Treze bonecas

Treze bonecas Bettina Stingelin

Resenhas - Treze bonecas

Renato Klisman 12/03/2024

Serviu HORRORES
Olha, o livro começa MUITO BEM, a narrativa é imersiva, o clima é "aconchegante" mas daquele jeitinho que te deixa com uma pulga atrás da orelha. Enfim, é tipo assistir um acidente da carreta furacão em câmera lenta: tem todos os elementos pra dar um show, mas sai da rota, explode e os pedaços te arrancam um pedaço do cérebro.
Parece que a autora ficou com preguiça na metade do livro e do nada a história começa a ficar toda sem pé nem cabeça, o pessoal vai morrendo "pq sim", o vilão fica extremamente óbvio e o "plot twist" não convence.
Só dei duas estrelas pq até a metade do livro eu tava gostando kkkk
Abya.Yala 12/03/2024minha estante
Adorei a comparação KKKKKKKK

Michelle 30/05/2022

Que livro, amigos. Que livro!
Aqui, conhecemos a história de Caroline Gruner, que tem sua vida arruinada após perder os pais de forma extremamente trágica.
Tentando lidar e reaprender a viver diante de sua nova realidade, ela repentinamente recebe um telefonema de um advogado em que é informada de uma herança, incluindo uma grande casa no interior, que é deixada para ela por sua tia-avó.

? ?E, então, o testamento se materializa em minha frente. Aproximo-me da tela um pouco mais, aperto os olhos estudando o documento, os carimbos do cartório, assinatura, o nome da minha tia e, por fim, o meu próprio nome.
(?)
O que significa isso tudo? Sou mesmo a única sobrevivente da família Gruner??

Ao tomar rumo à pequena cidade para saber mais sobre o que de fato restara para ela, nossa protagonista se verá diante de uma casa cheia de mistérios, onde sua tia-avó guardava uma macabra (e curiosa) coleção de 13 bonecas, com a qual, dizia-se, ela podia se comunicar com os mortos.

? ?Olho sobre o ombro, mas só encontro Bellajur, a casa grande e avolumada com aspecto de boneca, suas cores infantis e deprimentes ao mesmo tempo. Tenho a sensação de que ela me engolirá, cedo ou tarde abrirá a boca e me empurrará goela abaixo, enterrando-me sob as suas vigas.?

Com uma escrita primorosa, imersiva e fluída do início ao fim, a autora nos apresenta uma história sombria e instigante, recheada de mistérios e reviravoltas de tirar o fôlego.
Além disso, o desenvolvimento da ambientação e a construção das cenas de forma impecável são capazes de fazer o leitor se arrepiar em diversos momentos.

? ?Sinto os dedos do medo subindo e descendo pela espinha, ora me abraçando
pela cintura, ora apertando o meu pescoço. Eles me empurram para a frente, querem que eu corra...?

O desfecho mantém a qualidade e nos apresenta reviravoltas surpreendentes!
Para quem ama um bom livro de terror e suspense, essa é a pedida ideal! Fica a recomendação.
Lucia.Ferreira 04/07/2022minha estante
A escrita da autora é bem poética, é uma leitura ágil. Mas a história deixou muito a desejar.

Nih 27/02/2024

Sem graça..
O livro começa bem tedioso, mas acaba se desenvolvendo bem, entretanto, fica umas pontas soltas e tem um final bem besta. Os personagens são bem rasos e insípidos e a reviravolta não convenceu. Enfim, podia ser melhor  !

@crvg.santdel 22/06/2022

Um bom livro
O livro no geral é bom. Começa bem clichê, e com o passar da leitura você vai se surpreendendo. Tem um ar de suspense que te prende.
Infelizmente não dou 5 estrelas porque, apesar do decorrer do livro ser bom, o final deixou a desejar e decepcionou um pouco.
Entretanto, ainda indico a leitura.

Jeff.Jammer 22/01/2024

MUITO POTENCIAL, POUCA EXECUÇÃO
Tinha muitos motivos para ser uma boa história de suspense e terror. As bonecas, a história delas, o ambiente, e até a narrativa e a escrita começaram bem, mas falha totalmente. Nada de nenhum dos dois, sem suspense, sem terror.

Vai ficando bobo, sem graça. As bonecas que eram para ser o fato principal, o tema do livro, só tem história, e bem pouca, são totalmente coadjuvantes.

Me lembrou um caso qualquer da Agatha Christie, mas bem aquém, porque adoro Agatha.

Enfim, que bom que é curto.

Ah, o áudio. A primeira narração ruim que escutei na Audible. Foi um pouco forçada, e algumas vozes não convenceram, ficaram estereotipadas demais. A ponto de desconcentrar da história.

Não recomendo.

Jhulypa - @mana_livros 21/04/2023

Não esperava por esse final..
Enrolei um pouco para ler pois achei que o começo estava muito tedioso mas acabou se mostrando surpreendente com desenrolar do enredo. E esse final realmente me deixou sem palavras, pois nem sabia o que esperava no final. Não é um grande mistério mas prende a atenção até a última palavra.

Monique.Machado 02/10/2023

? LEITURA FINALIZADA ?

Então... o livro pode parecer de terror e etc, mas a vibe pega muito no mistério.

?Temos a personagem Caroline que a princípio vive uma vida sem mta perspectiva, até q descobre que herdou uma grande fortuna de uma tia que ela nunca viu.

?A herança conta com uma mansão em uma pequena cidade e um montante de dinheiro.

?Sem pensar muito, ela resolve largar o emprego, entregar o pequeno apt em que vivia e assim vê sua vida totalmente mudada em pouco tempo.

?Acontece que a tia deixou tb uma coleção de 13 bonecas de porcelanas e a partir daí a trama vai se desenrolando.

?A história tem personagens que a princípio não levantam suspeitas, uma protagonista forte e segredos que são revelados no último instante da leitura.

?O final é ainda mais instigante e levanta a questão sobre uma possível continuação.

?Enfim, é um nacional que eu super recomendo.

Jeon Bruna 21/11/2023

Interessante e diferente.
Foi uma experiencia diferente, levando em conta que resolvi testar um audiobook.
A hiatoria é meio lenta, e acho que dava lra cortar algumas partes.
Eu fiquei bem irritada com muitos personagens, e consegui adivinhar o plot, embora um detalhe tenha me pegado de surpresa.
Sobre o final, queria que tivesse sido diferente