A Ameaça Esquecida

A Ameaça Esquecida Fábio Hingst

Resenhas - A Saga do Elly

Raphael.Fraemam 25/08/2021

Uma das grandes promessas para a fantasia épica nacional
Em seu romance de estreia, Fábio Hingst prova que não caiu de paraquedas no mundo da literatura. Ele entrega, com maestria, uma escrita que, ao mesmo tempo, consegue ser fluida e rica na construção do universo da saga do Elly.

O mundo criado por Fábio é recheado com o que há de melhor na fantasia épica. Sua obra não entrega só uma trama instigante, como também possibilita uma imersão completa do leitor em um universo com raças, sistemas políticos, raças, sistemas mágicos, sistemas de pesos e medidas e vocabulários dignos de referência aos mundos criados por Tolkien e Martin.

A Ameaça Esquecida é apenas o embrião para um enorme universo cheio de possibilidades no melhor estilo de fantasia medieval!

Rodolfo 12/07/2021

Um novo mundo fantástico
A obra de Fábio Hingst se passa no mundo de Etherya, acompanhando alguns personagens como Gollen, Yev, Rakon e meu preferido, Archibald em suas jornadas. A obra, que brilha em sua construção de mundo complexa e abrangente, é mais uma prova viva de que a literatura nacional tem grandes trabalhos florescendo. Recomendo fortemente a leitura.

site: https://www.instagram.com/rodolfodesalles/
Xande 15/07/2021minha estante
Cara, o Kindle me deu a oportunidade de estar conhecendo pessoas da literatura nacional com muita potência. Estou lendo uma fantasia brasileira, mas já li 3 livros do Thiago D'eveque maravilhosos e um do Gabriel Tennyson que é fantástico. Estamos realmente com uma galera muito promissora...

Rodolfo 19/07/2021minha estante
Concordo, Xande, eu sempre estou lendo nacionais e me surpreendendo. Recomendo a leitura do Ameaça Esquecida caso goste de uma fantasia mais dark.

Xande 19/07/2021minha estante
Opa... vou procurar pra verificar e já colocar na lista...

Hobbits Leitores 25/10/2021minha estante
Show de bola, Márcia!? Esse é o meu próximo!

Abduzindolivros 25/10/2021minha estante
Yaaaaaay me conta daí

Mateus Queiroz 14/04/2021

Impossível parar de ler
A Ameaça Esquecida é simplesmente um dos melhores livros do gênero fantástico que já li na vida.

Com uma escrita bem fluida, sem muitos atravancos, o autor nos transporta para o mundo de Etherya, mais especificamente, para o continente de Vhalos, onde toda a trama se desenrola.

Vemos povos totalmente originais e muito bem construídos que nos deixam sempre querendo descobrir mais, além da constatação da criatividade sem limites de Fábio Hingst.

Os personagens são todos muito bem construídos e o enredo te envolve de uma maneira, que torna-se praticamente impossível parar de ler. Eu mesmo devorei o livro em pouco mais de uma semana.

Se esse é o primeiro volume da Saga do Elly e já é um livro tão bom, fico tentando controlar minhas expectativas para os próximos.
fabio.hingst.1 15/04/2021minha estante
MUITO obrigado pela resenha, meu amigo! Fico feliz demais que tenha curtido!!! Uma grande honra ser um dos melhores que já leu! ?

@bibliotecadadi 18/09/2021

Você está preparado para enfrentar seu maior inimigo?
Um inimigo que pensaram estar destruído ressurgiu, e todas as raças estão em perigo. O Elly é o único que pode salvar todas as raças, e trazer o equilíbrio novamente, mas onde ele se encontra?

No reino do norte, Gollen vai fazer vingança por seu pai, e vai ser espião, para saber mais sobre essa ameaça e tentar matar o inimigo.

Será que o Elly vai ser encontrado? Será ele que vai conseguir colocar fim à guerra?

Em A ameaça esquecida, além da jornada para encontrar o Elly, acompanhamos tb a de outros personagens, entendendo a vida em cada um dos reinos. É um mundo complexo, onde me lembrou o mundo de O senhor dos anéis.

Achei interessante que o Fábio trouxe a visão do dois lados da guerra, a gente compreende o porque Keruns e Grolls são inimigos e confesso que é dificil tomar partido de um dos lados, pois os dois são compreensíveis.

Quem não está acostumado com esse tipo de gênero pode ter um pouco de dificuldade na leitura, mas é um ótimo início para adentrar nesse mundo da fantasia épica.

É uma fantasia bem elaborada e estou curiosa para saber como vai se desenrolar os próximos acontecimentos. Recomendo!

Ps:Contém gatilhos: violência e estupro
fabio.hingst.1 19/09/2021minha estante
???

