História de Amir

História de Amir Paulo Sérgio Moraes

Resenhas - História de Amir

Cássio Cipriano 01/04/2024

Uma história curta, mas intensa.
Uma novela bem escrita, com questões substanciais bem retratadas. Entre dores e dificuldades, afetos e solidões, o autor nos conduz em uma trama envolvente, com personagens verossímeis, carismáticos e lições importantes.

Minha única ressalva é o rápido desenvolvimento dos conflitos e desfecho meio apressado. Por se tratar de uma novela, entendo que não há tempo para um aprofundamento maior em algumas questões que são expostas, mas o ritmo dos capítulos finais me pareceu mais corrido que dos capítulos inicias. No entanto, isso não diminui em nada a grandiosidade da história.

site: https://instagram.com/cassiocipriano

Anne.Presmanes 12/04/2021

Uma obra bastante necessária para a sociedade à qual vivemos.
A palavra escolha nunca fez tanto sentido como neste livro. A história gira e torno de Amir, um rapaz jovem, de periferia, negro e homossexual. Amir é um jovem cheio de sonhos e metas, e uma delas é conseguir um estágio tão sonhado em uma das construtoras mais importantes do Estado de São Paulo, mas para conseguir a tão desejada oportunidade terá que submeter-se a condições que não concordam com os seus princípios.
Quando comecei a ler este livro, surpreendentemente consegui conectar-me com Amir. Sempre tive dificuldades em ligar-me a protagonistas masculinos, mas nesta obra o personagem me atraiu como um campo magnético e eu pude sentir perfeitamente suas dores, suas dúvidas, seus medos e tristezas. O autor mergulha o leitor de maneira incrivelmente habilidosa na realidade de muitos brasileiros, onde a luta de cada dia é a busca por uma vida melhor e não permitir que sua orientação sexual, classe social ou cor de pele seja um empecilho. Creio que até os menos empáticos em algum momento irão simpatizar com Amir.
Outro ponto relevante da obra é o romance que Amir se verá aferrado, contradizendo tudo aquilo que havia pregado por um trauma da sua vida. E novamente a palavra escolha tornar-se forte na vida do nosso protagonista. Também não podia fazer essa resenha sem mencionar o Douglas, quem se tornará um grande amigo e incentivo necessário para Amir. Ao contrário de Murilo, que parece ser um personagem que resume todos os preconceituosos existentes na terra, mas através dele podemos ver a fragilidade mental que acompanha essa gente.
Uma obra escrita com bastante sentimento ao abordar temas sensíveis, como: preconceito, racismo e transfobia. Posso garantir que o leitor se verá aferrado a esse livro, pois ele foi o culpado das minhas noites em claro, enquanto eu fazia a promessa de que seria somente mais um capítulo. Fiquei encantada com a escrita do autor e totalmente rendida ao seu talento. Não há para quem eu não recomende esse livro, pois nenhuma vírgula dele me incomodou. Uma obra perfeita e bastante necessária para a sociedade à qual vivemos.
Paulo Sérgio 12/04/2021minha estante
??????

Tathi (@Doidosporserieselivros) 10/05/2021

Olá queridos amigos leitores! A minha última leitura foi uma história incrível e enriquecedora que eu encontrei super por acaso nas aventuras e andanças pelo Kindle, mas que descobri depois que tem uma belíssima versão física.
No dia de hoje vim pra recomendar a história de Amir para vocês.

?????? " Antes mesmo de descobrir o que eu queria para minha vida, havia adquirido plena consciência do que eu não queria de jeito algum."

Amir é um jovem negro que perdeu o irmão muito cedo, um trabalhador morto injustamente pela polícia. Desde então convivendo com o preconceito, mas estudando e batalhando pelo seu lugar ao mundo, ele se mantém sempre vigiando tanto em relação a polícia quanto as pessoas preconceituosas que fazem parte do seu dia a dia.
Porém ele vai descobrir que o mundo também tem gente muito legal como Douglas e Félix.

?????? " A indiferença é fria enquanto apoio aquece tudo. Era óbvio que ele preferisse se sentir aquecido."

Pensa em um livro com histórias emocionantes que se cruzam, não só a história de Amir, mas a de Douglas, um homem trans que a família insiste em chamar pelo nome morto até o fim, em uma clara falta de respeito por ele.

O autor foi perfeito em me fazer passar raiva da humanidade, especialmente de Murilo, cada vez que ele abria a boca eu tinha vontade de estar dentro do livro pra esmurrar ele. E o pior é saber que a gente interage com vários Murilos todos os dias, pessoas racistas, transfóbicas e homofóbicas qur literalmente acham lindo destilar seu ódio em forma de piadas sem graça.

Além disso, a trama nos fala de preconceito nas forças armadas, polícia e locais de trabalho, além de conscientizar sobre várias situações que as pessoas negras passam no seu cotidiano, que o branco heterossexual jamais imaginou, sequer cogitou.

