The Final Girl Support Group

The Final Girl Support Group Grady Hendrix

Resenhas - The Final Girl Support Group

Lucas 12/10/2021

O que eu quero? Quero ver Grady Hendrix na cadeia!
Quando penso de um modo geral, TFGSG é um livro bom. Tem um enredo novinho, desenvolvimento de personagem bonitinho, parece atrativo e tal; mas, quando paro pra pensar nos detalhes, começo a ver umas partes não tão agradáveis durante a leitura. Pra começar: o excesso de personagens. São muitas final girls que, às vezes, tive que forçar a memória pra lembrar qual era a história dela, qual era o nome do assassino, qual era a referência cinematográfica dela. Então, fora elas, ainda havia os outros personagens e acaba tudo se transformando em uma tsunami de gente pra lembrar quem era fulano, quem era ciclano. Por exemplo: a Michelle, namorada da Dani --- uma das final girl. Seria mesmo necessário a criação da Michelle mesmo? A Dani não poderia namorar uma Final Girl, não? Outra personagem não poderia assumir a função de ter uma doença terminal e vivenciar um relacionamento com a Dani mesmo? Era necessário criar uma outra personagem? E a Marylin, Julia e a Heather que tiveram um arco impressionante, né? Nem vou entrar em detalhes...
É engraçado mencionar que, algumas partes, são bem repetitivas, sendo pensadas, remoídas pela protagonista a todo momento; mas alguns outros detalhes, o autor mencionava uma vez e a próxima ficava na mão de Deus.

Sobre a rotina de cuidados da Lynette. Nos primeiros quarenta por cento, você lê de boa, acha interessante a visão que ela tem de perigos, a hipervigilância, os cuidados e tal, mas, depois, fica um negócio repetitivo, chato, dá vontade de pular, porque vai tendo mudanças no cenário constantemente e a Lynette quer tomar as precauções e fica mais uma vez naquela: de novo isso, meu deus? Chega até a lembrar o livro "No Escuro", em que a protagonista sofre de TOC. Mas, diferentemente de No Escuro, que há uma quebra com capítulos intercalados entre passado e presente, dá um alívio ao leitor de ler o mesmo "sistema"; aqui, é um atrás do outro, o que deixa entediado e impaciente.

Também: resumões no meio de uma ação. Odeio isso! Odeio muito quando tá acontecendo uma coisa entre os personagens e o autor resolve, de repente, interromper a ação pra passar um resumo de alguma coisa que leva umas três, cinco páginas lendo. Corta o clima totalmente e nesse livro há muitas partes assim. Sem contar de capítulos arrastados que revelam uma coisa importante aqui e ali no meio de dezessete páginas.

Mais uma: erro no tom. Esperava um livro de terror, principalmente que é vendido com final girls e a Lynette lembra o leitor sempre que ela é uma final girl, porque a cada quatro parágrafos, ela tinha que falar que é uma final girl --- eeei, bobinho? Sou uma final girl, tá? ---, então: queria um terror, mas a história tem um ar mais de um mistério policial, de filmes políticos com ar conspiratórios. O terror todo está somente nos traumas das final girls, fora isso, não há em mais nenhum lugar. Quem esperava um mistério no estilo de "O Chamado", "O Grito", "Halloween" (igual a mim), vai se decepcionar.

Sobre a reviravolta principal: eeer, Wes Craven não fez uma parecida e com o mesmo contexto há alguns anos, não? Não achei grande coisa e com alguns problemas. Cai naquela de: é assim, porque é assim e tem que ser assim. Preguiça.

Sei que vai ter uma adaptação para os cinemas e espero que o roteirista que for pegar, mude muita coisas. Se um dia eu digitei que a Jessica Chastain deveria protagonizar esse livro, eu não me lembro.
Igor Del Rey 12/10/2021minha estante
Eu vi vários gringos no booktube reclamarem disso também: foram ler o livro achando que seria terror e se decepcionaram.
Eu vou terminar My Best Friend's Exorcism e depois pego esse aí. rs

Lucas 12/10/2021minha estante
Pois é. Ele pegou uma coisa do gênero de terror e não quis escrever terror. Não respeitou nenhuma das convenções. E olha que dava pra fazer com um tom de terror, sim, porque mais pra frente você percebe que a história lembra um filme do Wes Craven, que é de terror.

