Os Varões Assinalados

Os Varões Assinalados Tabajara Ruas

Resenhas - Os Varões Assinalados

Josana.Baltazar 06/05/2021

Baita Livro.....história pura, trás os grandes nomes da nossa história , muito bem detalhada, nos mostra o desgaste o sofrimento, a garra e a determinação desses gaúchos na luta por um ideal, e nos faz viajar por esse Rio Grande junto com as tropas,

Valéria Cristina 17/05/2020

Estupendo
É um épico. Ler essa narrativa é ver os pampas e ouvir o galope dos cavalos. Rir e chorar com os heróis de nossa história. O ritmo é acelerado e intenso. Uma experiência deslumbrante.

prof.vinic 24/02/2009

História e ficção
Incrível reconstituição da Guerra dos Farrapos, conta toda a história por trás da proclamação da República dos Pampas. Recomendo a todos que querem saber algo mais sobre este importante acontecimento de nossa história nacional ... sem falar, que então começa-se a entender melhor a formação atual, física e cultural, do estado do Rio Grande do Sul. Imperdível para os amantes de história e para os adoradores de um enredo bem feito e sem pontas soltas.

Marcos Roberto 02/01/2011

Por dentro da Revolução Farroupilha
O livro “Os Varões Assinalados”, de Tabajara Ruas, é um romance histórico que retrata a Revolução Farroupilha, ocorrida no Rio Grande do Sul contra o Império do Brasil, entre os anos de 1835 e 1845. O autor, gaúcho de Uruguaiana, nasceu em 1942 e é arquiteto formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretor e roteirista do filme “Netto perde sua alma”, de 2001, inspirado no livro homônimo do mesmo autor.

O livro mostra batalhas empolgantes e narrativas agradáveis da região dos pampas e do modo de vida de seus habitantes. Embora já se conhecesse o final, como em qualquer livro histórico, em nenhum momento a obra chega a ser cansativa, prendendo sempre a atenção do leitor.

Os revoltosos não são traçados como heróis, tampouco bandidos, mas como indivíduos com diferentes ideais e interesses, cada qual combatendo de acordo com suas crenças e forças. Alguns buscavam o bem-estar comum, outros glória, poder, subsistência, liberdade, e ainda outros eram apenas levados pela enxurrada de opiniões e interesses alheios. Enfim, uma leitura agradável, sem ufanismos, que nos leva a conhecer e entender um pouco melhor a atual estrutura cultural e política do Rio Grande do Sul.

Silvio 13/02/2011

Reconstituição histórica reúne ação e personagens inesquecíveis
Tabajara Ruas parece ter cavalagado ao lado dos farrapos nesse incrível épico de uma guerra que mal aprendemos no colégio. Varões Assinalados não só é rico em detalhes sobre os acontecimentos como também é pura ação. As cenas das batalhas são memoráveis, cheias de emoção, e nos fazem ficar grudados em cada página para saber o que vai acontecer.
Além de presenciar ao vivo a guerra, Ruas parece também ter estado dentro das mentes de seus principais personagens: Bento Gonçalves, Bendo Manuel, Davi Canabarro, Antonio Netto, Giuseppe Garibaldi, Barão (e futuro Duque) de Caxias. Conhecemos em profundidade cada um, mostrando o conflito não apenas no campo de batalha mas também nas personalidades, interesses e ideais.
Varões Assinalados é um clássico, do mesmo porte de "O Continente", de "O Tempo e o Vento" de Érico Veríssimo.

Leo 28/01/2012

Trata da Revolução Farroupilha...
...de maneira bem detalhada, e romanceada. Leitura flui leve e agradável apesar da riqueza histórica de detalhes poucas vezes o livro fica cansativo.

dieizon 25/07/2022

Guerra dos Farrapos
Livro em que somos transportados as batalhas e decisões que desencadearam uma das mais longas guerras do rio grande do sul.