O Colecionador de Ossos

O Colecionador de Ossos Jeffery Deaver

Resenhas - O Colecionador de Ossos

Gustavo Rodrigues 05/08/2021

Gostei da experiência. Já ouvi falar muito bem do filme, até provavelmente já assisti mas lembro de absolutamente nada. ?

Sem enrolação, a história já começa indo direto ao ponto e não desvia do enredo principal em nenhum momento. Isso facilita a leitura, acho que deixa muito fluida. E pra quem é curioso (assim como eu), o primeiro capítulo já te fisga.

A história é boa, bem desenvolvida, com muitos elemtentos sendo expostos ao longo do livro. No fim, tudo se fecha bem direitinho e não fica ponta solta.

Não curti muito o fato do protagonista ser excessivamente inteligente. O cara entende de absolutamente tudo, aí acabou tirando um pouco da verossimilidade do personagem.

Pra quem gosta de thriller é bom de verdade. ??
Luly @projetocabeceira 05/08/2021minha estante
O filme é bom, hein.

Rauny.Campos 06/08/2021minha estante
Quero

Dani 06/08/2021minha estante
Também quero!!!

Bruno 22/01/2024minha estante
verdade, o Rhyme dizendo o que era pra fazer até pro especialista po, o tal de Mel? umas noções nada a ver.

resenhasdajulia 01/07/2021

Por ser um livro que trata sobre serial killer, achei que eu fosse amar, como sempre acontece quando leio sobre o tema. Mas não funcionou para mim.

Achei uma leitura cansativa e, quando fui me conectar com os personagens, o livro acabou.

Não sei se li em um momento ruim, mas esperava mais da história.
heynands 02/07/2021minha estante
acontece amiga, às vezes é o jeito da autora de escrever

JuliaRaitz 12/07/2021minha estante
to na mesma Ju, acabei dando 3 estrelas, tinha muitos personagens e nao consegui me conectar direito, nao conseguia me importar muito com os personagens sabe? queria mais desenvolvimento das persoangens e quando é revelado o assasino eu fiquei: ok

Barbara 15/07/2021minha estante
Senti exatamente a mesma coisa, tinha bastante expectativa nesse livro, mas não consegui me conectar com os personagens e tem várias partes que é só enrolação.

resenhasdajulia 15/07/2021minha estante
Senti a mesma coisa, Ju!

resenhasdajulia 15/07/2021minha estante
Sim, Bárbara! Achei que eu fosse gostar tanto, mas não rolou, não.

07/07/2021

Expectativas superadas
Confesso que comecei a leitura por causa de uma booktuber e foi definitivamente uma ótima leitura.
Adorei a trama do livro, gostei da construção dos personagens e como a história se desenvolve naturalmente.
Achei bem criativo a forma como lidam com as tecnologias disponíveis na época e a desenvoltura da personagem com todas as novas técnicas que ela precisa aprender.
Dadá 07/07/2021minha estante
Lembro de assistir o filme, mas não consegui o livro na biblioteca e esqueci completamente dele até ver sua classificação aqui ?

Henrique Cavalcante 07/07/2021minha estante
Shipei Sachs e Rhyme kkkkkk

07/07/2021minha estante
Eu não consegui imaginar eles juntos KKKKK

Henrique Cavalcante 07/07/2021minha estante
Fê, algo bem platônico ????

Dany 17/02/2020

O COLECIONADOR DE OSSOS
É isso! É tudo o que eu gosto num bom livro. Meu segundo livro lido do ano e já se configurou como uma das minhas leituras favoritas!

Jeffery Deaver escreve de tal forma que me envolveu ao ponto de fazer com que eu não largasse o livro.

Lincoln Rhyme nosso protagonista é um dos personagens mais inteligentes que eu já tive o prazer de ler. Ele, sendo um criminologista aposentado devido a um acidente que o deixou tetraplégico, se isolou que nem contato com os antigos colegas de profissão ele mantinha.
Porém, isso muda quando ele é convidado a trabalhar no caso de um assassino que espalha suas vítimas pela cidade e deixa pistas intrigantes, desafiando a polícia a encontrar a próxima antes que ela morra.