Igor Del Rey 12/10/2021minha estante
Sabe o que eu estou reparando agora? É de que vários desses autores de terror/horror ou thriller lançam um livro meia-boca/ruim depois de um lançamento aclamado pelos fãs. Isso tá acontecendo com o Grady agora (após o sucesso do livro anterior dele no ano passado, aquele dos vampiros) e tá acontecendo o mesmo com lançamentos recentes de outros autores do gênero lá fora. Eu estou vendo uma lista grande de autores este ano 'falhando' com seus novos lançamentos. Até me parece que 2020 foi um ótimo ano para thrillers e horror. Mas 2021 tá um caos. rs
Muitos autores que lançaram livros ano passado, cujos títulos foram muito elogiados, estão lançando livros novos este ano e estão sendo massacrados. :(

Igor Del Rey 12/10/2021minha estante
Sabe quem tá se dando bem lá fora este ano dentro desses gêneros? Quem não lançou livro novo ano passado. kkkk sei lá..acho muita coincidência esse cenário todo...

Lucas 12/10/2021minha estante
Eu tô meio por fora dos lançamentos recentes, mas, provavelmente, esses autores, o Grady H., estão sofrendo críticas, porque escreveu um livro "rápido demais". Normalmente, os leitores esperam que o livro seguinte seja melhor que o anterior, né? Então um lançamentos atrás do outro acaba gerando insatisfação, porque acaba não sendo lapidada o suficiente. Não foi o meu caso com o Grady, porque conheci ele por meio de uma amiga com esse livro, das final girl. Pode ser isso, ou não mesmo, só é uma má sorte desses autores. Kkkk

Igor Del Rey 12/10/2021minha estante
Eu estou apostando em má sorte mesmo. rs Eu fico sempre de olho nesses livro mais falados e tal (eu uso Goodreads também, e fico sabendo de muita coisa por lá). Eu estou vendo lá muitos gringos, que elogiaram os livros do ano passado, criticarem os novos livros dos mesmos autores. rs Ou então os novos livros passarem despercebidos.
Por exemplo, o Gótico Mexicano, que ganhou inclusive votação popular de melhor livro de horror de 2020 (na premiação do Goodreads). A mesma autora lançou um novo livro há 2 meses e ninguém tá falando dele. Passou despercebido.
Sei lá, às vezes penso que, como no ano passado tava todo o mundo preso dentro de casa por muito tempo, qualquer livro novo era bem-vindo. rsrs E agora, que tá todo mundo vadiando na rua de novo, esse povo ficou mais exigente. rs E tá lendo menos.

Lucas 12/10/2021minha estante
Vai ver que é isso mesmo. Com as pessoas entediadas, elas só queriam passar o tempo com uma história feliz e tal, então nem tavam se importando com a qualidade. Até porque pensar se um livro era bom ou ruim ano passado era uma das últimas coisas que alguém faria kkkk. E agora que tá todo mundo tendo que viver """normalmente""", o povo quer gastar o tempo em algo que seja realmente bom.

Igor Del Rey 12/10/2021minha estante
Pois é, eu penso nisso mesmo. rs
Curiosamente, eu estou lendo muito mais este ano do que ano passado. Até agora eu já li mais livros do que em todo ano de 2020. rs acho que ano passado eu tava 'ocupado' demais sendo neurótico e assustado com tudo o que tava acontecendo. kkkk

Lucas 12/10/2021minha estante
Entendo você perfeitamente. Também li mais nesse ano que o anterior, porque tava ocupado ficando apavorado em casa kkkkkk

Igor Del Rey 13/10/2021minha estante
kkkkk ai ai...hoje a gente pode até rir disso. que bom. porque um ano atrás...eu tava longe, muito longe de rir...rs

Lucas 22/05/2022minha estante
Ué, Ana Luíza, que ironia você escrever esse textão em vez de dizer que só não gostou do meu comentário, hein?! Sobre as dicas de enredo e uso de personagens, eu amo fazer essas pontuações (mesmo que sejam breves) do mesmo jeito que você citou pontos pra defender o seu autor provavelmente preferido ??. Se você não tem capacidade de enxergar problemas nas histórias e se incomoda quando alguém cita exemplos e sugestões de melhorias no enredo e personagens, eu já não posso fazer nada. Talvez o risco de cair em coma profundo não seja uma má ideia, não acha?

bookish_ginger 04/10/2022minha estante
Melhor resenha desse livro que eu já li!

