O Quarto de Jacob / Na Baía

Katherine Mansfield

Resenhas - O Quarto de Jacob / A Baía

Laura 23/06/2021

Tantos detalhes
Detalhes em demasia fazem um leitura chaaaaaata.
O primeiro conto eu entendi nada, muito decepcionada pois é minha primeira leitura da famosa Virgínia Woolf e a espectativa era grande.
O segundo conto não se difere muito do prefiro em relação aos detalhes.
Entediante!

Everton.Paulo 31/12/2021

A poderosa escrita de Woolf
Em alguns momentos somos desafiados por estilos de leituras únicos. E acabei de aprender que ler Virginia Woolf é desafiador. Nesta curta, porém profunda história, temos observações filosóficas sobre Jacob, personagem principal que não tem voz na história. O narrador não é muito confiável, o que aguça a curiosidade sobre o enredo. Acompanhamos a vida de Jacob sob esses olhares, sendo a participação do mesmo resumida em diálogos presentes na obra.
É um exemplo literário do modernismo e muito complexo para ser detalhado numa primeira leitura.
Ao final, nesse exemplar especial do #pacotedetextos há um conto de Katherine Mansfield, escritora que era editada por Woolf. No conto Na baía, ela escreve sobre as famílias de uma região costeira. Não há nada de mirabolante na história a não ser o relacionamento entre as famílias daquele local. Simples e humano.
Recomendo a leitura. E releitura. E ler mais uma vez rs.

site: www.pacotedetextos.com.br

Day 31/07/2022

Duas escritoras incríveis
Me apaixonei primeiro por Katherine Mansfield. Quando descobri que Virginia Woolf era sua amiga e invejava a escrita de Katherine resolvi ler Virginia também. Solicitei esse livro na troca do Skoob. Comecei por Virginia e não entendi. Alguma coisa devia estar errada. A história não ia para lugar nenhum. Descrições primorosas, trechos de prender a respiração. Parece que por um instante você está vendo a cena, está dentro do livro, você respira o ar gelado; mas apenas um recorte. A sensação é como se sentássemos em uma mesa durante uma festa e observássemos pequenas histórias acontecendo aleatoriamente. Não sabemos o antes, nem o depois. Tudo o que se mostra ali é o que sabemos. Então queremos saber mais, queremos saber tudo. Mas só ficaremos com o recorte. Leitura desafiadora, odiada e agora já tornando-se carinhosa. Em especial depois que li sobre Virginia e sua escrita saindo do padrão da época, inovando em um segmento tão fechado, a ponto de ser esse conto publicado pela editora do seu marido. Enfim, poder escrever o que quiser sem ceder ao formato adequado e aceito na época. Admirei. Depois li Katherine. Os dois contos no mesmo livro é uma experiência intrigante. Sou fã de Mansfield não faz muito tempo. Confesso que por mais que o conto dela também tenha essa característica que nos leva a não saber nada do passado ou futuro, apenas o recorte presente de vários personagens intrigantes, eu ainda amo cada pedacinho, cada parágrafo. Ela já tem meu coração. Independente de não seguir os padrões de livros que estou acostumada, ambas, Virgínia e Katherine me fascinam por me mostrarem mais possibilidades de escrita, de pensamento, de abordagem. Leia a primeira vez e odeie. Na segunda leitura busque preciosidades. Na terceira camadas escondidas que você não percebeu. Na quinta imagine como alguém imaginou tudo isso.

Deixo um pequeno trecho de cada conto para vocês degustarem:

Na Baía - Katherine Mansfield
Ah, que alívio, que diferença fazia o homem fora de casa. Até suas vozes haviam mudado enquanto chamavam umas às outras; soavam calorosas e amorosas como se compartilhassem um segredo. Beryl foi até a mesa. "Tome outra xícara de chá, mamãe. Ainda está quente". Ela desejava, de alguma forma, celebrar o fato de que poderiam fazer o que bem entendessem agora. Não havia nenhum homem para perturbá-las; todo esse dia perfeito era delas.

O Quarto de Jacob - Virginia Woolf
"Portanto, escreveu Betty Flanders, afundando os saltos dos sapatos na areia, "não havia nada a fazer a não ser partir."

Marília 11/05/2021

Interessante saber que as duas autoras eram amigas. Gostei mais da segunda história. Achei a primeira meio confusa. A segunda conta uma história mais linear.

O Ciclista 31/07/2021

Desafiante
Duas leituras em uma, a primeira em O Quarto de Jacob, somos apresentados ao jovem Jacob, um rapaz na sua que a medida que vamos lendo vamos o conhecendo sua personalidade e auto estima perante a socieda inglesa da época. Um jovem astuto e dono de seus ideais, até que um sentimento derruba homem de vez dentro de seu jogo interno de emoções. Parece uma história simples, mas a leitura deve ser feita com atenção, há um aglomerado de personagens e histórias paralelas junto a principal que mesmo assim não deixam de tirar a graça da escrita de Virginia. E a segunda, Na Baía, temos um conto envolvente, onde o contexto se dá no tradicionalismo neozelandes de época, por um momento o apego aos personagens e suas histórias criam um caminho aos dias atuais, mas terminam no seu proprio tempo, como uma chuva de verão.