Supernova

Supernova Beatriz Montenegro

Resenhas - Supernova

ANDER CELES 17/08/2022

Clássico: premissa boa, mas desenvolvimento raso...
Olha, a história e personagens são interessantes, mas falta muita coisa, faltam muitos elementos. O que quero dizer com isso? É claro que é um livro curto e tudo o mais, então não dá pra desenvolver tudo o que precisa. Mas aí é uma questão de escolha da autora, de querer colocar muita coisa em pouco espaço.

A gente tem momentos da história que são muito importantes e eles passam muito rápido e sem o peso que eles tem. É o caso da primeira vez do protagonista. A cena é até bem narrada, mas a construção pra ela é muito rasa e o impacto dela no protagonista é zero. Ze-ro.

Aí a gente tem algumas personagens, como alguns amigos e os pais dos meninos, que são muito descartáveis mesmo. Sem muita personalidade.

A história é legal, a escrita não é ruim, mas falta conexão entre as partes. Por exemplo, tem uma cena que o protagonista tá no hospital por dois dias desacordado do nada. Não mostra quando o evento aconteceu. E o pior, isso não tem sentido nenhum para a história, não tem necessidade nenhuma.

Enfim, fico sempre pensando: "nossa, poderia ter sido tão melhor". O material tava ali, mas faltou mais desenvolvimento, mais esmero pra cuidar das personagens.
Ewerton 30/08/2022minha estante
Ótimo resumo desse livro. Tinha potência, porém se perdeu no caminho...

ANDER CELES 31/08/2022minha estante
Exatamente...se perdeu no caminho...

Autor.Felipe 24/05/2021

Primeiro amor
Esse é um livro para quem gosta de romances fofos e leves. Foi uma leitura muito agradável que eu li sem sentir o tempo passar, pois a escrita da beatriz é muito fluída e a história avança com muita facilidade, já que os capítulos são curtinhos (eu amoo capítulos curtos). Os personagens são bem carismáticos, mesmo a Selina (que me incomodava um pouco por ser muito controladora/abusiva na amizade e implicar sem motivos com o sai). Já o romance é uma delicinha, nós temos meio que um triângulo amoroso entre max, sai e lucas e eu preciso dizer que APESAR DE GOSTAR MAIS DO LUCAS E TORCER PRA ELE SER O ENDGAME DO MAX, também gostei muito do Sai e torci por eles. Terminei o livro com um quentinho no coração e querendo ler mais histórias da Bia. (De preferência uma fanfic com max e lucas hahaha)
DANILÃO1505 08/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Nilsonln 26/11/2022

#adol-fofinho
"Supernova" é um romance fofo adolescente, isso é um fato, mas é bom que assim seja. Os meninos são jovens e estão vivendo seus primeiros momentos no que se refere às relações afetivas e tomadas de decisões. Como quase sempre acontece, há acertos erros nesta jornada. Gostei da história, embora perceba os seus diversos clichês. Não me senti assim tá envolvido, mas considero uma boa leitura apesar disso. Recomendo. ?

Gabubooks 13/03/2023

Uma leitura de fim de tarde
?Supernova? foi uma leitura que eu só descobri e fiz porque a Marobah panfleta muito esse livro (muito mesmo, eu juro pra vocês) e eu achei que valeu a pena, meu dinheiro foi bem gasto nessa leitura! Não foi uma leitura uau super surpreendente com reviravoltas de explodir a mente e etc (até porque eu imagino que o livro não foi criado com essa intenção), mas é sim um romance gostosinho em que os personagens enfrentam problemas pontuais e adolescentes (até certo ponto), e eu gosto muito de livros assim. Pra mim funcionou tranquilamente, mas imagino que não vá ser sucesso pra todo mundo por X fatores.
Enfim, se o que você procura é um livro rapidinho, leve e gostoso pra se ler em uma tarde, ?Supernova? pode ser pra você!

Tathi (@Doidosporserieselivros) 30/01/2023

Olá queridos amigos leitores! Vocês costumam ler histórias com protagonismo LGBTQIAP+ ?
Minha última leitura finalizada e a dica de hoje é Supernova, um romance sobre descobertas, e amizade, publicado pelo @seligaeditorial .

????? ?Em sua defesa, acho que a maioria das pessoas não escuta ninguém a menos que digam o que querem ouvir.?

Max é um adolescente na flor da idade, que nunca se relacionou com ninguém e nunca beijou uma pessoa, e é por isso que ele não sabe o que pensar quando se sente muito atraído pelo indiano Sai.
Acontece que seu amigo Lucas está voltando para cidade o que confundirá ainda mais a cabeça do garoto.

?????????????????????????

Supernova é um daqueles romances que mesmo sendo fofos não deixam de tocar em assuntos importantes, aqui nesse caso a depressão e tentativas de suicídio.
Mais do que falar sobre o assunto, o livro nos mostra que muitas vezes não sabemos nada sobre as batalhas dos outros, e não raramente quando alguém próximo tenta, ou tira, a própria vida ficamos chocados sem saber o que se passava para que a pessoa optasse por isso.

Supernova é sobre jovens tentando achar seu lugar no mundo, tanto descobrindo sobre sua própria sexualidade, como quem não os abandonará quando as coisas ficarem difíceis.

Super indico essa leitura para todos os tipos de leitores!

#supernova #seligaeditorial #beatrizmontenegro #romanceslgbtqia

Driely Meira 25/08/2021

Max <3
Eu amei Caleidoscópio, o primeiro livro da autora que eu li, então estava com as expectativas MUITO altas para Supernova. Acabou que eu me decepcionei um pouco, principalmente porque senti falta de um desenvolvimento maior no relacionamento do protagonista, o Max, com seu par romântico, Sai.