Higor 12/07/2023

Desnecessariamente grande
Assim como alguns dos filmes aos quais faz referência, a história se prolonga além do necessário. isso, somado à grande quantidade de personagens e os capítulos extensos, deixou o livro um pouco cansativo de ser lido.

achei a história interessante, é um livro divertido em alguns momentos, mas 500+ páginas são demais pra uma história que poderia ter sido contada em 300.

Sofia 14/10/2022

Dying isn’t the important thing. It’s nothing more than the punctuation mark on the end of your life. It’s everything that came before that matters.
Nos filmes de terror, sempre existe uma garota que sobrevive aos horrores, ataques ou massacres, né? Nesta história, vamos acompanhar um grupo de garotas que sobreviveram a ataques terríveis e fazem parte de um grupo de apoio para lidar com seus traumas.

A Dra. Carol é a responsável por acompanhar essas garotas e dar todo o apoio psicológico para elas atravessarem seus medos. Vamos acompanhar a história da Lynnette, uma garota que sobreviveu a dois massacres horríveis e perdeu absolutamente todas as pessoas que amava.

Por isso, ela vive em pânico. Com medo. Presa dentro de casa sem contato com mais ninguém e seu único porto seguro é esse grupo de apoio. Até o dia em que uma das meninas é morta. Lynnette entra em um ciclo de pânico e acredita que um assassino voltou para acabar com todas as Final Girls.

Uma história cheia de reviravoltas e histórias pesadas de horrores e torturas que essas meninas sofreram. Mas também uma história de amizade e cumplicidade de meninas que sofreram um trauma horrível e, por isso, se identificam. Uma grande escolha para o mês do horror e já estou ansiosa pra ler mais do autor!

Hannah Raulino 25/04/2022

Protagonista mais burra.
Amei a ideia desse livro, pois amo o conceito de Final Girl, então quando soube que a história era repleta delas e possuia diversas referências á filmes slasher, fiquei super animada. Adorei que cada persoangem tem uma backstory, porém gostaria que ela tivessem sido mais aprofundadas. A protagonista não acerta uma? burra demais, meu Deus.

francis31 10/07/2022

razoável. a sinopse é genial, a capa é a atrativa, mas o desenvolvimento da história é, sinceramente, uma bagunça e um dos meus personagens favoritos era uma PLANTA. literalmente uma planta. esse livro tinha um potencial tão legal e foi trabalhado de forma meio mediana com um milhão de mini-plots ao invés de algo que de fato surpreendesse o leitor. algumas partes são legais, a ideia de falar sobre o entretenimento que a mídia cria na morte de personagens femininas causadas por homens e como isso é problemático. tem uma crítica boa, mas, de novo, o desenvolvimento geral deixou a desejar além de a pp ser bem burra às vezes ? o que eu entendo, mas deus abençoe. linn, eu posso doar dois dos meus quatro neurônios pra você. um beijo. fora isso, ok.

@emcadacapa 13/08/2021

QUE TANTA REVIRAVOLTA!
Nesse novo livro de Grady Hendrix, vamos acompanhar Lynnette Tarkington, uma final girl da vida real, sobrevivente de um massacre que aconteceu 22 anos atrás. Mas ela não está sozinho, por 16 anos, ela e mais 5 mulheres se reunem no porão com uma terapeuta em uma especie de grupo de apoio para mulheres que sobreviveram ao impensável. Tudo isso até uma delas faltar em uma reunião e o pior medo delas se tornar real, uma delas está morta e todas são alvo de mais uma caçada.

Esse foi meu segundo livro lido do autor e é incrível como Grady consegue prender você em uma vertente frenética de reviravoltas, perseguições e ao mesmo tempo fazer você gargalhar com tiradas sarcásticas e totalmente impensáveis para o momento em que elas acontecem. Devorei esse livro em menos de 48hs e foi maravilhoso. Hendrix sabe escrever um terror de primeira com uma trama que vai gerar nostalgia e fascínio nos amantes de filmes slashers dos anos 90.

Aqui não temos adolescentes sendo perseguidas, mas sim mulheres adultas e com suas limitações, o que torna tudo ainda mais angustiante. Quando as reviravoltas começam a acontecer você chega a ficar tonto de tanto eita depois de eita, quando você pensa que desvendou tudo, ele mostra o quanto você está errado.

Fabio.Gama 10/10/2023

O Grupo de Apoio das Final Girls
O que acontece com as mulheres sobreviventes de um filme de terror assim que ela derrota o assassino e os créditos rolam? Bem, aparentemente elas formam um grupo de apoio para compartilhar e lidar com as suas experiências.

