Solidão e companhia

Solidão e companhia Silvana Paternostro

Resenhas - Solidão e companhia

Vicente 18/04/2021

Divertido e esclarecedor
Solidão e Companhia é uma biografia bem inusitada de Gabriel García Márquez. A vida do escritor é contada pelas pessoas que conviveram com ele. As múltiplas vozes além da vida pessoal, contam histórias sobre bastidores dos seus livros e a composição dos personagens.

Alan (@coracaodeleitor) 30/04/2021

Olá literáriooooos!!!

Hoje iremos falar sobre ?Solidão e companhia? que é uma biografia do famoso autor Gabriel García Márquez, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura e escritor do famosíssimo ?Cem anos de Solidão?.

Aqui a biografia é contada por amigos e familiares, o que deixa tudo mais íntimo.

Gabo tinha grande influência literária por Faulkner e por sua avó, que sempre encarou o sobrenatural com muita naturalidade.

Nascido na Colômbia ele fez parte de um forte movimento de novos escritores em sua época e em 1955 faz seu primeiro lançamento ?A revoada?. Mudou-se para a Europa, o que o inspirou fortemente a escrever muitos de seus contos.

Sua obra prima, ?Cem anos de solidão?, surgiu durante uma viagem e ele decidiu largar seu emprego e se dedicou 18 meses para escrever a obra.

Enquanto estava exilado por uma suposta associação ao movimento socialista, recebeu a notícia do recebimento do prêmio Nobel de literatura.

Essa perspectiva de amigos e parentes deixa a obra muito mais dinâmica e inclui fatos nunca antes contados. Achei muito interessante poder ter meu primeiro contato com a vida do autor dessa forma pois acaba criando uma relação ainda mais pessoal.

Aos interessados ou não eu indico a obra pois nos acrescenta muito como leitores.

Adri Crivelaro 02/11/2021

Não é uma biografia
Mas um livro de conversas sobre vários amigos e conhecidos do Gabo, contando desde a infância até a morte. Achei divertido e emocionante. Outro livro que me faz amá-lo ainda mais!

Diego Rodrigues 17/10/2022

A história oral de Gabo
Em 2001, a revista Talk contratou a jornalista colombiana Silvana Paternostro para escrever a história oral de Gabriel García Márquez. A ideia era coletar entrevistas de pessoas comuns que conviveram com o lendário escritor em algum momento de sua vida. Algo curto, de poucas páginas, nada muito pretencioso. Mas, com o fechamento da revista, o texto acabou nunca sendo publicado e o material foi então engavetado. Quase uma década depois, surgiu a ideia de transformar o projeto em livro. Paternostro partiu então para uma segunda rodada de entrevistas e o resultado foi "Solidão & Companhia", a história oral de um dos maiores escritores que o século XX viu, contada por irmãos, amigos e conhecidos.

Existe muito material publicado sobre Gabo, biografias e até suas próprias memórias, mas o que temos aqui traz um tempero diferente. A sensação que o livro transmite é a de que estamos diante do entrevistado, ouvindo causos e tomando um bom café. Aliás, nem dá pra chamar de entrevista. A simplicidade, o tom casual e os trejeitos do povo colombiano de contar suas histórias faz dessa uma leitura gostosa e extremamente fluida. O livro é dividido em duas partes: antes de Cem Anos e depois de Cem Anos; e nos permite acompanhar, através dos olhos daqueles que estavam por perto, a meteórica ascensão de Gabo, da infância em Aracataca aos seus últimos dias na Cidade do México, passando por episódios como o período em que atuou como jornalista, os amigos de La Cueva, seus amores, o Nobel de Literatura, a polêmica amizade com Fidel Castro e o fatídico dia em que o escritor foi socado no olho por Mario Vargas Llosa.

Esta é uma leitura que tanto serve como porta de entrada para aqueles que ainda não conhecem a obra de Gabo (o livro com certeza irá aguçar sua curiosidade), quanto se revela um verdadeiro deleite para os mais familiarizados, oferecendo um rico background de suas inspirações e uma amostra de seu processo de escrita. Até mesmo personagens de "Cem Anos de Solidão" saltam de suas páginas. A menina que comia terra? Realmente existiu! A história da moça que desaparece entre lençóis? Tem o seu fundo de verdade! Ao longo da leitura, vamos perceber o quanto Gabo nunca deixou o jornalismo de lado, sempre se inspirando em fatos e pessoas de seu convívio para fazer a mágica acontecer. Tudo isso faz de "Solidão & Companhia" uma história inspiradora e sublime, contada em forma de papo de boteco.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Decinho 05/05/2024

Viva Gabo!
Como eu disse um dia: "Não há prestígio aqui, mas vida". Então, isso é algo que leva embora a tenacidade das pessoas. Não há necessidade de fazer mais do que apenas viver.

Michele 13/01/2022

O poder da história oral
Interessantíssimo livro de Silvana Paternostro. "Solidão e Companhia" narra a vida de Gabriel García Márquez contada por amigos, editores, familiares e personagens de sua obra-prima, "Cem Anos de Solidão".
Silvana lembra o poder da história oral e como ela é importante para continuar contando histórias.

filipetv 23/08/2021

"Solidão e Companhia" é uma biografia diferente. No lugar de colher depoimentos, confrontá-los, verificá-los e construir um texto a partir desse processo, a autora Silvana Paternostro transcreve as entrevistas que fez com amigos e familiares de Gabriel García Márquez, muitos deles que inspiraram personagens das obras do autor colombiano, dividindo-as de modo que sigam uma lógica às vezes temporal, às vezes temática.

O resultado é muito interessante porque confirma aquilo que se diz sobre García Márquez, de que ele foi um grande inventor de histórias sobre si mesmo. A esse respeito, dois momentos me chamaram a atenção: o primeiro são as opiniões sobre a personalidade de Gabo após ser laureado com o prêmio Nobel. Algumas pessoas dizem que ele mudou, ficou esnobe, já outras, que permaneceu como sempre fora. O segundo momento é ao abordar a desavença entre ele e o escritor peruano Mario Vargas Llosa. Alguns entrevistados asseguram que sabem qual é a verdadeira razão do desentendimento, outros dizem que ela jamais foi revelada, já outros fazem suposições.

A sensação que fica é que você está no meio de uma grande reunião de amigos ouvindo histórias do passado traídas pela memória ou rebuscadas pelo tempo, num caminho inverso do que a própria autora diz sobre seu "biografado", de que tudo em sua ficção é baseado em fatos.

eajsixart 31/01/2024

Eu amei essa biografia, bem diferente de outras que já li. eu me senti próxima de gabriel garcia marquez, como se eu tivesse crescido com ele. foi muito bom porque deu o contexto de toda a vida e obra dele pelo ponto de vista de quem o conhecia.

Veri 26/05/2024

Mais do homem que da obra
Esse é para os fãs de Garcia Marquez, o escritor, não sua obra.

São entrevistas com várias pessoas do seu entorno, que falam sobre vários temas: sua infância, relacionamento com presidentes e ditadores, bastidores do Prêmio Nobel e tantas outras.

Me cansei um pouco porque em partes senti tom de fofoca, em outras entrevi ressentimento e mesquinhez, e em muitas vi egos de pessoas se inflando só por terem convivido com Gabriel Garcia Marquez.