Depois

Depois Stephen King

Resenhas - Depois

Karina 06/07/2022

Depois • Stephen King

Essa foi a minha primeira leitura de Stephen King e foi um ótimo começo, por ser um livro menor comparado aos demais livros do autor, que são grandes e ter uma história intrigante, conduzindo os fatos para um final surpreendente.

Eu queria ler os livros do autor de maneira cronológica iniciando por Carrie (que também é um livro curto, que tenho aqui na estante), mas como é um livro que muitos gostam e outros nem tanto, fiquei com receio de ler, não gostar e ficar com uma má primeira impressão do autor. Então, decidi ler Depois que era uma opção mais segura, já que possui uma boa classificação e muitas opiniões positivas entre os leitores.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo protagonista James Conklin, que agora é um homem de 22 anos, relatando os fatos da sua infância e adolescência cheia de desafios, que fizeram ele amadurecer precocemente, e também os acontecimentos sobrenaturais que viveu, por ele conseguir ver e conversar com os mortos. No geral, os mortos são similares aos vivos, a não ser por alguns detalhes: Eles permanecem com as mesmas roupas que morreram e eles são incapazes de mentir.

Apesar de Thia (a mãe de James) fazer o garoto jurar que não contará a ninguém sobre a sua habilidade, ao se relacionar com a policial Liz Dutton, ela acaba revelando o segredo do filho. Mas Liz é uma policial de caráter duvidoso, e em um determinado dia, ela pede a ajuda do garoto para descobrir o último segredo de um falecido terrorista e isso muda significativamente a vida de James.

O mais interessante neste livro, por ter esse protagonista alternando a narrativa entre seu presente e o seu passado, conseguimos ver como ele foi aprendendo a lidar com essa habilidade, que a primeiro momento gerava dúvidas e até mesmo medo, angústia por ser uma situação incomum, já que ele vê os falecidos da maneira como foram mortos, sendo algo impactante para uma criança. Outra coisa que ele aprende com o tempo, é que não se deve confiar gratuitamente em todos, que confiança precisa ser construída, conquistada e que as pessoas podem querer usar essa sua habilidade muitas vezes com más intenções.

O livro tem essa camada sobrenatural que se destaca, mas vale lembrar que o protagonista também lida com problemas reais, situações fortes que envolvem violência, drogas, segredos, questões familiares que obrigam ele a amadurecer, sendo o responsável quando deveria ter alguém para cuidar dele, e muitas vezes ele que está cuidado para que as coisas não saiam do controle.

A escrita de Stephen King é muito envolvente e ao final da leitura é perceptível que ele estava dando algumas dicas do que estava por vir, mas, ao mesmo tempo, ele conseguiu manter o clima de mistério durante todo o livro. Apesar de ficar claro que James agora é um adulto contando sua história (ou seja, é uma visão do depois de tudo que ele viveu), é fácil esquecer esse fato durante a leitura porque o personagem consegue criar uma conexão com o leitor, como se ele conversasse com quem está do outro lado. A escrita faz você embarcar no que está sendo mencionado e isso foi uma das coisas que mais gostei, porque a cada página, eu queria saber mais.

Enfim, gostei do livro, já estou curiosa para ler mais obras do autor e acredito que foi uma ótima escolha ter começado por “Depois”.
Juliane Raquel 07/07/2022minha estante
Recomendo super você ler Joyland então, é perfeito

Karina 07/07/2022minha estante
Já estou pensando nele como próxima leitura! :)

Clara2541 29/07/2023minha estante
Eu não sei como ler um livro enteiro só aparece o resumo pra mim augem me dis onde aperta pra ler o livro enteiro por favor ??

Vitória Moreira 12/05/2021

Gostei, porém poderia ter mais algumas páginas e explicar um pouco mais desse lado de ver os mortos e como isso de fato funciona. Mas é uma ótima leitura
Pollyanna Reis 12/05/2021minha estante
Quero muito ler esse livro. ?