Aqui nós acompanhamos a história pela perspectiva de Lynnete, que há décadas atrás sobreviveu à dois ataques de serial killers diferentes. Somos também apresentados à outras "final girls": Julia, Heather, Marilyn e Adrienne. Cada uma com sua própria história baseada em filmes slashers do mundo real.
Descobrimos que uma das final girls, a Adrienne, foi atacada em sua casa e a partir daí sabemos que todas as outras correm perigo também.

Os pontos positivos:
- O livro é bem fácil e rápido de se ler, as páginas passaram voando.
- É LOTADO de referências à filmes slashers dos anos 70/80/90, eu como fã do gênero AMEI isso
- O mistério central me lembrou bastante Scream, que é a minha franquia de terror favorita, além de ser bem engajante (infelizmente eu consegui desvendar a identidade do assassino assim que ele foi apresentado na história)

Os pontos negativos:
- A protagonista é CHATA, a paranóia dela com os seus arredores fica irritante bem rápido
- A conclusão é bem broxante, com muitos momentos de rolar os olhos
- Pouco ou nenhum desenvolvimento pras personagens secundárias (adoraria saber mais da história da Heather)

No geral, é uma história legal, nada mais do que isso.
Não recomendaria pra quem já não é muito fã dos filmes antigos do gênero, já que a nostalgia é um fator bem importante para se gostar da história.

momentoflove 01/11/2021

até a metade do livro eu tava nele 100% mas aí então começou a ficar bem repetitivo. no fim, foi uma leitura ok
pra quem gostar de conteúdo slash e filmes de terror dos anos 80/90, esse livro talvez seja o que você precisa

Giuliane.Souza 06/03/2022

Essa eu senti..
Não sei explicar o quanto eu me relacionei com essa história. Apesar de nunca ter sido vitima de um serial killer eu tive minhas experiências ruins com homens. E o autor falou sobre isso de um jeito bem interessante.. gostei

Ian 25/05/2022

Um presente para os fãs de slashers!
Eu admito que a premissa é mais animadora do que a execução em si, mas pra quem ama o gênero cinematográfico, vale total a pena.

Ele traz muuuitas referências de vários clássicos, como Friday The 13th, Halloween, Scream, etc.

A protagonista enche o saco, mas o saldo no final foi positivo. Prevejo uma adaptação vindo aí.

akasaori 01/10/2021

É sempre bom ler Grady Hendrix. Esse foi meu terceiro livro do autor e comecei a pegar as marcas dele, como por exemplo a protagonista que está passando por um b.o. gigante e ninguém acredita nela até que é impossível não acreditar.
Embora Grady tenha seus próprios clichês, ainda consegui curtir bastante a leitura (destaque para o audiobook que está muito bacana) e foi uma ótima abertura para a temporada de halloween desse ano.
O livro traz mensagens muito bacanas sobre enfrentar seus medos, apoiar as pessoas que você ama e construir novos laços.

@felnoites 27/07/2021

Finalmente, as garotas
Eu adorei. Fiquei surpreso que não foi escrito por uma mulher, pois o livro aborda uma sororidade muito bonita e sensível. Adorei.

Dessa Piccinini 15/09/2021

Esse é o terceiro livro do autor que leio e de longe o que menos gostei. Mas ao mesmo tempo, ainda é inventivo e dinâmico. Meu maior problema é que não gostei da personagem principal.

bea 02/01/2022

Primeira leitura do ano! ?

Dos quatro livros do Grady Hendrix que já li, FGSG foi o que eu menos gostei ? a protagonista é insuportável por quase 80% do livro, o que dificultou muito pra que sentisse algum tipo de apego ou reação emocional a ela/o que acontecia com ela.

A quantidade de personagens deixou a história um pouco confusa e all over the place ? não sei o que foi o problema exato, pq tanto Horrorstör quanto The Southern Book Club?s Guide to Slaying Vampires (outros títulos do autor) também tem um núcleo grande de personagens e não senti isso em nenhum dos dois; muitas vezes tinha que parar FGSG pra associar a final girl com o crime/assassino.

O plot realmente foi o que me manteve lendo, o carro chefe, apesar de ter demorado pra pegar fogo. Se não fosse o enredo bem construído e as divisões de capítulo com informações sobre os crimes/final girls, eu provavelmente teria dado DNF por causa da Lynnette, [*****] fazia um tempinho que eu não lia um livro com uma protagonista tão irritante.