Terminei a leitura deste livro com lágrimas nos olhos pelos últimos acontecimentos da narrativa, mas também com a alma lavada pelo Amir, e com um coração despedaçado, mas otimista na esperança de que dias melhores podem vir, dias em que a cor, o gênero e a sexualidade da pessoa não sejam fonte de ódio nas pessoas doentes.

História de Amir está disponível em formato físico e digital.

Marcos 24/07/2021

Todos deveriam conhecer a história de Amir?
A DURA REALIDADE

O que eu mais gostei desse livro e um dos vários motivos de favoritar ele, é que é um livro realístico, não existe um final feliz e nem um final triste, mas um final de que tudo é possível. Ficamos imaginando o que vai acontecer a seguir, nos apegamos tanto a Amir que ficou difícil fechar o livro e aceitar que acabou.

AMIR, DOUGLAS E FELIX

Nem preciso dizer que esses três personagens ganharam meu coração né? Amir tem toda uma evolução, algumas horas dava raiva, mas eu tinha que engolir pois que garantia eu tinha de que não agiria da mesma forma? Mas, todo o seu crescimento fica evidente. Douglas é um personagem trans adorável e sonhador e que não merecia ter nascido na família que tinha, muito menos o seu final. Tive que reler para acreditar! Já o Felix, eu já fui shippando logo de cara, e quase fiquei com medo de quebrar a cara lá pra perto do final.

A HISTÓRIA

É um livro que você perde as horas ao ler, eu engoli ele em um dia! Quando tudo parece estar se ajeitando, acontece algo que você não esperava, e quando isso vai acontecendo perto do fim? Como a gente fica? Desesperado! O medo de tudo na vida de Amir ficar ruim foi enorme! PRECISO dizer que o livro é lindo! Cada capítulo começando com uma página de uma planta, eu adorei cada segundo, todos deveriam conhecer a história de Amir, talvez seja porque todos nós temos um pouquinho dele conosco.

Me siga no instagram: @artificiodaliteratura (te sigo de volta!)

Lisandra 27/04/2021

um livro muito necessário e que consegue retratar diversas questões sociais relevantes ao contexto que estamos vivendo, inserindo também o universo da engenharia civil (que, pra mim, foi muito legal) e um pouco do nosso cenário de pandemia. achei muito interessante entrar na cabeça do Amir e tentar sentir, mesmo que de longe, as dificuldades que ele passa sendo um homem preto e gay, uma vez que essas dificuldades são extremamente marcantes na trajetória dele durante todo o livro. gostei muito!

DandySSouza 24/08/2021

Me senti lendo o desabafo de um amigo...
Você sabe o significado da frase "se colocar no lugar do outro"? Então deixa que "A História de Amir" te explica.

E o livro me fez algo que poucas estórias fazem, me importar com suas personagens. Vivenciar os dramas, os conflitos, os valores, as crenças e as decepções, é o melhor forma de abordar sobre as desigualdades sociais.

Sabe aquela frase "matar um dragão por dia"? É isso que você encontra aqui.

E confesso que durante a leitura, tive o impulso de abraçar Amir e Douglas, e dizer que eles não estão sozinhos. Pois você tem a sensação que estar lendo um desabafo de um amigo.

Por isso, "A Historia de Amir" é mais que um livro, é uma experiência do usuário que merece estar nas principais fóruns do "clube do livro" e em rodas de amigos.

Será que sua experiência será diferente? Estou curioso para saber.

@bibliotecadaana 30/05/2021

Uma boa surpresa
Uma história rápida que traz temas importantes e que nos ensina uma mensagem valiosa. Gostei muuito. Principalmente pela mensagem e por toda a representatividade.

@felnoites 22/06/2021

Relatos
Almir é um protagonista amistoso, sonhador e muito prendado. Porém, precisa se submeter a situações horríveis para manter o emprego. Mas um amor improvável chega para provar que ele pode se permitir viver sem medo.

giordanna 03/12/2021

história de amir
"História de amir", escrita por Paulo Sérgio Moraes vai contar a história de amir (obviamente), douglas, felix e murilo e mostrar, principalmente, a vivência do nosso personagem principal sendo um homem preto e homossexual e sua relação com os outros personagens.

A narração acontece na primeira pessoa do singular, sendo contada pela perspectiva de amir, a escrita é fluído e gostosa de ler, enquanto o livro vai tratar problemas como racismo, homofobia, disputa entre classes sociais e etc.

o enredo da história vai basicamente mostrar a realidade de muita gente e é isso que impressiona. o autor vai conseguir fazer com que você se enxergue no lugar do personagem, passando por todos os mesmos conflitos que ele. em muitos momentos durante a leitura, tive vontade de abraçar amir e douglas e dar um grande soco no murilo.

também gostei muito do final, onde houve um equilíbrio entre tristeza e alívio. e houve, principalmente, a realidade. o final não foi exatamente fechado, mas o autor guiou o caminho do que acontece dali em adiante para que a gente tenha a liberdade de imaginar.

acredito que esse livro seja extremamente importante e ele vá agregar muito na vida de muita gente e com certeza deveria ser mais falado!

"sua história é o seu discurso. aquele que ninguém tem o direito de silenciar."