Katerina 21/09/2021

Um favorito do ano ?
Um vinho, uma meditação guiada e o telefone da emergência. Foi o que eu precisei para ler esse livro. ?.

Já mencionei diversas vezes aqui, que me afastei bastante de histórias épicas. Mas esse livro me trouxe com tudo de volta a esse universo tão magnífico e cheio de cenários que eu amo.

Entretanto, meu caro Watson?não foi uma simples leitura, não, não, não. Eu sofri, sabe aquele sofrimento gostoso de leitor? É?foi assim.

Aqui temos sete protagonistas, sete personagens que assim como autor, nos apresenta todo o universo e a trama que levará a história do começo ao fim.

É sim, um livro que já começa com guerra, com a mais pura ação e movimento, porém?não entendo como a escrita do autor e cada personagem me fez ler cada cena do livro como se fosse a única.
Cada momento, cada diálogo ou detalhe importante, era como se eu encontrasse a resposta de tudo ali mesmo, e isso me prendeu demais na história.

Não é uma passagem pesada de página a página, capítulo ou mudança de narrativa, era como se eu esperasse faminta por respostas e pudesse experienciar cada página como um livro único cheio de imensas histórias e fantásticas criaturas e mundos diferentes.

É tudo perfeitamente divido, por vezes eu queria ou ser amiga de muitos personagens, ou ajudá-los a caçar outros.
Independente de qual fosse a criatura, eu só queria poder conhecê-los como a Lúcia conheceu Aslan HAHAHAHA

O autor não tá ali pra brincadeira, ele juntou tudo e mais um pouco e o melhor, bem característico e do jeitinho dele ( acredito eu ) já que de fato eu acho que só continuando a saga, eu irei me conectar tanto com os personagens ( com ênfase na minha favorita, Yev ) e com os mundos criados como me conectei com esse primeiro.

Provavelmente irei demorar para me apegar tanto em outra fantasia épica ou até mesmo fantasia, como aconteceu aqui.
Eu me apaixonei, me revoltei, surtei, chorei ( pelos deuses Fábio, você só não mata o leitor por falta de oportunidade e mesmo assim acho bem possível ) hahahahah eu agradeço e sinceramente? Que felicidade de ser um livraço nacional.

Alerta de gatilhos. Violência e estupro. ?
fabio.hingst.1 21/09/2021minha estante
COISA MAIS LINDA DE RESENHAAAAAAAA ???

Katerina 21/09/2021minha estante
Aaaaaaaa ???

@alaracaldas 04/03/2021

Leitura surpreendente
Com toda certeza um dos melhores livros nacionais e de fantasia que já li. Fábio tem uma criatividade impressionante, a forma como descreve os personagens, cenas e acontecimentos é simplesmente espetacular! Vale muito a pena conhecer a escrita e a obra dele, super ansiosa para o segundo livro e suas outras obras!
Vocês encontram a resenha completa em: https://www.instagram.com/p/CJoul9KDLv4/?igshid=1sxbck7d55qz1
fabio.hingst.1 06/03/2021minha estante
Muito obrigado pelo feedback, querida!!! Melhor leitora NÃO HÁ!!! Fico feliz demais que tenha gostado pois está é, e sempre será, minha maior satisfação como autor! ?

Edson Camara 12/01/2022

A Ameaça Esquecida é um grande épico em gestação
Ter todos os ingredientes corretos para uma receita nem sempre garante que o resultado seja bom. Neste caso o resultado final foi além de bom. Fabio Hingst é um exímio contador de histórias e este enredo é complexo, profundo, cheio de criações de reinos e povos com suas línguas, costumes e até unidades de medidas.
Gosto de livros que começam em ritmo alucinado e me fazem ler sem parar até conseguir respirar novamente. Este começou exatamente assim, primeiro com uma introdução aos personagens, depois com cenas corriqueiras de vida pacata e normal de uma cidade de uma era passada, e de repente, tudo acontece, de todos os lados e de todas as maneiras e o bixo pega pra valer. As cenas de batalha são muito bem descritas e nos fazem entrar no cenário e acompanhar de perto, a descrição das batalhas e lutas individuais são do nível de um Bernard Cornwell.
A condução do enredo que envolve dezenas de personagens envolvidos diretamente nas tramas e centenas de outros coadjuvantes segue o estilo de George RR Martin o que é bom porque cria interesse e nos deixa ansiosos para saber o que vai acontecer com o personagem em questão.
Fábio é detalhista e descreve cenas, cores, cheiros, dores e sentimentos de forma às vezes muito rude, sem pena do leitor, há cenas como a de uma Groll que separa a cabeça do corpo já em putrefação de seu prisioneiro, é genial e nojenta ao mesmo tempo, não é para quem tem estômago fraco.
Há cenas de horror que lhe trazem para dentro do enredo e nos fazem passar as angústias dos personagens de forma tão explícita que é capaz de gerar pesadelos.
A Ameaça Esquecida é um grande épico em gestação, deixa muitas pontas para a continuação, mas não deixa frustração de final inconclusivo, ao contrário gera curiosidade para esperar a continuação.
O livro contém um farto material de explicação de personagens, reinos, cultura, unidades de tempo e medidas e um extenso glossário dos termos usados no enredo.
Minha sugestão é dar uma passeada neste material antes de ler a história, porque facilita muito a compreensão.
fabio.hingst.1 12/01/2022minha estante
OBAAAAAA! Fico feliz demais que tenha gostado, meu querido! Que resenha ESTUPENDA! Realmente, minha voz literária é visceral e áspera mesmo, isso é legado do Naturalismo do Aluísio Azevedo Rsrsrsrsrsrs Sou muito fã dele! Espero que goste ainda mais dos meus próximos livros (como o que eu lançarei nesse ano de 2022, em Fevereiro, um livro mais curto de uma trilogia paralela!).
E, bem como, também relançarei o AAE por outra editora, num valor mais acessível, com tudo atualizado e, lógico, junto com o livro dois!!! Agradeço demais pela leitura, pelo carinho e por acreditar na literatura nacional! ?????

