Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida

KKbarros82 30/11/2021

"...ajuste-se à realidade da vida."
Sêneca é uma ótima leitura em tempos tão esquizofrênicos. Não que períodos de paz não caiba a leitura de "Sobre a Bravidade da vida" mas ajustar-se a realidade em alguns casos cai bem.

Em alguns casos devemos ressaltar. A supremacia da razão e uma vida simples é muita fácil quando se nasce em berço de privilégios. Apesar de Sêneca viver em um período instável, sendo sua única preocupação o quadro político romano, dedicar-se a estudos, exílio e vida rupestre é viável mas, não para todos. Ser estoico é privilégio de classe.

No entanto, seu entendimento sobre a brevidade da vida, a importância da percepção da preciosidade do tempo que dispomos, nem longo, nem curto, mas suficiente, torna o filósofo de suma importância para períodos nefastos.

Além da importância de saber viver e morrer, também são pontos abordados por Sêneca o luto, a avareza e o valor de saber usufruir do lazer em séculos de máxima exploração da força de trabalho pelo capital.

Livro de cabeceira de muitas celebridades, deve ser lido com sabedoria e atenção. Sendo, necessário saber discernir entre ajustar-se a realidade da vida é realmente viável e quando é, apenas a visão classista de um homem sábio falando do alto de seus privilégios.
Pedro 30/11/2021minha estante
"Ser estóico é privilégio de classe."
Olha, eu não poderia discordar mais. Caso você não saiba, Epicteto era escravo e mesmo assim se tornou um filósofo estóico. Ser estóico não é um privilégio, é uma conduta pessoal.

KKbarros82 30/11/2021minha estante
Pode discordar, não tem problema. Obrigada pelo comentário, Pedro! ?

Pedro 30/11/2021minha estante
De nada, Karina.

Cleuzita 04/12/2021minha estante
Tenho esse livro, em outra edição, paradinho à minha espera. Fiquei com vontade de cortar a fila de leituras. ?

Rafael1548 02/01/2024

Excelente Obra
Sêneca é o principal expoente do estoicismo romano caracterizado pela consideração do problema moral e pela abstinência dos prazeres e foi mentor de Júlio Cesar.
Nesta obra que li há três escritos do autor que seguem:

I) SOBRE A BREVIDADE DA VIDA:

Trata-se de uma carta dirigida à Paulinus na qual o filósofo discorre que não existe vida curta, mas nós que a desperdiçamos. O tempo que temos é suficiente e o gastamos em futilidades tais como a ociosidade.
Se observarmos que a velhice no Império Romano era, em média, de 40-50 anos, as palavras de Sêneca beiram a um escândalo. Se ele visse como a taxa de natalidade se estendeu e como perdemos nosso tempo creio que ele afirmaria que estamos vegetando ao invés de vivendo.

II) UM CONSOLO PARA HÉLVIA:

Hélvia era mãe de Sêneca. Nesta carta o filósofo apresenta meio para que sua progenitora não viesse a sofrer pela ausência de seu filho. No texto que segue, ele apresenta fatos como as desventuras de sua tia, a presença dos demais irmãos e orienta a sua mãe para aprofundar nos ensinos da filosofia para ressaltar virtudes que esta já possuía.

III) SOBRE A TRANQUILIDADE DA MENTE:

Já este escrito é dirigido à Serenus, amigo de Sêneca, no qual demonstra, num primeiro momento, o desgostar do filósofo de situações aquém de sua vontade. Posteriormente, orienta Serenus a como viver despreocupadamente tendo uma vida voltada à modéstia do viver e não temendo a morte. Salienta que as preocupações podem acontecer a quaisquer pessoas, indiferente de seu status social, e que há meios práticos para contornar tal situação.

ToniBooks 11/03/2023

Ser estoico
A relação do prazer com a virtude; a busca da felicidade; o conceito de natureza aplicado ao Ideal humano; a supremacia da razão; o uso do tempo e a dignidade da aposentadoria são algumas das questões tratadas em "Sobre a Brevidade da Vida". Sêneca, em um dos momentos culminantes do diálogo da tradição filosófica e literária, nos convida a participar dessa conversa sobre a arte de viver que é o objeto da escola estoica.

Lipe 08/06/2022

Reflete bem algumas ideias Estoicas, porém...
Achei algumas reflexões um tanto ultrapassadas, ÓBVIO, pois é um livro antigo, mas é sempre bom deixar claro! Apesar de tudo, que belo livro e que belo pensador era o Sêneca. A leitura é um tanto cansativa, nas no fim valeu a pena.