Anna 15/06/2022minha estante
achei muito vago, não curti muito o enredo

jenni 02/06/2023

Tá, tá, tá!
Um bom livro para quem quer começar a ler King, por ser curtinho e a história razoável.
Confesso que de início o livro não me prendeu, porque achei bem leve as informações narradas pelo Jamie que por sinal era uma criança.
No livro ele fala que consegue ver os mortos, e dá vários detalhes sobre essas pessoas fisicamente, ainda mais se fosse por um acidente ou algum tipo de arma, e foi as partes em que mais gostei e me fez lembrar do King. A gente percebe também que há vários personagens relevantes, como o professor que foi oque mais gostei, sendo formal com suas cartas por e-mail.
Jamie é um personagem super corajoso, que consegue desde criança lidar sozinho com situações desconfortáveis, a gente percebe que com tanto de informação ele fica sobrecarregado, e acaba às vezes recorrendo a outras pessoas, e é normal para uma pessoa da idade dele. (Os outros personagens não me cativou tanto). Adorei o final, ainda mais na parte daquele casarão em que ele vai e passa por várias coisas.
Em relação ao Livro, não achei algo extraordinário, não vi muito do king nele, porque até o momento os livros que li do autor são bem mais pesados e cheios de informações que é oque gosto, mas não deixa a desejar, foi ótimo ler para passar o tempo e conhecer esse livro curtinho.

Rahrt 27/03/2021

Stephen King: especialista no Ritual de Chüd
Fã de Joyland como sou, fiquei satisfeita que houvesse outro livro com a mesma narrativa leve e irreverente.
É um livro pequeno, pra se ler rápido, onde mesmo sem o tempo necessário para Stephen King destilar sua prolixidade, ele consegue criar personagens cativantes e divertidos.
Ainda que não seja um livro de terror, é um livro com os elementos que o fazem ser um bom livro do King e... o último plot twist!
Assim como Regis Thomas em O Segredo de Roanoke, Stephen King fez exatamente o mesmo: guardou o melhor para o final.

A única coisa que me deixou um pouquinho decepcionada foi ele usar uma mesma saída que já tinha usado antes em outro livro, It A Coisa. Mas o plot final compensa.
Maria19757 27/03/2021minha estante
Esse Plot final eu realmente não esperava, eu fiquei super chocada!!! Kkk

Rahrt 27/03/2021minha estante
MENINA, SIM! EU FIQUEI "MAS É O QUÊ?" HUAHAUA

Lip | @phillip.pinheiro 28/03/2021minha estante
Seria tão bom que a Suma trouxesse The Colorado Kid para nosso idioma.? Pois segue a mesma pegada de Depois e Joyland. ?

Rahrt 29/03/2021minha estante
Esse eu ainda não li, mas já vou deixar no radar

Paraíso dos Livros 13/07/2022

Depois • Stephen King

SsCleo 15/07/2022minha estante
Depois de muito tempo, esse livro me tirou o sono, por alguns dias...

Dear.Manoel.Neto 01/11/2022

E depois de tantas, uma nova mitologia de fantasmas
Uma forma de narrar que eu nunca li nos livros do SK, mais contemporânea, até mesmo com referências mais atuais ao universo do terror, não deixando de lado a menção aos clássicos, quase como se fosse o melhor dos dois mundos, dentro de uma trama onde o James narra sua infância/adolescência quando começou a ver os mortos e como esse dom consegue ajudar sua mãe na carreira literária, mas começa a perceber que o dom, pode não só atrair interesses indesejados, como influenciar de maneira negativa e até maligna de uma forma que ele jamais esperava.

Como se passa em diferentes momentos da vida dele, podemos acompanhar uma certa evolução, aprender sobre como funciona o dom, e suas regras. O que não nos prepara para as reviravoltas, mas que nos deixa com um final quase totalmente satisfatório, se não fosse os ?assuntos familiares?, que não sei se foi encaixado como forma de justificar o dom, que em tempos, o protagonista questiona sua origem, mas que de certa forma, não é uma pergunta tão relevante, quando a trama em si já nos prende o suficiente.

rapha 28/03/2023

Basta assoviar, campeão
Ótimo livro pra quem quer ser inicado no mundo King, ou ainda que quer uma história de terror mas morre de medo de tudo e não quer se assustar taanto assim.
James tem apenas 6 anos quando descobre que consegue ver (e se comunicar) com gente morta.
A partir daí ele descobre como pode ser perigoso e despraseroso desenterrar segredos levados para o túmulo.
A escrita é totalmente viciante e eu só me aquietei quando consegui teminar o livro! Recomendo muito.
Sander.Garcia 29/03/2023minha estante
Nunca me interessei, por não gostar do gênero terror.. mas, depois da sua resenha, vou repensar.