Douglas.Fernandes 25/11/2021

Fãs de mundos fantasiosos, se preparem para essa nova aventura
O livro a ameaça esquecida inicia uma saga que se ambienta em um universo criado a partir do zero, com diferentes personagens sobrevivendo e disputando espaço entre si em um continente inédito.
"Riqueza em detalhes" é a frase que melhor descreve essa saga elaborada por Fabio Hingst.

Isso se deve a valorização que existe em cada detalhe desse mundo, desde a escrita bem elaborada alternando entre momentos de paz e conversas com lutas intensas e sangrentas, até a minunciosa caracterização desse universo, trazendo motivações para os conflitos e politicagens que acontecem na região.

Super recomendo iniciar essa leitura!

Ludmill4.books 07/11/2021

uma boa pedida para os fãs de O senhor dos anéis
Sendo o primeiro livro de uma saga, A ameaça esquecida é uma fantasia épica complexa e intrigante que se passa no continente de Vhalos, local esse que nos é apresentado pelo ponto de vista de vários personagens, mas irei dar destaque à apenas três: Yev, Rakon e Gollen. Cada qual possui características físicas e de personalidades distintas - especialmente por não serem de mesma naturalidade -, além de trilharem jornadas individuais que com o decorrer da história irão se interligar e, claro, nos deixar eufóricos para descobrir o que está por vir.

Dentre eles, a Yev e o Rakon se destacaram e, consequentemente, se tornaram TUDOOO pra mim, enquanto o Gollen foi com quem menos simpatizei, não gostei de algumas de suas atitudes e isso acabou fazendo com que a leitura se tornasse um pouco mais lenta. No entanto, acredito que as chances do personagem evoluir são bem grandes e tô bem animada para ver o que tem sido preparado para ele e os demais!

Quanto ao universo criado e a escrita do autor, gostei muito de tudo. O Fábio simplesmente arrasou na criação e desenvolvimento das regiões e seres existentes em Vhalos. E para melhorar, no início de cada capítulo, há trechos recheados de informações enriquecedoras sobre a história daqueles povos e seus feitos durante os séculos.

Ademais, apesar de não ter prejudicado de fato a leitura, tiveram algumas coisas que me incomodaram, sendo a principal a forma com que as personagens femininas foram descritas, achei alguns detalhes desnecessários e fiquei meio ????? (felizmente o Fábio assegurou que irá se atentar à isso nos próximos livros).

Enfim, se trata de um livro muito envolvente, com uma história que nos mantém presos do início ao fim e que tem tudo para ser ainda melhor em suas continuações. Recomendo!!!

+18: violência explícita, tortura, abuso sexual e verbal, xenofobia e misoginia.

Kah.Ximenes 11/01/2022

Melhor fantasia épica nacional! ?
"Não existe heroísmo na guerra e muito menos no mundo podre em que vivemos."

Com uma ameaça ressurgindo, depois de anos, o clima de guerra em Vhalos começa a se animar. Acompanhamos diversos lados desse continente e vemos de perto, conforme vai aprofundando a trama, que inicialmente seria um atrito entre grolls e kerianos até perceber que envolve entidades supremas, os primais da Vida e do Caos. Com um enredo bastante interessante e rico em detalhes, assim, vemos Gollen em busca de vingar a morte de alguém importante para ele e descobrindo que existe um grande potencial místico dentro de si.

Por outro lado, vemos diversos personagens em busca de seus propósitos, tanto para o bem quanto para o mal. Conforme a missão de Gollen vai avançando, conhecemos diversos outros seres que o acompanham, vemos também outros conflitos acontecendo. Além disso aprendemos muito sobre a guerra, a criação e o caos, sobre o quão tirano um lugar ou até mesmo as pessoas podem ser.