Henrique0 31/08/2022

Gostei demais, irei ler outras vezes com certeza
Se você se dedicar ao estudo, evitará todo o tédio da vida, não desejará a noite porque está farto da luz do dia, não será um fardo para si mesmo nem inútil para os outros, atrairá muitos para se tornarem seus amigos, e as melhores pessoas se reunirão ao seu redor.

Rose 23/12/2022

Cansativo & Bom
É um livro de filosofia, o que por si só, pelo menos para mim, torna-se um livro extremamente cansativo, as páginas demoram uma vida para virar.
Até porque não é um tipo de livro que tenho o hábito de ler.
Mas o livro é muito bem escrito, de um ótimo intelecto, e contém partes bem verdadeiras sobre nós seres humanos.

Paula.Dayana @pauladayanaalves 05/10/2022

Reflexões muito atuais
Meu primeiro livro de Sêneca e posso dizer que por mais que seja uma leitura filosófica achei de fácil compreensão. Sobre a brevidade da vida nos faz refletir de que devemos aproveitar o nosso tempo sendo ele nosso bem mais precioso. Ele trás reflexões sobre a importância do lazer para manter a mente saudável e também sobre viver a simplicidade da vida. Super recomendo a leitura!

Elton 04/05/2021

Sobre a brevidade da vida.
O começo é um pouco confuso, mas, no segundo capítulo tudo muda, fica mais claro.

Nesse livro, Sêneca fala sobre a vida, a morte, as preocupações e as futilidades da vida humana.

Alguns frases saltam a nossa mente e é impossível ler, se notar como algumas passagens se aplicam aos dias de hoje.

Recomendo a leitura.

Marcos Aurélio 21/08/2022

Aprender a morrer
Dizem que o Estoicismo é um caminho sem volta.Foi o primeiro Sêneca que li, é uma linguagem difícil, densa, que precisar lida com calma.

Sobre a Brevidade da Vida ele diz "não é que tenhamos pouco tempo de vida, mas desperdiçamos muito dela. A vida é longa o suficiente, e uma quantia generosa nos foi dada para as maiores realizações, se tudo fosse bem empregado".

O filósofo combate duramente a superficialidade, o dispensável, o supérfluo; "os bens externos são da importância trivial e sem muita influência em qualquer direção: a prosperidade não eleva o sábio e a diversidade não o deprime".

E se somente a virtude pode dar valor a uma pessoa, porque então lutar, digladiar, acumular. Se no fim, todos damos conta apenas daquilo para o qual a natureza nos moldou "embora você possa aumentar sua renda e ampliar suas propriedades, você nunca aumentará a capacidade de seus corpos".

O homem ainda busca respostas, conhecimento, compreensão. Mesmo aqueles que parecem ter tudo, e não sabem o que lhes falta. Talvez porque não queira ver o que está diante de seus olhos, que viver é simples, e morrer é inevitável.

"... é natural tocar com mais frequência a parte que mais dói..."

Bianca S 07/01/2024

30% bom
O livro é composto de 3 capitulos... o primeiro é o que dá o titulo do livro e, embora a linguagem n seja das mais agradaveis, é interessante de se ler e tem muitas reflexões boas

as outras duas partes, pra mim, não acrescentam em nada. poucas passagens com reflexoes interessantes e o resto só um lenga lenga prolixo e chato, discurso que compara o sofrimento de um rico com o pobre, frases que minimizam mulheres. claro que podemos levar em consideração a época q foi escrito, mas, pra mim, se o resto do discurso não agregou em nada relevante, nao tenho pq sequer pensar em tentar passar pano.

30% vale a pena ler.
o resto não.

Rafael2157 29/06/2022

A valorização do tempo
"O senhor destino, que brinca conosco, diz: "Por que devo preservá-la, criatura vil e medrosa? Aquele que teme a morte nunca fará algo digno de um homem enquanto estiver vivo. Mas aquele que sabe que esta foi a condição que lhe foi imposta no momento de sua concepção viverá nesses termos e garantirá com a mesma força de espírito que nenhum acontecimento o pegará de surpresa."

Sêneca busca nesse livro argumentar sobre os meios de preservar nossa tranquilidade e como resistir aos problemas que nos aproximam de surpresa na nossa vida. A sua tese principal é que a nossa vida NÃO é curta, o destino nos foi generoso com uma porção considerável de tempo para fazermos tudo a nosso alcance. Mas perdemos tempo com tanta coisa inútil, com ociosidade, e só esperando aquela aula acabar pra ir pra casa...