Sua relação com Amelia Sachs é um dos pontos altos do livro, ela foi a primeira policial a chegar na cena do crime e se torna essencial para coletar as evidencias. Com ótimos diálogos, cenas bem construídas e detalhadas foi quase impossível largar o livro nas ultimas páginas.

Um ponto negativa é em relação a diagramação do livro. Contém muitos erros, as letras são pequenas e em alguns pontos um pouco apagadas. Esse livro merecia uma edição melhor.
Assisti também à adaptação que leva o mesmo nome. Não recomendo. Ainda bem que não tinha visto antes, porque estragaria a experiência em ir desvendando e descobrindo tudo.
Fora que modificaram quase tudo na adaptação, sendo um filme corrido e não conseguiu transmitir nem a essência do livro.

“ O osso é o núcleo do ser humano. Ele não se altera, não engana, não cede. Quando a fachada de nossos dissolutos caminhos da carne, os defeitos de raças inferiores e o sexo mais fraco são queimados ou cozidos, nós somos – todos nós – osso puro. O osso não morre. É eterno. ” p.253
Paty.Cardoso 06/03/2020minha estante
Um dos meus livros favoritos da vida!
E gosto do filme também!

Dany 08/03/2020minha estante
Tbm se tornou um dos meus favoritos. Com relação ao filme, já não posso dizer o mesmo. Não gostei de praticamente nada do filme, achei que eles modificaram demais algumas partes importantes.

annacsfraccaro 26/11/2022

Uma surpresa!
Como sempre eu não sabia o que esperar desse livro, não tinha noção do que se tratava a história. Então eu fui muito surpreendida.
No começo eu demorei para avançar na leitura porque tinha muitos detalhes que estavam dificultando minha leitura.
Por isso que assisti o filme antes pra ver se me ajudava, e me ajudou muito.
Quando a leitura engrenou, o negócio foi.

Mi Rubin 01/09/2020

Dificilmente vai chegar no final do livro sem querer mais!!
Pra quem gosta da rotina de provas periciais, termos técnicos, procedimentos, é um livro e tanto, porque a sensação é de estar vivenciando as cenas dos crimes!

As últimas 100 páginas é um plot atrás de plot. Muito bom mesmo!

Uma narrativa que vale muito a pena a conhecer!
Fabio.Paulino 01/09/2020minha estante
Mais um que foi pra minha lista amiga parabéns por mais uma leitura

Mi Rubin 02/09/2020minha estante
Ah, que bom
Espero que goste tbm ??

Fabio.Paulino 02/09/2020minha estante
Muito obrigado amiga ??

Mi Rubin 02/09/2020minha estante
??

Dani | @danireads 13/02/2021

Pra quem procura um bom thriller
Nesse suspense de ficção policial, conhecemos Lincoln Rhyme, um respeitado e competente criminologista, que hoje é aposentado por conta de um acidente que o deixou tetraplégico. Mas as coisas mudam quando ele é convidado a participar de uma investigação criminal que está assustando a cidade e que a polícia não está conseguindo entender.
Alguém está sequestrando, matando e deixando partes dos corpos dessas pessoas como forma de pistas para o próximo crime.
Também temos aqui Amelia Sachs, a primeira policial a chegar na primeira cena desses que tornariam-se uma série de crimes. Por isso ela acaba envolvida no caso, mesmo não querendo. Rhyme, percebendo que ela tem potencial, concorda em ajudar apenas se Amelia estiver em sua equipe também.
Eu não esperava que iria gostar muito, é um livro bastante longo (e não acho que precisava ser), mas acabei adorando e história e não parei de ler até chegar no final.
Com cenas fortes, a história traz esse ar mais sombrio e pesado, com um vilão extremamente frio e cruel. Por isso, aos mais sensíveis, talvez seja melhor repensar na escolha dessa leitura.
E também, com um plot twist que eu não esperava, acabei gostando muito e fiquei curiosa para assistir a adaptação estrelada com Denzel Washington e Angelina Jolie.

site: https://www.instagram.com/danireads/

Luana.Nantes 12/01/2021

Fiquei sensível em susto
Amei ??
Tinha horas que fiquei um pouco cansada, e a leitura parece que não tinha fim, mas mesmo assim gostei... Tomei muito susto por estar concentrada na leitura e cada barulho externo da vida real me assustava.
Um livro cheio de termo técnico adoroooo....

