. silêncios que precisam ser vividos e respeitados, não negligenciados.

há também as cores e os cheiros que Maria usa para ajudá-la a entender melhor sobre os seus sentimentos, pensamentos, percepções e sensações, boas ou ruins. é de uma simplicidade tão profunda que assusta, na mesma medida em que aproxima.

eu acredito muito nessa literatura que Camila nos apresenta aqui, aquela literatura possível, que alcança feridas sociais necessárias e que também é capaz de ser alcançada por todos, que possibilita diálogos importantes e sensíveis, que cria pequenos movimentos internos necessários na direção de algum tipo de revolução.

@buenos_livros 31/01/2023

?Ninguém pode verdadeiramente se colocar no lugar do outro, mas apenas na sua ideia do que é o lugar do outro e assim acabava, invariavelmente, voltando para o seu próprio lugar.?
. 09/2023
. Dias de Se Fazer Silêncio (2020)
. Camila Maccari ??
. Romance | 138p. | e-Book
. @editora_bestiario
. Uma narrativa profunda sobre Maria, uma garota que lida com um irmão à beira da morte e uma família buscando normalidade em meio a iminência da perda. Com reflexões profundas sobre a culpa de estar saudável e querer uma vida normal em meio à este cenário desolador, o primeiro romance de @camila.maccari é triste e sensível, incrivelmente bem construído. Se trata de uma bela obra indicada por @grabauskafer, mas atenção, pois pode gerar gatilhos sobre o luto e abandono.
. ????????

Guynaciria 14/08/2023

Dias de se fazer silêncio/ Camila Maccari/ @autenticacontemporanea

Maria é uma criança que irá completar apenas doze anos, mas que tem que conviver com a ausência emocional de sua mãe, que está dedicando toda a sua atenção ao filho Rui ( garoto com uma doença terminal).

É triste acompanhar o amadurecimento forçado dessa menina, que sofre com a solidão acompanhada, assim como com excesso de trabalho de limpeza imposto por favor.

Ao mesmo tempo, é fácil compreender o dilema que a mãe está vivendo ao ter consciência da eminente partida de seu filho, e da tentativa desesperada de fazer tudo por esse.

A mãe da Maria sofre de ansiedade, e uma profunda tristeza, que se reflete no excesso de limpeza da casa e ao qual ela impõe a si mesma e a sua filha.

Kael.Paulino 11/01/2024

A morte sob o olhar de uma criança
O livro tem uma ideia muito interessante, o que me deixou muito curioso para ler o que se passava na história, o que acontecia, os desfechos, enfim. Mas, infelizmente, não gostei tanto como imaginava gostar. Gostei da forma como destaca a posição da protagonista, criança, perante a morte do irmão e das reflexões trazidas, porém, alguns pontos não me agradaram, tornando a leitura cansativa e desinteressante.