Eu gostei bastante do Max, mas o relacionamento dele com o Sai é bem superficial, e eu me vi torcendo muito para que ele ficasse com o Lucas, seu melhor amigo, em vez disso, porque entre eles ainda havia uma amizade e a gente passa a conhecer mais o Lucas do que o próprio Sai.

Até suas melhores amigas são mais desenvolvidas que o Sai, mas esse desenvolvimento fraco também pegou os irmãos do Max: tudo o que a gente sabe sobre David e Alex é que são gêmeos e que gostam de festas, de resto, eles quase nem aparecem e nem acabam tendo relevância para a história, o que é bem triste.

Eu gosto muito da escrita da Beatriz: é bem fluída, divertida e me envolve já nos primeiros parágrafos, então mesmo não gostando muito de ver o Max com o Sai, eu terminei de ler com um sorriso no rosto, porque o Max estava feliz com quem ele era (apesar de ele falar várias vezes durante o livro que não sabe quem é, e não ter necessariamente passado por um autoconhecimento durante a história) e com seu relacionamento amoroso.

No geral, é um bom livro, mas eu estava esperando um pouco mais. Nem digo em relação à quantidade de páginas, porque "Caleidoscópio" também tem poucas páginas e eu me apaixonei pela obra, mas pela falta de desenvolvimento de algumas coisas mesmo. De qualquer forma, eu gostei muito do Max, gosto muito da escrita da autora, e com certeza vou ler mais obras dela.

Renan 10/09/2021

Li bem despretensiosamente esperando um clichezinho fofo e fiquei chocado com o rumo que a história foi tomando. É uma leitura legal e curtinha que prende bastante. Acredito que a autora poderia ter aprofundado mais a história e explorado todas as nuances se tivesse mais páginas.

Ewerton 30/08/2022

Gostei, mas não muito
Comecei o livro meio apático. Me senti desmotivado. Primeiro, porque acho estranho a escolha de uma cidade fora do Brasil para servir de cenário para uma história que a cidade em si não faz a menor diferença. Pelo menos não senti. Pra mim, poderia se passar em qualquer lugar que o resultado seria o mesmo. O meio da história fica legal. Me fez gostar mais do que estava rolando com o protagonista. Mas o final esfriou tudo de novo e me perdeu mais uma vez. A autora escreve muito bem, mas achei a história um pouco narrada demais. De resto, os personagens são legais. A Selina é sim racista em vários comentários. Estereótipa o tempo todo o Sai, em muitos comentários do tipo "esses indianos são capazes de qualquer coisa". Eu odiei essa garota. Ranço demais.
ANDER CELES 31/08/2022minha estante
Isso...sobre o cenário concordo totalmente. Não fez diferença nenhuma. Se se passasse em Gramado, a questão frio estaria resolvida hehe

Ewerton 31/08/2022minha estante
Até porque nem a questão do frio é importante o suficiente.

tw.ale 05/01/2022

Lembrei desse livro hoje. Li ele a muito tempo atrás, talvez tenha sido em 2020 ou 2019. Sei que a leitura foi incrível, é um romance leve, clichê pra esquentar o coração e te fazer ter vontade de viver um amor assim e depois chorar pois você sabe que não vai.

pedropdr 10/05/2022

decepcionado :(
ai? nao vou mentir, eu nao gostei?.
eu tava esperando um nivel vitor martins, mega desenvolvimento, compreensao dos personagens, caracterização deles e do cenario, mas nossa, nao recebi nada disso, muito pelo contrário, nao consegui entender os personagens, me irritei muito pq eles tavam sendo burros na minha concepção, e tb fiquei mt confuso sobre onde o livro se passa e mil outros pontos que agregam na historia

Anne.Beatriz 26/04/2021

"Eu sou. Eu sinto. Eu estou aqui."
Encontrei esse livro passeando pela loja do kindle unlimited e me surpreendi em como uma história com poucas páginas pode ensinar tanto sobre maturidade e amores adolescentes. A narrativa se desenvolve com facilidade e de uma forma simples, o que leva para um final muito bem escrito e muito coerente com a história. Eu gostei bastante, personagens cativantes, ambiente do livro é muito bom tbm, aquele clima de frio Europeu Kkkkkkkk vale a pena se aventurar. Focando um pouco mais na história, os romances são bem desenvolvidos, e é muito interessante perceber como o Max se posiciona e sobre a maturidade dele em relação ao "quase" namoro dele. Eu recomendo :)

Lua 24/04/2024

Não odiei, mas também não gostei.
A escrita é boa mas não gostei do desenvolvimento, tudo acontece muito vago e rápido, não dá pra criar apego ou sequer se conectar aos personagens, a única que eu sentir algo foi a Selina (sentir ódio) oh minininha insuportável, do começo ao fim tudo que ela fez foi atrapalhar o casal principal, também não gostei do final inacabado.

cadelinhadosnow 24/02/2022

a coisa mais fofa que eu precisava
"...ninguém tem como prever o futuro. Ninguém pode dizer se a gente vai ou não dar certo, e eu não quero pensar nisso. Não preciso saber como vai ser a minha vida daqui a cinco ou dez meses.

Não importa se eu sou novo demais pra me apaixonar, porque o que sinto agora, nesse exato momento, é a única coisa real que tenho, e é a única coisa que posso oferecer."

um dos meus quotes favoritos!

comecei o livro com pouca esperança e saí surpresa porque ele é incrível.

eu simplesmente AMEI a escrita da autora e todas as frases marcantes do livro, eu inclusive preciso ler mais obras dela!

enfim, era aquele clichezinho que eu precisava para me deixar com o coração quentinho e me fazer sentir um pouco mais normal nessa fase doida da adolescência.

achei incrível!!