Os três maiores sentimentos sobre a história do livro são:
1 - Repulsa ?;
2 - Preguiça ? (dois assuntos sérios que foram tratados de uma forma que me irritam profundamente);
3 - Que agonia?.

Super indico ? e quero assistir o filme de novo ?....

Ramon Alexandre 21/05/2020

Sem palavras!
Havia lido esse livro em 2010 e ele passou a ser um dos meus favoritos. Resolvi ler novamente agora em 2020 pois já não lembrava de quase nada, e pq eu estava precisando de uma leitura "daquelas".
Jeffery Deaver concebeu uma obra espetacular, rica em detalhes técnicos, com um protagonista ímpar e muitas surpresas. A história acontece num ritmo acelerado, e a leitura vai ficando cada ver mais rápida conforme vc se envolve com a investigação.
Um livro maravilhoso. Super recomendo!
Mona 21/05/2020minha estante
Amo esse livro ??

Ramon Alexandre 21/05/2020minha estante
Meu plano era ler a saga de Lincoln Rhyme inteira dessa vez, porém há alguns livros que não chegaram ao Brasil =/

Mona 21/05/2020minha estante
Sério????? Eu tenho alguns mais não sei a sequência

Ramon Alexandre 26/05/2020minha estante
Siiim, a série Lincoln Rhyme são 11 livros no total. "O Colecionador de Ossos" é o primeiro e "O Colecionador de Peles", o último.
É só vc buscar no wikipédia por "Jeffery Deaver", lá tem um apanhado sobre as obras dele. Tipo, os livros podem ser lidos foram de ordem, mas eu sempre gosto de seguir a ordem, rsrs.

Alan kleber 01/05/2022

Numa contagem regressiva.
Lincoln Rhyme é um criminologista brilhante, um gênio da investigação forense. Rhyme está em um estado muito dificil, ele é tetraplégico e, esse fato interrompe sua carreira. Como seu estado de saúde é irreversível vê a eutanasia como sua única saída.
Amélia Sachs é policial e está fazendo uma ronda quando vê uma mão saindo da terra, o resto do corpo foi enterrado na vertical deixando só a mão visivel. Esse não é um caso aleatório e outras vitimas terão o mesmo fim em uma criatividade perversa de formas de matar e causar dor. A pervesidade tem que ser interrompida logo.
Quando Lincoln Rhyme está as portas de encerrar a própria vida o alto escalão das forças de segurança o procura pra ajuda-los a deter o monstro assassino, que deixa pistas sobre onde as próximas vitimas estão, dando as forças policiais a chance de ainda encontra-las com vida. Unindo forças com Amélia Sachs, Lincoln abandona temporariamente a ideia da eutanásia, e embaca na caçada ao colecionador de ossos.

Claire Scorzi 06/06/2010

Comparando livro e filme
O mais interessante é comparar o livro com o excelente filme com Denzel Washington e Angelina Jolie nos principais papéis.

Primeiro: ambos não chegam a abusar de seqüências violentas. Ainda assim, as escolhas na diferença de impacto quando a violência dos crimes é mostrada pode dizer algo sobre o escritor Deaver e o diretor Noyce. Dos dois, Deaver é mais hábil, menos óbvio.

Segunda: se muito bem editado, o filme perde para o livro no quesito originalidade/ sutileza. Deaver não se mostra preocupado em impactar, simplesmente; ele quer escrever uma trama policial saindo da obviedade; desse modo, alguns clichês mostrados no filme quanto ao comportamento dos personagens e quanto ao passado de ambos inexistem no romance.

Deaver consegue mostrar o horror - quando decide mostrar - unido a uma luta das vítimas do colecionador que as torna assim menos 'vítimas' - o que, se 'perde' em horror na leitura, gera no leitor um respeito pelo escritor e uma cumplicidade com a vítima, e não com o assassino - elogiável, quando tantos autores de policiais contemporâneos parecem fazer o contrário, nos levando a compactuar com o criminoso, ou chegar desagradavelmente perto disso.