"Considere as doenças que causamos a nós mesmos, e o tempo que não foi usado. Você descobrirá que tem menos anos do que os que contou de vida. [...] você vai perceber que está morrendo prematuramente." (p.10)

No geral é uma leitura prazerosa, foi arrastada em alguns momentos, mas eu imagino que por falta de referência pessoal a algumas coisas relacionadas à Grécia e a Roma. Tem algumas histórias bem bacanas sobre algumas figuras históricas, principalmente um exemplo que descreve um homem no estado estóico total que eu não quero dar spoiler pra quem for ler. É um livro bem curtinho que dá um bom panorama pra quem quer entender quais a ideias do pensador.

Guilherme 31/03/2024

Li há alguns meses, mas só agora lembrei de fazer essa resenha, sendo ela algo que não posso ignorar. As lições que Sêneca aborda nesse livro foram e são muito importantes pra mim. Elas fizeram parte da minha formação e eu tento aplicar um pouco de seus conhecimentos todos os dias.
É uma leitura muito instrutiva, visto que foi escrita com o único objetivo de guiar aqueles que se sentem sem rumo, perdidos e desesperados frente ao mundo.
Junto com lições do absurdismo, existencialismo e até mesmo do budismo, espiritismo e cristianismo, o estoicismo me deu forças e ferramentas para encarar a realidade. Por isso, é uma leitura que sempre recomendarei, principalmente àqueles que se sentirem pressionados pelo peso da vida.
E, caso sintam interesse em um aprofundamento, Meditações, do Marco Aurélio, é uma outra obra do estoicismo que recomendo muitíssimo.
Memento mori, aproveitem a vida
Cat Lu 31/03/2024minha estante
me empresta

FabioMartineli 30/09/2022

Necessário
Apesar de não concordar integralmente com o Estoicismo (corrente filosófica do autor), traz grandes lições sobre a forma que encaramos o tempo de nossas vidas.

Demonstra o bem tão precioso que temos, o TEMPO, que muitas vezes negligenciamos e desperdiçamos.

Ressalta, ainda, a importância do descanso da mente, momentos de lazer e diversão.

Recomendo a leitura!

Laryssa.Bravo 31/12/2022

Sêneca e sua leveza em relação a vida...
Sêneca nos traz uma reflexão sobre a vida, e como a desperdiçamos.
Vivemos reclamando que temos pouco tempo, mas na verdade, o usamos incorretamente.
Usamos para coisas banais, para acúmulo de bens materiais e para mantê-las.
Nos tornamos escravos delas, e passamos a vida toda servindo a elas, desejando liberdade de uma situação em que nós mesmos nos colocamos.
Envelhecemos e temos medo da morte, pois percebemos o quão fútil tornamos nossa vida, e tentamos fugir da inevitável morte, como se fosse possível eternamente, tentando validar uma vida inteira desperdiçada em coisas que não agregaram em nada, e ficarão aqui, quando tudo acabar.
Precisamos rever nosso gasto de tempo, e começar a usá-lo de forma mais inteligente, com coisas mais importantes e elevadas!

Giovane 20/02/2024

??? Sêneca.

"Sobre a Brevidade da vida ".

Sêneca nasceu em Córdoba, Espanha, em 04 a.C durante o império Romano
Na primeira parte do livro Sêneca deixa explícito que não temos a vida curta , entretanto desperdiçamos uma grande parte dela, e que se bem empregada é suficientemente longa, há dois mil anos ele já ouvia os romanos reclamar, no entanto não notava que era desperdiçada em grande parte por eles estarem bêbados, inconscientes, que passam muito tempo ao lado de pessoas que não os acrescentavam em nada, que nem mesmo gostavam uns dos outros, brigas intermináveis com seus cônjuges, em empregos que não gostavam apenas pelo dinheiro, lamentando do passado, reclamando do presente e se preocupando com o futuro.
O segundo grande pensamento é sobre a paixão por aprender e ter curiosidade por coisas inúteis, dentre elas se destacam : o Interesse na vida alheia, sobretudo dos famosos, buscado de minuto a minuto na Internet, notícias dos mais variados temas que não mudam em nada a nossa vida, etc. :
E por fim o terceiro pensamento, quando Sêneca diz que ninguém quer ter sua propriedade invadida, ninguém quer dividir sua riqueza mas permitem que as pessoas invadam suas vidas que é o bem mais precioso e distribuem entre muitos, gastamos tempo com pessoas que só querem reclamar da vida, gastando nosso precioso tempo, o dinheiro até recuperamos mas o tempo é impossível , " Devemos também nos isolar muito em nós mesmos; pois associar-se com pessoas diferentes de nós perturba uma disposição calma, desperta novamente as paixões e piora qualquer fraqueza mental que não tenha sido completamente curada" .
"Se fosse possível colocar á frente de cada um o número de seus anos futuros, da mesma forma como seus anos passados , como tremeriam de medo ao ver quão poucos anos lhes restam, como poupariam ! (Sêneca).