Entre altos e baixos, para mim, achei genial toda a construção e a história que ronda por Vhalos. O idioma, sistema de raças, pesos/medidas, monetário e político feito muito bem estruturado. A escrita de Fábio foi  fluída e repleto de capricho na narrativa, provando de cara a sua experiência nesse meio. Foi minha primeira vez lendo uma fantasia épica medieval e eu gostei demais.

Ameaça Esquecida é apenas a porta de entrada de um universo grandioso que está por vir. Já estou ansiosa para a continuação e pelos impasses desse conflito decisivo que rondará por toda Vhalos.

Maria.Vitoria 06/07/2021

Um livro Incrível
A Ameaça Esquecida é um livro de fantasia nacional com uma história fascinante! Aqui nós conhecemos um novo mundo com diversas peculiaridades próprias, que aumentam a curiosidade do leitor a cada página. Com os reinos, espécies, guerras e personagens únicos dessa história você vai ser induzido a ir conhecendo tudo isso.

É impressionante como temos no nosso país escritores incríveis que conseguem escrever histórias no mesmo nível das estrangeiras que estamos acostumados a ler, principalmente quando o assunto é fantasia, gênero que não é muito forte na literatura brasileira.

Com uma guerra iminente, Gollen que sempre se deu surpreendentemente bem em batalhas, parte em uma missão para descobrir mais sobre o inimigo dos keruns. Ele é acompanhado por grandes amigos nessa viagem e eles passam por diversas aventuras.

Paralelamente à história do Gollen, nós vamos acompanhando outros personagens, que na maioria das vezes não têm uma relação direta com o personagem principal, mas que, na grande parte dos casos, se encontram com ele mais tarde.

O que eu mais gostei desse livro é que nós temos a visão dos dois lados da guerra, e na minha opinião, os lados são entendíveis, já que a guerra é praticamente por conta de um território.

Tenho que alertar vocês para alguns gatilhos que esse livro pode ter: estupro e violência. O autor descreve algumas cenas de maneira bem detalhada, então tomem cuidado, ok?

Marjory.Vargas 10/09/2021

“A essência das trevas jaz dentro de todos os seres vivos do mundo. O que realmente importa é o quão tal índole é trabalhada durante a vida.”

⚫⚫GATILHOS PARA ESTUPRO, ALÉM DE CENAS DE EXTREMA VIOLÊNCIA⚫⚫

Bem-vindos a Vhalos, terra dos keruns, thoruns, liranos e outras raças das quais, aposto, você ainda não tinha ouvido falar. Esse continente é dividido em seis reinos, cada um com sua raça, sistema de governo, cultura, crenças, deuses, maneira de ver o mundo... Quando uma ameaça há muito tempo esquecida ressurge, é hora de alianças serem feitas.

Por ser um universo totalmente novo, com uma infinidade de informações, o início pode ser um pouco confuso. Afinal, temos SETE protagonistas. Mas, e eu adorei isso, o autor deixou, logo no início do livro, desenhos dos protagonistas e a associação visual facilitou bastante para identificar quem era quem 😅😅

O livro já começa com uma batalha, mostrando a que veio. Morte e destruição nas primeiras páginas. Ao longo do livro, vamos nos despedindo de alguns personagens (tipo Game of Thrones – não se apeguem kkkkkk).

Apesar de ter cenas sangrentas e algumas batalhas, o livro é uma grande preparação para a guerra. Afinal, a ameaça ainda não foi confirmada, mas, está ali, rondando os reinos, e parece que só os keruns acreditam nela. Ansiosa para a continuação!!

Para quem gosta de uma fantasia com universo próprio, intrigas políticas e muita tensão, precisa ler esse livro. E o melhor: é nacional!!! Venha você também conhecer Vhalos!

Carol Grayshadow 29/05/2021

A ameaça esquecida: A saga do Elly
"Em tempos difíceis, o povoado nortenho sofre ataques de uma ameaça há muito esquecida, mas que agora se emerge das sombras do passado, aniquilando vilas e cidades."

Uma fantasia épica com ótimos personagens e um mundo totalmente surpreendente.
Nesse livro seguimos a saga do Elly e como essa personagem vai descobrindo quem é e qual seu destino.
Mundo, idiomas, raças e muito mais foram criados pelo autor e com isso construindo uma história cada vez mais rica e fantástica.
Quer saber o que ou quem é a ameaça esquecida?
Quer saber quem é o Elly e qual o seu destino?
Pare tudo o que está fazendo e vá ler esse livro cheio de aventuras e reviravoltas.
fabio.hingst.1 31/05/2021minha estante
OBAAAAA, fico MUITO feliz que tenha gostado, de verdade!!! ???