Chão de Estrelas

Chão de Estrelas Bianca Sousa




Resenhas -


6 encontrados | exibindo 1 a 6


Fernanda 01/05/2021

Chão de Estrelas
Resenha de Chão de Estrelas, no blog:

https://modoliterario.blogspot.com/2021/05/resenha-chao-de-estrelas-bianca-souza.html

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/05/resenha-chao-de-estrelas-bianca-souza.html
comentários(0)comente



@livrosmundofantastico 21/07/2021

Sensível eTocante
"Todos nós erramos, todos nós mentimos em algum momento. Hipócrita é quem julga sem nem refletir por um instante se não fez ou faria coisa pior. Porque a resposta é geralmente sim"

Três histórias e três gerações, mulheres fortes e decididas. Uma que deseja ser lembrada, outra que corre atrás dos seus sonhos e outra determinada no seu objetivo.

Um cometa que une a vida dessas mulheres.

Maria sofre todos os dias com um marido agressivo, deseja que sua filha Gisele possa voar e viver livre.

Selene vive na Grécia em 480 a.c. criada por um astrológico e tirada a força de sua casa ela busca uma fuga através do cometa.

Estela é uma jornalista que faz reportagens de famosos, ela é enviada para a Grécia atrás de uma famosa blogueira e sua vida muda completamente quando descobre que um cometa vai passar perto da cidade é a oportunidade de ela fazer uma grande matéria.

Foi uma bela experiência conhecer a história de cada uma, como tudo se entrelaça no final da história a escrita foi bem envolvente.

site: https://www.instagram.com/p/CQt-HnirqAj/
comentários(0)comente



Giovana | Blog Dei um Jeito 23/03/2021

Quando as respostas estão no céu noturno
Chão de Estrelas reúne 3 contos das autoras Bianca Sousa, Camila Pelegrini e Martha Ricas, sendo que nos três contos há relações de mulheres com os céus, o da Camila tem uma relação de mãe e filha, o da Martha uma órfã na Grécia Antiga e o da Bianca uma mulher tendo uma aventura na Grécia dos dias de hoje em um emprego que não é dos seus sonhos.

Por mais que no livro tenha uns pontos que são a cara de livros de romance/chick-lit, na história não há nenhum romance rolando, apenas as protagonistas lidando com alguns dilemas em suas vidas e que acabam se ligando por conta dos céus.

Não gostei muito da escolha do conto da Camila Pelegrini ter sido dividido em três partes, pois além dele acabar não sendo uma leitura que você segue o fluxo da história do início ao fim (diferente dos outros dois contos), eu considero o conto uma história de duas partes, daí mesmo que fosse tão relevante ele ser dividido, acho que a divisão não funcionou tão bem quanto poderia.

Eu esperava que Chão de Estrelas fosse uma coletânea com um tom bem mais suave, mas no livro tem uns temas bem espinhentos no meio do caminho, com menções à violência contra a mulher e também como pode ser desconfortável o ambiente de trabalho e/ou estudo para uma mulher.

Mas garanto que nos três contos há finais felizes na medida do possível, com uma boa ajuda das estrelas para as protagonistas terem uma boa realização na vida. E também os contos acabam deixando a coletânea com mais de um gênero literário, já que parte do conto da Camila tem um tom mais poético por ser narrado por uma estrela, o conto da Martha é uma ficção histórica e o da Bianca tem os pés cravados no chick-lit.

site: https://deiumjeito.blogspot.com/2021/03/livros-chao-de-estrelas.html
comentários(0)comente



Anne 24/04/2022

Chão de Estrelas ?
Esse livro é mágico. A união dessas três autoras maravilhosas, gerou uma obra tão linda e com um ar de espontaneidade que preenche.
A força e garra das mulheres que fizeram essa história e tantas outras se tornarem realidade é gigante assim como elas.

Que possamos sempre admirar o céu e as estrelas presentes nele e em nós mesmos.
comentários(0)comente



Pri 29/04/2021

Mulheres que voam
Fiquei animada quando soube que a Bianca Sousa estava trabalhando em um projeto junto com duas autoras de quem nunca li nenhum livro, mas que sempre vejo elogios, e fiz questão de adquirir o livro logo na pré-venda. A editora Pendragon, que abraçou essa ideia, caprichou muito na produção e faço questão de vir compartilhar o que achei.

"Mas se um cometa, viajante do tempo e do espaço, habitante do vasto espaço estrelado, alheio às medidas que prendem humanos ao chão, decide contar uma história... Deve haver um motivo para escutá-la."

Chão de Estrelas traz a história de mulheres que tiveram suas vidas conectas de uma forma inesperada por causa de um cometa. Cometa este que decide contar suas histórias para nós.
Maria é mãe da pequena Gisele e faz tudo que está ao seu alcance para que a menina tenha um futuro brilhante e muito diferente da realidade que precisa suportar. Com um marido violento, ela só deseja manter a filha protegida e livre. Anos depois, uma Gisele adulta faz o possível para realizar o sonho que ela e sua mãe compartilhavam juntas.