Cinara... 14/01/2022

Um " O sexto sentido" com mais ação...
"A crença é um obstáculo alto para se pular e acho que é ainda mais alto para pessoas inteligentes. As pessoas inteligentes sabem muito, e talvez isso as faça achar que sabem tudo."

Stephen King até cita o filme o O sexto sentido no livro, eu achei bem parecidas as duas histórias, para quem nunca leu o Stephen, eu acho um bom começo, nada de 30 páginas de descrições. Rápido e ágil. Assusta legal, e eu defitivamente não esperava por aquele final!
Mas meus favoritos ainda são os mais lentos com mais de 500 páginas.

itshayka 13/01/2023

?depois
Primeiro livro que eu li do Stephen King por pura curiosidade e achei interessante até.
O livro é curtinho (comparado aos demais dele) e é rápido de ler.
O plot do final me surpreendeu de uma forma inexplicável.

@acumuladoradelivros 31/05/2021

Primeiro King mais recente que leio, a maioria que já li são os mais antigos até ali os anos 80, e olha, pelo menos nesse aqui, ainda que curtinho, o velho não perdeu nenhum pouco a mão, que história! Quando comecei achei que ela não ia me convencer muito, que eu ia achar meia boca, mas o desenvolvimento me ganhou! O final é bem óbvio, mas isso não quer dizer que não seja bom.

anna_datto 02/11/2022

Não é um dos melhores livros q eu li mas é bom. O terror e a ação começaram muito tarde,enrolou de mais. Acho q se tivesse mais terror seria bom. É um livro curtinho e bom pra said da ressaca literária,da pra lê em um dia

LanNa 05/06/2021

Já aviso logo: essa é uma história de terror!
Aqui temos uma história rápida e envolvente de Jamie, um garoto comum, vivendo uma vida comum, exceto pelo fato de que ele consegue ver e se comunicar com pessoas mortas.

No geral é um livro que oscila entre momentos bem tensos e momentos cativantes. O próprio personagem narra a história e ele te leva pra todos os momentos da vida dele com maestria.

É um livro curto, até a página 186 eu achei que já tinha acontecido tudo o que era pra acontecer mas nas quatro páginas finais o autor ainda consegue surpreender!

Wagner47 06/02/2023

O Abomineve Homem das Naves e o Detetive dos Mortos
Se isso for informação demais para você, só lamento.

James Conklin vê os mortos, os quais não mentem. É uma habilidade incômoda, mas aparentemente inofensiva. Mas até que ponto?

Gosto da forma que o King introduz toda a história e alguns personagens antes de dar seguimento ao ponto principal. Ajuda muito a preparar terreno e estabelecer condições que rodeiam Jimmy, (quer dizer, Jamie!) e os personagens com que se relaciona.

Liz, "amiga" de sua mãe, pede sua ajuda para entrevistar um terrorista, agora morto, e que deixou um grand finalle preparado em algum lugar.

Os mortos, ao apareceram para Jamie, estão com as características com as quais morreram. Portanto, estarão usando a mesma roupa, mas também o motivo de sua morte estará evidente: seja um pescoço torcido, um tiro na cabeça ou lesões de um atropelamento . Com isso Stephen acerta muito ao dar um ar bem mais denso a uma história por várias vezes sarcástica, narrada pelo próprio James no futuro e que conversa diretamente com o leitor.

Como disse, os fantasmas não podem mentir. Mas até que ponto Jamie sabe que isso funciona?

Porém acredito que o livro tem erros bem grosseiros. King desvia do assunto algumas vezes, dando um contorno (por vezes rápido) para voltar à situação que começou.
Por ser um livro curto, não esperava muitas explicações, mas citar o Ritual de Chüd e aplicar de um jeito tão fraco é até um pecado para quem leu It. Inclusive acredito que poderia deixar as explicações finais para interpretação do leitor e focar mais nisso.
Falando nele, o final e o clímax também não empolgam. Movimenta bastante, mas vai ficando cada vez mais com menos brilho ao aderir à mesmice.

É uma história cativante e que prende muito. O clima de terror é bem pontual e funciona muito bem quando aplicado, mas prometeu muito mais do que cumpriu (uma vez que Jimmy frisou várias vezes que era uma história de terror).

As relações criadas são bem fortes também, seja com os vivos ou com os mortos. São tão fortes que às vezes não conseguimos nos livrar delas mesmo depois de um tempo (seja com os vivos ou com os mortos).
E se depois é difícil, agora é muito mais.