E vale frisar: Lincoln Rhyme e Amelia Sachs merecem uma série - o que Deaver de fato fez. Ele conseguiu criar duas figuras cativantes do lado dos mocinhos, façanha que anda incomum. Parabéns.
Vera 14/07/2013minha estante
Adorei o filme, agora partirei para o livro. Parabéns pela resenha!

Mariana 10/09/2020minha estante
E 10 anos depois seu pedido foi atendido! hahah Lincoln e Amelia ganharam uma série! :D

gios 20/07/2020

Um dos melhores thrillers que já li! Com um escrita impecável e com nenhuma ponta solta a história de instiga do início ao fim e tem um plot maravilhoso.

Isamoraais 08/09/2021

Primeiro livro do gênero que eu leio
O Lin é genial e, quase faz parecer que o trabalho de ser detetive é fácil. Eu não duraria dois minutos nesse livro; morreria fácil só pela lerdeza.

Pavozzo 13/01/2024

Colecionando provas e conquistando corações.
Se há uma palavra para qual eu tivesse que sintetizar "O Colecionador de Ossos", primeiro livro da série mais famosa do escritor americano Jeffery Deaver, seria "personalidade" - e aqui, há muita, concentrada principalmente na figura do criminalista Lincoln Rhyme.

Aposentado devido a um acidente de trabalho que o deixou tetraplégico, Lincoln é um daqueles sujeitos rabugentos, de língua afiada, mas com bom coração e que todo mundo ama. Seu cuidador, o jovem Thom, não fica por baixo, e as interações entre os dois servem para dar uma graça, um certo alívio a uma história marcada por tantas atrocidades.

Tudo começa com um seqüestro de dois passageiros de um táxi, recém-chegados à Nova Iorque, que culmina no desaparecimento de um e na descoberta do corpo do outro enterrado próximo a uma ferrovia. Sem qualquer vestígio do paradeiro do assassino, com apenas um punhado de pistas que parecem ter sido deixadas na cena do crime propositadamente, e com um grande evento das Nações Unidas prestes a acontecer na cidade, o Departamento de Polícia de Nova Iorque pede - quase implora - pela ajuda de Lincoln, conhecido pelo seu talento lendário de desvendar pistas, para solucionar este mistério. Para isso, a equipe vai contar com a participação de Amélia Sachs, policial da radiopatrulha, mulher decidida e de temperamento forte, que sem querer se vê envolvida neste caso e será uma peça fundamental para ajudar no trabalho do criminalista: ela será os olhos, os braços e as pernas de Lincoln.

Falando em cenas de crime, aqui elas tem um papel crucial. É uma profusão de detalhes - desde a coleta de provas vestigiais, a análise laboratorial e as conclusões tiradas pelo protagonista - que confere à história, ao mesmo tempo, riqueza e um pouco de fastio. Algumas dessas conclusões podem parecer um tanto "mirabolantes" - como justificar que o fato de se ter encontrado um pouco de alisador de cabelo em uma das cenas de crime significa que o próximo assassinato vai ocorrer no bairro mais setentrional da cidade?

Mas o que incomoda mesmo são as mudanças súbitas de cena ao longo de todos os capítulos e que, longe de conferirem algum dinamismo à leitura, confundiram-me a ponto de ter que retornar algumas vezes para conseguir entender o que estava acontecendo.

No entanto, pode-se dizer que a história é bem amarrada; praticamente não há acontecimentos gratuitos e as reviravoltas - sim, no plural - são surpreendentes. Há pistas falsas para o leitor, ou seja, Deaver lhe sugere sutilmente algumas teorias para no final lhe pegar de calças curtas.

É interessante que esta não é só a história de um policial atrás de um assassino, mas também a história de um homem que consegue encontrar uma nova razão de viver depois que a vida lhe deu todos os motivos para desistir.

PS: Deixo aqui uma nota de descontentamento com essa tradução da BestBolso. Há diversas imprecisões, e cenas que foram difíceis de se imaginar com clareza; mas uma vez consultado o original, pude atestar que o problema não estava no autor.

Bela 07/02/2022

confuso
história confusa, não me prendeu a atenção e foi muito difícil terminar. no meio do livro já estava muito cansada e nem prestava atenção direito, por isso não achei o final tão incrível.