"Que grande ironia, pensou. Não conseguia perceber que a história era construída dia após dia, fato por fato. De nada adiantava respeitar o passado sem qualquer apreço por aqueles que no presente construiriam o futuro."

Enquanto isso, voltamos no tempo para a Grécia Antiga, onde somos apresentados à jovem Selene. Ela era uma órfã que vivia nas ruas de Creta até ser resgatada por Cefas, um homem inteligente, estudioso, que decidiu transmitir seus ensinamentos para ela. Logo Selene descobriria seu amor pela astronomia, mas conhecimento não era algo acessível para mulheres em sua época e ela precisará enfrentar muitas adversidades, além de descobertas sobre si mesma, para encontrar sua liberdade.

"Porque tudo importava: desde o grão de areia que o mar trazia movido pelo movimento orquestrado pelas marés, até o mapeamento da mais longínqua e pequenina estrela. Tudo era parte do nosso universo e, portanto, parte de mim e minha vida."

De volta ao presente, Estela é uma jornalista que sonha em fazer a diferença no mundo através de sua escrita. Apesar de sentir que está evoluindo na profissão, agora que trabalha como correspondente internacional, não está exatamente na posição que deseja. Mas é graças a um desses trabalhos chatos que é obrigada a fazer que ela se depara com uma história incrível, que pode ser capaz de livrá-la dessas amarras e mostrar seu verdadeiro talento.

"Quer dizer, acho que a vida era sobre isso afinal de contas. Uma viagem doida e sem planos que te leva a lugares inimagináveis e lindos, como este."

Nossas protagonistas são todas mulheres fortes, que, independente da época em que se encontram, precisam lutar contra seus próprios medos e barreiras, além de contra os preconceitos e dificuldades impostos pela sociedade, para irem atrás de suas conquistas. Todas carregam suas marcas e precisam ser firmes para criar sua história. Impossível não compartilhar suas angústias, sentir suas dores e querer ajudá-las de alguma forma; assim como comemoramos juntas suas vitórias. É um livro para enaltecer a força e coragem femininas.
Achei bem legal a forma como a história foi dividida e como aos poucos elas vão se encaixando. Cada autora escreveu seu próprio conto: a narrativa de Maria e Gisele é escrita pela Camila Pelegrini; a história de Selene de Creta vem pelas mãos de Martha Ricas; e a querida Bianca Sousa nos traz a vida de Estela. Mesmo sendo separadas, existe correlação entre os acontecimentos. A única coisa que me incomodou é que a parte da Camila foi divida em três e isso perde um pouquinho a linha de pensamento da história. Mesmo que tenha justificativa para as divisões, acaba não fluindo tão bem quanto os outros dois contos que são contínuos.

"— Todos nós erramos, todos nós mentimos em algum momento. Hipócrita é quem julga sem nem refletir por um instante se não fez ou faria coisa pior. Porque a resposta geralmente é sim."

O livro é narrado em terceira pessoa nas partes escritas pela Camila e em primeira pessoa nos outros dois contos. Também temos a participação especial do narrador, o cometa, que se revela em alguns trechos da história. No geral, a escrita é leve, com uma pitada poética, algumas vezes até mesmo divertida, mas não se deixe enganar. O livro aborda assuntos sérios, pesados, como a violência contra a mulher e diferentes aspectos do machismo que afetam diariamente as mulheres na nossa sociedade. Foi escrito para fazer o leitor refletir e pode te fazer rir e chorar com a mesma intensidade.
Como não conhecia ainda a escrita de duas autoras, é difícil dizer se há a marca de cada uma em suas histórias. Mas foi possível perceber que Estela e sua aventura na Grécia carregam bastante da narrativa dinâmica e descontraída da Bianca. A história de Gisele é mais densa e a de Selene, apesar do teor histórico, também tem leveza.

"— Às vezes, só o que a gente precisa é dar o primeiro passo para que o resto do caminho se revele."

A diagramação está excelente. O trabalho realizado no livro ficou lindo, ele é repleto de detalhes que remetem ao Espaço. As fontes são bem confortáveis, as páginas são amarelas, todos os capítulos são bem definidos e as divisões de partes são marcadas por páginas pretas. Fiquei completamente apaixonada por essa capa com efeito furta-cor (e também pelo marcador!). Sobre a revisão, encontrei pouquíssimos erros de digitação durante a leitura, nada que atrapalhe.
Chão de Estrelas é um livro curto e rápido de ler, mas que toca em assuntos relevantes e consegue cativar o leitor de diferentes formas. Eu gostei muito da obra dessas autoras super talentosas e espero que esse livro chegue a muitas mãos, não só por abordar temas importantes, mas também por mostrar que muitas vezes quem impõe limites em nossos sonhos somos nós mesmos.

site: https://www.sigolendo.com.br/2021/04/resenha-chao-de-estrelas.html
comentários(0)comente



Brunna 18/12/2023

Inspirador!!
Um livro de mulheres para inspirar mulheres, fui tocada de verdade. Esperava um outro tipo de livro, com romance ou algo assim. Mas sinceramente, foi uma das melhores surpresas que tive. Gostei muito e recomendo!
comentários(0)comente



6 encontrados | exibindo 1 a 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR