Beirute noir

Beirute noir (Org.) Iman Humaydan

Resenhas - Beirute noir

mtanosmattar 24/10/2023

Não sou muito fã de contos, mas esse me ganhou. Beirute Noir é uma coletânea de 15 contos de 14 autores libaneses e um palestino, nascido e criado em Beirute.

O livro é parte de uma série chamada Noir, que reúne contos de cidades de todo o mundo (inclusive, São Paulo e Rio, cujos contos foram selecionados e organizados pelo Tony Bellotto). A ideia da série é reunir escritores locais que conheçam bastante a cidade onde vivem.

Em Beirute Noir, há uma certa variedade de estilos na escrita dos contos, indo do realismo até o fantástico.

Os contos exploram diferentes aspectos de Beirute, desde a sua beleza e cultura até a sua violência e conflitos. Chama bastante atenção a guerra civil libanesa, que durou de 1975 a 1990 e é um tema que marca o DNA da sociedade libanesa, refletindo, até hoje, de maneira significativa em diversos aspectos na vida da população.

AntonioHOC 20/04/2024

Mais ou menos
Tem contos bons e outros bem fracos, retratando a cidade de Beirute sempre como pano de fundo a guerra sem fim e seu impacto nos seus habitantes, faz parte de uma coleção maior de contos noir em diversas cidades.